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Índice
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Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo parametrizar quais são os eventos que serão calculados na nota de serviço para um determinado tipo de plano de saúde e forma de pagamento. Este cadastro determina o cálculo da mensalidade que o beneficiário irá pagar e as contas contábeis onde serão lançados os valores dos eventos para a posterior contabilização dos valores do faturamento de planos de saúde.

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Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.

...

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Aba Informações principais:


Principais ações:

Ação:Descrição
CancelarCancelar a inclusão do registro.
PróximoAvança para a próxima aba.


Aba Contas contábeis:

Principais ações:

Ação:Descrição
CancelarCancelar a inclusão do registro.Cancelar
AnteriorCancelar a inclusão do registroRetorna para a aba anterior.
PróximoAvança para a próxima aba.


Aba Confirmação:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
AnteriorRetorna para a aba anterior.
FinalizarSalvar as informações registradas

...

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Aba Informações principais:


Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
PróximoAvança para a próxima aba.


Aba Contas contábeis:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
AnteriorRetorna para a aba anterior.
PróximoAvança para a próxima aba.


Aba Confirmação:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
AnteriorRetorna para a aba anterior.
FinalizarSalvar as informações registradas

...

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.


Tela  de opções da função Detalhar:


Principais ações:

Ação:

Descrição

EditarEditar informações do registro.
Remover

Excluir o registro. 

VoltarRetornar para a tela inicial do programa.

...

Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Campo:

Descrição

Informações principais

Modalidade

Informar o código da modalidade do plano de saúde do beneficiário a qual será associado o evento para o cálculo do faturamento.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade hpr.modality.

Plano

Informar o código do plano de saúde do beneficiário a qual será associado o evento para o cálculo do faturamento.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde - hpr.healthInsurance.

Tipo de plano

Informar o código do tipo do plano de saúde do beneficiário a qual será associado o evento para o cálculo do faturamento.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C.

Forma de pagamento

Informar o código da forma de pagamento que consta no contrato do plano de saúde do beneficiário a qual será associado o evento para o cálculo do faturamento. 1 = pré-pagamento, 2 = custo operacional e 3 = mista.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção_Forma_Pagamento_Tipos_Planos_PR0110T.

Evento

Informar o código do evento do cadastro de eventos que indicará qual é o valor que será calculado (mensalidade pré-pagto, custo operacional, taxa de inscrição, etc)

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Eventos Faturamento - hfp.billingEvents.

Modulo de cobertura

Informar o código do módulo da cobertura do contrato do plano de saúde do beneficiário a qual será associado o evento para o cálculo do faturamento.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Módulos de Cobertura hpr.coverageModule.

Ativo

Informar se o evento está ativo ou não para esta estrutura de tipo de plano x forma de pagamento. Se informado SIM os programas e rotinas de cálculo do faturamento irão buscar este evento e calcular. Se informado NÃO os programas e rotinas de cálculo do faturamento não irão buscar este evento para o cálculo.

Rotina

Informar a rotina de cálculo associada a este evento. A rotina irá efetuar o cálculo dos valores e o evento será gravado com o valor calculado.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Rotinas de Cálculos - hfp.calculationRoutine

Classe da rotina

A classe da rotina é mostrada automaticamente conforme cadastro de rotinas do faturamento e ela indica para os programas do cálculo do faturamento a que está se referindo o valor calculado (mensalidade pré-pagto, custo operacional, taxa de inscrição, etc) conforme Manutenção Rotinas de Cálculos - hfp.calculationRoutine.

Automático

Informa se o evento é automático ou não (manual). Se informado SIM o evento será automático e indica que somente as rotinas de cálculo do faturamento é que podem usar este evento. Quando acessar cadastro de eventos manuais não será possível informar um evento que seja automático. Se informado NÃO será possível informar este evento em programas que incluem eventos manuais. (exemplo: eventos programados do faturamento). Este campo será trazido automaticamente do cadastro de Manutenção Eventos Faturamento - hfp.billingEvents.

Evento calculado com quantidade

Se informado SIM, ao gerar a nota de serviço será gerado um evento de quantidade onde é gravada a quantidade de beneficiários faturados.

Se informado NÃO, não será gerado o evento de quantidade de beneficiários.

Nota de serviço = ao realizar o faturamento de notas de serviços é gerada uma nota mensal para cada contrato de beneficiário. Ver maiores detalhes nos programas que começam com “Geração Notas Serviço”. Este campo será trazido automaticamente do cadastro de Manutenção Eventos Faturamento - hfp.billingEvents.

Evento calculado com valor

Se informado SIM será gerado valor no evento (valor de mensalidade de pré-pagto, valor de custo operacional, valor de participação, taxa de inscrição, etc). Quando informado SIM neste campo o campo de “Quantidade” deverá ser igual a NÃO.

Se informado NÃO o campo “Quantidade” deverá ser igual a SIM. Ou o evento é de valor ou é de quantidade. Este campo será trazido automaticamente do cadastro de Manutenção Eventos Faturamento - hfp.billingEvents.

Evento calculado por beneficiário

Se informado "Beneficiário" indica que o valor será calculado para cada beneficiário. Calcula o valor de cada beneficiário e depois totaliza o valor da nota.

Se informado "Total da nota" indica que o valor será calculado para o total da nota e não para cada beneficiário. Utilizado em promoções. Este campo será trazido automaticamente do cadastro de Manutenção Eventos Faturamento - hfp.billingEvents.

Evento calculado com proporção

Informar se será calculada uma proporção do valor calculado para este evento ou se será o valor do evento cheio. Se informado NÃO será o valor do evento cheio. Se informado SIM será um valor proporcional que deverá ser indicado no campo “Proporção do evento (%)” abaixo.

Proporção do evento (%)

Se informado SIM no campo “Evento calculado com proporção” este campo severa ser informado qual a proporção a ser aplicada no valor do evento. O valor calculado da proporção será o valor cobrado. Se informado NÃO automaticamente será mostrado “100%” indicando que o evento terá o valor cheio calculado para a cobrança.

INSS (%)

Informar se o valor deste evento irá compor a base de cálculo do INSS ou não. Se informado SIM irá compor a base de cálculo do INSS. Se informado NÃO, não irá compor a base de cálculo do INSS.

Desconsiderar o reajuste do plano para esta estrutura

Informar se deve ser desconsiderado o reajuste do plano para esta estrutura. Se informado sim, não será calculado o valor com o reajuste de plano, será buscado o valor da mensalidade sem o reajuste. Se informado NÃO será calculado o reajuste do Plano. Ver maiores detalhes sobre reajuste nas tabelas de reajuste de planos.

Observações

Informar descrição importante para ser lembrada para o evento.

Tela Contas Contábeis

Possibilita incluir ou modificar as contas contábeis relacionadas ao evento. Ver maiores detalhes abaixo na Função F7-Contas contábeis.

AtualizaçãoData de atualização do registro.
UsuárioUsuário da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.

...

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções da função Remover:


Principais ações:

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancelar a exclusão do registro.
Confirmar

Confirmar a exclusão do registro.

...

Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.

Principais ações:

Ação:

Descrição

Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.

Contas contábeis

Principais ações:

Ação:

Descrição

Adicionar

Habilita cadastro para adicionar nova conta contábil relacionada.
Remover

Remove registros selecionados.

Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. Se informados números, a pesquisa será realizada através da validade e do código da conta contábil.

...

A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.

Principais campos:

Campo:

Descrição

Conta contábil inicial/finalInformar o código inicial e/ou final da conta contábil.
Centro de custo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do centro de custo.

Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções do Editar:



Principais campos e parâmetros para Adicionar e Editar:

...

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancela a adição/edição do registro selecionado.
Salvar

Salva a adição/edição do registro selecionado.

Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.


Tela de opções da função Remover:



FUNÇÃO F7-CONTAS CONTÁBEIS: (FP0310W)

...