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Índice

Visão geral do programa

Este programa tem por objetivo cadastrar as situações das faturas a serem utilizadas pelos programas de cálculo do faturamento.

Exemplos:

  • Quando a fatura foi gerada sua situação ficará com o código de Gerada.
  • Após a fatura estar gerada, se a mesma for alterada será gravada a situação 15 indicando que houve alteração.
  • Quando a fatura foi liberada para o Contas a receber ficará com o código 20 para poder ser exportada ao Contas a receber.
  • Quando o portador da fatura for alterado, ou seja, ao criar a fatura é buscado o portador do cadastro de contratantes e se o mesmo for alterado será gravada a situação 25.
  • Quando a fatura foi exportada ao Contas a receber ficará com o código 30 de Gerada no Contas a receber.

FLUXO: A situação da fatura + estrutura do faturamento + Função dos programas do faturamento são entidades que determinam a situação da fatura.

Ações relacionadas:

Ação:

Descrição

AdicionarIncluir um novo registro.
ExportarExportar os dados de um ou mais registros para uma planilha.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
Gerenciador de colunasMarcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.


Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. Se informados caracteres numéricos a pesquisa será realizada através do código da situação, caso informados caracteres alfanuméricos, a pesquisa será realizada através da descrição da situação.

A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.

Principais campos:

Campo:

Descrição

Situação inicial/final

Informar o código inicial e/ou final da situação.

DescriçãoInformar a descrição da situação.


Adicionar

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Adicionar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
SalvarSalvar as informações registradas.


Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Editar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a edição do registro e manter as informações anteriores.
SalvarSalvar as novas informações registradas.


Detalhar

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.

Tela de opções da função Detalhar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

VoltarRetornar para a tela inicial do programa.
Remover

Excluir o registro. 

EditarEditar informações do registro.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Campo:

Descrição

Situação

Código da situação da fatura que será gravado na fatura conforme a execução dos processos do faturamento.

Utilizado nos programas de cálculo do faturamento como Geração/Estorno Faturas (FP0510O); Manutenção Faturas Avulsas (FP0510S); Manutenção Faturas (FP0510U) e todos os programas que criam ou geram a fatura utilizam a situação 10 (Gerada); Liberação Faturas para Contas a Receber (FP0510P) utiliza a situação 20 (Liberada para o contas a receber) e Geração Título no Contas Receber (FP0510R) utiliza a situação 30 (Gerado o título no Contas a receber).

DescriçãoDescrição da situação da fatura que identifica o número da situação.

Atualização

Data da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.

UsuárioUsuário da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.


Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Remover:

Principais ações:

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancelar a exclusão do registro.
Confirmar

Confirmar a exclusão do registro.


Gerenciador de colunas

Possibilita selecionar quais colunas devem ser mostradas na tela.

Exportar

Permite gerar um arquivo em formato ".CSV" contendo dados dos registros pesquisados.

Principais ações:

Ação:

Descrição

Exportação de DadosPermite selecionar quais colunas devem aparecer na planilha e organizar a ordem em que serão mostradas.
CancelarCancelar a geração do arquivo de dados.
ExportarConfirmar o download do arquivo de dados.



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