Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

CONTEÚDO

...

Índice

01. VISÃO GERAL

Esta rotina facilita o registro contábil de projetos para gerar ativos imobilizados, tangíveis ou intangíveis ao longo da sua execução.

Sendo permitido o cadastro do projeto, as etapas e a integração com as fichas do ativo imobilizado e também a interpretação técnica ICPC 01 - Contratos de concessão.

Aviso
titleImportante

Esta funcionalidade apenas controla o projeto de despesa não gerando receita, não tendo integração com o módulo Controle de Projetos.

No projeto é possível: Incluir, Alterar e Visualizar.


02. EXEMPLO DE CRIAÇÃO DO PROJETO IMOBILIZADO

Para cadastrar e efetivar um projeto imobilizado:

  1. Entre na rotina ATFA430, acessando o módulo SIGAATF > Atualizações > Cadastros > Projeto Imobilizado.
  2. Clique em Incluir.
  3. Preencha os campos da pasta Projeto, nessa pasta contém os campos referentes ao projeto, AVP e também para definir o código de bens que o projeto gerará, segue imagens com exemplo de preenchimento:
    1. Image Modified
    2. Image Modified
  4. Preencha os campos da pasta Etapa, nessa pasta contém os campos referentes as etapas do projeto imobilizado, segue imagem com exemplo:
    1. Image Modified


      Aviso
      iconfalse
      titleDica

      É possível cadastrar mais de uma etapa no projeto, onde para cada etapa precisará preencher o item da etapa, o sistema não permitirá cadastrar a próxima etapa sem que tenha primeiro preenchido os itens da etapa atual na tabela FND.

  5. Preencha os campos da pastaItem Etapa, nessa pasta contém os campos referentes aos itens das etapas do projeto, no qual será definido se gerará ficha do ativo e se gerar qual o seu valor, descrição, entre outros. Segue exemplo o cadastro do item da etapa 001:
    1.  Image Modified
    2. Image Modified


      Aviso
      iconfalse
      titleDica

      O campo Vlr. Planej irá definir o valor original do bem e será engatilhado ao valor original da aba configuração contábil. Já o campo Dt. Prev. Exec alimentara no ativo o campo N1_DTAVP.

  6. Preencha os campos da pasta Configuração Contábil, nessa pasta contém os campos referentes a classificação contábil dos bens que serão gerados, assim deixe posicionado no Item da Etapa em que irá fazer a configuração e vá na aba Configuração Contábil. Será possível preencher o grupo de bens, as entidades contábeis, a taxa de depreciação e etc., segue exemplo de preenchimento:
    1. Image Modified
    2. Image Modified
    3. Image Modified
    4. Image Modified
  7. Após alimentar todas as pastas conforme a necessidade do projeto, clique em Confirmar.
  8. Agora, para gerar os Ativos referente ao Projeto, deixe posicionado no Projeto desejado(deverá constar a legenda Branca) e clique em Atualizar e Confirmar:
    1. Image Modified
    2. Image Modified
  9. É gerada a ficha de ativo para cada item do projeto, podendo ser verificados na rotina ATFA012.



Aviso
iconfalse
titleImportante

Após gerar o ativo não é possível alterar o projeto pela opção Alterar e nem excluí-lo através das Ações Relacionadas na opção Excluir, sendo permitido apenas utilizar as opções Revisar e Bloqueio.

03. REVISÃO DE PROJETO IMOBILIZADO

O processo de Revisão pode ser efetuado quando o Projeto está ativo na ATFA430(status Verde), ou seja, os bens do projeto já estão gerados, mas o projeto precisa sofrer alterações. Assim a opção de Revisão, realiza a baixa dos bens que foram gerados, altera o status da revisão atual para Bloqueado - Revisão e cria uma nova revisão para o projeto com o status Gerado. Dessa forma, é possível nessa nova revisão gerada, efetuar os ajustes necessários alterando a mesma e gerando novamente os bens na opção Outras Ações > Atualizar.

...

Ao confirmar a inclusão da revisão é exibida uma tela para que se informe a justificativa da revisão, que deve ser avaliada pelo aprovador definido no cadastro de alçadas.

    • Caso a revisão seja aprovada, a versão ativa do projeto é bloqueada por revisão e, a nova revisão, é ativada.
    • Caso a revisão seja rejeitada, a revisão atual do projeto permanece ativa e, a nova revisão, fica com status bloqueado por aprovação.
    • Para iniciar um novo processo de aprovação da revisão, deve-se alterar a revisão bloqueada por aprovação. Ao confirmar a alteração, novamente é exibida a tela para inclusão da justificativa para que a mesma seja avaliada pelo aprovador definido no cadastro de alçadas.
    • Caso não queira alterar a revisão bloqueada para manter o histórico daquela rejeição, pode-se gerar uma nova revisão do projeto ativo. Para esta ação o processo é o mesmo descrito anteriormente.

Regras de utilização do controle de aprovação para bloqueio de projetos de imobilizado

...

Ao confirmar o bloqueio do projeto é exibida uma tela para que se informe a justificativa da bloqueio, e seja avaliada pelo aprovador definido no cadastro de alçadas.

    • Caso o bloqueio seja aprovado, a revisão ativa do projeto tem seu status atualizado para 9 - BLOQUEADO – USR (bloqueado por usuário).
    • Neste momento, são bloqueadas todas as fichas de imobilizado vinculadas a revisão do projeto.
    • Caso a solicitação de bloqueio seja rejeitada, a revisão atual do projeto permanece ativa, sendo que o usuário pode iniciar um novo processo de aprovação do bloqueio utilizando novamente a opção Bloquear.

O processo de Alçada pode ser habilitado na rotina ATFA002, configurado na rotina ATFA003 e a Aprovação/Rejeição podem ser efetuadas na rotina ATFA004. Lembrando que ao ativar o controle de aprovação, ao efetuar a Revisão/Bloqueio, ao invés de efetivar diretamente, se torna necessário a aprovação na ATFA004 para que o sistema realize a efetivação.


06. DEMAIS INFORMAÇÕES


Templatedocumentos