Histórico da Página
...
Informações | ||
---|---|---|
| ||
O Mensagem de Reserva de Itemserá realizado no sistema TOTVS |
Protheus, e será integrado com o |
...
TOTVS Protheus através de comunicação de Mensagem Única ( |
...
ItemReserve). Caso queira verificar os campos que compõem a mensagem de Categoria, acesse |
...
https://api.totvs.com.br/legado Clique no Link: Mensagem Padronizada |
...
, depois em Lista de Serviços |
...
e busque a mensagem ItemReserve. |
Produto | Fluxo | Tipo da Mensagem | Versão MSU | Formato |
---|---|---|---|---|
TOTVS Protheus |
Recebe |
Síncrona |
1.000 |
JSON |
TOTVS OMNI |
Envia |
Síncrona |
1.000 | JSON |
Pré-requisitos:
...
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Antes de realizar a integração de uma reserva de produto, vamos realizar o cadastro do Adapter no modulo Configurador (SIGACFG).
O Adapter é uma rotina responsável pela mensagem (ItemReserve) e seu cadastro é necessário para definir algumas informações importantes, como por exemplo, o tipo da mensagem JSON ou XML, se será possível enviar e receber a mensagem ou somente uma dessas opções.
|
Cadastro do adapter ItemReserve
- No modulo Configurador (SIFACFG), acesse Ambientes/Schedule/Adapter E.a.i
- Clique em incluir e cadastre a rotina responsável pela mensagem Item, como mostra o vídeo abaixo:
Conector de Widget width 600 url https://www.youtube.com/watch?v=3mCwQXkI0gE height 400
Informações | ||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||||||
Importante: O campo Condição de envio pode ser preenchido com uma função ou expressão logica, para determinar se o Produto em questão será enviado ou não, no caso do adapter de ITEM, estamos utilizando a função LjxjCsCoPr(): |
Integrando uma reserva de Produto
Dica | ||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| ||||||||||||||||||||||
Como funciona a integração de uma reserva entre o TOTVS OMNI e o TOTVS Protheus ? A reserva de Produtos é enviada ao TOTVS Protheus, informando o a filia, armazém, código e quantidade dos produtos a serem reservados, com isso a mensagem é processada pelo Protheus realiza a reserva dos Produtos informados. Qual o procedimento quando utilizo Controle de Lote/Sublote/Endereçamento/Serie?
O sistema vai identificar o Lote com a data de validade mais próxima e fará a reserva do produto para esse lote.
|
Abaixo exemplo da mensagem ItemReserve:
Expandir | |||||
---|---|---|---|---|---|
| |||||
|
Demais informações
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Quando recepcionado e processada a mensagem ItemReserve pelo TOTVS Protheus, o mesmo retorna uma mensagem para o TOTVS OMNI informando sucesso ou falha na integração. Em caso de sucesso, é gravado no Protheus na tabela XXF um DE/PARA de reserva, com o código da reserva no TOTVS OMNI relacionando com o código da reserva gerada no Protheus. Em caso de falha no monitor do EAI é possível verificar que a legenda da mensagem foi alterada para a cor amarela, indicando falha e conseguimos visualizar o motivo da falha através da do detalhe da mensagem. |
Informações | ||
---|---|---|
| ||
A mensagem pode ter diversos tipos de status e cada um deles esta vinculado a uma legenda sendo elas: Aguardando execução Executando Finalizada Falhou Bloqueado Não entregue Recusada Entregue |
Próximo passo
Dica | ||
---|---|---|
| ||
Após configurar e entender funcionamento de Reserva de Produto, vamos para o próximo passo, Clientes. |
...
Registro do envio da mensagem no EAI Protheus e "Visualizar Mensagem Original"
Acessar o ambiente Configurador (SIGACFG) em Ambiente/Schedule/Schedule, opção EAI:
Mensagem única do CommercialFamily
Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original.
Código da Função: CommercialFamily
UUID: 37c28227-ec96-a9f5-5c84-df61adcf91a9
Descrição da Mensagem: Categoria de Produtos
Tipo da Transação: Envio
Tipo da Mensagem: Business Message
Url Enviada: http://eaistaging.ciashop.com.br/protheus/tirateima
Evento: UpSert
Json:
...
- Aguarando processamento: Indica a quantidade de processos específicos, por exemplo (Reserva) estão aguardando na fila para serem executados.
- Processando: Significa que após aguardar na fila o arquivo é envidado para ser processado.
- Processado: Significa que o arquivo foi processado com sucesso, como por exemplo, enviou uma reserva para o Protheus e o mesmo retorno uma mensagem de sucesso.
- Error: Significa que receberá o log de erro da integração especifica, tanto ao tentar enviar quanto AguardoCallback com retorno de erro.
- Reprocessar: Indica que a mensagem estava processando e teve algum tipo de erro ou uma possível instabilidade e a mensagem irá reprocessar novamente
OBS: link do DashBoard é fornecido pela CiaShop.
Visualizando a categoria no Manager
Obs: Realize o login infonando seu usuário e senha.
- No Manager clique em Categorias e Produtos/Gerenciar Categorias.
Visualizando a Categoria no Site do E-commerce
- Acesse o site do E-commerce e Procure na barra lateral esquerda a categoria cadastrada no Protheus.
Protheus – Recebimento da Response Message (Mensagens assíncronas)
Recebimento de respostas
- Sucesso: Indica que a mensagem foi processada com sucesso pela CiaShop e já esta no Manager do E-Commerce.
- Erro: Indica que a mensagem teve erro ao ser processada, e o motivo do erro esta descrito na mensagem de resposta da CiaShop.
Mensagem única do ComerciaFamily
Selecionar a mensagem desejada, clicar na Lupa e clique na opção Visualizar Mensagem Original:
Código da Função: CommercialFamily
Descrição da Mensagem: TotvsMessage CommercialFamily Response Message
Tipo da Trasação: Recebimento
Tipo da Mensagem: Response Message
UUID da Mensagem Original: 37c28227-ec96-a9f5-5c84-df61adcf91a9
Json Response Massage:
...