CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
O Data Model Usuário (User) é responsável pela criação de usuários na Plataforma Carol, os registros criados através desse DM automaticamente terão seus usuários criados na Carol.
Neste documento, abordaremos como é possível criar estes usuários de forma automática, à partir dos dados dos funcionários.
02. PIPELINE USER
É imprescindível que o ambiente esteja migrado, tendo a execução da pipeline de usuários sendo executada de forma recorrente.
Este é o processamento que viabiliza a criação automática dos usuários.
Saiba mais aqui!
03. SETTINGS
Nos settings foi disponibilizado algumas configurações para a criação automática de usuários, com o intuito de facilitar e personalizar os acessos de acordo com a necessidade de cada cliente.
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- Grupo DAL de Administradores do Ambiente¹ - Grupo(s) do DAL em que apenas os usuários TENANT ADMIN serão vinculados.
- Grupo Padrão do DAL (Data Access Level)¹ - Grupo(s) do DAL que será vinculado à todos os usuários BUSINESS USERS.
- Administradores do Ambiente² - Email, Matrícula ou CPF dos usuários que devem ser considerados como Administradores do sistema, TENANT ADMIN.
- Regra Login - Formato que deve ser utilizado para criar os usuários automaticamente. Esta opção deve ser selecionada ANTES de habilitar a criação automática dos usuários. Caso contrário, pode acarretar em duplicidade de registros, inconsistência de cadastro.
- Prefixo do Login - Informação que será inserida no inicio do email estipulado através da Regra Login, deve ser um valor válido para e-mail. Por exemplo, se o e-mail utilizado para Regra Login for "teste@totvs.com" e eu preencher o prefixo "clockin_", o usuário criado será "clockin_teste@totvs.com". (Release 12.1.23090007)
- Máscara Senha - Formato que deve ser utilizado para gerar a senha dos usuários, quando criados de forma automática.
- Domínio Padrão E-mail Usuários³ - Possibilita informar domínios diferentes por empresa para criar os novos usuários.
- Habilita Criação Automática de Usuário - Quando habilitado gera novos usuários para os funcionários cadastrados.
- Enviar E-mail de Boas-Vindas - Quando habilitado, envia email de boas vindas para os novos usuários.
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Uma vez configurado, os usuários serão criados com base nas informações do funcionários.
Nota |
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Na opção Regra Login deve ser informado o formato do email que será utilizado para login, dentre as opções: - Email employee
- Matrícula + TaxId + Domínio
- Matrícula + Domínio
- Email ou Telefone + Domínio
- Telefone + Domínio
- CPF + Domínio
- TaxId + Hífen + Matrícula + Domínio (Release 12.1.23090008)
- e + Taxid + c + Código do Empregado + Domínio (Release 12.1.23090012)
Estas opções são pré-definidas pela equipe TOTVS, que fez um longo estudo para viabilizar e contemplar diferentes formatos, para atender as necessidades de cada cliente. Não será permitido utilizar uma estratégia diferente das opções disponibilizadas!
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04. MANUTENÇÃO DOS USUÁRIOS
No Backoffice foi disponibilizado uma nova interface para consulta, inclusão e edição dos usuários. Todos os usuários criados de forma automática podem ser alterados, conforme necessidade, através deste menu.
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Aviso |
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Não recomendamos a inclusão/alteração de informações pela opção do "New Record" ou "Edit" no Explore dos "Data Model" referente ao Clockin na Plataforma Carol. Caso seja feita a alteração a informação não será replicada dentro das camadas da Plataforma Carol e desta forma não será possível visualizar a informação no Backoffice e também os processos que precisam da informação não terão ela atualizada nas camadas |
05. VÍNCULO COM CADASTRO DO FUNCIONÁRIO
Após criado o usuário, estes cadastros terão um vínculo com o cadastro de funcionários, isto é, quando as informações dos funcionários forem alteradas, automaticamente serão alteradas no cadastro de usuários.
Campos compartilhados:
- Nome
- CPF
- Matrícula
- Email (apenas quando o acesso for através deste email)
- Telefone (apenas quando habilitado o login por SMS)
- Estado
- País
- Código da Empresa
- Centro de custo
- Código de função
- Código da seção
- Grupo de seção
- Data de admissão
- Geofence nível empregado
- Status (Ativo/Demitido)
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Informações |
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Caso a estratégia informação utilizada para criar os acessos dos usuários seja telefone + domínio, e o cadastro de funcionário tenha o telefone alteradoo email de acesso na plataforma seja alterada no cadastro do funcionário (email/ telefone/ matrícula / CPF), será gerado um novo usuário para este funcionário, com o novo telefonedado atualizado. Neste caso é importante que faça a inativação do antigo usuário de forma manual, através do Backoffice. |
06. PONTOS IMPORTANTES
- Caso o cadastro do funcionário não possua o dado indicado pela regra de login, o usuário deste funcionário não será criado.
- Funcionários demitidos terão o seu acesso inativado.
- Em casos de login por SMS, não são permitidos mais de um usuário com o mesmo telefone, neste caso, os usuários serão rejeitados pela plataforma.
- Atenção ao formato do telefone no cadastro do funcionário, o login por SMS somente é possível com o telefone no formato +5511999999999.
- Usuários alterados através do Backoffice perdem o vínculo com o cadastro de funcionários, ou seja, a pipeline não irá atualizar estes dados automaticamente. Caso seja necessário, a alteração deverá ser realizada também através do Backoffice.
- Usuários criados com um email não real (Ex: CPF+Domínio), não poderão ter a senha alterada via link "Esqueceu sua senha". Neste caso, é necessário alterar a senha do usuário nas configurações do Tenant.
- Campos como geofence nível empresa, geofence nível localização e linguagem serão preenchidos com a configuração default do ambiente. Para geofence, será o mesmo configurado no settings e para linguagem será a mesma configurada no tenant.
- Alterações de usuário efetuadas diretamente na plataforma (com exceção da senha), serão sobrepostas durante a execução da pipeline. Utilize apenas o cadastro de usuário no Backoffice para alterações.