Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Objetivo da tela:

Inserir informações complementares da oportunidade de venda.

Nova Oportunidade - Vendas

...

Objetivo da tela:

...

Inserir informações auxiliares para geração de pedidos e cotações

Nota
titleImportante

Essas informações só estarão disponíveis quando o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM estiver ativo.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cidade CIF

A informação de cidade preenchida nesse campo determina que para novos produtos adicionados a oportunidade o preço praticado será do tipo CIF.

EstabelecimentoA informação de estabelecimento preenchida nesse campo será utilizada para definir o estabelecimento como padrão na geração de pedidos e cotações a partir dessa oportunidade de vendas. Caso o campo Cidade CIF não seja informado, será utilizada a informação do estabelecimento para determinar se o preço aplicado ao produto é CIF ou FOB, de acordo a manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301).

Principais Campos e Parâmetros:

Campanha

Selecionar a campanha relacionada a oportunidade de venda.

BudgetInserir o valor do orçamento da oportunidade de venda.
Data de Previsão de FechamentoInserir a data prevista para o fechamento da oportunidade de venda.
Data de Fechamento

Exibe a data

Campo:

Descrição:

Campanha

Selecionar a campanha relacionada a oportunidade de venda.

BudgetInserir o valor do orçamento da oportunidade de venda.
Data de Previsão de FechamentoInserir a data prevista para o fechamento da oportunidade de venda.
Data de Fechamento

Exibe a data na qual a oportunidade de venda foi encerrada.

Nota
titleNota:

Esse campo é habilitado quando a fase da oportunidade de venda está parametrizada como 'Fechada'. Esta parametrização é efetuada no programa Manutenção de Estratégia de Venda.

Quantidade de ItensInserir a quantidade de itens da oportunidade de venda.
SuspensoQuando assinalado indica que a oportunidade de venda deve ser registrada como suspensa.

...

Nova Oportunidade - Vendas

Objetivo da tela:

Detalhar o cadastro da oportunidade de venda, permitindo a análise e a manutenção centralizadas de informações como:

  • Campos Personalizados;
  • Observações;
  • Tarefas;
  • Históricos;
  • Produtos;
  • Contatos;
  • Pedidos/Cotações;
  • Anexos;
  • Pontos Fortes e Fracos;
  • Motivos de Ganhos e Perdas;
  • Concorrentes;
  • Revendas;
  • Questionários.
Informações
titleImportante:

Quando a empresa não utiliza Regra de Times, o usuário logado pode detalhar qualquer oportunidade de venda. Quando a empresa utiliza Regra de Times, o usuário logado pode visualizar todas as oportunidades de venda que estão sob sua responsabilidade, além de todas as oportunidades de venda das contas nas quais possui acesso pela Regra ou Exceção de Times.

Detalhamento - Campos Personalizados

...

Objetivo da tela:

...

Exibir as informações registradas nos campos personalizados da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Toda e qualquer regra apresentada para os campos dessa seção, assim como o tipo do campo apresentado, obedece a configuração efetuada no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Inserir informações auxiliares para geração de pedidos e cotações

Nota
titleImportante

Essas informações só estarão disponíveis quando o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM estiver ativo.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Cidade CIF

A informação de cidade preenchida nesse campo determina que para novos produtos adicionados a oportunidade o preço praticado será do tipo CIF.

EstabelecimentoA informação de estabelecimento preenchida nesse campo será utilizada para definir o estabelecimento como padrão na geração de pedidos e cotações a partir dessa oportunidade de vendas. Caso o campo Cidade CIF não seja informado, será utilizada a informação do estabelecimento para determinar se o preço aplicado ao produto é CIF ou FOB, de acordo a manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301).

Detalhamento

Objetivo da tela:

Detalhar o cadastro da oportunidade de venda, permitindo a análise e a manutenção centralizadas de informações como:

  • Campos Personalizados;
  • Observações;
  • Tarefas;
  • Históricos;
  • Produtos;
  • Contatos;
  • Pedidos/Cotações;
  • Anexos;
  • Pontos Fortes e Fracos;
  • Motivos de Ganhos e Perdas;
  • Concorrentes;
  • Revendas;
  • Questionários.
Informações
titleImportante:

Quando a empresa não utiliza Regra de Times, o usuário logado pode detalhar qualquer oportunidade de venda. Quando a empresa utiliza Regra de Times, o usuário logado pode visualizar todas as oportunidades de venda que estão sob sua responsabilidade, além de todas as oportunidades de venda das contas nas quais possui acesso pela Regra ou Exceção de Times.

Detalhamento - Campos Personalizados

Detalhamento - Conta

...

Objetivo da tela:

...

Exibir a conta relacionada a oportunidade de venda e permitir - por meio da função 'Detalhar' - visualizar mais informações.

...

Objetivo da tela:

Exibir as informações

adicionais registradas para a

registradas nos campos personalizados da oportunidade de venda.

Detalhamento - Pasta Tarefas

...

Objetivo da tela:

...

Apresentar todas as tarefas registradas para a oportunidade de venda, bem como permitir que sejam manutenidas e executadas. Veja mais informações na página: Tarefas do Usuário.

Informações
titleImportante:

Qualquer usuário do CRM pode registrar uma tarefa para a oportunidade de venda. Porém, só poderá ser selecionado como responsável pela tarefa um usuário que possua acesso a conta e a ação da campanha selecionadas. Desta forma, quando um usuário receber uma ligação para uma oportunidade de venda que não é de sua responsabilidade, conseguirá registrar uma tarefa para o responsável da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Toda e qualquer regra apresentada para os campos dessa seção, assim como o tipo do campo apresentado, obedece a configuração efetuada no programa Manutenção de Campos Personalizados.

Detalhamento - Conta

Objetivo da tela:

Exibir a conta relacionada a oportunidade de venda e permitir - por meio da função 'Detalhar' - visualizar mais informações.

Detalhamento - Pasta Observação

Objetivo da tela:

Exibir as informações adicionais registradas para a oportunidade de venda.

Detalhamento - Pasta Tarefas

...

Objetivo da tela:

Apresentar todas as ações realizadas para executar as tarefas da tarefas registradas para a oportunidade de venda, bem como permitir que sejam adicionadas manutenidas e manutenidasexecutadas. Para Veja mais informações consulte a na página: Histórico de AçãoTarefas do Usuário.

Informações
titleImportante:

A fase da oportunidade de venda pode ser trocada por meio das ações. Para isso, a fase da oportunidade deve permitir alteração e quando as Regras de Times estiverem ativas, o usuário deve ser responsável pela oportunidade.
O processo de troca de fase da oportunidade de venda também pode ser automatizado. Para isso, é necessário acessar o programa 'Transição Automática Fase Oportunidade' e parametrizar as regras para a transição automática. Desta forma, quando for registrada uma ação que atenda as regras definidas para a oportunidade de venda, a fase atual será migrada para a próxima fase parametrizada, não sendo necessário alterar a oportunidade de venda para trocar a fase.

Detalhamento - Pasta Produtos

...

Objetivo da tela:

...

Consultar e manutenir os produtos da oportunidade de venda.

...

Qualquer usuário do CRM pode registrar uma tarefa para a oportunidade de venda. Porém, só poderá ser selecionado como responsável pela tarefa um usuário que possua acesso a conta e a ação da campanha selecionadas. Desta forma, quando um usuário receber uma ligação para uma oportunidade de venda que não é de sua responsabilidade, conseguirá registrar uma tarefa para o responsável da oportunidade de venda.

Detalhamento - Pasta Históricos

Objetivo da tela:

Apresentar todas as ações realizadas para executar as tarefas da oportunidade de venda, bem como permitir que sejam adicionadas e manutenidas. Para mais informações consulte a página: Histórico de Ação.

Informações
titleImportante:

A fase da oportunidade de venda pode ser trocada por meio das ações. Para isso, a fase da oportunidade deve permitir alteração e quando as Regras de Times estiverem ativas, o usuário deve ser responsável pela oportunidade.
O processo de troca de fase da oportunidade de venda também pode ser automatizado. Para isso, é necessário acessar o programa 'Transição Automática Fase Oportunidade' e parametrizar as regras para a transição automática. Desta forma, quando for registrada uma ação que atenda as regras definidas para a oportunidade de venda, a fase atual será migrada para a próxima fase parametrizada, não sendo necessário alterar a oportunidade de venda para trocar a fase.

Detalhamento - Pasta Produtos

Objetivo da tela:

Consultar e manutenir os produtos da oportunidade de venda.


...

Ação:

...

Descrição:

...

Adicionar

...

Quando acionado possibilita a inclusão de produtos na oportunidade de venda.

Nota
titleImportante

Caso o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM esteja ativo, e não tenha sido preenchido o campo Cidade CIF e nem o campo Estabelecimento, Não será permitido adicionar produtos, e será apresentado um erro alertando a obrigatoriedade de uma ou outra informação, isso devido a necessidade de determinar se o preço a ser aplicado no produto é CIF ou FOB.

...

Produtos

...

Objetivo da tela:

...

Definir as informações do produto/serviço da oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

A oportunidade de venda trabalha somente com itens de tabela de preço. Portanto, para que seja possível inserir produtos ou serviços na oportunidade, é necessário que:

  • Os produtos/serviços estejam relacionados a uma tabela de preço;
  • A tabela de preço e o item estejam ativos;
  • A tabela de preço esteja integrada ao ERP Linha Datasul.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Preços Relacionados, permite selecionar um dos preços relacionados ao produto a ser incluso. Após a seleção, a tela de inclusão de produto é preenchida com o preço e as informações a ele relacionadas (quantidade mínima, unidade de medida e referência (se houver)), de acordo com as parametrizações feitas na tabela de preçoNota será apresentado duas colunas com o valor do produto, uma coluna com o preço CIF e outra com o preço FOB. O preço aplicado ao produto vai depender se foi informado uma cidade CIF na oportunidade, nesse caso o preço é CIF, ou se não informado a cidade CIF, então será verificado de acordo com as configurações realizados no ERP no programa de manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301), para essa verificação será utilizado o estabelecimento informado na oportunidade.

Ação:

Descrição:

Adicionar

Quando acionado

possibilita a inclusão de produtos na oportunidade de venda.

Nota
title
Importante

Caso o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM esteja ativo,

...

e não tenha sido preenchido o campo Cidade CIF e nem o campo Estabelecimento, não será permitido adicionar produtos, e será apresentado um erro alertando a obrigatoriedade de uma ou outra informação, isso devido a necessidade de determinar se o preço a ser aplicado no produto é CIF ou FOB.

Lista de ProdutosExibe e disponibiliza para manutenção os produtos da oportunidade de venda.
EditarQuando acionado permite alterar as informações do produto, bem como informar o motivo de ganho ou perda da oportunidade de venda do produto.
ExcluirQuando acionado remove o produto da oportunidade de venda.

Produtos

Objetivo da tela:

Definir as informações do produto/serviço da oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

A oportunidade de venda trabalha somente com itens de tabela de preço. Portanto, para que seja possível inserir produtos ou serviços na oportunidade, é necessário que:

  • Os produtos/serviços estejam relacionados a uma tabela de preço;
  • A tabela de preço e o item estejam ativos;
  • A tabela de preço esteja integrada ao ERP Linha Datasul.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Preços Relacionados

Quando acionado, permite selecionar um dos preços relacionados ao produto a ser incluso. Após a seleção, a tela de inclusão de produto é preenchida com o preço e as informações a ele relacionadas (quantidade mínima, unidade de medida e referência (se houver)), de acordo com as parametrizações feitas na tabela de preço.

Nota
titleNota

Caso o parâmetro

...

Campo:

Descrição:

Tabela de Preço

Selecionar a tabela de preços relacionada ao produto/serviço.

Nota
titleNota:

O zoom desse campo apresenta apenas as tabelas de preço ativas integradas ao ERP da Linha Datasul. Ao selecionar a tabela de preço, o zoom de produtos é habilitado e carregado com todos os itens da tabela de preço selecionada. Ao selecionar o item da tabela de preço, o campo de referência é carregado com todas as referências do item. O campo de preço é carregado com o preço unitário do item selecionado.

ProdutoInserir o produto/serviço da oportunidade de venda.
Referência

Selecionar a referência do produto/serviço.

Informações
titleImportante:

O preenchimento desse campo é obrigatório caso o produto possua um código ERP.

Quantidade

Inserir a quantidade do produto/serviço.

Nota
titleNota:

Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade mínima definida na tabela de preço, será exibida uma notificação e o produto não será salvo.

Valor Cliente

Inserir o valor negociado com o cliente.

Valor Representante

Inserir o valor negociado com o representante.

Preço

Exibe a sugestão de valor unitário do produto/serviço, de acordo com a tabela de preço, o produto, a referência (se houver) e a quantidade informados.

Nota
titleImportante

Caso o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM esteja ativo, será apresentado duas colunas com o valor do produto, uma coluna com o preço CIF e outra com o preço FOB. O preço aplicado ao produto vai depender se foi informado uma cidade CIF na oportunidade, nesse caso o preço é CIF, ou se não informado a cidade CIF, então será verificado de acordo com as configurações realizados realizadas no ERP no programa de manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301), para essa verificação será utilizado o estabelecimento informado na oportunidade.

Valor TotalExibe o valor total do produto/serviço, considerando a quantidade e o preço unitário.
ObservaçãoInserir detalhes sobre a negociação do produto/serviço, se necessário.

Produto - Complemento



Principais Campos e Parâmetros:

Informar o motivo de ganho/perda da negociação do produto/serviço da oportunidade de venda

Campo:

Descrição:

Tabela de Preço

Selecionar a tabela de preços relacionada ao produto/serviço

Objetivo da tela:

.

Nota
titleNota:
  • Essa seção é exibida apenas na tela de edição do produto/serviço.
  • Os motivos registrados nessa seção podem ser consultados na pasta 'Motivos de Ganhos e Perdas'.

Detalhamento - Pasta Contatos

...

Objetivo da tela:

...

Consultar, adicionar e excluir os contatos envolvidos com a oportunidade de venda.

Outras Ações/Ações Relacionadas:

...

Ação:

...

Descrição:

...

Adicionar

...

Exibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Ao clicar no nome do contato é apresentada uma tela com mais informações, na qual pode ser acessado o detalhamento do contato.

...

Principais Campos e Parâmetros:

...

Campo:

...

Descrição:

...

Contato

...

Inserir o contato da oportunidade de venda.

...

Detalhamento - Pasta Pedidos / Cotações

...

Objetivo da tela:

...

Consultar e gerar pedidos de venda e cotações para a oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

Para poder gerar pedidos/cotações:

Informações
titleDetalhe do Pedido

É possível detalhar o pedido de venda para visualizar todas as informações no programa 'Tafefas Implantação Pedidos (PD4000 ou PD4050)' ou 'Detalhes de Pedido HTML', para isso é necessário configurar o parâmetro 'Parâmetro que indica qual tela será usada para detalhar um pedido de venda' para definir qual programa será aberto.

Importante: Quando acessado pelo portal o pedido sempre será detalhado no programa 'Detalhes de Pedido HTML'. O que estiver parametrizado no parâmetro 'Parâmetro que indica qual tela será usada para detalhar um pedido de venda' não será considerado.

Para mais informações sobre o parâmetro, acesse a página: Lista de Parâmetros do CRM.

O zoom desse campo apresenta apenas as tabelas de preço ativas integradas ao ERP da Linha Datasul. Ao selecionar a tabela de preço, o zoom de produtos é habilitado e carregado com todos os itens da tabela de preço selecionada. Ao selecionar o item da tabela de preço, o campo de referência é carregado com todas as referências do item. O campo de preço é carregado com o preço unitário do item selecionado.

ProdutoInserir o produto/serviço da oportunidade de venda.
Referência

Selecionar a referência do produto/serviço.

Informações
titleImportante:

O preenchimento desse campo é obrigatório caso o produto possua um código ERP.

Quantidade

Inserir a quantidade do produto/serviço.

Nota
titleNota:

Caso a quantidade informada seja menor que a quantidade mínima definida na tabela de preço, será exibida uma notificação e o produto não será salvo.

Valor Cliente

Inserir o valor negociado com o cliente.

Valor Representante

Inserir o valor negociado com o representante.

Preço

Exibe a sugestão de valor unitário do produto/serviço, de acordo com a tabela de preço, o produto, a referência (se houver) e a quantidade informados.

Nota
titleImportante

Caso o parâmetro "Controla CIF/FOB nos itens da oportunidade" do programa Alterar Parâmetros do CRM esteja ativo, o preço aplicado ao produto vai depender se foi informado uma cidade CIF na oportunidade, nesse caso o preço é CIF, ou se não informado a cidade CIF, então será verificado de acordo com as configurações realizadas no ERP no programa de manutenção de parâmetros de preços de venda (PR0301), para essa verificação será utilizado o estabelecimento informado na oportunidade.

Valor TotalExibe o valor total do produto/serviço, considerando a quantidade e o preço unitário.
Ordem de CompraPermitir informar a ordem de compra com 15 posições nos itens/produtos da Oportunidade do CRM. Assim, esta ordem de compra será levada ao item do pedido/cotação de venda. 
ObservaçãoInserir detalhes sobre a negociação do produto/serviço, se necessário.

Produto - Complemento

Objetivo da tela:

Informar o motivo de ganho/perda da negociação do produto/serviço da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:
  • Essa seção é exibida apenas na tela de edição do produto/serviço.
  • Os motivos registrados nessa seção podem ser consultados na pasta 'Motivos de Ganhos e Perdas'.

Detalhamento - Pasta Contatos

Objetivo da tela:

Consultar, adicionar e excluir os contatos envolvidos com a oportunidade de venda.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Adicionar

Quando acionado exibe os campos para a definição do contato a ser adicionado.
Lista de Contatos

Exibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.

Nota
titleNota:

Ao clicar no nome do contato é apresentada uma tela com mais informações, na qual pode ser acessado o detalhamento do contato.

ExcluirQuando acionado elimina o contato da oportunidade de venda.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Contato

Inserir o contato da oportunidade de venda.

Nível de DecisãoSelecionar a opção de nível de decisão que se adequa ao contato. O nível de decisão pode ser definido como o grau de importância do contato, e as opções são previamente definidas de acordo com o negócio da empresa, podendo ser cargo, funcionalidade, entre outros.

Âncora
Pasta Pedidos Cotacoes
Pasta Pedidos Cotacoes

Detalhamento - Pasta Pedidos / Cotações

Objetivo da tela:

Consultar e gerar pedidos de venda e cotações para a oportunidade de venda.

Informações
titleImportante:

Para poder gerar pedidos/cotações:

Informações
titleDetalhe do Pedido

É possível detalhar o pedido de venda para visualizar todas as informações no programa 'Tafefas Implantação Pedidos (PD4000 ou PD4050)' ou 'Detalhes de Pedido HTML', para isso é necessário configurar o parâmetro 'Parâmetro que indica qual tela será usada para detalhar um pedido de venda' para definir qual programa será aberto.

Importante: Quando acessado pelo portal o pedido sempre será detalhado no programa 'Detalhes de Pedido HTML'. O que estiver parametrizado no parâmetro 'Parâmetro que indica qual tela será usada para detalhar um pedido de venda' não será considerado.

Para mais informações sobre o parâmetro, acesse a página: Lista de Parâmetros do CRM.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

1

Ação:

Descrição:

2

Gerar Cotação

Quando acionado possibilita a geração de cotações para a oportunidade de venda. No momento da confirmação da geração, é possível selecionar um estabelecimento por meio de um campo do tipo 'Zoom'. Esse campo pode ser preenchido com uma sugestão de acordo com o valor parametrizado no parâmetro 'Configurar forma de obter o estabelecimento na geração de cotação/pedido de venda', do programa Alterar Parâmetros do CRM.


A modal de geração de Cotação e Pedido possui os campos "Data de Entrega, Nr da Cotação do Cliente e Nr do Pedido do Cliente", ao carregar o modal é realizada a busca do próximo número da cotação ou do pedido no ERP e exibido em tela para que possa ser alterado. No campo campo "Data de Entrega" assumirá por default a data atual, ou seja, a data em que se está gerando a cotação ou pedido

...

Ação:

Descrição:

Gerar Cotação

Quando acionado possibilita a geração de cotações para a oportunidade de venda. No momento da confirmação da geração, é possível selecionar um estabelecimento por meio de um campo do tipo 'Zoom'. Esse campo pode ser preenchido com uma sugestão de acordo com o valor parametrizado no parâmetro 'Configurar forma de obter o estabelecimento na geração de cotação/pedido de venda', do programa Alterar Parâmetros do CRM
.


Nota
titleNota:

Geração de cotações para oportunidades de venda de Prospects/Leads

O CRM permite criar oportunidades de venda para Cliente do ERP ou Prospect/Lead - inexistente no ERP linha Datasul.
Para Cliente, a cotação é gerada diretamente para o cliente ERP da oportunidade de venda e as regras são as mesmas, como se a geração fosse efetuada pelo próprio ERP Datasul. Devido a inexistência de Prospect/Lead no ERP, o CRM gera as respectivas cotações para o cliente genérico do módulo Cotação de Venda - Veja mais informações sobre cliente genérico em

: Parâmetros Cotações Vendas - QO0301 – Cliente Estadual

: Parâmetros Cotações Vendas - QO0301 – Cliente Estadual.

Aviso

Quando ocorre a geração de uma cotação na oportunidade, o sistema verifica se dentro da estratégia de vendas há alguma fase para cotação, ser houver então a fase da oportunidade será alterada automaticamente para fase de cotação. As fases de cotação são identificadas pelo campo Cotação igual a Sim, no cadastro de fases.

Informações
titleImportante:

O CRM envia para o cliente genérico do ERP as seguintes informações do Prospect/Lead:

  • Código;
  • Nome Abreviado;
  • Tabela de Preço ERP;
  • Código da Oportunidade de Venda;
  • Código da Campanha do CRM.

Quando a cotação é aprovada, é necessário cadastrar as demais informações do Prospect/Lead para que seja convertido em Cliente (informações obrigatórias do ERP), acessar a cotação de venda vencedora e alterar de cliente genérico para o novo cliente gerado (antigo Prospect CRM), acessar a oportunidade de venda e fechar.

Parâmetros envolvidos

São parâmetros que influenciam na integração das oportunidades de venda com o módulo Cotações de Vendas do ERP linha Datasul:

  • Movimentar a oportunidade ao movimentar a cotação?: Quando ativado, determina que deve ser movimentada a oportunidade de venda relacionada a cotação de venda quando esta for movimentada no ERP. Exemplo: Ao cancelar a cotaçãono módulo Cotações de Vendas do ERP linha Datasul, a oportunidade no CRM é movimentada para a fase 'Perdida', ao liberar a cotação a oportunidade de venda é atualizada para a fase 'Fechada' - significa que a cotação foi ganha e assim a oportunidade deve ser fechada como vencedora. Para que essas movimentações sejam executadas, é necessário definir no programa Manutenção de Estratégia de Venda as fases para cotações geradas, fechadas e perdidas;
  • Obrigatório item na oportunidade para geração de cotação: Quando ativado, indica que será obrigatório informar os itens na oportunidade de venda para gerar a cotação de venda. Nesse caso, a integração fica disponível para o usuário apenas se a oportunidade de venda possuir pelo menos um produto ou serviço;
  • Ignora itens perdidos na geração de cotação/pedido?: Quando ativado, indica que serão desconsiderados os produtos perdidos da oportunidade no momento que for gerada uma cotação/pedido, com base na oportunidade de venda. Exemplo: Durante uma negociação com um prospect ou um cliente o vendedor pode marcar os itens da oportunidade que deseja desconsiderar. Dessa forma, ao gerar a cotação de venda, os itens marcados como perdidos não são considerados;
  • Total de cotações por oportunidade: O CRM possibilita a geração de cotações de venda para uma mesma oportunidade, com quantidade limitada de acordo com este parâmetro. Porém, quando for efetuada a geração da cotação de venda, não será possível analisar a cotação que movimentou a oportunidade, pois existirá várias cotações para a mesma oportunidade de venda que estão em fases diferentes;
  • Abrir tela progress de Cotação (QO0310)?: Este parâmetro funciona somente para o CRM Metadados/Flex. Quando ativo, indica que deve ser aberta a tela progress de cotação (QO0310), caso contrário deve ser aberta a tela metadados de cotações

.
  • .



3Gerar Pedido de Venda

Quando acionado é possível gerar um pedido de venda para a oportunidade. No momento da confirmação da geração, é possível selecionar um estabelecimento por meio de um campo do tipo 'Zoom'. Esse campo pode ser preenchido com uma sugestão de acordo com o valor parametrizado no parâmetro 'Configurar forma de obter o estabelecimento na geração de cotação/pedido de venda', do programa Alterar Parâmetros do CRM.

A modal de geração de Cotação e Pedido possui os campos "Data de Entrega, Nr da Cotação do Cliente e Nr do Pedido do Cliente", ao carregar o modal é realizada a busca do próximo número da cotação ou do pedido no ERP e exibido em tela para que possa ser alterado. No campo campo "Data de Entrega" assumirá por default a data atual, ou seja, a data em que se está gerando a cotação ou pedido

Gerar Pedido de VendaQuando acionado é possível gerar um pedido de venda para a oportunidade. No momento da confirmação da geração, é possível selecionar um estabelecimento por meio de um campo do tipo 'Zoom'. Esse campo pode ser preenchido com uma sugestão de acordo com o valor parametrizado no parâmetro 'Configurar forma de obter o estabelecimento na geração de cotação/pedido de venda', do programa Alterar Parâmetros do CRM

.


Nota
titleNota:

Quando é utilizado o Portal do CRM, a integração executa a tela de pedidos do Portal de Representante logo após a geração do pedido de venda.

Geração de pedido de venda para oportunidade de venda de Cliente

Para poder gerar pedido de venda por intermédio da oportunidade e seguir o mesmo fluxo do ERP, o cliente da oportunidade deve ser um cliente do ERP. O fluxo envolve ações importantes como: completa pedido, liberação, bloqueios, validações, faturamento e cancelamento.

Parâmetros envolvidos

São parâmetros que influenciam na integração das oportunidade de venda com o módulo Pedidos de Venda do ERP linha Datasul:

  • Movimentar a oportunidade ao movimentar o pedido de venda?: Quando ativado, indica que deve ser movimentada a oportunidade de venda relacionada ao pedido de venda quando este for movimentado no ERP. Dessa forma o CRM terá os seguites comportamentos:
    • Atendimento: Quando o pedido for atendido, a oportunidade de venda será movimentada para a fase 'Fechada' (Vencedora);
    • Cancelamento do Pedido: Quando o pedido de venda for cancelado, a oportunidade de venda será movimentada para a fase 'Perdida';
    • Suspensão: Quando o pedido for suspenso, a oportunidade de venda passará para a fase 'Suspensa';
    • Reativação: Quando o pedido for reativado, a oportunidade de venda passará para a fase 'Reativada'.
  • Obrigatório item na oportunidade para geração de pedido de venda: Quando ativado, indica que será obrigatório informar os itens na oportunidade de venda para gerar o pedido de venda. Nesse caso, a integração fica disponível para o usuário apenas se a oportunidade de venda possuir pelo menos um produto ou serviço;
  • Ignora itens perdidos na geração de cotação/pedido?: Quando ativado, indica que serão desconsiderados os produtos perdidos da oportunidade no momento que for gerada uma cotação/pedido, com base na oportunidade de venda. Exemplo: Durante uma negociação com um prospect ou um cliente o vendedor pode marcar os itens da oportunidade que deseja desconsiderar. Dessa forma, ao gerar o pedido de venda, os itens marcados como perdidos não são considerados;
  • Abrir tela progress de Pedido (PD4050)?: Quando este parâmetro estiver selecionado significa que após a geração do pedido de venda o CRM irá abrir a tela PD4050 com o pedido de venda gerado. Isto para CRM metadados/Flex.




4Lista de CotaçõesExibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.
5Lista de Pedidos de VendaExibe e disponibiliza para detalhamento e exclusão os contatos da oportunidade de venda.
6CalcularQuando acionado calcula o pedido, atualizando o valor.
7CancelarQuando acionado permite cancelar a cotação ou o pedido gerado, sendo necessário informar o motivo para efetivar o cancelamento de cotação, e informar o motivo e a data para efetivar o cancelamento de um pedido.

Detalhamento - Pasta Anexos

...

Manutenção de Campos Personalizados

Manutenção de Permissões para Usuários

Manutenção de Usuário

Manutenção de Representantes

...

Registrar Tarefa

Regra de Times

Tarefas Implantação Pedidos

Funil de Oportunidades - html-crm.dashboard

Widget - Ranking de Oportunidades

Manutenção Parâmetros de Preços de Venda (PR0301)


Incluir Página
How To - CRM - Geração de Pedido de Venda através da Oportunidade do CRM
How To - CRM - Geração de Pedido de Venda através da Oportunidade do CRM

...