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Processo de Cancelamento

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Nota Fiscal Mais Negócios

Hoje em Em caso de necessidade de realizar o processo de cancelamento da Nota Fiscal Mais Negócios é necessário seguir o procedimento abaixo:

1. Faturamento

Após realizar o Cancelamento da Nota Fiscal Mais Negócios via FT2200 é necessário comunicar a Supplier e o Financeiro sobre o Cancelamento.

1.1. Comunicação Supplier

Ainda não há  integração automática do Cancelamento da Nota Fiscal do Faturamento com a Supplier. Essa comunicação deverá ser realizada de forma manual (por e-mail ou ligação).

1.2. Integração Contas a Receber

O Contas a Receber não permite o cancelamento das parcelas originais nota fiscal Mais Negócios, pois as parcelas originais da nota sofreram movimentação após a geração delas no Contas a Receber. Portanto o responsável do Faturamento pelo Cancelamento Nota Fiscal deve avisar o Financeiro, para que o cancelamento seja realizado de forma manual no Contas a Receber.

2. Financeiro

Dando prosseguimento ao cancelamento que se iniciou no Faturamento, é necessário também realizar os ajustes no Contas a Receber e Caixa e Bancos.

2.1. Estorno Parcelas da Nota 

Durante o processo de integração das Notas Fiscais Mais Negócios são geradas as parcelas originais da nota contra o cliente original da Nota e em seguida elas são Renegociadas e geradas novas parcelas contra a Supplier seguindo a condição de Recebimento acordada em contrato. 

Para conseguir efetuar o estorno das parcelas geradas no Contas a Receber, deve-se seguir a ordem abaixo:

- Estorno AVA Menor referente a taxa cobrada pela Supplier nas parcelas geradas na Renegociação através do ACR715AA;
- Cancelamento da Renegociação através do ACR718AA. Para identificar o número da Renegociação basta detalhar o movimento de Renegociação da Parcela;
- Estorno das Parcelas originais da Nota através do ACR715AA.

2.2. Conciliação - Lançamento Liquidação

Apesar de ocorrer o cancelamento da Nota Fiscal, no processo a Supplier acaba enviando o pagamento das parcelas no prazo estabelecido em contrato.

- Se Conciliação da Liquidação for enviada antes do Estorno da Parcelas Originais: Para os títulos já liquidados, será necessário estornar manualmente os movimentos de Liquidação das parcelas Supplier antes de Realizar o procedimento indicado no item 2.1. Estorno Parcelas da Nota .

Esse O estorno manual do movimento de liquidação deverá ser com reembolso, pois ele este tipo de estorno lança o movimento inverso no Caixa e Bancos. Se não for desta forma ele tentará eliminar o movimento de liquidação original que pode estar conciliado com o extrato banco. 

Após o estorno com reembolso será necessário criar um lançamento manual de Crédito na Conta Corrente Bancária para matar anular este lançamento de estorno com reembolso.

- Se a liquidação for enviada após o Estorno da Parcelas Originais: Apresentará erro 7469 no Monitor informando que o título foi estornado e o lançamento de conciliação da Liquidação ficará pendente.

Será necessário lançar um Crédito do valor da liquidação de forma manual na Conta Corrente Bancária e Conciliar o Lançamento de forma Manual no Monitor.

2.2. Conciliação - Lançamento Cancelamento

Após a Conciliação da Liquidação a Supplier irá enviar o Cancelamento. O Evento de CANCE irá gerar a seguintes movimentações no CMG:
Conta Corrente Controle

  • Entrada Taxa de Cancelamento
  • Saída Taxa Original
  • Entrada Valor Cancelamento

Como não foi feito o provisionamento dos valores a Conciliação do Cancelamento da Nota Fiscal, deverá ser lançado manualmente estes valores para não ocorrer diferença;

Lançamento Manuais na Conta Corrente Controle

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que é um evento de DIVCOM (Divergência Comercial). A Divergência Comercial irá ficar pendente no Monitor de Conciliação. pois é indica um processo gerado de forma manual.



FAQ - Perguntas Mais Frequentes - Suporte

Qual é a frequência que deve ser agendada a Conciliação?

A conciliação deve ser agendada para execução uma vez por dia no horário compatível com a disponibilização das informações de créditos e débitos por parte do Totvs Techfin Mais Negócios.

Como garantir que as liquidações dos títulos a receber Mais Negócios feitas na conciliação automática sejam integrados na conta corrente usada para pagamento pelo Totvs Techfin Mais Negócios no módulo de Caixa e Bancos?

A conta corrente usada pelo Totvs Techfin Mais Negócios para pagamento (Banco, Agência e Conta) deve estar vinculada a uma conta corrente do Caixa e Bancos (desconsiderar os dígitos de agência e conta).

Esta conta corrente do Caixa e Bancos deve estar vinculada no cadastro de Finalidade Econômica x Portador (bas_portad_finalid_econ) ao estabelecimento e à finalidade econômica do títulos a receber e ao portador e carteira de liquidação informados nos Parâmetros Totvs Techfin - Parâmetros do Financeiro.

Desta forma, as liquidações criadas na conciliação serão integradas na conta corrente usada para transferência de valores pelo Totvs Techfin Mais Negócios.

Como se deve tratar os lançamentos de Conciliação com situação Manual?

a previsão de liberação do processo automático de Cancelamento de Nota Fiscal Mais Negócios?

A previsão inicial é que seja liberada juntamente com a versão 12.1.2301Os lançamentos de conciliação com situação Manual não são tratados automaticamente pelo sistema. Devem ser usadas as funções padrão do sistema (Pagamento de título a pagar, Movimento de entrada ou saída no Caixa e Bancos, por exemplo) para registrá-las. Em seguida, o lançamento deve ser Conciliado no Monitor Conciliação Financeira e a situação será alterado para Sucesso Datasul.