Histórico da Página
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Nesta sessão listamos as novidades e correções que estão disponíveis em nosso ambiente de homologação (customerfi.com) que em breve estarão aplicadas no ambiente de produção.
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Março
Removida restrição de quantidade de caracteres no campo Usuário (login sem e-mail). Antes o requisito era ter entre 6 e 20 caracteres, agora passa a aceitar até 150 caracteres. Para mais detalhes, consulte a documentação Identity | Usuários. |
Junho
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- Ajuste realizado na criação e edição de aplicativo do tipo GoodData, para salvar corretamente ao marcá-lo como navegável.
- Correção realizada no tempo de expiração do login do Identity quando configurada a integração com a plataforma Fluig.
- Correção de inconsistência identificada na criação de conta trial do Collab por empresas que já são clientes TOTVS.
- Correção de inconsistência apresentada na autenticação de usuário convidado após a configuração de política de senha.
Maio
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- Ajuste na opção "Aceitar Todos os Usuários Pendentes" para que a importação de usuários do Active Directory ocorra corretamente.
- Correção realizada na busca de aplicativos para associar ao usuário.
- Correção realizada na busca de grupos para associar ao usuário.
- Correção realizada na busca de usuários para associar ao grupo.
- Correção de inconsistência que causava lentidão na busca de usuários do Identity.
Abril
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- Efetuados ajustes para que a sessão de um usuário que já está autenticado não seja perdida a cada renovação do token de autenticação.
- Feitas correções para habilitar os campos de credenciais e o botão "Salvar" ao configurar o Skype selecionando o modo de login "Aplicativo Thick".
Bloqueio de acessos - uma segurança adicional para os seus usuários
Agora os administradores da empresa podem configurar uma quantidade máxima de tentativas de login para os usuários de sua empresa. Funciona assim: caso a quantidade estabelecida seja excedida, o usuário que tentou autenticar-se sem sucesso será bloqueado e só conseguirá acessar o sistema novamente após o desbloqueio realizado por um administrador. Esse é mais um reforço de segurança a ser habilitado na política da empresa, para evitar ataques como o de força bruta e proteger a segurança dos seus usuários.
Acompanhe os usuários que foram bloqueados
Recentemente lançamos o recurso de exportar usuários, o que já agilizou o trabalho dos administradores para terem uma visão completa de seus usuários. Com esse novo recurso de limitação das tentativas de acesso e o bloqueio de usuários, é possível filtrar pela situação Bloqueados e acompanhar no relatório apenas os usuários que estão impedidos de acessar o sistema.
Tela de usuários atualizada e mais funcional
Além das novidades acima, o layout da tela de usuários foi totalmente reformulado, está mais simples, intuitivo e voltado às suas necessidades. Confira!
- Ajuste de parâmetros para permitir excluir usuários corretamente.
- Correção de inconsistência no nome da empresa apresentado no Launchpad.
Março
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Fevereiro
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Janeiro
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- Correção de inconsistência ao desassociar grupo everyone de aplicativo.
- Ajuste realizado para que aplicativos que estão com a URL de acesso direto habilitada utilizem captcha invisível.
- Correção de inconsistência no login com senha temporária.
- Correção realizada para apresentar a credencial do usuário ao clicar em credenciais no aplicativo no novo launchpad.
2023
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Estado | ||||
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Simplificamos as configurações de usuário
As opções de perfil dos usuários básicos e administradores estão com um novo visual, agora agrupadas na tela de Configurações do usuário. Por meio dessa tela, você consegue alterar suas informações pessoais, alterar as configurações de autenticação multifator e acessar os links para obter os plugins e aplicativos que você necessita.
Acesse suas configurações de usuário e confira!
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Para mais informações, consulte a documentação abaixo: |
Launchpad mais simples e funcional
O launchpad é o espaço inicial do Identity, a partir de onde são realizados os acessos a todos os aplicativos que foram atribuídos.
Pensando em facilitar ainda mais o uso do launchpad, trouxemos um layout mais moderno e simplificado, para que você encontre as opções e configurações de maneira rápida e fácil. Além disso, o launchpad pessoal foi vinculado ao launchpad corporativo, e você pode escolher os aplicativos que irão aparecer nessa tela, a partir da lista de aplicativos navegáveis.
Aproveite essa facilidade e configure seus aplicativos!
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Para mais informações, consulte as documentações abaixo: |
Mais segurança para sua empresa e seus usuários
Por padrão, o TOTVS Identity já tem uma série de critérios que os usuários devem respeitar na hora de trocar a senha. A novidade é que os requisitos de complexidade de senha podem ser personalizados, permitindo que se definam requisitos específicos para que a senha informada seja considerada válida. Confira alguns deles:
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Para mais informações, consulte as documentações abaixo: |
Exportar usuários
A página de usuários recebeu uma novidade: agora o Identity permite que você exporte a lista de usuários da empresa. O recurso é muito prático, você solicita a exportação e recebe um link no seu e-mail, para concluir o download do arquivo CSV com os dados dos usuários.
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Para mais informações, consulte a documentação abaixo: |
Acompanhe os usuários que aceitaram o termo de consentimento
O termo de consentimento é um documento escrito com o objetivo de apresentar as cláusulas para garantir que o usuário esteja ciente de suas responsabilidades e das responsabilidades da empresa, das regras de uso do sistema, da privacidade dos seus dados pessoais, entre outras informações.
Agora, além de configurar um termo de consentimento no TOTVS Identity, você pode consultar os usuários que ainda não deram aceite nesse termo configurado, e também pode consultar o momento em que um usuário específico aceitou o termo. Tudo isso por meio de um relatório, que também pode ser exportado para melhor acompanhamento.
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Para mais informações, consulte as documentações abaixo: |
Novas opções de provisionamento e autenticação
Agora você pode permitir o login com redes sociais (Linkedin, Google, Facebook, etc) para os usuários de sua empresa. Aproveite e confira também a nova tela de Segurança, muito mais organizada e fácil de usar.
Nova tela de configurações de segurança
Localizar uma determinada configuração de segurança da empresa no Identity era uma tarefa difícil? Agora está muito mais fácil! O layout da tela de Segurança foi aprimorado e os recursos de configuração aparecem todos organizados à esquerda, basta escolher o recurso e somente suas opções serão apresentadas.
Já pensou... logar no Identity com suas redes sociais?
Que tal acessar o Identity com sua conta no Linkedin, Google, Facebook...? E permitir que os usuários de sua empresa criem uma conta no Identity a partir dessas redes? Esse novo recurso veio para facilitar muito a autenticação dos seus usuários.
Inúmeras opções de provedores
Você escolhe as redes sociais que serão utilizadas para login na sua empresa. Além do Linkedin, do Google e do Facebook, você pode incluir os provedores que desejar, basta ter acesso à documentação do provedor, que o cadastro é realizado em poucos passos, com o preenchimento de alguns campos.
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Para saber mais, consulte as documentações abaixo: |
Facilitamos a integração com o AD
Configurar e administrar a integração do TOTVS Identity com o Active Directory era complicado? Faltavam recursos para gerenciar os seus usuários e grupos? Então temos novidades... confira!
Mais recursos de configuração do Active Directory
A tela de configuração do Active Directory no Identity foi aprimorada, para que a administração possa gerenciar as importações, fazendo o aceite ou a rejeição de usuários e grupos. Continua sendo possível habilitar o aceite automático de usuários, ao ativá-lo os usuários serão aceitos automaticamente. Agora também é possível configurar filtros de importação.
Outra novidade é que o diretório pode ser desabilitado, e com essa ação os usuários já cadastrados serão desvinculados temporariamente do Active Directory, ou seja, não será possível autenticar-se com esses usuários até que o diretório seja habilitado novamente.
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Novo SmartSync
O aplicativo SmartSync foi totalmente remodelado, com o objetivo de oferecer total facilidade nas suas configurações. Na verdade, as configurações essenciais você faz dentro do Identity, depois disso só copia um token com os dados e informa no SmartSync, de forma muito rápida e intuitiva.
Além disso, a arquitetura do Novo SmartSync foi otimizada, evitando o consumo de muitos recursos do Identity. Agora as chamadas ao Identity acontecem apenas quando realmente houverem alterações a serem enviadas.
Atenção! O download do instalador do SmartSync continua sendo feito pela página de configuração de Active Directory no TOTVS Identity, e agora você não precisa mais desinstalar a versão que utiliza na sua máquina, antes de instalar a nova, isso é feito automaticamente durante a instalação da nova versão.
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Para mais detalhes, consulte as documentações abaixo: |
Troca de subdomínio
Incluída configuração para alterar o subdomínio da empresa. Para solicitar a alteração, entre em contato com o nosso atendimento em suporte.fluig.com. Quando for feita a alteração do subdomínio, os usuários devem realizar as autenticações no novo domínio.
Estado | ||||
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- Resolvida inconsistência no provisionamento de usuários do Identity para o Protheus, que causava duplicação do usuário no Protheus.
- Correção de inconsistência no reenvio de e-mail de convite.
- Ajuste realizado na nova Launchpad para corrigir impacto em aplicativos que dependem do Desktop Launcher.
- Atualização do recurso de captcha para usar reCAPTCHA invisível, melhorando a usabilidade ao executar o processo de validação.
- Correção de inconsistência no acesso ao aplicativo do tipo plugin.
- Correção realizada no login após a alteração de senha.
- Correção de inconsistência no login com captcha ativado.
- Ajuste realizado para que, ao atribuir o aplicativo do Fluig Plataforma no grupoEveryone, os usuários sejam criados corretamente quando o modo de provisionamento está ativado.
- Realizada a correção dos aplicativos duplicados no cadastro do usuário.
- Ajuste efetuado para que os aplicativos vinculados aos grupos de usuário sejam apresentados corretamente.
- Ajuste realizado para que seja preenchido automaticamente o e-mail do usuário ao definir o login SAML no aplicativo.
- Correção de inconsistência ao acessar a tela de aplicativos por usuário.
- Corrigida inconsistência na regra de MFA para que seja exigido no momento de autenticação, quando for obrigatório para um grupo no qual o usuário faça parte.
- Ajustes na tela de login para que a aplicação leitora identifique os textos no reset de senha.
- Desenvolvimento de API para possibilitar o cadastro de campos customizados da empresa e dos usuários.
- Inclusão de parâmetro nas configurações gerais do Active Directory, para escolher se deve ser bloqueada a autenticação com senha pessoal para usuários importados do Active Directory.
- Realizadas melhorias na sincronização de usuários entre o Identity e o Manager, para melhorar a performance nos casos de empresas com muitos usuários.
- Realizada correção para possibilitar o login no aplicativo My Fluig com o MFA ativo.
- Realizada correção do redirecionamento do aplicativo SAML.
- Inclusão de campos na configuração de aplicativos SAML, para que seja possível alterar o nome das propriedades nome, sobrenome e e-mail no SAMLRequest permitindo a integração com aplicações que requerem um nome específico nessas propriedades.
- Ajustes na tela de login para que seja adaptada para aplicações leitoras. O objetivo é tornar o sistema mais acessível, e em breve outras telas devem receber a adaptação também.
- Realizada a correção para permitir que seja cadastrado um novo termo de consentimento.
- Correção de inconsistência no login após a recuperação de senha.
- Correção realizada na exportação de registros de relatório, onde a quantidade de registros estava inconsistente com o que era apresentado em tela.
- Correção de inconsistência na autenticação com senha pessoal.
- Incluída configuração para alterar o atributo Same Site dos tokens gerados. Para mais detalhes, consulte a documentação do recurso.
2022
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- Correção de inconsistência detectada ao excluir o cadastro de um usuário.
- Ajuste realizado para que, na inclusão de um novo usuário, seja apresentado um informativo caso seja inserido um e-mail já existente na empresa.
- Corrigida a inconsistência no momento do login de usuário do Azure AD.
- Realizada melhoria no menu Relatórios, que agora acessa diretamente os relatórios disponíveis no sistema. Os dashboards disponíveis agora passam a ser acessados pelo ícone no canto superior direito da tela.
- Ajustes nas mensagens de sucesso e de erro ao informar as credenciais na tela do Launchpad.
- Correção de inconsistência na tela de cadastro do recurso de segurança.
- Correção de inconsistência que ocorria no primeiro login de usuários criados pelo Azure AD.
- Implementado uma nova API para que os endereços de e-mails com letras maiúsculas no cadastro do CAS sejam transformados automaticamente em letras minúsculas, evitando assim, inconsistências ao realizar o login no CAS.
- Ajustes realizados na criação de APIs para manipulação e busca de ligações entre usuários e aplicações.
- Implementado o recurso do Certificado SAML RSA 2048, para que o usuário possa obtê-lo em seu contexto criado no Fluig Identity. O novo certificado se destaca pelo nível de segurança de sua criptografia, contando com uma chave de 2048 bits.
- Ajustes realizados ao efetuar o login do TOTVS Identity em um dispositivo móvel, para que a tela seja apresentada devidamente alinhada ao usuário.
- Realizado ajustes ao excluir um aplicativo no TOTVS Identity, para que após a exclusão os usuários sejam redirecionados para a tela de listagem dos aplicativos.
- Realizado ajustes no layout de algumas telas do TOTVS Identity, para que sejam apresentadas corretamente aos usuários.
- Ajustes realizados para que o usuário consiga remover um aplicativo no TOTVS Identity.
- Correção realizada para que o usuário consiga trocar a logo do aplicativo no TOTVS Identity.
- Corrigida inconsistência no layout da tela de login do TOTVS Identity.
- Corrigida inconsistência para que o logout seja realizadocorretamente, após um período de inatividade da tela do TOTVS Identity.
- Ajustes realizados no processo de recuperação de senha do TOTVS Identity.
- Ajustes realizados ao criar um novo aplicativo do tipo SAML. O ajuste promoveu a criação do campo "Enviar grupos pelo SAMLResponse" para que quando marcado, este enviará as tags "GroupId" e "Groupname" na requisição SAML, as quais conterão os IDs e os nomes dos grupos que o usuário está associado no TOTVS Identity.
- Corrigida inconsistência para que seja possível a correta visualização dos grupos configurados para as empresas no TOTVS Identity. 5159
- Ajustes realizados para Autenticação CAS. Implementado campos para preenchimento do nome, sobrenome e e-mail.
- Ajustes realizados ao realizar o login no CAS. Implementado uma tela demonstrando o motivo da falha no login, caso o e-mail esteja inserido incorretamente.
- Realizado ajustes no token de acesso ao realizar o login no TOTVS Identity.
- Ajustes realizados para efetuar o logout do usuário ao alterar a empresa no TOTVS Identity. O logout do usuário será efetuado de uma empresa sem AD para uma empresa com AD.
- Ajustes realizados na descrição do parâmetro de habilitar senha pessoal. O ajuste também promoveu a implementação da seguinte mensagem: "Não é possível adicionar usuários quando a senha pessoal está desativada. Verifique as configurações do menu Segurança."
- Corrigida inconsistência ao exportar relatório de auditoria no
- Corrigida inconsistência para realizar login no aplicativo do gmail aos usuários que consta apóstrofo no nome.
- Realizado atualização das libs para segurança. Para mais detalhes, clique aqui.
- Ajustes realizados para apresentar a autenticação multifator (MFA) ao acessar o link direto do aplicativo.
- Corrigida inconsistência apresentada ao gerar senha temporária de um usuário sem e-mail.
- Ajustes realizados após aceitar o termo de consentimento do TOTVS Identity. Com os ajustes, uma animação de loading será apresentada enquanto a requisição está sendo processada.
- Ajustes realizados ao consultar informações do Active Directory no Dashboard. Com os ajustes, será apresentado as informações dos AD's cadastrados para empresa, independente se houver sincronização ou não com o SmartSync.
- Ajustes realizados ao adicionar usuário no TOTVS Identity. Com os ajustes, o novo usuário cadastrado será vinculado somente aos aplicativos que estão no grupo Everyone.
- Corrigida inconsistência ao adicionar usuário no TOTVS Identity com um e-mail já cadastrado para outro usuário. Com a correção, retornará a seguinte mensagem: "Já existe outro usuário com o mesmo endereço de e-mail na empresa."
- Liberada nova versão 4.1.15 do SmartSync. Essa versão atualiza a API que comunica com o Active Directory para o reset de senha, compatibilizando com versões mais recentes do Windows Server.
- Ajustes realizados ao adicionar usuário no manager sem associá-lo a um grupo. O ajuste contempla que o novo usuário adicionado, seja apresentado na listagem, sem a necessidade de atualizar a página.
- Correção de inconsistência no contador de usuários de um determinado grupo do TOTVS Apps.
- Correção de inconsistência apresentada ao realizar o aceite do termo de consentimento. Após realizado o aceite, o usuário será redirecionado para a página de Launchpad.
- Realizado ajustes na mensagem apresentada antes de remover um grupo no TOTVS Identity. Com o ajuste, a mensagem passa a informar a quantidade de usuários e aplicativos associados ao grupo a ser excluído.
- Corrigida inconsistência ao acessar um aplicativo da plataforma TOTVS Apps. Com a correção, o nome do aplicativo passa a ser apresentado na página de login do TOTVS Identity.
- Correção de vulnerabilidade no TOTVS Identity. A correção promoveu a alteração dos cookies "IDMELB" e "JSESSIONID" para não permitir que sejam atribuídos na resposta retornada os mesmos valores arbitrários enviados na requisição.
- Correção de inconsistência apresentada na tela de validação do captcha. A correção promoveu a correta visualização dos caracteres do captcha ao tentar redefinir ou desbloquear a senha através do
- Corrigida inconsistência ao buscar registros de relatório de auditoria do tipo papéis. A correção promoveu que ao filtrar as buscas com o campo responsável vazio, todos os registros existentes passaram a ser apresentados.
2021
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- Realizado ajuste no processo de desativação de usuários no Identity, para que no provisionamento dos usuários para o Protheus, seja possível reconhecer se deve ou não provisionar o usuário.
- Ajustes realizados no texto da tela de assinatura do manager, quando o usuário possui o Identity e não possui nenhum aplicativo No-Code. O novo texto "Sua empresa não possui nenhum aplicativo TOTVS Apps" passa a ser apresentado na tela de aplicativos e no gerenciar conta do TOTVS Identity.
- Ajustes realizados na tela Importar Usuários do TOTVS Identity, o nome do produto passa a ser apresentado com o seguinte texto "Importar usuários para o Manager é muito simples".
- Correção de inconsistência na tela de Filtrar Registros dos Relatórios.
- Corrigida inconsistência na sincronização de usuários vinculados a grupos no Active Directory, cujo nome contenha o caractere espaço (" ").
- Corrigido intercorrência no círculo de perfil ao acessar o primeiro login ou a troca de empresa no TOTVS Identity. Com a correção o elemento passou a ser exibido no layout.
- Corrigida inconsistência ao fazer o provisionamento de usuários no aplicativo Fluig.
- Inconsistência corrigida na aba Segurança do TOTVS Identity. O usuário que possui acesso a mais de uma empresa e caso tenha termo de consentimento para aceitação, será realizado logout para que no próximo login, seja apresentado o termo de consentimento para aceitação ou não.
- Corrigida inconsistência apresentada nos dados dos usuários ao utilizar o TOTVS Identity com ativação do Gerenciamento das autenticações multifator.
- Correção de inconsistência ao aceitar um usuário no Active Directory. Com a correção o usuário aceito do Active Directory no Identity passa a ser exibido no manager.
- Corrigida inconsistência apresentada na tentativa de acesso do usuário ao aplicativo Fluig Analytics.
- Realizado ajustes na tela de alteração da parametrização do SAML. Com os ajustes, uma mensagem solicitando a confirmação das alterações será apresentada.
- Inconsistência corrigida ao importar usuários à plataforma e sincronizando-os ao aplicativo TOTVS Learning.
- Correção realizada ao atualizar o campo global Nome do Executável ou Atalho, na aba Entrar em configurações do aplicativo Protheus. Com a correção o valor pessoal do usuário também é atualizado de acordo com as informações do campo global.
- Corrigidos pontos de instabilidade no login AD do Identity.
- Com a correção, ao cadastrar um usuário no manager que já possui e-mail associado à alguma conta do Identity, a mensagem a seguir será apresentada: "Identificamos que este usuário já está vinculado a uma conta TOTVS Identity. Para acessar o sistema, será necessário utilizar a senha cadastrada".
- as configurações de integração com AD estiverem incorretas ou quando houver problema de comunicação entre Smartsync e Identity.
- A correção alterou o Serviço de Autenticação Central (CAS) para desconsiderar os endpoints ao realizar o login na página do Identity.
- Melhoria na comunicação entre produto e base de dados visando melhoria na segurança.
- Corrigida inconsistência apresentada ao acessar o aplicativo Educação Empresarial - EAD.
- Alteração no relatório de Auditoria, referente aos dados de papéis:
- Adicionado ao filtro parâmetro que permite o usuário filtrar por Responsável ou Afetado.
- Incluído nome e e-mail do usuário afetado no registro de eventos de remoção e adição de usuário em papéis.
- Correção de inconsistência ao clicar no botão "Aceitar todos os grupos pendentes" de um AD.
- Ajuste realizado na tela de configurações do Active Directory, para que o sistema só aceite um novo comando após o primeiro ser concluído.
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Para mais detalhes, consulte a documentação de Configurações de aplicativos padrão. |
- Corrigida inconsistência na ativação do usuário por API, onde o usuário não era ativado no AD, mesmo estando habilitada a opção de "Sincronizar mudanças no estado usuário do Identity para o Active Directory".
- Correção de inconsistência na sincronização de usuários do TOTVS Identity para os aplicativos.
Mais autonomia para os seus usuários!
Neste ano trouxemos novidades incríveis na configuração do recurso de autenticação multifator do Identity. Dando continuidade nessas melhorias, liberamos uma solução que vai trazer mais autonomia para seus usuários que tenham MFA configurado, em caso de troca do aparelho ou exclusão da conta no aplicativo.
A solução consiste em alguns códigos de recuperação exclusivos, que devem ser armazenados pelo usuário em lugar seguro no momento da configuração de MFA, para serem utilizados caso seja necessário restaurar a configuração.
Isso garante que os usuários consigam realizar a restauração sem precisar recorrer à administração da empresa.
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Para mais detalhes, acesse as documentações de Segurança do usuário e Login.
Correções
- Corrigida inconsistência que fazia os aplicativos serem desvinculados do usuário.
- Correção de inconsistência no relatório de auditoria.
Quer deixar o MFA obrigatório para algumas pessoas, e opcional para outras?
Agora isso é possível! Você pode indicar a autenticação multifator como obrigatória para alguns grupos de usuários, e deixá-la como opcional para outros.
Essa novidade traz um enorme benefício para garantir a segurança de suas informações: você pode configurar para que apenas gestores que lidam diariamente com informações sigilosas sejam obrigados a informar um duplo fator de autenticação, protegendo suas contas e suas informações, sem afetar o login dos usuários comuns.
Simplificamos, agora cada pessoa pode desativar seu MFA
Para tornar a autenticação um processo ainda mais simples, cada usuário comum agora tem autonomia para desabilitar o MFA em sua própria conta, através do menu de configurações. Mas atenção: isso só é permitido se a pessoa não estiver no grupo com MFA obrigatório.
Acompanhamento mais completo da segurança
Agora quem administra a empresa pode ter um relatório de usuários que tiveram seu MFA desativado, quando o próprio usuário desativou a configuração no seu perfil ou mesmo quando essa ação foi realizada pela administração da empresa (contendo uma justificativa).
Outra informação importante que será disponibilizada e pode ser consultada por quem administra é para ver os grupos que tiveram MFA obrigatório ativado ou desativado.
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Você conhece o recurso de autenticação multifator (MFA) do TOTVS Identity? Trata-se de uma configuração que permite usar um segundo fator de autenticação para acessar o contexto da empresa, sendo este um token gerado pelo aplicativo My Safe id ou outro aplicativo autenticador de sua preferência.
Agora a administração da empresa pode configurar que a autenticação multifator seja obrigatória para o grupo de usuários Everyone. Mas atenção: ao habilitar o MFA obrigatório na empresa, todas as pessoas precisarão autenticar-se via interface. Se houver alguma integração que esteja fazendo login via API, esse recurso não será suportado e a integração irá parar de funcionar.
Instruções diretamente na tela de login
Quando a opção de MFA obrigatório estiver habilitada e a pessoa que está tentando autenticar-se ainda não tiver o MFA configurado em seu perfil do Identity, na tela de login serão apresentadas orientações completas sobre o procedimento, incluindo um link para download do aplicativo My Safe id na Store e o QR code de ativação.
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- Adicionado CAPTCHA de verificação ao utilizar o recurso de Auto-inscrição no TOTVS Identity. (FIAM-4269)
- Correção de inconsistência no relatório de acessos bem sucedidos. (FIAM-4329)
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- Ajustes no cadastro de usuários, para apresentar uma mensagem de aviso caso o e-mail informado já esteja vinculado como e-mail secundário de outro usuário da empresa.
- Correção de inconsistência no cadastro do usuário, que estava sendo criado com o status Ativado em vez de Convidado.
- Correção realizada para que a autenticação ocorra normalmente para usuários com samAccountName maiúsculo no documento de AD.
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- Efetuados diversos ajustes para prevenção de ataques e correção de falhas de segurança.
- Correção de inconsistência que impedia a troca de e-mail pela tela de perfil do usuário.
- Correção de inconsistência no relatório de acessos bem sucedidos.
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- Inclusão de bloqueios de segurança para evitar ataque de enumeração de usuários.
- Realizado ajuste ao habilitar o CAPTCHA na autenticação do Identity, quando houver problema no login por credenciais inválidas, o CAPTCHA é recarregado para nova validação.
2020
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DESTAQUES
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No mês de maio liberamos o relatório de Auditoria, com apenas duas opções de dados. Agora esse relatório está muito mais completo, trazendo as seguintes opções de dados: Aplicativos, Grupos, Perfisdo usuário e Papéis. Você pode filtrar os dados conforme desejar, receber os dados em seu e-mail e ainda obter o detalhamento de cada evento apresentado em tela no formato JSON. Acesse a documentação de Identity | Auditoria e saiba mais!
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Confira mais detalhes na documentação do novo recurso e confira também os outros relatórios que estão disponíveis para os administradores do Identity.
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- Removida da tela de Gerenciar Active Directories a exibição da quantidade de usuários e grupos pendentes. Agora é apresentada a opção Visualizar, que direciona para a tela de listagem de usuários.
- Realizado ajuste para apresentar corretamente no perfil do usuário a empresa a qual pertence.
- Correção realizada para apresentar o logo da empresa na página de login do Identity após alterá-lo na aba Customização.
- Correção realizada para abrir a lista de aplicativos navegáveis da empresa quando os usuários acionarem o botão Adicionar aplicativo.
- Realizado ajuste para apresentar corretamente a alteração de um ícone de aplicativo customizado.
- Inclusão de novo script no Desktop SSO. Com isso, houve alterações nos passos de configuração do Desktop SSO. Para consultar o passo a passo atualizado, clique aqui.
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- Realizada correção na tela do Identity onde ao realizar uma solicitação de reset de senha que foi desabilitada, seja informado ao usuário um aviso em tela, de que esta ação não é permitida.
- Aplicado ajuste na tela de reset de senha, mostrando ao usuário uma mensagem caso ele não tenha atendido os requisitos para cadastro de uma nova senha.
2019
Dezembro
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Disponível em
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Disponível em
Correções
- Correção no Desktop Launcher para permitir a autenticação em aplicativos desktop.
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- Retirada a opção Meu Perfil do menu de Perfil dos administradores de contexto. As informações desta página ainda podem ser consultadas na página [arquivada] Identity | Gerenciar conta. Para usuários comuns, a opção permanece.
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- Implementada a exclusão automática dos registros de usuários cadastrados em empresas desativadas no fluig Identity há mais de 18 meses.
- Redesenho da tela Adicionar Novo Usuário.
Agosto
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Disponível em
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Para utilizar as APIs é necessário gerar um access token a partir das credenciais de um administrador do contexto e informar como parâmetros o token do Active Directory do qual o usuário foi importado e o e-mail. As APIs são válidas apenas para usuários importados cujo status atual é "Pendente".
Correções
- Removida a opção "Type Ldap" das configurações de diretório no SmartSync por conta do fim do suporte ao protocolo Open LDAP no Identity anunciado em setembro/2018. Apenas diretórios do tipo Active Directory são suportados pelo fluig Identity.
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- Removido o espaço em branco exibido no abaixo do rodapé do Launchpad do administrador quando há um grande número de aplicativos adicionados.
- Corrigido o recurso de renovação do certificado SAML um período de 10 anos.
- Ajustado o retorno da tag "totalSize" do endpoint getAllApplicationUsers para que seja transmitido o valor correto.
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- Retirados os campos Cargo, Endereço corporativo e Telefone corporativo da tela Adicionar Usuário para torná-la mais simples e enxuta. Os campos ainda estão disponíveis na tela Gerenciar Usuário e também são preenchidos via integração com o Active Directory.
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- Corrigido o redirecionamento ao utilizar a widget Mini Launchpad do fluig, para que o usuário seja encaminhado diretamente ao aplicativo selecionado ao invés do Identity | Launchpad do Identity.
Junho
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Disponível em
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- O valor do ObjectGUID dos usuários importados e aceitos a partir de um Active Directory será exibido na página Gerenciar Usuário, acionando a opção Mais Detalhes.
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- Melhorada a performance das consultas às atualizações em grupos do Active Directory realizadas pelo SmartSync. Para aplicar esta correção é necessário atualizar o SmartSync para a versão 4.1.7.
2018
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release-88
Monitore o contexto da sua empresa com os novos relatórios
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- Corrigida a validação de domínio nas tentativas de login originadas a partir do Desktop Launcher.
Nota |
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O domínio da empresa no fluig Identity é informado nos campos SSOProfileStoreRestUrl e UserStoreRestUrl. Por exemplo, https://suaempresa.fluigidentity.com. |
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Disponível em
Correções
- Os templates de e-mail no idioma Espanhol foram reestabelecidos, bem como a habilidade do administrador de editá-los.
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Correções
- Na aba Pessoal do Identity | Launchpad, ao acionar Adicionar apps, os aplicativos disponíveis para inclusão neste launchpad serão listados automaticamente. Anteriormente era necessário clicar sobre o link Pessoal no canto superior direito da página para exibí-los.
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Disponível em
Correções
- A opção de troca de contextos, que atualmente é exibida apenas quando o usuário autentica-se no fluig Identity usando a Senha pessoal ou via Identity | SmartSync, foi habilitada também para logins a partir do Desktop SSO. Lembrando que a troca de empresas só está disponível para perfis existentes em mais de um contexto.
- O recurso Aceitar Todos da página de importação de usuários pendentes do Active Directory foi corrigido para que, caso algum usuário não possa ser aceito devido a uma inconsistência no cadastro, o processo não seja completamente interrompido e os demais usuários possam ser aceitos normalmente.
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Para simplificar esse processo, a seção Certificado SAML da página de Segurança agora exibe a data de criação ou renovação do certificado e a data de expiração. Além disso, o administrador poderá renovar rapidamente o certificado SAML por um período de 10 anos através da opção Renovar certificado.
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Após a renovação do certificado, é necessário atualizá-lo nas aplicações SAML integradas ao Identity, como o fluig, Zendesk e ERPs TOTVS, para garantir a continuidade do acesso dos usuários.
Acesse o guia "O certificado SAML do contexto vai expirar. Como fazer a renovação?" para saber como proceder quando o certificado SAML do seu contexto estiver prestes a perder a validade.
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- Determinadas informações disponíveis no Identity | Dashboard não eram apresentadas para administradores que possuem múltiplos contextos, mas são apenas usuários básicos nas demais empresas. Essa situação foi solucionada.
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A era Snowflake chegou ao fim no fluig Identity. Bem vindo à atualização fluig Waterdrop! Para acompanhar as novidades da plataforma fluig, a tela de login do Identity ganhou uma cara nova, super clean.
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- Retirado o campo Telefone de recuperação da página Meu perfil Identity | Configurações do usuário dos usuários básicos devido à descontinuação do recurso.
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- Adicionados os links para download do safe id nas páginas Meu perfil Identity | Configurações do usuário (Usuário Básico) / Gerenciar Conta (Administrador).
2017
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release-283
Disponível em
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- Corrigida a atualização do status na página Gerenciar Usuário ao reativar um indivíduo cujo status era Inativo. Para aplicar esta correção é necessário atualizar o SmartSync para a versão 4.1.3.
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Para configurar, é só baixar o safe id da loja do seu smartphone, escanear o código fornecido pelo fluig Identity e pronto! O acesso à empresa estará protegido por uma camada adicional de segurança, mas continuará extremamente simples: o fluig Identity irá solicitar o token gerado pelo safe id durante o login, logo após o e-mail e senha.
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Dica | ||
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Consulte as documentações do Aplicativo My Safe id e Identity | Multi-Factor Authentication em que explicamos passo a passo como ativar e configurar a autenticação multifator na sua empresa e nas contas dos usuários. |
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Dica |
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Não deixe de acessar a página Identity | Aplicativos GoodData para conhecer os requisitos e saber como configurar e utilizar este novo tipo de aplicativo. |
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Os parceiros fluig Identity agora podem extrair relatórios sobre as empresas associadas com detalhes a respeito das licenças atribuídas a aplicativos, como o status, responsáveis e as datas em que foram realizadas alterações. Saiba mais acessando a documentação de Parceiros.
Correções
- Para usuários que estão cadastrados em mais de uma empresa no fluig Identity, o recurso de troca de contextos foi corrigido para que se comporte de acordo com a regra de negócio:
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- O funcionamento da importação de usuários do Active Directory foi ajustado para que este procedimento seja realizado sempre que o serviço do SmartSync for iniciado, tanto pela aplicação (Start/Stop Service) quanto como serviço do sistema operacional. Com isso não é mais necessário alterar o nome ou sobrenome de um usuário para iniciar sua importação para o fluig Identity, basta reiniciar o serviço. Para aplicar a correção, deve-se instalar o SmartSync 3.0.6 para Windows ou Linux.
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O recurso de redefinição de senhas por imagem agora permite configurar quando uma notificação será enviada por e-mail caso o usuário falhe ao tentar redefinir a senha. Para saber mais sobre este recurso e configuração, acesse Habilitar e Configurar o Serviço.
Correções
- Liberação do método clone na API REST v2 do fluig Identity para permitir a clonagem de aplicativos. Os parâmetros necessários para a realizar a clonagem são o companyID (ID da Empresa) e o appID (Código do aplicativo).
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- Inclusão de registros adicionais nos logs da ferramenta para melhor rastreamento de inconsistências no carregamento dos itens de menu.
2016
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