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Índice
maxLevel5
outlinetrue
indent8.1.1
exclude.*ndice
stylenone

Objetivo

Gera, automaticamente, atendimentos de ordens de serviços dos agendamentos que foram realizados pelo controle de alocação após a geração e implantação do contrato. Para agendamentos avulsos, sem vínculo com contratos, não há geração automática e o atendimento da ordem de serviço é manual.

 

Informações
titleNota

É possível gerar o atendimento da OS de forma automática sem a dependência do processo de alocação de atendentes.

Informações
titleNota

É importante considerar que as informações da geração de atendimentos de ordens de serviço dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:

  • Atendentes.
  • Contrato gerado.
  • Ordens de Serviço.
  • Serviço criado.
  • Locais de Atendimento.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Image RemovedImage Added

 


Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:

Deck of Cards
effectDuration0.5
historyfalse
idsamples
effectTypefade
Card
defaulttrue
id12
labelApontamento Material de ImplantaçãoGeração de Atendimentos de OS

Para a geração de atendimento de ordens de serviços, preencha a tela dos Parâmetros.

Para realizar um apontamento de material de implantação, acesse Atualizações / Centro de Serviços / Apontamento de Materiais.

Selecione um número de contrato e clique em Apontamento de materiais e selecione aba Material de Implantação.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Ao utilizar a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS = 1, será exibida a seguinte mensagem: 

Aviso
titleDescontinuação da rotina

"Atenção ! A utilização da rotina Geração de Atendimentos com o parâmetro MV_GSGEROS ligado (MV_GSGEROS = 1) será descontinuado. Utilize a rotina com o parâmetro MV_GSGEROS desligado. A rotina de Geração de Atendimento ainda deve ser executada para concluir o fluxo de operações do Gestão de Serviços, porém, em sua versão mais recente. Por favor, siga as orientações do TDN abaixo para atualizar a rotina:

https://tdn.totvs.com/pages/releaseview.action?pageId=555849119 "


(Válido apenas para clientes que utilizam a integração GS x RH)

Card
defaulttrue
id21
labelApontamento Material de ConsumoGeração de Atendimento sem OS

A partir do dia 15/07/2019 será possível a utilização do parâmetro MV_GSGEROS. Ele tem como valor padrão "1" (ativo).

Para utilizar o parâmetro com o valor = 2, onde não será realizada a geração de ordem de serviço, será necessária a criação do Pergunte "TEC900A". Caso o pergunte não esteja no dicionario, o comportamento da rotina será feito como se o parâmetro estivesse ativo(=1).

Com o parâmetro ativo, o processo não sofrerá alteração, ou seja, as ordens de serviço serão geradas normalmente para fins de atendimento das agendas. Com parâmetro desabilitado, o processo sofrerá modificações de modo a não gerar ordens de serviço para atendimento das agendas

  •  AB6 - Ordens de Serviços.
  •  AB7 - Itens das Ordens de Serviços.
  •  AB8 - Subitens  da ordem de serviço.
  •  AB9 - Apontamento de Atendimento.
  •  ABA - Itens de Apontamento do Atendimento. 

A mudança tem como objetivo fazer a separação da geração das Ordens de Serviços do Field-Service, pois não possui relação obrigatória, melhorando o desempenho da rotina.

Para informações sobre o processo completo, visite a seção de conteúdos relacionados, no final dessa página. 

Aviso
titleAtenção

Não é feito apropriação do custo da mão de obra.

Pivot Table
id1569262691194_1679815772
CampoDescriçãoTipo
MV_GSGEROS

Valor Padrão "1"  : "SIM"

Segue padrão, com geração da ordem de serviço.

Valor "2" : "NÃO"

Não gera OS do Field-Service

Caracter

Para realizar um apontamento de material de consumo, acesse Atualizações / Centro de Serviços / Apontamento de Materiais.

Selecione um número de contrato e clique em Apontamento de materiais e selecione aba Material de Consumo.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.
Card
defaulttrue
id3
labelEstorno Apontamento Material de ImplantaçãoMobile

Para a integração com mobile é necessário por meio do parâmetro MV_GSHRPON, caso o mesmo não esteja criado, ele terá como valor padrão 2 (desativado), ou seja, terá comportamento padrão sem nenhum tipo de integração.

O parâmetro pega as informações do campo ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT, que são preenchidos com a integração.

CampoDescriçãoTipo
MV_GSHRPON

Valor 1  : "SIM"

Pega o campo de integração para preenchimento de horas.

Valor Padrão 2 : "NÃO"

Segue o padrão pega os campos de entrada e saída da ABB( ABB_HRINI e ABB_HRFIM).

Carácter
Aviso
titleImportante

Para essa integração teremos 2 pontos de atenção:

  1.  Caso os campos(ABB_HRCHIN e ABB_HRCHOUT) não existirem no dicionario de dados e a integração(parâmetro MV_GSHRPON)  estiver ativo, não será possível a geração das Ordens de Serviços e ou do Atendimento sem Ordem de Serviço. Para isso  o usuário será alertado através de mensagem no sistema.
  2. Caso os campos existam no dicionario de dados e o parâmetro não existir, a geração do atendimento de Ordem de serviço não irá encontrar registros, pois ele irá se comportar de maneira padrão, onde os campos ABB_ATENDE e ABB_CHEGOU não são manipulados

Para realizar um estorno de material de implantação, acesse Atualizações / Centro de Serviços / Apontamento de Materiais.

Selecione um número de contrato e clique em Apontamento de materiais / aba Material de Implantação e selecione a linha do grid que será estornada e clique em Confirmar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações
  1. .

Para realizar um estorno de material de consumo, acesse Atualizações / Centro de Serviços / Apontamento de Materiais.

Selecione um número de contrato e clique em Apontamento de materiais / aba Material de Consumo e selecione a linha do grid que será estornada e clique em Confirmar.

As informações devem ser preenchidas de acordo com as orientações descritas em Principais Campos.

Veja também as funcionalidades disponíveis em Outras Ações.

Card
defaulttrue
id4
labelEstorno Apontamento Material de Consumo

 

Multi-Filiais

Para a rotina funcionar em modo multi-filial é necessário adicionar o pergunte (SX1) conforme a tabela abaixo: 

Pergunte: TEC900 com o parâmetro (MV_GSGEROS = "1" ou sem o parâmetro).

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM17
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR17
X1_F3SM0 - Filial

Pergunte: TEC900A com o parâmetro MV_GSGEROS = "2"

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM10
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR10
X1_F3SM0 - Filial



Informações
titleNota

De acordo com as informações cadastradas nas pré-condições, os Principais Campos podem ser preenchidos por meio da utilização da consulta padrão (tecla F3).


Principais Campos 
Âncora
principaiscampos
principaiscampos


Pergunte: TEC900 - Geração de Atendimentos de Ordens de Serviços MV_GSGEROS = "1".

Campo:

Descrição

Atendente De?
Preenchido automaticamente

Selecione o código inicial do atendente.

Exemplo:

000010

000000000002TEC

Atendente Até?
Informe

Selecione o código final do

material de implantação

atendente.

Exemplo:

000176

000000000003TEC

Data Início De?

Informe

o código do material de consumo

a data inicial.

Exemplo:

000178

01/06/2016

Data Fim Até?

Preenchido automaticamente

Informe a data final.

Exemplo:

MI

MC

15/06/2016

Cliente De?

Preenchido automaticamente

Selecione o código inicial do cliente.

Exemplo:

Guarita

Vassoura

TEC001

Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

Cliente Até?
Preenchido automaticamente

Selecione o código final do cliente.

Exemplo:

1,00

Contrato De?

Informe a quantidade do apontamento.

Exemplo:

1,00

Contrato Até?Informe o código de tipo de movimentação no estoque.

Exemplo:

605

O.S De?Data preenchida automaticamente.

Exemplo:

20/06/2016

O.S Até? Serviço Padrão? Local De? Local Até? Supervisor de? Supervisor até? 

...

TEC005

Importante: Este parâmetro, quando informado, irá filtrar os dados da tabela de Local de Atendimento (ABS) que diz respeito ao cliente selecionado.

Contrato De?

Selecione o contrato inicial

Exemplo:

CRTATO120000013

Contrato Até?Selecione o contrato final.

Exemplo:

CRTATO120000014

O.S De?Selecione a ordem de serviço inicial.

Exemplo:

000001

O.S Até?Selecione a ordem de serviço final.

Exemplo:

000004

Serviço Padrão?Selecione o serviço padrão.

Exemplo:

000008

Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

Exemplo:

00000006

Local Até?Selecione o local de atendimento final.

Exemplo:

00000006

Supervisor De / Até ?

Selecione o supervisor inicial e final.

Exemplo:

0000001 a 0000015

Operação ?

Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM16
X1_PERGUNTOperação ?
X1_VARIAVLMV_CHG
X1_TIPON
X1_TAMANHO1
X1_DECIMAL0
X1_PRESEL2
X1_GSCC
X1_VAR01MV_PAR16
X1_DEF01Inclusão
X1_DEF02Exclusão
Filial ?

Define as filiais que será realizado o processamento.

Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900
X1_ORDEM17
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR17
X1_F3SM0 - Filial


Essa funcionalidade esta disponível a partir da versão 15/07/2019.
Pergunte: TEC900A - Geração de Atendimentos Sem Ordens de Serviços MV_GSGEROS= "2".

Caso o parâmetro MV_GSGEROS esteja configurado com o valor '2' (Não), é mandatório que a base de dados possua os Perguntes (SX1) abaixo, que estão disponíveis a partir do Dicionário de dados R27 disponível no Portal.

Campo:

Descrição

Atendente De?

Selecione o código inicial do atendente.

Exemplo:

000000000002TEC

Atendente Até?

Selecione o código final do atendente.

Exemplo:

000000000003TEC

Data Início De?

Informe a data inicial.

Exemplo:

01/06/2016

Data Fim Até?

Informe a data final.

Exemplo:

15/06/2016

Cliente De?

Selecione o código inicial do cliente.

Exemplo:

TEC001

Cliente Até?

Selecione o código final do cliente.

Exemplo:

TEC005

Local De?Selecione o local de atendimento inicial.

Exemplo:

00000006

Local Até?Selecione o local de atendimento final.

Exemplo:

00000006

Operação ?

Define se deve realizar a geração (opção 1 ou em branco) ou a exclusão dos atendimentos

Funcionalidade disponível apenas para versão 02/05/2019 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM09
X1_PERGUNTOperação ?
X1_VARIAVLMV_CHG
X1_TIPON
X1_TAMANHO1
X1_DECIMAL0
X1_PRESEL2
X1_GSCC
X1_VAR01MV_PAR09
X1_DEF01Inclusão
X1_DEF02Exclusão
FIlial ?

Define as filiais que será realizado o processamento.

Funcionalidade disponível apenas para versão 17/04/2020 ou superior do programa TECA900.

Caso o pergunte (SX1) não esteja disponível, utilizar a tabela abaixo para criá-lo:

CampoConteúdo
X1_GRUPOTEC900A
X1_ORDEM10
X1_PERGUNTFilial ?
X1_TIPOC
X1_TAMANHOConforme sua Filial
X1_DECIMAL0
X1_GSCR
X1_VAR01MV_PAR10
X1_F3SM0 - Filial

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