Histórico da Página
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- Pelo ERP, o comprador dispara o processo de solicitação de coleta de preço das solicitações de ordens de compra;
- Esse processo envia emails aos fornecedores escolhidos pelo comprador para participar do processo de compra (é utilizado o e-mail do cadastro do Fornecedor do Logix - Aba "Comunicação");
- O fornecedor recebe o email com o link de acesso, código e token;
- Com esses dados, o fornecedor consegue acessar o portal e realizar a cotação;
Dados do e-mail recebidoPrincipais Campos e Parâmetros:
Campos | Descrição |
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Título do Email | "Coleta de preços E-Cotação - Empresa <Empresa Cadastrada no Logix>" Exemplo: |
Corpo do Email | "Solicitamos a sua melhor cotação de preço para o fornecimento dos materiais, através do nosso Portal E-Cotação até o dia <Data limite para envio da proposta>. Esta solicitação não representa um pedido de compra, cabendo ao SOLICITANTE aceitar ou não a presente proposta. Para realizar suas cotações no portal E-Cotação, <link para acesso do E-Cotação>e informe os dados abaixo: Código do Fornecedor: <Código do Fornecedor cadastrado no Logix> Token de acesso: < Token de acesso > Exemplo: |
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A tela de login é acessada clicando no link recebido por e-mail:
. Após clicar no link, será aberta no browser a tela abaixo:Principais Campos e Parâmetros:
Campos | Descrição |
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Código do Fornecedor | Código do Fornecedor cadastrado no Logix. Esse código está no e-mail recebido pelo fornecedor. Exemplo: |
Token de acesso | Token criado para que o fornecedor consiga acessar o Portal. Caso ocorra erro na autenticação, é possível que este token esteja expirado. Neste caso, é necessário solicitar ao comprador o reenvio do e-mail de coleta para criação de um novo token válido Dica: Selecione o token no email, e utilize o CTRL-C/CTRL-V na tela de login para copiar o token. |
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Esta tela mostra a listagem das cotações de compras pendentes e também orçadas.
Principais Campos e Parâmetros:
Campos | Descrição |
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Lista* | Número atribuído a um conjunto de ordens de compra enviados para a coleta. Controle interno do Logix |
Ordem de Compra* | Trata-se de um número sequencial pelo qual o comprador consegue identificar a solicitação de compra no Logix. |
Item* | Código do item para o qual está sendo solicitada a cotação. Ex: código: 700064. |
Descrição do Item* | Descrição do item para o qual está sendo solicitada a cotação. Ex: CAPA DE PLÁSTICO 170X23X25CM COM LOGO. |
Quantidade | Quantidade de itens que está sendo solicitada na Ordem de Compra a ser cotada. |
U.M.* | Unidade de Medida do Item utliizada na criação da solicitação da ordem de compra. Ex: PC, KG, LT. |
Data Limite | Data limite para envio da cotação pelo fornecedor, esta data é definida pelo comprador no envio da solicitação de coleta, é a data máxima que o comprador deseja receber a proposta. Após esta data, o fornecedor corre o risco de não participar mais do processo de compra. |
Situação | Situação da Cotação. Esta pode ter os seguintes status:
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*os campos lista, ordem de compra, item, descrição do item e U.M são provenientes de cadastros prévios já existentes no ERP Logix.
Outras Ações / Ações Relacionadasrelacionadas:
Ação | Imagem | Descrição |
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Cotar | Abre a tela de cotação para a ordem selecionada onde o fornecedor informa os dados da negociação e efetiva o envio da cotação ao comprador. Para selecionar a ou as ordens, clicar na primeira coluna. Em seguida, clicar no botão "Cotar". Exemplo: Neste exemplo, foram selecionadas as ordens de compra 55835 e 55862 para serem cotadas. Após clicar no botão, é aberta a tela de cotações (vide tópico 03...) | |
Lista | Ordem de Compra | Filtro para buscar uma ordem de compra específica. Esta busca pode ser por lista ou pelo número da ordem de compra. Exemplo: Busca pela ordem 55827: Para retirar o filtro, basta clicar no "x": | |
Carregar mais resultados | Por padrão, a tela mostra 10 registros. Ao clicar nessa opção as lista com as solicitações de compra é expandida, mostrando mais 10 registros. | |
Gerenciador de colunas | Permite que o usuário escolha os campos que deseja ver em tela. Por exemplo: Neste exemplo, as colunas "Lista" e "Item" serão omitidos na tela. A opção "Restaurar padrão", limpa esse filtro, mostrando todas as colunas padrão da aplicação. |
Utiliza coleta de preços geradas a partir do programa SUP21007 para integração via Portal E-Cotação.
Conversor sup01983.cnv
Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais
Quantidade de dias que o Fornecedor terá o Token válido para acessar o portal e realizar as cotações das ordens de compras disponíveis.
Ao gerar o Token de acesso, quando este parâmetro possuir um valor maior que 0 (zero) será considerado como validade do Token. Ao expirar o Token é necessário gerar um novo, onde novamente será considerado este parâmetro para informar a sua validade.
Exemplo: O parâmetro possui o valor de "7" dias. Hoje, através da execução da rotina SUP21007 marcando a opção "Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação" foi gerado um novo Token para o Fornecedor "A". O Fornecedor "A", poderá acessar o portal com este Token durante os próximos 7 dias. A partir do 8º dia, o sistema não irá permitir o acesso no portal com este Token, pois o mesmo está expirado.
Desta forma, caso seja processado via o sup21007 o programa irá gerar um novo Token para o Fornecedor "A" e enviá-lo por e-mail.
Caso este parâmetro não seja informado ou o valor dele seja 0 (zero), a validade padrão do token é de 1 hora.
Obs.: É importante avaliar com cautela o valor que será informado neste parâmetro, visto que este Token é a segurança de acesso ao Portal.
Conversor sup01946.cnv
Parâmetros Logix - Processo Entradas - Compras - Gerais
b. Tabela
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Tabela para gerenciamento da integração do Portal com o Logix.
Conversor sup01986.cnv
04. SUP22002 PAINEL DE ORDENS DE COMPRA
Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:
- Que estejam com situação aberta;
- Que não estejam designadas;
- Que sejam do mesmo comprador do usuário logado no SUP22086 (ou se for substituto).
Outras Ações / Ações relacionadas
a. Acesso ao programa SUP21007
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Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação.
Deve selecionar as ordens de compra no SUP22002, com situação aberta e sem fornecedor designado, e em seguida utilizar a opção “E-Cotação” para abertura do SUP21007. Ao selecionar as ordens no SUP22002 e utilizar a opção "Modificar" é aberto o programa de designação manual de fornecedores, SUP22086, que também possui a mesma opção "E-Cotação" para acesso ao SUP21007.
Informações | ||
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Este botão somente será exibido se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”. |
4. TELA DE ORÇAMENTOS
Parâmetros:
- LOG00087: Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação
05. SUP22086 DESIGNAÇÃO DE FORNECEDOR
Visão geral: Somente serão consideradas ordens que atendam os seguintes requisitos:
- Que estejam com situação aberta;
- Que não estejam designadas;
- Que sejam do mesmo comprador do usuário logado no SUP22086 (ou se for substituto).
Principais Campos e Parâmetros
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Principais Campos e Parâmetros
Descrição | |
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Lista E-Cotação | Indica o número da lista de cotações utilizadas pelo portal E-Cotação. |
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Outras Ações / Ações relacionadasa. Acesso ao programa SUP21007
Ação | Descrição | |||||
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E-Cotação | Acesso ao programa SUP21007 para processamento da coleta de preços aos fornecedores com possibilidade de envio para o Portal E-Cotação. Serão consideradas todas as ordens pesquisadas em tela, desde que atendam aos requisitos descritos em "Visão Geral". Todas que estiverem aptas ao envio de coleta, serão carregadas no SUP21007.
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06. SUP21007 PREPARAÇÃO/EMISSÃO POR COLETA
Visão geral: As ordens de compra preparadas para coleta de preços, poderão ser integradas ao Portal Web E-Cotação.
a. Integração com o Portal Web E-Cotação
Principais Campos e Parâmetros
Quando selecionado, indica que as cotações serão realizadas pelo Portal E-Cotação.
title | Importante! |
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Indica a data limite de que o fornecedor terá para responder a cotação no Portal E-Cotação.
A data limite poderá ser definida no parâmetro (Data do envio da cotação + número de dias definido no parâmetro "Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web")
Informações | ||
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Este campo somente será habilitado se o parâmetro por empresa do LOG00087 "Utiliza o portal de cotação E-Cotação" estiver marcado como “S”. |
Outras Ações / Ações relacionadas
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A opção de informar no programa SUP21007 continua da mesma forma. Com a diferença que para utilizar a integração com o Portal E-cotação, para coleta dos preços, será necessário selecionar a opção "Realizar cotação via E-cotação" e informar a "Data limite retorno via E-cotação". Essa data será enviada no e-mail ao fornecedor e será apresentada no portal.
Somente ordens de compra que não possuem fornecedor designado estarão disponíveis para coleta de preço via portal E-Cotação
Ao selecionar o campo "Realizar cotação via E-Cotação" no SUP21007, os botões "Conferir", "Enviar", "Retornar" serão ocultados da tela, ou seja, apenas o botão "Processar" deverá ser utilizado para o envio de coleta de preço via o E-cotação.
Para utilizar o processo padrão de coleta de preço do SUP21007 / SUP21008 não deve marcar o parâmetro "Realizar cotação via E-cotação" no SUP21007.
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O processamento será realizado com as ordens de compra e fornecedores selecionados na tela principal do programa para geração das informações relacionadas ao Portal E-Cotação. Será gerado um número de lista para orçamento das ordens, a geração de Token de acesso ao portal e por fim será realizado o envio do e-mail com as informações: Data Limite para realizar a cotação da ordem de compra, Login, Token de acesso e o link do portal E-Cotação.
Quando uma ordem de compra for processada, será gerado pelo sistema, uma numeração de lista, que poderá compor uma ou mais ordens de compra. Se houver um novo processamento para esta ordem de compra, essa numeração de lista poderá ser reaproveitada. Esse reaproveitamento da numeração só ocorre quando a situação da cotação for 4 - "Designada no ERP" ou 5 - "Cancelada no ERP".
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Durante o processamento das ordens e fornecedores preenchidos em tela, o sistema verifica se o fornecedor possui um token válido. Se possuir um token válido, então o sistema o reaproveita. Se não, o sistema gera um novo token considerando o parâmetro "Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web" para expiração do mesmo.
Reprocessar/Reenviar uma ordem de compra: Caso uma das ordens de compra listada no SUP21007 já foi processada alguma vez para o E-Cotação, então ela automaticamente será reprocessada e estará disponível novamente para o fornecedor realizar uma nova cotação no portal. Ou seja, se precisar disponibilizar novamente a ordem de compra para o fornecedor, basta repetir o mesmo procedimento de um processamento. Nesta questão de reenvio, a ordem poderá ter uma nova data de limite para resposta de acordo com a data informada na tela.
Informações | ||
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Este processamento só será realizado se o campo em tela "Realizar cotação via E-Cotação" estiver marcado. |
Parâmetros:
- LOG00087: Quantidade de dias para expirar a coleta de preços Web
- LOG00087: Utiliza coleta de preços via Portal E-Cotação
07. SUP22112 CONSULTA SOLICITAÇÕES DO E-COTAÇÃO
Visão geral: Essa rotina permite consultar as solicitações de cotação realizadas no portal E-cotação. Esta tela contém as informações das ordens de compra com os fornecedores que já realizaram cotações ou não.
Principais Campos e Parâmetros
Código de identificação da empresa para a qual estão registradas as ordens de compra que serão consideradas para cotação no portal E-cotação.
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Indica o tipo de documento, as opções disponíveis são:
- Ordem de compra.
- Pedido de Compra.
Identificação da situação da cotação, podendo ser:
- Enviada para o Fornecedor.
- Cotada pelo Fornecedor.
- Declinada pelo Fornecedor.
- Designada no ERP.
- Cancelada no ERP.
08. VISÃO GERAL PORTAL E-COTAÇÃO
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10. PORTAL VISÃO FORNECEDOR
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