Índice
Objetivo
Permitir ao usuário consultar o status de atendimento de uma solicitação de compra, assim como solicitar modificações na compra de um material.
Benefícios
Os principais benefícios na utilização deste processo são:
- Rastreabilidade;
- Governança;
- Melhoria no gerenciamento de compras.
Ambiente de Negócio
Segmento
Manufatura
Áreas de Negócios
Compras e Suprimentos
Processo workflow
- O fluxo é iniciado pelo solicitante de compras e encaminhado aos compradores responsáveis pelos itens selecionados.
- Os compradores realizam as alterações no ERP, informam o parecer no formulário no FLUIG e enviam para o solicitante de compras.
- Solicitante de compras confere as informações e finaliza o fluxo ou solicita novas alterações para os compradores.
Atividades do Processo
Atividade: Início
Descrição: Tarefa inicial do workflow, realizada pelo solicitante
Instruções: Informar a solicitação de compra para consulta de status e se desejar selecionar os itens e informar a alteração desejada para ser enviada ao comprador.
Atividade: Analisar Alterações
Descrição: Analisar alterações solicitadas para os itens da solicitação
Instruções: Analisar as alterações solicitadas pelo requisitante, tomar as ações necessárias e informar um parecer para o requisitante sobre as alterações realizadas.
Atividade: Conferir Parecer
Descrição: Conferência das alterações e parecer do comprador
Instruções: Conferir o parecer informado pelo comprador e finalizar o workflow ou solicitar novas alterações.
Como Utilizar
O solicitante de compras seleciona uma solicitação para consultar o status dos itens e solicitar alterações se for necessário.
O solicitante de compras poderá iniciar um processo quando a solicitação informada for de sua responsabilidade, no contrário apenas poderá consultar as informações.
- O item só poderá ser selecionado para solicitar alteração caso já tenha sido gerada ordem de compra do mesmo, pois antes disso o próprio solicitante pode alterar a solicitação no ERP;
- Também não poderá ser selecionado o item, caso o mesmo já tenha sido recebido e nem se tiver com pedido de compra eliminado;
- O usuário só pode selecionar itens que pertençam a no máximo 5 compradores diferentes.
Ao selecionar um item é possível consultar o comprador do item e informar uma solicitação de alteração.
- Se o item tiver uma ordem de compra, deverá ser apresentado o número abaixo, no agrupador “Rastreabilidade”, o mesmo ocorre se houver pedido de compra. Nesta visão o solicitante sabe em ordem e pedido sua solicitação se encontra.
Através do botão “Efetivar Alterações” será possível efetivar as alterações solicitadas para todos os itens selecionados.
Caso houver necessidade há o botão “buscar todos” que mostra novamente todos os itens da solicitação informada.
Ao clicar em “Enviar” o workflow é enviado para os compradores responsáveis pelos itens selecionados.
O comprador recebe uma notificação referente a solicitação de alteração aberta pelo solicitante de compras. Para acessar o formulário recebido, basta ir na opção “Tarefas a concluir”.
Comprador clica na solicitação recebida para visualizar as informações enviadas pelo solicitante de compras.
O Comprador poderá ver os itens da solicitação que necessitam alguma alteração.
- Observação: Cada comprador só consegue visualizar os itens da solicitação que estão sob sua responsabilidade.
O Comprador deverá ir até o ERP realizar as alterações solicitadas e então colocará o seu parecer no formulário FLUIG.
Ao clicar no botão “Enviar” o formulário será enviado novamente ao solicitante de compras.
Quando o comprador retorna o formulário para o Solicitante de compras, é possível acessá-lo via notificação ou pela “Central de Tarefas”.
O solicitante de compras poderá finalizar o workflow, ou poderá solicitar novas alterações para os mesmos ou demais itens da solicitação informada.
Como Instalar
Fluig
Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig
Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: Guia de instalação fluig Studio.
Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM
O nome do arquivo do projeto do processo de consulta e alteração de necessidade de compras é: wfmcc001.zip. Ele se encontra dentro do diretório de expedição dos arquivos progress.
Na seguinte estrutura: ems2/fluig/process
Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS
No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.
Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.
Componentes dos Processos BPM
Processo BPM | Consulta/Alteração de Necessidade de Compras | |
---|---|---|
Tipo Arquivo | Nome do Arquivo | Descrição |
Formulário | WFMCC001.html | Formulário principal, contendo as informações para consulta de status e solicitações de alterações |
Formulário (mobile) – Não utilizado, pois não está disponível para mobile | WFMCC001_ecmmobile.html | Formulário para aparelhos móveis |
Zoom | fwzoomdatasul.html | Formulário para mostrar o zoom de solicitação |
Propriedades | WFMCC_en_US.properties | Arquivo com as literais para apresentação no idioma inglês |
Propriedades | WFMCC_es.properties | Arquivo com as literais para apresentação no idioma espanhol |
Propriedades | WFMCC_pt_BR.properties | Arquivo com as literais para apresentação no idioma português |
Evento Formulário | displayFields.js | Regras executadas ao mostrar os campos do formulário |
Evento Formulário | validateForm.js | Regras executadas ao validar o formulário |
Diagrama | WFMCC001.process | Diagrama do processo de consulta e alteração de necessidade de compras |
Java Script | datasul-11.5.X-SNAPSHOT.js | Funções para utilização do zoom |
Java Script | tableFunctions.js | Funções referente a manipulação da tabela utilizada no formulário |
Java Script | wfmcc001.js | Funções referente ao formulário principal do workflow |
Envio do Processo BPM para o Fluig
Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.
ERP
A seguir são apresentados links para as configurações necessárias para a integração do ERP com o Fluig. Uma vez feita essa configuração, não há necessidade de efetuar novamente a mesma.
Criação do aplicativo Datasul no Identity
Efetuar a parametrização do aplicativo Datasul para utilizar o Fluig Identity, conforme descrito no documento Itentity - Criação de Aplicativo.
Sincronizar os dados com Identity
Efetuar a sincronização dos dados conforme descrito no documento Itentity - Linha Datasul.
Configuração no Datasul para Integração com o Fluig
Integrar rotinas da linha Datasul com o Fluig para criação de processos permitindo ao cliente trabalhar com a rotina como uma solicitação com atribuição de responsáveis por atividade utilizando o workflow do Fluig para controle de prazo de conclusão, acompanhamento e notificação de responsável e requisitante, sendo as informações enviadas no final do processo para a linha de produtos Datasul para persistência. Veja no neste link como Configurar.
Considerações
Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store.
Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.
Acesse esse link para mais informações sobre a Instalação de Workflow.