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Objetivo

Permitir ao usuário consultar o status de atendimento de uma solicitação de compra, assim como solicitar modificações na compra de um material.  

Benefícios

Os principais benefícios na utilização deste processo são:

  • Rastreabilidade;
  • Governança;
  • Melhoria no gerenciamento de compras.

Ambiente de Negócio

Segmento

Manufatura

Áreas de Negócios

Compras e Suprimentos

Processo workflow

 

     

    • O fluxo é iniciado pelo solicitante de compras e encaminhado aos compradores responsáveis pelos itens selecionados.
    • Os compradores realizam as alterações no ERP, informam o parecer no formulário no FLUIG e enviam para o solicitante de compras.
    • Solicitante de compras confere as informações e finaliza o fluxo ou solicita novas alterações para os compradores.

     

    Atividades do Processo


    Atividade: Início

    Descrição: Tarefa inicial do workflow, realizada pelo solicitante

    Instruções: Informar a solicitação de compra para consulta de status e se desejar selecionar os itens e informar a alteração desejada para ser enviada ao comprador.

     

    Atividade: Analisar Alterações

    Descrição: Analisar alterações solicitadas para os itens da solicitação

    Instruções: Analisar as alterações solicitadas pelo requisitante, tomar as ações necessárias e informar um parecer para o requisitante sobre as alterações realizadas.

      

    Atividade: Conferir Parecer

    Descrição: Conferência das alterações e parecer do comprador

    Instruções: Conferir o parecer informado pelo comprador e finalizar o workflow ou solicitar novas alterações.

     

    Como Utilizar

     

      • O solicitante de compras seleciona uma solicitação para consultar o status dos itens e solicitar alterações se for necessário.

      • O solicitante de compras poderá iniciar um processo quando a solicitação informada for de sua responsabilidade, no contrário apenas poderá consultar as informações.

      • O item só poderá ser selecionado para solicitar alteração caso já tenha sido gerada ordem de compra do mesmo, pois antes disso o próprio solicitante pode alterar a solicitação no ERP;
      • Também não poderá ser selecionado o item, caso o mesmo já tenha sido recebido e nem se tiver com pedido de compra eliminado;
      • O usuário só pode selecionar itens que pertençam a no máximo 5 compradores diferentes.

      • Ao selecionar um item é possível consultar o comprador do item e informar uma solicitação de alteração.

      • Se o item tiver uma ordem de compra, deverá ser apresentado o número abaixo, no agrupador “Rastreabilidade”, o mesmo ocorre se houver pedido de compra. Nesta visão o solicitante sabe em ordem e pedido sua solicitação se encontra.

      • Através do botão “Efetivar Alterações” será possível efetivar as alterações solicitadas para todos os itens selecionados. 

      • Caso houver necessidade há o botão “buscar todos” que mostra novamente todos os itens da solicitação informada.

      • Ao clicar em “Enviar” o workflow é enviado para os compradores responsáveis pelos itens selecionados.

      • O comprador recebe uma notificação referente a solicitação de alteração aberta pelo solicitante de compras. Para acessar o formulário recebido, basta ir na opção “Tarefas a concluir”.

      • Comprador clica na solicitação recebida para visualizar as informações enviadas pelo solicitante de compras.

      • O Comprador poderá ver os itens da solicitação que necessitam alguma alteração.

      • Observação: Cada comprador só consegue visualizar os itens da solicitação que estão sob sua responsabilidade.

      • O Comprador deverá ir até o ERP realizar as alterações solicitadas e então colocará o seu parecer no formulário FLUIG.

      • Ao clicar no botão “Enviar” o formulário será enviado novamente ao solicitante de compras.

      • Quando o comprador retorna o formulário para o Solicitante de compras, é possível acessá-lo via notificação ou pela “Central de Tarefas”.

      • O solicitante de compras poderá finalizar o workflow, ou poderá solicitar novas alterações para os mesmos ou demais itens da solicitação informada.

       

      Como Instalar

      Fluig

      Instalar o ambiente de Desenvolvimento Fluig 

      Para realizar a instalação do Processo BPM é preciso ter instalado o TDS (TOTVS Developer Studio) e o plugin do FLUIG para o mesmo. Para instalar o TDS e o plugin do FLUIG visite esta página que contém detalhes para tal: Guia de instalação fluig Studio.

       

      Buscar os Arquivos para Instalação do Processo BPM 

      O nome do arquivo do projeto do processo de consulta e alteração de necessidade de compras é: wfmcc001.zip. Ele se encontra dentro do diretório de expedição dos arquivos progress.

      Na seguinte estrutura: ems2/fluig/process


      Abrir o Arquivo do Instalação do Processo BPM no TDS 

      No link estão as instruções de como fazer a abertura do arquivo do processo BPM dentro do TDS.

      Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.

       

      Componentes dos Processos BPM

      Processo BPM

      Consulta/Alteração de Necessidade de Compras

      Tipo Arquivo

      Nome do Arquivo

      Descrição

      Formulário

      WFMCC001.html

      Formulário principal, contendo as informações para consulta de status e solicitações de alterações

      Formulário (mobile) – Não utilizado, pois não está disponível para mobile

      WFMCC001_ecmmobile.html

      Formulário para aparelhos móveis

      Zoom

      fwzoomdatasul.html

      Formulário para mostrar o zoom de solicitação

      Propriedades

      WFMCC_en_US.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma inglês

      Propriedades

      WFMCC_es.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma espanhol

      Propriedades

      WFMCC_pt_BR.properties

      Arquivo com as literais para apresentação no idioma português

      Evento Formulário

      displayFields.js

      Regras executadas ao mostrar os campos do formulário

      Evento Formulário

      validateForm.js

      Regras executadas ao validar o formulário

      Diagrama

      WFMCC001.process

      Diagrama do processo de consulta e alteração de necessidade de compras

      Java Script

      datasul-11.5.X-SNAPSHOT.js

      Funções para utilização do zoom

      Java Script

      tableFunctions.js

      Funções referente a manipulação da tabela utilizada no formulário

      Java Script

      wfmcc001.js

      Funções referente ao formulário principal do workflow

       

      Envio do Processo BPM para o Fluig

      Uma vez instalado TDS deve de importar o Processo BPM para o TDS para manipularmos e posteriormente importá-lo para o servidor Fluig do cliente. Para importar o Workflow siga os passos explicados nesta página:Importação e exportação de projeto no Fluig Studio.  

      ERP

      A seguir são apresentados links para as configurações necessárias para a integração do ERP com o Fluig. Uma vez feita essa configuração, não há necessidade de efetuar novamente a mesma.

      Criação do aplicativo Datasul no Identity

      Efetuar a parametrização do aplicativo Datasul para utilizar o Fluig Identity, conforme descrito no documento Itentity - Criação de Aplicativo.

      Sincronizar os dados com Identity

      Efetuar a sincronização dos dados conforme descrito no documento Itentity - Linha Datasul.

      Configuração no Datasul para Integração com o Fluig

      Integrar rotinas da linha Datasul com o Fluig para criação de processos permitindo ao cliente trabalhar com a rotina como uma solicitação com atribuição de responsáveis por atividade utilizando o workflow do Fluig para controle de prazo de conclusão, acompanhamento e notificação de responsável e requisitante, sendo as informações enviadas no final do processo para a linha de produtos Datasul para persistência. Veja no neste link como Configurar.

      Considerações 

      Informamos que é de suma importância conhecimento técnico para implantação do componente no Fluig. Caso necessite, sugerimos aquisição de horas de consultoria para auxiliar na Implantação desses componentes junto ao canal TOTVS que lhe atende ou através da Fluig Store. 

      Todos os produtos comercializados e distribuídos na Fluig Store possuem como pré-requisito a plataforma Fluig para funcionamento.  

      Acesse esse link para mais informações sobre a Instalação de Workflow.

      • Sem rótulos