ÍNDICE
- Visão Geral
- Pré-requisitos
- Exemplo de utilização
- Clientes
- Atividades não cobráveis
- Despesas não cobráveis
- Relatórios não utilizados
- Participação do cliente
- Contatos
- Tipos de serviço do correspondente x cliente
- Clientes
- Principais Parâmetros
- Principais campos
- Sincronizar Exclusão Online com LegalDesk
- Tipos de Retenções (novo configurador de tributos)
- Documentos relacionados
01. VISÃO GERAL
Utiliza-se para cadastrar os dados dos clientes do escritório e as informações sugeridas na abertura de casos e contratos de faturamento, tais como:
- Idioma de faturamento,
- Modelos dos relatórios,
- Tabela de honorários,
- Forma de pagamento e conta bancária,
- Despesas não cobráveis para este cliente,
- Data máxima para emissão de fatura,
- Revisor, etc.
A partir da ativação dos parâmetros MV_APIFOR e MV_APICCGC, e com acesso liberado ao endereço https://app.carol.ai/api, as informações cadastrais são preenchidas após o preenchimento do CNPJ. Os recursos de preenchimento são os mesmos do Portal da Receita Federal > Dados Públicos CNPJ que são atualizados a cada 3 meses.IMPORTANTE! Preenchimento automático a partir do CNPJ!
02. PRÉ-REQUISITOS
Cadastros prévios para o efetivo funcionamento |
---|
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Escritórios; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de uma ou mais Moedas; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Bancos; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Idiomas; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Tipos de Relatório de Faturamento; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Tipos de Carta de Cobrança; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de uma ou mais Tabelas de Honorários; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de um ou mais Contatos; |
Para o efetivo funcionamento do sistema, efetue o cadastro de uma ou mais Categoria de Participantes; |
O parâmetro MV_JTHEDTM grava as horas extras na data da primeira marcação, desde que também seja configurado o parâmetro MV_APHEDTM (SIGAPON) com S.IMPORTANTE!
03. EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO
A rotina de Clientes está disponível no menu Atualizações / Cadastros/ Clientes (JURA148).
A manutenção no cadastro de Clientes do segmento jurídico é feita por esta rotina para habilitar os detalhes de uso dos módulos SIGAJURI e SIGAPFS.
a. Clientes
Veja as subpastas para melhor organização das informações.
Cadastrais - A tela é dividida em duas partes:
Parte superior: Dados cadastrais do cliente, como: Nome/Razão Social, Endereço, e-mail, etc.
Parte inferior: Informações relacionadas ao faturamento dos contratos/casos do cliente.
Caso o parâmetro MV_JALTCT esteja habilitado e algum dos campos abaixo seja alterado, ao confirmar a alteração dos dados do cliente será exibida uma mensagem questionando se as alterações devem ser replicadas para os contratos do cliente. Se escolhida a opção Sim, a réplica será feita considerando a relação abaixo, sendo possível também usar o PE na confirmação de réplica em Contratos na Alteração de Cliente:
Campo Cliente | Campo Contrato / Pagador |
---|---|
Cód Idi car (NUH_CIDIO2) | NXG_CIDIO2 e NXP_CIDIO2 |
Cód rel car (NUH_CCARTA) | NXG_CCARTA e NXP_CCARTA |
Cód cont fat (NUH_CCONTA) | NXG_CCONTA e NXP_CCONTA |
Cód Idio rel (NUH_CIDIO) | NXG_CIDIO e NXP_CIDIO |
Cód agência (NUH_CAGENC) | NXG_CAGENC e NXP_CAGENC |
Cód moeda (NUH_CMOE) | NXG_CMOE e NXP_CMOE |
Cód Sócio (NUH_CPART) | NT0_CPART1 |
Cód banco (NUH_CBANCO) | NXG_CBANCO e NXP_CBANCO |
Cód relat (NUH_CRELAT) | NXG_CRELAT e NXP_CRELAT |
Cód esc fatu (NUH_CESCR2) | NT0_CESCR |
Forma de Pag (NUH_FPAGTO) | NXG_FPAGTO e NXP_FPAGTO |
Tipo Fecham. (NUH_TPFECH) | NT0_TPFECH |
O cliente que estiver com situação definida como Potencial pode, somente, ter a situação do cadastro definida como Provisório.IMPORTANTE!
b. Atividades não cobráveis
Defina os tipos de atividades que não são cobradas do cliente, por exemplo: Reunião.
Os tipos de atividades que em seu cadastro já foram definidos como não cobráveis são vinculados automaticamente.
Os tipos de atividades cadastrados nesta aba são sugeridos na criação dos contratos do cliente.
As informações são provenientes do cadastro de Tipos de Atividade.
c. Despesas não cobráveis
Defina os tipos de despesas que não são cobradas do cliente. Exemplo: Refeição, Cópia, Telefonema.
Os tipos de despesas que em seu cadastro já foram definidos como não cobráveis são vinculadas automaticamente.
Os tipos de despesas cadastrados nesta aba são sugeridos na criação dos contratos do cliente.
As informações são provenientes do cadastro de Tipos de Despesa.
d. Relatórios não utilizados
Defina os tipos de relatórios de fatura que não são utilizados pelo cliente.
As informações são provenientes do cadastro de Tipos de Relatório de Faturamento.
e. Participação do cliente
Utiliza-se este cadastro para informar os profissionais que recebem uma comissão sobre o faturamento ou recebimento, por ter algum tipo de participação sobre o cliente.
Por exemplo, o profissional que origina o cliente recebe 10% sobre o faturamento dos 6 primeiros meses.
As informações são provenientes do cadastro de Tipos de Originação.
A soma do percentual cadastrado por tipo de originação deve corresponder ao percentual cadastrado na rotina Tipo de Originação, mesmo que ela não seja obrigatória. Ao adicionar participações, o sistema verifica se o tipo de originação utilizado permite somente a inclusão de participantes definidos como sócios, caso contrário, não é permitida a utilização do participante. A data inicial e data final não é considerado na somatória das originações, é apenas informativo. Observação
MV_JALTCT: Ajusta as informações do contrato ao alterar as informações padrão do cliente.
MV_JURHS1: Efetua a gravação dos históricos no momento da inclusão/alteração.
Gravação do Histórico não habilitada: MV_JURHS1=False. No momento da inclusão é criado o histórico correspondente ao cliente para o Ano-Mês da inclusão do cadastro. Todas as alterações realizadas posteriormente alteram o histórico. É possível incluir históricos com Ano-Mês anterior, entretanto, somente o histórico com Ano-Mês mais antigo é armazenado, os demais são apagados automaticamente. Gravação do Histórico habilitada: MV_JURHS1=True.Importante
MV_JURHS2: Considera a alteração dos cadastros efetuando o ajuste do histórico no mês anterior.
No momento da inclusão/alteração cria-se o histórico de participação do cliente para o Ano-Mês, definido da seguinte forma: MV_JURHS2=True: Ano-Mês anterior ao atual. MV_JURHS2=False: Ano-Mês atual. Os históricos maiores que essa condição são apagados.Importante
MV_JURHS3 - Deve estar habilitado para que seja exibido o histórico dos percentuais de participação do cliente.
Obs.: Essa aba possui duas variações, uma caso não seja utilizado histórico (MV_JURHS1 = .F. ou MV_JURHS3 = .F.), onde mostrará apenas as participações em vigor e outra caso seja utilizado histórico(MV_JURHS1 = .T. e MV_JURHS3 = .T.) que conterá todas as participações que o caso possuiu, sendo indicado com o campo de Ano mês fim preenchido e as participações em vigor com o campo Ano mês fim em branco.
f. Contatos
Utiliza-se para cadastrar os dados dos contatos do cliente, nome, e-mail, entre outros.
Ao cadastrar contatos para o cliente, apenas os contatos vinculados nesta aba são disponibilizados para contato de faturamento ou encaminhamento de fatura.
g. Tipos de serviço do correspondente x cliente
Esta aba da rotina de clientes serve para indicar se o cliente reembolsa serviços de correspondentes e se prepostos são reembolsados também.
Para ter um controle do modelo de contrato é necessário vincular os tipos de serviços prestados para o cliente.
Utiliza-se em contrato de escritório credenciado para tratar os Assuntos Jurídicos deste cliente.
04. PRINCIPAIS PARÂMETROS
Para o efetivo funcionamento do sistema, é necessário que os parâmetros abaixo estejam configurados.
Parâmetro | Descrição |
---|---|
MV_JALTCT | Ajusta as informações do contrato, ao alterar as informações padrão do cliente? .T. True/Verdadeiro - Ajusta; .F. False/Falso - Não Ajusta. |
MV_JDTVLMO | É obrigatório o preenchimento dos campos: Data, Moeda e Valor? 1- Sim; 2- Não. |
MV_JURHS3 | Utiliza o histórico para participações de Clientes/Casos? .T. True/Verdadeiro - Utiliza; .F. False/Falso - Não utiliza. |
MV_JURHS1 | Habilita a gravação dos Históricos? .T. True/Verdadeiro - Sim; .F. False/Falso - Não. |
MV_JURHS2 | Altera cadastros/ajusta histórico do mês anterior? .T. Ano-Mês anterior ao atual; .F. Ano-Mês atual e históricos maiores atualizados, são apagados. |
MV_JFTJURI | Habilita integração entre os módulos SIGAJURI/SIGAPFS: 1 = PFS x Juri Integrados - Escritórios; 2 = Apenas Juri - Depto. Jurídicos |
Para maiores informações sobre parâmetros acesse a página Gestão Jurídica na seção Parâmetros / Configurações.
05. PRINCIPAIS CAMPOS
Esta rotina apresenta os campos de forma Completa e Simplificada. Na forma completa são apresentados todos os campos disponibilizados pela rotina e esta forma tem como objetivo permitir cadastrar informações do cliente com foco na integração com o modulo SIGAPFS (Pré-Faturamento de Serviços) . Já na forma simplificada somente alguns campos são apresentados na tela, pois tem objetivo de cadastrar informações do cliente com foco em departamentos jurídicos para o módulo SIGAJURI (Gestão Jurídica). É necessário configurar o parâmetro MV_JFTJURI para utilizar a rotina da forma completa ou simplificada.
Para utilizar a forma completa configure o parâmetro MV_JFTJURI = '1'.
- Aba Cliente
Cadastrais
Campo |
Descrição |
---|---|
Código | Código do Cliente |
Loja | Loja do Cliente |
Nome | Nome ou Razão Social do Cliente |
N Fantasia | Nome reduzido pelo qual o cliente é mais conhecido dentro da empresa. |
Endereço | Endereço do Cliente |
Tipo | Tipo de Cliente |
Estado | Unidade da Federação do Cliente |
Município | Município do cliente |
Vendas
Campo |
Descrição |
---|---|
Grp.Venda | O preenchimento deste campo interfere na rotina Pesquisas - Assunto Jurídico para validação do Cliente e Loja. |
- Aba Contatos
Campo |
Descrição |
---|---|
Fil. Entidade | Filial |
Contato | Código do Contato |
Dados Complementares
Campo | Descrição |
---|---|
Cria Casos? | Permite a criação de novos assuntos jurídicos |
Desp discri. | Mostra as despesas discriminadas no relatório? |
Envia E-mail | Envia faturas por e-mail? |
Cód Est Fatu | Código do escritório a faturar |
Cód Moeda | Código da Moeda |
Forma de Pag | Forma de pagamento das faturas |
Cód Banco | Número do Banco para Faturamento |
Cód Agencia | Número da Agência para Faturamento |
Cód cont fat | Número da Conta Corrente para Faturamento |
Cód Idio rel | Código do idioma do relatório |
Cód Idio car | Código do idioma da carta de cobrança |
Cód relat | Código do Relatório |
Cod rel car | Código do Relatório da Carta de Cobrança |
Cod Tab Hon. | Código da Tabela de Honorários |
Sit Cadastro | Situação do cadastro. Informe a situação do cadastro para o cliente, que pode ser: Provisório ou Definitivo. Ao escolher Definitivo a situação do cliente deve ser Efetivo. Regras conforme o campo situação do Caso: Clientes provisórios só podem ter casos provisórios. |
Sit Cliente | Situação do cliente. Informe a situação cadastral do cliente, que pode ser: Potencial ou Efetivo. |
Ativo? | Indica se o cadastro esta ativo |
Utili Ebill | Define se o cliente utiliza o processo de e-Billing (quando o cliente do escritório contrata uma empresa terceirizada para analisar as faturas e efetuar os pagamentos). Preenchido com Sim, é necessário também informar o campo Cód.em Ebill com o código da empresa e-Billing. |
Cód em Ebill | Código da empresa e-Billing vinculado ao cadastro do cliente. |
Formato Ebil | Define o padrão de formato e-Billing que será considerado na geração do arquivo durante a emissão da fatura. Observação: Caso o formato escolhido seja PDF, o arquivo e-billing não será gerado, pois entende-se que os relatórios da fatura que serão postados no sistema do cliente. Além disso, na inclusão dos time sheets as informações de fase, tarefa e atividade não serão obrigatórias. |
Moeda Ebill | A moeda que será considerado na geração do arquivo Ebilling, caso esta não seja preenchida será considerado a moeda da fatura. |
Perfil | Define se é cliente e pagador ou apenas pagador (não é permitido cadastrar casos para clientes apenas pagadores). Observação: Caso o perfil seja cliente e pagador e este já possuir casos cadastrados, não será possível alterar o perfil para somente pagador. |
Sócio Resp. | Sigla do Sócio responsável pelo faturamento. |
Tipo de Fechamento | Código do tipo de fechamento para filtro na emissão de Pré-Fatura. |
Gross up Hon | Define se considera gross up de honorários na emissão da fatura 1=Não se aplica;2=Impostos;3=% fixo Quando escolher a opção "3 = % fixo", será habilitado o campo % Gross Up para preencher o percentual de cálculo, este valor será acrescido ao valor de honorários na emissão da fatura. A fórmula utilizada para chegar no valor com gross up é:
Ex.: Honorários: R$ 8.355,00 8355 / (1 - (10,5 / 100)) → 9335,19 Desta forma, o valor de gross up será 9335,19 - 8355 → 980,19 Para opção "2 = Impostos" o cálculo de gross up será acrescido ao valor de honorários e despesas tributáveis considerando a apuração de imposto da fatura. A fórmula utilizada para o cálculo é:
|
Cas Aut | Indica se será criado casos automaticamente. 1-Será criado o caso automaticamente. 2-O caso não será criado. 3-O campo de caso será habilitado para preenchimento no jurídico, se estiver preenchido será vinculado este caso, senão será criado um novo caso. |
Para utilizar a forma simplificada configure o parâmetro MV_JFTJURI = '2'.
- Aba Cliente
Cadastrais
Campo |
Descrição |
---|---|
Código | Código do Cliente |
Loja | Loja do Cliente |
Nome | Nome ou Razão Social do Cliente |
N Fantasia | Nome reduzido pelo qual o cliente é mais conhecido dentro da empresa. |
Endereço | Endereço do Cliente |
Tipo | Tipo de Cliente |
Estado | Unidade da Federação do Cliente |
Município | Município do cliente |
Dados Complementares
Campo | Descrição |
---|---|
Ativo? | Indica se o cadastro esta ativo |
06. SINCRONIZAR EXCLUSÃO ONLINE COM LEGALDESK
É possível utilizar a integração online com o Legaldesk no momento da exclusão de um cliente no SIGAPFS. Para mais detalhes consulte a documentação: Sincronização online - Pré-Faturamento de Serviços (SIGAPFS) x Legaldesk
07. TIPOS DE RETENÇÕES (NOVO CONFIGURADOR DE TRIBUTOS)
No cadastro do cliente, através do botão outras ações é possível indicar regras financeiras, que fazem parte do novo Configurador de Tributos, para determinar a configuração dos impostos para este cliente.
08. DOCUMENTOS RELACIONADOS
- Bancos
- Escritórios
- Histórico de Tabela de Honorários Padrão
- Idiomas
- Moedas
- Participantes
- Regras de Preenchimento
- Tipos de Atividade
- Tipos de Carta de Cobrança
- Tipos de Despesa
- Tipos de Originação
- Tipos de Relatório de Faturamento
- Fila de Sincronização Legal Desk
- Parâmetros Sincronização Legal Desk
- Despesas-Movimentações
- Time Sheet-Movimentações
- Lançamento Tabelado
- Casos
- Configurações para retenção PCC
- Configurações para retenção IRRF
- Configurador de Tributos - Regras Financeiras
- documento_de_referencia
- gestao_juridica
- segmento_juridico
- todos_paises
- versao_12
- jura148
- aba_clientes
- aba_atividades_nao_cobraveis
- aba_despesas_nao_cobraveis
- aba_relatorios_nao_utilizados
- aba_participacao_do_cliente
- aba_contatos
- aba_tipos_de_servicos_do_correspondente_x_clientes
- sigapfs
- juridico
- cadastro
- cliente
- clientes
- sigapfs_sisjuri
- pre_faturamento_de_servicos
- squad_sigapfs_sisjuri
- bra
- squad_juridico_dept
- mv_jaltct