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Objetivo

Esta rotina tem a finalidade de definir e precificar os serviços que devem ser executados para um ou mais clientes. Entende-se como serviços: Prestação de serviços que envolvam a alocação de pessoal (recursos humanos), envio de materiais de consumo ou materiais de implantação e serviços de locação de equipamentos. É importante notar que, por se tratar de um orçamento, o simples ato da inclusão não gera vínculos com tomador do serviço, isso significa que a inclusão não gera movimentações de estoque, títulos no financeiro, etc... Para efetivar estes vínculos, é necessário gerar o contrato do orçamento de serviços.

Mapa Mental

Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina: 

Operações

    Utilizando um Orçamento Simplificado:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior e o parâmetro MV_ORCSIMP deve estar ligado (1=Sim):

    1. Acesse a rotina Orçamento Simplificado (TECA745)
    2. Selecione a opção "Incluir"
      1. Caso o parâmetro MV_ORCPRC estiver ligado, é necessário informar uma Tabela de Precificação (TECA740E)

    Utilizando uma Oportunidade de Venda:

    1. Acesse a rotina "Oportunidade de Venda" (FATA300) e selecione um registro no grid
    2. Acesse a opção "Alterar"
    3. Acesse a opção "Outras Ações" e "Proposta Comercial"
    4. Caso não exista, inclua uma Proposta Comercial. Caso exista, selecione uma Proposta Comercial e pressione "Alterar"
    5. Com a rotina "Proposta Comercial" aberta, selecione "Outras Ações" e "Atualiza Orçamento de Serviços"
      1. Caso o parâmetro MV_ORCPRC estiver ligado, é necessário informar uma Tabela de Precificação (TECA740E)

    Utilizando uma Vistoria Técnica:

    1. Na rotina Vistorias Técnicas (TECA270), incluir ou alterar.
    2. Selecione "Outras Ações" e "Atualiza Orçamento de Serviços" e conclua a inclusão do Orçamento de Vistoria
      1. Caso o parâmetro MV_ORCPRC estiver ligado, é necessário informar uma Tabela de Precificação (TECA740E).
    3. O Orçamento incluído através da Vistoria precisa ser importado para um Orçamento Simplificado ou Proposta Comercial para se tornar um Orçamento de Serviços.
    4. No Cadastro de Vistorias Técnicas use a opção "Gerar Orçamento de Serviços" para gerar Orçamento de Vistoria ou também, no cadastro de Orçamentos,  incluir ou alterar e selecione "Incluir Vistoria".

    Importante

    O passo 4 somente será permitido após a finalização da vistoria (Status=Concluído) e após a conclusão do passo 2

    Utilizando um Orçamento Simplificado:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior e o parâmetro MV_ORCSIMP deve estar ligado (1=Sim):

    1. Acesse a rotina Orçamento Simplificado (TECA745)
    2. Selecione a opção "Excluir"

    Utilizando uma Oportunidade de Venda:

    1. Acesse a rotina "Oportunidade de Venda" (FATA300) e selecione um registro no grid
    2. Acesse a opção "Alterar"
    3. Acesse a opção "Outras Ações" e "Proposta Comercial"
    4. Selecione uma Proposta Comercial e pressione "Alterar"
    5. Com a rotina "Proposta Comercial" aberta, selecione "Outras Ações" e "Remover Orçamento de Serviços"

    Utilizando uma Vistoria Técnica:

    1. Na rotina Vistoria Técnica (TECA270), incluir ou alterar um registro qualquer
    2. Selecione "Outras Ações" e "Remover Orçamento de Serviços"

    Utilizando um Orçamento Simplificado:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior e o parâmetro MV_ORCSIMP deve estar ligado (1=Sim):

    1. Acesse a rotina Orçamento Simplificado (TECA745)
    2. Selecione a opção "Alterar"

    Utilizando uma Oportunidade de Venda:

    1. Acesse a rotina "Oportunidade de Venda" (FATA300) e selecione um registro no grid
    2. Acesse a opção "Alterar"
    3. Acesse a opção "Outras Ações" e "Proposta Comercial"
    4. Selecione uma Proposta Comercial e pressione "Alterar"
    5. Com a rotina "Proposta Comercial" aberta, selecione "Outras Ações" e "Atualiza Orçamento de Serviços"

    Utilizando uma Vistoria Técnica:

    1. Na rotina Vistoria Técnica (TECA270), selecione "Alterar".
    2. Selecione "Outras Ações" e "Atualiza Orçamento de Serviços"
    3. OBS: O orçamento incluído via Vistoria precisa ser importado para um Orçamento Simplificado ou Proposta Comercial para se tornar um orçamento.

    Utilizando um Orçamento Simplificado:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

    1. Acesse a rotina Orçamento Simplificado (TECA745)
    2. Selecione a opção "Visualizar"

    Utilizando uma Oportunidade de Venda:

    1. Acesse a rotina "Oportunidade de Venda" (FATA300) e selecione um registro no grid
    2. Acesse a opção "Visualizar"
    3. Acesse a opção "Outras Ações" e "Proposta Comercial"
    4. Selecione uma Proposta Comercial e pressione "Visualizar"
    5. Com a rotina "Proposta Comercial" aberta, selecione "Outras Ações" e "Visualizar Orçamento de Serviços"

    Utilizando uma Vistoria Técnica:

    1. Na rotina Vistoria Técnica (TECA270), visualize um registro qualquer
    2. Selecione "Outras Ações" e "Visualizar Orçamento de Serviços"

    Utilizando um Orçamento Simplificado:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

    1. Acesse a rotina Orçamento Simplificado (TECA745)
    2. Selecione a opção "Ativar / Inativar"

    Utilizando o Posicionar Registros:

    Sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

    Acesse a rotina Orçamento (TECA740)

    1. Selecione "Outras Ações" e "Posicionar"
    2. Selecione qual aba gostaria de posicionar e confirme. Após a confirmação, aparecerão os campos padrão e os campos criados pelo usuário.
    3. Preencha os campos e confirme.
      1. Se existirem as informações, será posicionado na linha.
      2. Se não existirem as informações, será exibida uma mensagem alertando o usuário que não foi possível posicionar na linha.


    Abas Uniforme e Armamento:

    As abas de uniforme e armamento possuem valores próprios e estão vinculadas ao orçamento somente quando o campo MV_ORCPRC está configurado como .F. Esses totais são incorporados ao valor da TFF, refletindo-se posteriormente no contrato. Vale observar que os itens de armamento e uniforme não geram linhas específicas nos contratos; ao invés disso, seus totais são incorporados diretamente ao posto.

    Observação: A incorporação desses valores ao contrato ocorre quando o campo MV_ORCPRC está desabilitado.


    IMPORTANTE

    Para o cálculo correto do Total Geral dos uniformes é necessário que os campos "Aloc. Previs" (TFF_QTPREV) e "Vida Útil" (TXP_VIDMES) e "Qtd.Total Un" (TXP_QTDUNI) existam na base.
    O Total Geral do Uniforme será calculado da seguinte forma:
    "Qtd. Uniforme" (TXP_QTDVEN) * "Aloc. Previs" (TFF_QTPREV) * "Vlr. Uniforme (TXP_PRCVEN) e será dividido pelo campo "Vida Útil" (TXP_VIDMES) caso seja preenchido.

    O código abaixo exemplifica a inclusão de um Orçamento de Serviços:


    Exemplo
    #INCLUDE 'PROTHEUS.CH'
    #INCLUDE 'FWMVCDEF.CH'
    
    //	Exemplo de ExecAuto Customizado, de Orçamento de Contrato de Serviço
    //	Nos ARRAYs, informar o nome do campo e valor
    
    //	Usar os Modelos abaixo, no FOR acima
    //	'TFJ_REFER'.      	//	'Ref. Proposta'
    //		GRID
    //		'TFL_LOC'      	//	'Locais de Atendimento'
    //		'TFF_RH'       	//	'Recursos Humanos'
    //			SubGRID
    //			'TFG_MI'    	//	'Materiais de Implantação'
    //			'TFH_MC'    	//	'Material de Consumo'
    //			'ABP_BENEF' 	//	'Benefícios'
    //			'TFU_HE'    	//	'Hora Extra'
    //		'TFI_LE'       	//	'Locação de Equipamentos'
    //			SubGRID
    //			'TEV_ADICIO'	//	'Cobrança da Locação'
    
    User FunctIon Orc740()
    	Local aLinha := {}
    	Local aTFJ := {}	//	Campos do Cabeçalho
    	Local aTFL := {}	//	Locais de Atendimento
    	Local aTFF := {}	//	Recursos Humanos
    	Local aTFG := {}	//	Material de Implantação
    	Local aTFH := {}	//	Material de Consumo
    	Local aABP := {}	//	Verbas Adicionais
    	Local aTFU := {}	//	Hora Extra
    	Local aTFI := {}	//	Locação de Equipamentos
    	Local aTEV := {}	//	Cobrança de Locação
    	Local nDtIni := dDataBase
    	Local nDtFim := dDataBase + 30
    
    	//	Cabeçalho
    	aAdd(aTFJ, {"TFJ_FILIAL", xFilial("TFJ")})
    	aAdd(aTFJ, {"TFJ_CODIGO", GETSXENUM("TFJ", "TFJ_CODIGO")})
    	aAdd(aTFJ, {"TFJ_CODENT", "000001"})
    	aAdd(aTFJ, {"TFJ_LOJA"  , "01"})
    	aAdd(aTFJ, {"TFJ_CONDPG", "001"})
    
    	//	Locais de Atendimento
    	aAdd(aTFL  ,  "TFL_LOC")
    	aAdd(aLinha, {"TFL_FILIAL", xFilial("TFL")})
    	aAdd(aLinha, {"TFL_LOCAL" , "00000014"})
    	aAdd(aLinha, {"TFL_DTINI" , nDtIni})
    	aAdd(aLinha, {"TFL_DTFIM" , nDtFim})
    	aAdd(aTFL  , aLinha)
    	aLinha := {}
    
    	//	Recursos Humanos
    	aAdd(aTFF  ,  "TFF_RH")
    	aAdd(aLinha, {"TFF_FILIAL", xFilial("TFF")})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_ITEM"  , "01"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_PRODUT", "000000000000001"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_QTDVEN", 10})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_PRCVEN", 1000})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_PERINI", nDtIni})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_PERFIM", nDtFim})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_TESPED", "502"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_FUNCAO", "00001"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_TURNO" , "001"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_SEQTRN", "01"})
    	aAdd(aLinha, {"TFF_ESCALA", "000002"})
    	aAdd(aTFF  , aLinha)
    	aLinha := {}
    
    	//	Materiais de Implantação
    	aAdd(aTFG  ,  "TFG_MI")
    	aAdd(aLinha, {"TFG_FILIAL", xFilial("TFG")})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_ITEM"  , "01"})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_PRODUT", "000000000000003"})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_QTDVEN", 1})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_PRCVEN", 100})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_PERINI", nDtIni})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_PERFIM", nDtFim})
    	aAdd(aLinha, {"TFG_TESPED", "501"})
    	aAdd(aTFG  , aLinha)
    	aLinha := {}
    
    	//	Materiais de Consumo
    	aAdd(aTFH  ,  "TFH_MC")
    	aAdd(aLinha, {"TFH_FILIAL", xFilial("TFH")})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_ITEM"  , "01"})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_PRODUT", "000000000000004"})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_QTDVEN", 1})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_PRCVEN", 100})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_PERINI", nDtIni})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_PERFIM", nDtFim})
    	aAdd(aLinha, {"TFH_TESPED", "501"})
    	aAdd(aTFH  , aLinha)
    	aLinha := {}
    
    	MsgRun("Orçamento", "Processando", {|| U_Exec740(aTFJ, {aTFL, aTFF, aTFG, aTFH, aABP, aTFU, aTFI, aTEV})})
    
    Return
    
    //*************************************************************
    //	ExecAuto Customizado
    User Function Exec740(aOrca, aModelos)
    	Local aLinha := {}
    	Local aGrid := {}
    	Local cCampo := ""
    	Local cMsg := ""
    	Local lRet := .T.
    	Local nGrd := 0
    	Local nLin := 0
    	Local nMod := 0
    	Local oModel
    	Local oModAux
    	Local xValor
    
    	If SuperGetMV('MV_ORCPRC')
    		oModel := FwLoadModel("TECA740F")	//	Orçamento com precificação
    	Else
    		oModel := FwLoadModel("TECA740") 	//	Orçamento sem precificação
    	Endif
    	oModel:SetOperation(MODEL_OPERATION_INSERT)
    	oModel:Activate()
    
    	//	Cabeçalho
    	oModAux := oModel:GetModel("TFJ_REFER")
    	For nMod := 1 To Len(aOrca)
    		cCampo := aOrca[nMod, 1]
    		xValor := aOrca[nMod, 2]
    		lRet := oModAux:SetValue(cCampo, xValor)
    		If !lRet
    			Exit
    		Endif
    	Next
    
    	//	Grids
    	If lRet .And. !Empty(aModelos)
    		For nMod := 1 To Len(aModelos)
    			aGrid := aClone(aModelos[nMod])
    			If !Empty(aGrid)
    				oModAux := oModel:GetModel(aGrid[1])	//	Nome do Modelo
    				For nGrd := 2 To Len(aGrid)	//	Registros do Modelo
    					If nGrd > 2
    						oModAux:AddLine()
    					Endif
    					aLinha := aClone(aGrid[nGrd])	//	Campos do Modelo
    					For nLin := 1 To Len(aLinha)
    						cCampo := aLinha[nLin, 1]
    						If FwFldGet(cCampo) == Nil
    							MsgAlert("O Campo " + cCampo + ' não existe no Modelo ' + aGrid[1], "Erro")
    							lRet := .F.
    						Else
    							xValor := aLinha[nLin, 2]
    							lRet := oModAux:SetValue(cCampo, xValor)
    						Endif
    						If lRet .And. nLin == Len(aLinha)
    							aLinha := oModel:GetRelation(aGrid[1])[1]	//	Campos de Relacionamento
    							For nLin := 2 To Len(aLinha)
    								cCampo := aLinha[nLin, 2]	//	Campo Pai
    								xValor := FwFldGet(cCampo)
    								cCampo := aLinha[nLin, 1]	//	Campo Filho
    								If Empty(FwFldGet(cCampo))
    									lRet := oModAux:LoadValue(cCampo, xValor)
    								Endif
    								If !lRet
    									nGrd := Len(aGrid)
    									nMod := Len(aModelos)
    									Exit
    								Endif
    							Next
    							Exit
    						Endif
    					Next
    				Next
    			Endif
    		Next
    	Endif
    
    	At740SCmt(.T.)
    	lRet := lRet .And. oModel:VldData()
    	lRet := lRet .And. oModel:CommitData()
    
    	If !lRet
    		aLinha := oModel:GetErrorMessage()
    		For nLin := 1 To Len(aLinha)
    			If !Empty(aLinha[nLin])
    				cMsg += aLinha[nLin] + CRLF
    			Endif
    		Next
    		MsgAlert(cMsg, "Erro")
    	Else
    		MsgAlert("Orçamento Gravado com Sucesso", " ")
    	Endif
    
    Return lRet
    
    


    Principais Campos 

      Campo Descrição Utilização
      TFJ_CODENT Código da Entidade

      Este campo é aberto para edição caso a manipulação do orçamento ocorra através da rotina Orçamento Simplificado (TECA745), com o parâmetro MV_ORCSIMP ativado. Caso a inclusão ocorra através da rotina Oportunidade de Venda, o campo é travado para edição e é preenchido automaticamente com o mesmo Cliente (AD1_CODCLI) ou Prospect (AD1_PROSPE) da Oportunidade de Venda. Na inclusão do Orçamento Simplificado, este campo sempre representará o código do Cliente (SA1). Na Vistoria Técnica (TECA270), este campo espelha-se ao campo Código da Entidade da vistoria (AAT_CODENT).

      Principais Integrações:

      Geração do Contrato (TECA850): Ao gerar o contrato, na opção de Seleção da Base de Atendimento, o sistema apresentará apenas as bases de atendimento cujo código do cliente (AA3_CODCLI) seja igual ao código da entidade (AA3_CODCLI = TFJ_CODENT). Ao utilizar a opção "Sugestão", para incluir automaticamente uma base de atendimento, o código do cliente da base será o mesmo da entidade do orçamento. No contrato, este campo cria uma linha na tabela Fornec./Clientes X Contratos (CNC), preenchendo o campo Código do Cliente (CNC_CLIENT) com o mesmo valor preenchido na entidade do orçamento (CNC_CLIENT = TFJ_CODENT).

      Central do Cliente (TECC070): Se o Gestão de Serviços estiver na versão 12.1.23 ou superior, o sistema considera os Orçamentos Simplificados na central do cliente através do campo TFJ_CODENT, conforme preenchido no primeiro parâmetro (SX1) ao acessar a Central do Cliente (TFJ_CODENT = MV_PAR01).

      Geração dos Memorandos: Se o Gestão de Serviços estiver na versão 12.1.23 ou superior, o sistema considera a informação preenchida no campo TFJ_CODENT para gerar os memorandos para os Orçamentos Simplificados.

      Alocação Automática (TECA580B): Ao acessar a rotina Alocação Automática, dentro do Gestão de Escalas, o sistema apresentará uma tela para preencher os filtros de busca (SX1). Os filtros Cliente de/Cliente até referem-se ao campo TFJ_CODENT.

      TFJ_LOJA Loja da Entidade Faz parte da chave da entidade, logo, possui as mesmas utilizações do campo TFJ_CODENT.
      TFJ_CODPG Condição de Pagamento

      Campo aberto para edição, relaciona-se com a tabela SE4  - Condição de Pagamento (MATA360)

      Principais Integrações:

      Separação (TECA820): O campo Condição de Pagamento do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Separação (C5_CONDPAG = TFJ_CODPG)

      Geração do Contrato (TECA850): Utilizado para preencher o campo CN9_CONDPG (CN9_CONDPG = TFJ_CODPG)

      Apurar fora do Contrato (TECA930): Utilizado para preencher a condição de pagamento do Pedido de Venda gerado.

      TFJ_AGRUP Agrupa Faturamento

      De acordo com o Help do campo: "Informar se o contrato será agrupado.
      Sim – O cliente de faturamento será o mesmo do campo ‘Código’ do Local de Atendimento
      Não – O cliente de faturamento será o mesmo do campo ‘Cli.Fat’ do Local de Atendimento"

      No cadastro de Locais de Atendimento (tabela ABS, programa TECA160) existe o campo ABS_CODIGO e o campo ABS_CLIFAT. O campo ABS_CODIGO indica o código do cliente ao qual o Local de Atendimento pertence. Ao gerar o contrato, o sistema criará uma Planilha (CNA) para cada Local de Atendimento do orçamento de serviços, os campos Cliente e Loja Cliente (CNA_CLIENTCNA_LOJACL) são preenchidos pelo Código e Loja do Local de Atendimento (ABS_CODIGO = CNA_CLIENT e CNA_LOJACL = ABS_LOJA), porém, se o campo Agrupa Faturamento (TFJ_AGRUP) estiver preenchido como "2 - Não", o sistema considerá o valor dos campos ABS_CLIFAT ABS_LJFAT para preencher os dados da Planilha (CNA) do contrato (ABS_CLIFAT = CNA_CLIENT e CNA_LOJACL = ABS_LJFAT)

      TFJ_GRPRH Item Agrupador para Recursos Humanos

      Os itens agrupadores (TFJ_GRPRH, TFJ_GRPMI, TFJ_GRPMC, TFJ_GRPLE) são exibidos apenas no Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2). Todos estes campos são relacionados com o cadastro de Produtos (SB1 - MATA010). Todos são aberto para edição até o a geração do contrato (TECA850), após a geração do contrato, estes campos ficam travados para edição na revisão do contrato.

      O campo Item Agrupador para Recursos Humanos (TFJ_GRPRH) relaciona-se com o campo Produto (CNB_PRODUT) do Item da Planilha do Contrato (CNB) (CNB_PRODUT = TFJ_GRPRH). No momento da geração do contrato (TECA850), com orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2), o sistema agrupa todos os itens de Recursos Humanos (TFF) em um registro no Item da Planilha do Contrato (CNB). Este único registro na CNB possuirá o mesmo valor total que a soma de todos os itens de RH daquele orçamento e quantidade um (1), por Local de Atendimento (TFL). O exemplo abaixo demonstra a utilização deste campo:

      Exemplo 1: Em um orçamento com dois Locais de Atendimento (duas linhas na TFL), cada um dos locais de atendimento possui dois itens de recursos humanos (TFF). Em cada um dos quatro itens de recursos humanos, o campo Quantidade (TFF_QTDVEN) está preenchido com o valor dez (10) e o campo Preço Unitário (TFF_PRCVEN) está preenchido com o valor dois (2). Isso significa que o total do Orçamento de Serviços é R$ 80,00. Ao gerar o contrato, se o campo TFJ_GRPRH estiver preenchido, o sistema criará duas Planilhas (duas linhas na CNA) - uma para cada Local de Atendimento (TFL) - e, em cada uma das Planilhas, apenas 1 (um) item (CNB). Este item possuirá o mesmo código informado no agrupador, o valor total dele será de R$ 40,00 - com o campo Quantidade (CNB_QUANT) preenchido com valor um (1) e o campo Valor Unitário (CNB_VLUNIT) preenchido com o valor 40.

      Caso dois ou mais agrupadores possuírem o mesmo código no orçamento de serviços, estes também são agrupados em apenas uma linha de item da planilha do contrato. Isso significa se o campo TFJ_GRPRH e o campo TFJ_GRPMI possuírem o mesmo valor, e o orçamento possuir Materiais de Implantação e Recursos Humanos em um mesmo Local de Atendimento, todos estes itens são agrupados em apenas um na CNB. Assim, em um Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2), o máximo de itens que uma planilha possuirá é quatro (se todos os itens agrupadores forem diferentes e o orçamento possuir todos os tipos de item em um mesmo local de atendimento).

      TFJ_GRPMI Item Agrupador para Material de Implantação Mesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Materiais de Implantação (TFG).
      TFJ_GRPMC Item Agrupador para Material de Consumo Mesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Materiais de Implantação (TFH).
      TFJ_GRPLE Item Agrupador para Locação de Equipamentos Mesmas funcionalidades do campo TFJ_GRPRH, porém para Locação de Equipamentos (TFI).
      TFJ_TES TES do Item Agrupador para Recursos Humanos

      Assim como os itens agrupadores, as TES dos itens agrupadores são exibidos apenas no Orçamento de serviços agrupado (MV_GSDSGCN = 2). Todos estes campos são relacionados com o cadastro de TES (SF4 - MATA080). Todos são aberto para edição até o a geração do contrato (TECA850), após a geração do contrato, estes campos ficam travados para edição na revisão do contrato. O sistema permite cadastrar apenas TES de Saída (código maior que 500).

      O campo TFJ_TES está relacionado com o campo CNB_TS. Ao gerar o contrato com item agrupador, a TES no Item da Planilha (CNB) será preenchida com o mesmo valor informado na TES agrupadora do Orçamento de Serviços, para o tipo de item correspondente. Assim, os itens agrupados pelo campo TFJ_GRPMI possuem a mesma TES informada no campo TFJ_TESMI, os itens agrupados pelo campo TFJ_GRPMC possuem a mesma TES informada no campo TFJ_TESMC e assim por diante.

      TFJ_TESMI TES do Item Agrupador para Material de Implantação Mesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Materiais de Implantação (TFG).
      TFJ_TESMC TES do Item Agrupador para Material de Consumo Mesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Materiais de Implantação (TFH).
      TFJ_TESLE TES do Item Agrupador para Locação de Equipamentos Mesmas funcionalidades do campo TFJ_TES, porém para Locação de Equipamentos (TFI).
      TFJ_TPFRET Tipo Frete

      Indica o tipo do frete para o orçamento de serviços, 1=CIF e 2=FOB. Este campo pode ser alterado a qualquer momento até a geração do contrato. Depois que o contrato estiver gerado, não é possível modificar o valor deste campo utilizando a rotina de Revisão dos Contratos.

      Principais Integrações:

      Separação (TECA820): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Separação (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

      Apuração/Medição (TECA930/CNTA121): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda na Apuração (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

      Substituição (TECA801): O campo Tipo Frete do Orçamento de Serviços é utilizado para gerar o Pedido de Venda no ato da Substituição (C5_TPFRETE = TFJ_TPFRET)

      TFJ_CLIPED Cliente do Pedido de Remessa

      De acordo com o Help do campo: "Informar qual o cliente que será utilizado na geração do pedido de remessa, dentre as opções:
      1 – Orçamento de Serviços, utiliza o cliente e loja do orçamento de serviços
      2 - Local de Atendimento, utiliza o cliente e loja do local de atendimento."

      Durante a Separação (TECA820) o sistema pode gerar um Pedido de Venda de Remessa para o cliente que receberá o equipamento (controlado pelo campo AA3_EXIGNF do equipamento separado). Caso o campo TFJ_CLIPED esteja preenchido como 1-Orçamento de Serviços ou em branco, o pedido de venda será emitido para o cliente informado no campo TFJ_CODENT, caso o valor do campo seja 2-Local de Atendimento, o pedido de venda será gerado para o cliente do Local de Atendimento (ABS_CODIGO). Este campo influência apenas o processo de separação de equipamentos.

      TFJ_ANTECI Faturamento Antecipado

      De acordo com o Help do campo: "Determina se o orçamento de serviços poderá ser utilizado no processo de faturamento antecipado."

      Este campo controla a utilização das funcionalidades de Faturamento Antecipado (TECA934) - Acesse a documentação Faturamento Antecipado - TECA934 - Gestão de Serviços - P12 para mais detalhes sobre a funcionalidade.

      TFJ_CNTREC Contrato Recorrente

      Indica se o orçamento é recorrente, "1-Sim" indica que sim e "2-Não" ou em branco indica que não. Ao marcar um orçamento como "Recorrente", o valor total do orçamento indica o valor mensal que será cobrado. O campo também define que o orçamento não tem uma data de término, assim, todos os campos "Data Final" de todas as grids assumem o valor  (ou de acordo com o parâmetro MV_CNVIGCP). O contrato de um orçamento recorrente não possui cronograma financeiro (CNF) e durante a geração do contrato (TECA850) é necessário informar a Quantidade de Recorrências.

      TFJ_RGMCX Utiliza Regime de Caixa Define a utilização da funcionalidade Regime de Caixa - TECA935 - Gestão de Serviços - P12 
      TFJ_GESMAT Gestão de Materiais

      Campo utilizado apenas no programa de Apontamento de Materiais (Apontamento de Materiais - TECA890 - Gestão de Serviços - P12). Define se os materiais são apontados por quantidade ou por valor. 

      As opções para este campo são:

      1-Material ou "em branco": O apontamento baseia-se na quantidade de material orçado (TFH_QTDVEN e TFG_QTDVEN). O campo de valor de material (TFF_VLRMAT) fica travado para edição e não é utilizado.

      2-Material por valor: Todos os itens cadastrados nos grids de Material de Consumo e Material de Implantação são apagados e os grids ficam travados para edição. O usuário deve informar o valor disponível de materiais no campo "Valor de Material" (TFF_VLRMAT

       Importante:  A partir da versão de 05/06/2019 o usuário terá a opção de informar o percentual do material no campo percentual de valor (TFF_PERMAT).

      3-Percentual do recurso: Mesma funcionalidade que a opção "2-Material por valor", porém o campo "Valor de Material" (TFF_VLRMAT) fica travado para edição e o valor dos materiais deve ser informado no campo percentual de valor (TFF_PERMAT). O valor disponível para apontamento é um percentual do item de RH. 

         Importante:  A partir da versão de 05/06/2019 esta opção estará desabilitada, sendo substituída pela opção "2-Material por valor", o qual o usuário poderá informar o percentual do Material

      4-Material Implantação por Item/ Material de Consumo por Valor:  O apontamento baseia-se na quantidade de material Implantação orçado ( TFG_QTDVEN), onde os itens são cadastrados no grid de Material de Implantação  O grid de Material de Consumo é desabilitado, pois o usuário deve informar o valor disponível de materiais nos campos "Valor de Material" (TFF_VLRMAT) ou  percentual de valor (TFF_PERMAT).. Esta opção depende da versão a partir  de 05/06/2019  dos fontes TECA740, TECA740F e TECA890.

      5-Material Implantação por Valor/ Material de Consumo por Item:  O apontamento baseia-se na quantidade de material Consumo o orçado ( TFH_QTDVEN), onde os itens são cadastrados no grid de Material de Consumo O grid de Material de Implantação é desabilitado, pois o usuário deve informar o valor disponível de materiais nos campos "Valor de Material" (TFF_VLRMAT) ou  percentual de valor (TFF_PERMAT).. Esta opção depende da versão a partir  de 05/06/2019  dos fontes TECA740, TECA740F e TECA890.

      6-Material por Item e Valor: Essa opção libera o apontamento de materiais por item, por valor ou ambos, ou seja, o campos (TFF_VLRMAT) fica liberado para edição e as grids de Material de Implantação e Material de Consumo ficam habilitadas para inserção de itens, seguindo as regras da opção 1 (Material ou "em branco") e da opção 2 (Material por valor).

      TFJ_PRDRET Produto Retroativo Define qual será o produto utilizado na cobrança de excedentes do cronograma de cobrança. Para mais informações, acesse Produto Retroativo
      Campo Descrição Utilização
      TFL_LOCAL Local de Atendimento Código do Local de Atendimento. Este campo está relacionado com o cadastro de Locais de Atendimento (TECA160) (TFL_LOCAL = ABS_LOCAL). Cada local de atendimento no orçamento representará uma Planilha (CNA) no contrato. Todos os Locais de Atendimento do orçamento de serviço devem possuir algum valor de cobrança (TFL_TOTRH + TFL_TOTMI + TFL_TOTMC + TFL_TOTLE > 0), não é possível incluir um Local de Atendimento com valor zerado.
      TFL_PLAN Número da Planilha Este campo não é visível no orçamento de serviços e só é preenchido na geração do contrato (TECA850) ou revisão do contrato (TECA870). Este campo recebe a mesma informação do campo Número da Planilha (CNA_NUMERO=TFL_PLAN)
      TFL_PEDTIT Nota Fiscal ou Titulo Utilizado para preencher o campo "Nota Fiscal ou Título" do item da planilha do contrato (CNB_PEDTIT = TFL_PEDTIT). De acordo com o Help no GCT: "Se nota fiscal, ao encerrar a medição resultará em um pedido de compra/venda. Se título, resultará em um título a pagar/receber."
      TFL_VLPRPA Valor da Próxima Parcela Utilizado apenas em contratos recorrentes. Para mais informações, acesse DSERSGS-8699 DT Pro rata na medição de orçamentos recorrentes
      Campo Descrição Utilização
      TFF_PRODUT Código do Produto Código do Produto (SB1). Apenas produtos marcados como "Recursos Humanos" no campo "Tipo Insumo" (B5_TPISERV) são elegíveis (Cadastro de Produtos - MATA010 / Complemento de Produtos - MATA180). O valor deste campo não pode ser alterado durante a Revisão do Contrato (TECA870). O campo TFF_PRODUT relaciona-se com o campo "Produto" da tabela Configuração de Alocação de Recursos (TFF_PRODUT = ABQ_PRODUT).
      TFF_QTDVEN Quantidade

      Quantidade de venda. Este campo não é necessariamente a quantidade de atendentes que são enviados para o local de atendimento para este item de RH.

      Para mais informações, acesse Gestão de Escalas - TECA580B - Gestão de Serviços - P12

      TFF_PERINI Período Inicial da Alocação Define a data inicial de envio de atendentes para este item de RH neste Local de Atendimento.
      TFF_PERFIM Período Final da Alocação Define a data final de envio de atendentes para este item de RH neste Local de Atendimento.
      TFF_HORAIN Hora Inicial Campo informativo, não modifica o horário de alocação dos atendentes. Campo utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
      TFF_HORAFI Hora Final Campo informativo, não modifica o horário de alocação dos atendentes. Campo utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
      TFF_FUNCAO Código da Função

      Código da Função (SRJ - programa: GPEA030). Função relacionada para este item de RH, esta função não impede a alocação de atendentes de outras funções neste item, mas durante a Seleção de Atendentes, o sistema filtrará os atendentes dessa mesma função. No cadastro de Grupo de Acesso / Perfil (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12), o item 010 define se há permissão para editar o filtro de alocação de Função.

      Campo obrigatório para a inclusão de item de RH.

      TFF_TURNO Código do Turno

      Código do Turno (SR6 - programa: GPEA080). Assim como o código da função (TFF_FUNCAO), este campo filtra os atendentes no momento da Seleção dos Atendentes. Alterando o item 013 do cadastro de Grupo de Acesso / Perfil (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12) é possível remover esse filtro. É possível alocar atendentes com turnos diferentes do definido neste campo utilizando o Gestão de Escalas (Gestão de Escalas - TECA580B - Gestão de Serviços - P12). 

      Campo obrigatório para a inclusão de item de RH.

      TFF_SEQTRN Sequência Inicial do Turno Campo relacionado com a Tabela de Horário Padrão (SPJ). Define em qual semana a agenda do atendente deve ser iniciada (TFF_SEQTRN = PJ_SEMANA). Este campo é opcional e a alocação do atendente pode ser diferente da informada neste campo, utilizando a rotina do Gestão de Escalas (Gestão de Escalas - TECA580B - Gestão de Serviços - P12). Campo utilizado na Alocação de Atendentes via Gestão dos Contratos (Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12
      TFF_CARGO Código do Cargo Código do Cargo (SQ3 - programa: GPEA370). Utilizado para filtrar os atendentes no momento da Seleção dos Atendentes. Alterando o item 011 do cadastro de Grupo de Acesso / Perfil (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12) é possível remover esse filtro.
      TFF_ESCALA Código da Escala Código da Escala (TDW - programa: TECA580). Utilizado no Gestão de Escalas (Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12)
      TFF_CALEND Código do Calendário Código do Calendário (AC0). Utilizado no Gestão de Escalas (Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12)
      TFF_COBCTR Cobra no Contrato Define se o item é cobrado no contrato (1 ou em branco = Sim, 2 = Não). Para mais detalhes sobre a adição de Item Extra, acesse Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12 e selecione a aba "Item Extra".
      TFF_NARMA Número de Armas Campo utilizado na Movimentação (TECA880), valida se o usuário tem permissão para movimentar uma determina quantidade de armamentos. Na rotina Grupo de Acesso / Perfil, esta permissão pode ser desabilitada no item 006 (Grupo de Acesso / Perfil - TECA680 - Gestão de Serviços - P12)
      TFF_NCOLE Número de Coletes Mesma funcionalidade do campo TFF_NARMA, porém para Coletes.
      TFF_INSALU Insalubridade Campo utilizado apenas na funcionalidade Envio de adicionais de Periculosidade e Insalubridade (TECA353), que envia dados para a funcionalidade Lançamento por Períodos (GPEA580)
      TFF_PERICU Periculosidade Campo utilizado apenas na funcionalidade Envio de adicionais de Periculosidade e Insalubridade (TECA353), que envia dados para a funcionalidade Lançamento por Períodos (GPEA580)
      TFF_TESPED Tipo Saída para o contrato Campo utilizado na Geração do Contrato (TECA850), é exibido apenas se o parâmetro MV_GSDSGCN estiver ligado (MV_GSDSGCN = 2). Com o parâmetro ligado, os itens do orçamento são enviados diretamente para o contrato, sem o agrupamento. Este campo indica qual TES deve ser preenchida para este item no contrato (CNB_TS). O parâmetro também envia a quantidade informada no orçamento diretamente para a o item do contrato (CNB), com o parâmetro desligado, a quantidade enviada é sempre igual a 1 (um).
      TFF_ABTINS Valor do abatimento da base INSS

      Campo que deverá ser criado em caso de necessidade da utilização do recurso de abatimento da base do INSS. Esse campo somente será exibido para contratos desagrupados (MV_GSDSGCN = 1) e os campos TFW_ABTINS e CNE_ABTINS deverão ser criados com a mesma configuração do campo TFF_ABTINS para o valor do abatimento, no momento da medição (TECA930) seja levado até o pedido de venda (C6_ABATINS).


      TFF_QTDHRS Quantidade de Horas do Posto

      Campo utilizado na nova mesa para alocação por hora. Para mais detalhes, acessar DSERSGS-8177 - Alocação Por Horas

      TFF_HRSSAL Saldo de horas Campo de visualização para o saldo de horas, ele será o campo que irá determinar o restante de horas disponível pra uma alocação.
      TFF_VLPRPA Valor da Próxima Parcela Utilizado apenas em contratos recorrentes. Para mais informações, acesse DSERSGS-8699 DT Pro rata na medição de orçamentos recorrentes
      TFF_GERVAG Gera Vaga? Campo para indicar se o posto vai gerar vaga operacional, ou seja, se será possível alocar no mesmo. Para mais informações, acesso Não gera mão de obra
      TFF_PRDRET Produto Retroativo Define qual será o produto utilizado na cobrança de excedentes do cronograma de cobrança. Caso esse campo fique preenchido ele será utilizado no cronograma de cobrança, caso o contrario o produto informado no campo TFJ_PRDRET será utilizado. Para mais informações, acesse Produto Retroativo
      Campo Descrição Utilização
      TFG_PRODUT Código do Produto Código do Produto (SB1). Apenas produtos marcados como "Sim" no campo "Mat. Implant." (B5_GSMI) são elegíveis (Cadastro de Produtos - MATA010 / Complemento de Produtos - MATA180)
      TFG_QTDVEN Quantidade de Venda Quantidade para o material. Este campo determina a quantidade máxima de material que pode ser apontado na rotina Apontamento de Materiais (Apontamento de Materiais - TECA890 - Gestão de Serviços - P12). Alterar o valor deste campo também altera o valor do campo saldo (TFG_SLD)
      TFG_PERINI Período Inicial Determina a data de inicio da utilização do material. Campo utilizado para realizar os cálculos na Apuração (TECA930Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12)
      TFG_PERFIM Período Final Determina a data de término da utilização do material. Campo utilizado para realizar os cálculos na Apuração (TECA930Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12)
      TFG_COBCTR Cobra no Contrato Define se o item é cobrado no contrato (1 ou em branco = Sim, 2 = Não). Para mais detalhes sobre a adição de Item Extra, acesse Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12 e selecione a aba "Item Extra".
      TFG_VIDMES Vida Útil

      Campo utilizado para o cálculo da depreciação.

      Como o cálculo funciona:

      Ao inserir algum valor neste campo, o sistema divide o valor informado no campo Valor do Sub Total (TFG_TOTAL) pelo valor informado no campo Vida Útil (TFG_VIDMES) e o resultado é aplicado no campo Valor Total (TFG_TOTGER).

      Exemplo 1: O campo Valor do Sub Total está preenchido com o valor de R$1200,00. O material ficará em uso por 1 ano: o campo período inicial é 18/04/2019 e o período final é  18/04/2020, assim, a quantidade de meses entre os dois períodos é igual a 12. O campo Vida Útil é preenchido com o valor 12 - a vida útil do material é de 12 meses. Logo, o  Valor do Total Geral (TFG_TOTAL) resultará em R$ 100,00, pois ( Valor do Sub Total / Vida útil ) = ( 1200,00 / 12 ) = R$ 100,00

      TFG_RESRET Resíduo Eliminado

      De acordo com o Help do campo: "Indica a quantidade de material que não retornou do posto e portanto foi eliminada por resíduo."

      Campo utilizado apenas no programa Retorno de Material de Implantação (TECA893 - acesse a documentação Apontamento de Materiais - TECA890 - Gestão de Serviços - P12 para mais informações). Dentro da rotina, existe a opção "Eliminar Resíduos" dentro do "Outras Ações", esta opção preenche o campo TFG_RESRET com a quantidade original do material subtraída da quantidade já retornada. 

      TFG_TESPED Tipo Saída para o contrato Campo utilizado na Geração do Contrato (TECA850), é exibido apenas se o parâmetro MV_GSDSGCN estiver ligado (MV_GSDSGCN = 2). Com o parâmetro ligado, os itens do orçamento são enviados diretamente para o contrato, sem o agrupamento. Este campo indica qual TES deve ser preenchida para este item no contrato (CNB_TS). O parâmetro também envia a quantidade informada no orçamento diretamente para a o item do contrato (CNB), com o parâmetro desligado, a quantidade enviada é sempre igual a 1 (um).
      TFG_VLPRPA Valor da Próxima Parcela Utilizado apenas em contratos recorrentes. Para mais informações, acesse DSERSGS-8699 DT Pro rata na medição de orçamentos recorrentes
      Campo Descrição Utilização
      TFH_PRODUT Código do Produto Código do Produto (SB1). Apenas produtos marcados como "Sim" no campo "Mat. Consumo" (B5_GSMC) são elegíveis (Cadastro de Produtos - MATA010 / Complemento de Produtos - MATA180)
      TFH_QTDVEN Quantidade de Venda Quantidade para o material. Este campo determina a quantidade máxima de material que pode ser apontado na rotina Apontamento de Materiais (Apontamento de Materiais - TECA890 - Gestão de Serviços - P12). Alterar o valor deste campo também altera o valor do campo saldo (TFH_SLD)
      TFH_PERINI Período Inicial Determina a data de inicio da utilização do material. Campo utilizado para realizar os cálculos na Apuração (TECA930Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12)
      TFH_PERFIM Período Final Determina a data de término da utilização do material. Campo utilizado para realizar os cálculos na Apuração (TECA930Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12)
      TFH_COBCTR Cobra no Contrato Define se o item é cobrado no contrato (1 ou em branco = Sim, 2 = Não). Para mais detalhes sobre a adição de Item Extra, acesse Gestão dos Contratos - TECA870 - Gestão de Serviços - P12 e selecione a aba "Item Extra".
      TFH_VIDMES Vida Útil Mesma utilização do campo TFG_VIDMES, na aba de Materiais de Implantação.
      TFH_TESPED Tipo Saída para o contrato Campo utilizado na Geração do Contrato (TECA850), é exibido apenas se o parâmetro MV_GSDSGCN estiver ligado (MV_GSDSGCN = 2). Com o parâmetro ligado, os itens do orçamento são enviados diretamente para o contrato, sem o agrupamento. Este campo indica qual TES deve ser preenchida para este item no contrato (CNB_TS). O parâmetro também envia a quantidade informada no orçamento diretamente para a o item do contrato (CNB), com o parâmetro desligado, a quantidade enviada é sempre igual a 1 (um).
      TFH_VLPRPA Valor da Próxima Parcela Utilizado apenas em contratos recorrentes. Para mais informações, acesse DSERSGS-8699 DT Pro rata na medição de orçamentos recorrentes
      Campo Descrição Utilização
      ABP_BENEFI Código do Benefício Campo informativo. Relaciona-se com a tabela genérica (SX5) de código AZ
      ABP_VERBA Código da Verba

      Código da Verba cadastrada na tabela de Verbas (SRV), através da rotina GPEA040. O tipo da verba é replicado no campo Tipo da Verba (ABP_TPVERB).

      Campo utilizado pela rotina Envio de Beneficio ao RH (TECA351) que envia os valores diretamente para o programa Lançamento por Períodos (GPEA580), relacionando o código da verba do orçamento com o código da verba na tabela Incidências (RGB). (RGB_PD = RV_COD = ABP_VERBA)

      ABP_VALOR Valor do Benefício

      Campo utilizado apenas na rotina Envio de Beneficio ao RH (TECA351) para calcular o valor que será inserido na tabela de Incidências (RGB).

      ABP_QTDMIN Quantidade Miníma Campo utilizado apenas na rotina Envio de Beneficio ao RH (TECA351) para calcular o valor que será inserido na tabela de Incidências (RGB).
      Campo Descrição Utilização
      TFU_CODABN Código do Motivo da Manutenção

      No cadastro de Motivos de Manutenção da Agenda (TECA530) existe o Tipo do Motivo (ABN_TIPO) hora extra. O campo TFU_CODABN relaciona-se com o campo ABN_CODIGO, porém apenas motivos do tipo "Hora Extra" podem ser informados neste campo.

      Campo utilizado no programa Apuração/Medição (Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12), para alterar o valor apurado caso o atendente possua manutenção na agenda do tipo "Hora Extra". 

      TFU_VALOR Valor da Hora Utilizado no programa Apuração/Medição (Apurações e Medições - TECA930 - Gestão de Serviços - P12), para alterar o valor apurado caso o atendente possua manutenção na agenda do tipo "Hora Extra", o valor informado neste campo é multiplicado pela quantidade de horas extras praticadas e o resultado é agregado no total da apuração.
      Campo Descrição Utilização
      TFI_PRODUT Código do Produto Código do Produto (SB1). Apenas produtos marcados como "Sim" no campo "Loc. Equip" (B5_GSLE) são elegíveis (Cadastro de Produtos - MATA010 / Complemento de Produtos - MATA180)
      TFI_TPCOBR Tipo Cobrança (Dias/Horímetro) Define se o equipamento é cobrado pela modalidade "Horímetro" (TECA970 - no cadastro de Bases de Atendimento (Bases de Atendimento - TECA040 - Gestão de Serviços - P12), "Outras Ações", "Horímetro") 
      TFI_QTDVEN Quantidade de Venda

      Quantidade de equipamentos orçados.

      Principais Integrações:

      Ao gerar o contrato (TECA850) o sistema criará um novo registro na tabela de Movimentações (TEW) para cada unidade informada neste campo.

      TFI_PERINI Período Inicial Orçado Data de início orçada para a locação de equipamento.
      TFI_PERFIM Período Final Orçado Data de término orçada para a locação de equipamento.
      TFI_HORAIN Hora Inicio Alocação Campo informativo, utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
      TFI_HORAFI Hora Final Alocação Campo informativo, utilizado para impressão de proposta comercial, relatórios, etc...
      TFI_ENTEQP Agendamento da Entrega do Equipamento

      Agendamento da entrega do equipamento. Campo obrigatório caso o Tipo de Apuração (TFI_APUMED) for diferente de 1=Inicio(Locação)/Fim(Locação) ou diferente de "em branco". 

      Principais Integrações:

      Apuração (TECA930): Utilizado para calcular o valor apurado caso o Tipo de Apuração (TFI_APUMED) for igual a 2=Agenda.(Entrega)/Coleta(Equip) ou 4=Agenda.(Entrega)/Fim(Locação)

      Movimentações (TECA800): Relaciona-se com o campo AA3_ENTEQP ao movimentar o equipamento de locação

      TFI_COLEQP Agendamento da Coleta do Equipamento

      Agendamento da coleta do equipamento.

      Principais Integrações:

      Apuração (TECA930): Utilizado para calcular o valor apurado caso o Tipo de Apuração (TFI_APUMED) for igual a 3=Inicio(Locação)/Coleta(Equip) ou 2=Agenda.(Entrega)/Coleta(Equip)

      Movimentações (TECA800): Relaciona-se com o campo AA3_COLEQP ao movimentar o equipamento de locação

      TFI_TES Tipo de Saída

      Campo relacionado com o cadastro de TES (SF4 - MATA080), permite cadastrar apenas TES de Saída (código maior que 500). Campo obrigatório.

      Principais Integrações:

      Substituição (TECA801): Ao gerar o Pedido de Remessa para o equipamento substituto, é utilizado para preencher o campo C6_TES

      Separação (TECA820): Utilizado para preencher o código da TES do Pedido de Venda de Remessa gerado durante a Separação (C6_TES = TFI_TES)

      TFI_RESERV Código da Reserva Campo utilizado para a integração com a rotina de Reserva de Equipamentos (Reserva de Equipamentos - TECA825 - Gestão de Serviços - P12)
      TFI_APUMED Tipo de Apuração

      Campo do tipo "combo box" com as opções:

      1=Inicio(Locação)/Fim(Locação): Caso o campo TFI_APUMED estiver em branco, o sistema considera este valor (1). O campo Quantidade, na grid de Cobrança de Locação (TEV_QTDE), caso o produto seja Id. Único (B5_ISIDUNI  = 1), é preenchido automaticamente pela quantidade de dias entre TFI_PERFIMTFI_PERINI multiplicado pela quantidade de itens da venda (TFI_QTDVEN). Caso não seja Id. Único, preenche o campo TEV_QTDE apenas pela quantidade de dias entre TFI_PERFIMTFI_PERINI (apenas se o modo de cobrança dor Disponibilidade). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre TFI_PERFIMTFI_PERINI para a cobrança.


      2=Agenda.(Entrega)/Coleta(Equipamento): Preenche o campo Quantidade, na grid de Cobrança de Locação (TEV_QTDE), pela quantidade de dias entre TFI_COLEQP e TFI_ENTEQP multiplicado pela quantidade de itens da venda (TFI_QTDVEN), caso o produto seja Id. Único (B5_ISIDUNI  = 1). Caso não seja Id. Único, preenche o campo TEV_QTDE apenas pela quantidade de dias entre TFI_COLEQP TFI_ENTEQP (apenas se o modo de cobrança dor Disponibilidade). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre TFI_ENTEQP e TFI_COLEQP para a cobrança.


      3=Inicio(Locação)/Coleta(Equipamento): Preenche o campo Quantidade, na grid de Cobrança de Locação (TEV_QTDE), pela quantidade de dias entre TFI_COLEQP e TFI_PERINI multiplicado pela quantidade de itens da venda (TFI_QTDVEN), caso o produto seja Id. Único (B5_ISIDUNI  = 1). Caso não seja Id. Único, preenche o campo TEV_QTDE apenas pela quantidade de dias entre TFI_COLEQP TFI_PERINI (apenas se o modo de cobrança dor Disponibilidade). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre TFI_PERINI TFI_COLEQP para a cobrança.


      4=Agenda.(Entrega)/Fim(Locação): Preenche o campo Quantidade, na grid de Cobrança de Locação (TEV_QTDE), pela quantidade de dias entre TFI_PERFIM TFI_ENTEQP multiplicado pela quantidade de itens da venda (TFI_QTDVEN), caso o produto seja Id. Único (B5_ISIDUNI  = 1). Caso não seja Id. Único, preenche o campo TEV_QTDE apenas pela quantidade de dias entre TFI_PERFIM TFI_ENTEQP (apenas se o modo de cobrança dor Disponibilidade). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre TFI_ENTEQP TFI_PERFIM para a cobrança.


      5=Data da Nota de Remessa do Item./Fim(Locação): Preenche o campo TEV_QTDE com as mesmas regras da opção 1=Inicio(Locação)/Fim(Locação). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre F2_EMISSAO e TFI_PERFIM para a cobrança.


      6=Data da Separação/Fim(Locação): Preenche o campo TEV_QTDE com as mesmas regras da opção 1=Inicio(Locação)/Fim(Locação). Durante a Apuração (TECA930), considera o período entre TEW_DTSEPA e TFI_PERFIM para a cobrança.

      TFI_OSMONT Exige Montagem Define se gera ordem de serviço para montagem do equipamento durante a Separação (TECA820).
      TFI_TESPED Tipo Saída para o contrato Campo utilizado na Geração do Contrato (TECA850), é exibido apenas se o parâmetro MV_GSDSGCN estiver ligado (MV_GSDSGCN = 2). Com o parâmetro ligado, os itens do orçamento são enviados diretamente para o contrato, sem o agrupamento. Este campo indica qual TES deve ser preenchida para este item no contrato (CNB_TS). O parâmetro também envia a quantidade informada no orçamento diretamente para a o item do contrato (CNB), com o parâmetro desligado, a quantidade enviada é sempre igual a 1 (um).
      Campo Descrição Utilização
      TEV_MODCOB Modo de Cobrança

      Campo do tipo "combo box" com as opções abaixo. O sistema permite incluir diversas linhas nessa grid para o mesmo item de Locação de Equipamento (TFI), limitado a um tipo de cobrança por equipamento. Não é permitido cobrar por "Horas" e "Franquia" em um mesmo item de Locação de Equipamento ao mesmo tempo.

      1-Uso: Durante a Apuração, considera que todos os dias apurados o equipamento estava em uso para realizar a cobrança. Não verifica a tabela de Movimentações (TEW) para realizar essa cobrança.

      2-Disponibilidade: Altera o valor do campo "Unidade de Medida" (TEV_UM) para "UN". Considera os dias de locação para realizar a cobrança, verifica na tabela de Movimentações (TEW) quais dias o equipamento estava alocado.

      3-Mobilização: Mesmo cálculo de cobrança que o tipo "Uso", porém utilizado para a cobrança do transporte do equipamento. Durante a Apuração (TECA930), o sistema destaca quais valores são cobranças por Uso e quais são cobranças por Mobilicação.

      4-Horas: Altera o valor do campo "Unidade de Medida" (TEV_UM) para "HR". Uso permitido apenas se o Tipo da Cobrança for "Horas" (TFI_TPCOBR). Durante a Apuração (TECA930), considera os registros na tabela de Atualizações do Horímetro para o cálculo da cobrança (TWT). 

      5-Franquia/Excedente: Altera o valor do campo "Unidade de Medida" (TEV_UM) para "HR". Uso permitido apenas se o Tipo da Cobrança for "Horas" (TFI_TPCOBR). Durante a Apuração (TECA930), considera os registros na tabela de Atualizações do Horímetro para o cálculo da cobrança (TWT).  Para mais informações, acesse Utilizando o Tipo de Cobrança 5=Franquia/Excedente

      TEV_UM Unidade de Medida Unidade de medida de cobrança do equipamento. O valor informado no campo TEV_MODCOB pode modificar o conteúdo deste campo.
      TEV_QTDE Quantidade Quantidade orçada para a cobrança. O valor informado no campo TEV_MODCOB e TFI_APUMED podem modificar o conteúdo deste campo.

      Outras Ações


        Para utilizar o facilitador de orçamentos é necessário que primeiro seja realizado o cadastro por meio da rotina TECA984. Para mais informações, consulte: GS0075 - Facilitador de Orçamento (TECA984).

        O vínculo de benefícios é uma integração entre os módulos Prestadores de Serviços Terceirização e Recursos Humanos (SIGAGPE) utilizada para definir quais benefícios serão pagos de acordo com o turno do posto de atendimento. Para acessar a documentação desta funcionalidade, acesse: GS0069 Vincular Benefícios MV_BENEXGS - (SIGAGPE x SIGATEC).

        Para cadastrar uma planilha de preços e conhecer a funcionalidade, acesse: Planilha de Preços de Serviços - TECA999 - Gestão de Serviços - P12.

        Para acessar a documentação da Vistoria Técnica e utilizar esta funcionalidade, acesse: GS0092 Vistoria Técnica.

        O cronograma de cobrança é uma funcionalidade desenvolvida com objetivo de permitir que o valor de cobrança do contrato recorrente seja alterado conforme a competência sempre que necessário. Para utilizá-la o campo Contr. Rec. (TFJ_CNTREC) deve estar preenchido com valor 1-Sim.

        Depois de incluir os itens do contrato, posicione no RH, MI ou MC em que deseja informar um valor diferenciado de cobrança na competência e acesse Outras ações/ Cronog. Cobrança. Na tela exibida, preencha o campo de competência informando o mês e o ano. O valor da competência será carregado automaticamente. Este poderá ser editado para maior ou menor, conforme a necessidade. 


        Inclusão de cronograma de cobrança


        Os valores informados no cronograma serão considerados no faturamento do contrato, conforme a competência que for medida/apurada. Esta funcionalidade interfere na utilização do campo Valor Próxima Parcela dos contratos recorrentes porque se este campo estiver preenchido e for incluído um cronograma de cobrança para a mesma competência, no momento de medir/ apurar o contrato será considerado o valor do cronograma e não aquele informado no campo de próxima parcela. No entanto, se o campo for preenchido e não houver cronograma cadastrado para a competência correspondente, o comportamento não será alterado.


        Valor Próxima Parcela


        Esta funcionalidade também pode ser utilizada na revisão do contrato, podendo ser alterado o cronograma que foi criado junto com o orçamento ou incluído no momento da revisão. 

        Caso seja incluído um cronograma de cobrança para uma competência que esteja fora do período de vigência do item, a informação poderá ser gravada mesmo assim, porém não terá nenhum efeito no faturamento do contrato. 

          


        Principais Parâmetros

        NomeDescriçãoValor padrãoUtilização
        MV_ORCSIMPDetermina controle de utilização do Orçamento Simplificado. 1=Sim;2=Nao2

        Parâmetro controla se a inclusão e a manipulação de orçamentos de serviços é através da rotina de Orçamento Simplificado (Opção 1 - TECA745) ou através da Oportunidade de Venda (Opção 2 - FATA300).

        Para utilizar este parâmetro, o sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

        MV_GSDSGCNIndica se desagrupará os itens do contrato gerado pelo Gestão de serviços. 1=Sim;2=Não2

        Indica se, ao gerar o contrato do orçamento de serviços (TECA850), os itens de RH, MI, MC e LE devem ser agrupados em apenas um item - de mesmo código que o seu agrupador (TFJ_GRPRH, TFJ_GRPMI, TFJ_GRPMC, TFJ_GRPLE) ou se o item deve ser enviado conforme informado no orçamento de serviços para a planilha do contrato (CNB). Com o parâmetro desligado (2=Não) os itens são agrupados e são enviados com o valor 1 no campo Quantidade para o contrato (CNB_QUANT = 1). Com o parâmetro ligado (1=Sim) os agrupadores no cabeçalho do orçamento não são mais exibidos e todos os itens de RH, MI, MC e LE passam a precisar de uma TES de saída que será levada para o Item da Planilha do Contrato (CNB_TS = TFF_TESPED).

        MV_ATONCLCPermite efetuar o recálculo da precificação após a edição de cada campo do Orçamento de Serviço..F.

        Utilizado apenas se o parâmetro MV_ORCPRC estiver ligado.

        Com o parâmetro ligado, sempre que um campo da tabela de precificação for alterado durante a manipulação do orçamento, todo o cálculo é refeito. Com o parâmetro desligado, é necessário apertar o botão "Calcular" ou confirmar a tela do orçamento.

        MV_ATOPIMPDefine se o valor calculado para imposto sera incorporado ao total dos itens no orçamento de serviços, planilha do contrato e medição/apuração.T.

        Utilizado apenas se o parâmetro MV_ORCPRC estiver ligado e o parâmetro MV_GSDSGCN desligado.

        Indica se o valor do imposto calculado no orçamento será agregado no total do item de RH no item da planilha do contrato (CNB)

        MV_ORCPRCUtiliza novo modelo de precificação no orçamento de serviços?.F.

        Ao ativar este parâmetro, as funcionalidades da Tabela de Precificação (TECA740E) passam a ser exibidas no Orçamento de Serviços, dentro da grid de Recursos Humanos (TFF). A ativação do parâmetro também desvincula os Materiais de Implantação e Consumo dos itens de Recursos Humanos - os materiais passam a se relacionar diretamente com o Local de Atendimento (TFL). Com o parâmetro desligado, o usuário pode utilizar a Planilha de Preço (Planilha de Preços de Serviços - TECA999 - Gestão de Serviços - P12) para precificar os itens do orçamento.

        MV_ATBLTOTControla o bloqueio do campo preço de venda da aba recursos humanos no orçamento de serviços. .T. = bloqueado, .F. = desbloqueado..F.

        Utilizado apenas se o parâmetro MV_ORCPRC estiver desligado.

        Bloqueia para edição o campo TFF_PRCVEN, obrigando a utilização da Planilha de Preço (TECA999).

        MV_VLDAGDValida entrega e coleta, 1-Entrega<=Inicio/Coleta>=Fim 2-Entrega>=Inicio/Coleta<=Fim 3-Entrega>=Inicio/Coleta>=Fim 4-Entrega<=Inicio/Coleta<=Fim1

        Define a validação das datas no grid de Locação de Equipamentos (TFI):

        1) A data da entrega do equipamento (TFI_ENTEQP) deve ser menor ou igual que a data de inicio (TFI_PERINI) e a data de coleta do equipamento deve ser maior ou igual que a data de término da locação do equipamento (TFI_PERFIM)

        2) A data da entrega do equipamento (TFI_ENTEQP) deve ser maior ou igual que a data de inicio (TFI_PERINI) e a data de coleta do equipamento deve ser menor ou igual que a data de término da locação do equipamento (TFI_PERFIM)

        3) A data da entrega do equipamento (TFI_ENTEQP) deve ser maior ou igual que a data de inicio (TFI_PERINI) e a data de coleta do equipamento deve ser maior ou igual que a data de término da locação do equipamento (TFI_PERFIM)

        4) A data da entrega do equipamento (TFI_ENTEQP) deve ser menor ou igual que a data de inicio (TFI_PERINI) e a data de coleta do equipamento deve ser menor ou igual que a data de término da locação do equipamento (TFI_PERFIM)

        MV_CNVIGCPData de vigência das parcelas para Contrato com vigência indeterminada.31/12/2049Utilizado apenas em contratos recorrentes, determina qual valor deve ser informado nos campos "Data de Término" do Local do Atendimento e seus itens.
        MV_GSLEDefine a exibição por contexto de Locação de Equipamentos no modulo Gestão de Serviços..T.

        Desligar este parâmetro indica que as funcionalidades de Locação de Equipamento não são utilizadas. A principal finalidade do parâmetro é facilitar a utilização do módulo, exibindo apenas os campos e funcionalidades que são utilizadas pelo usuário.

        Ao desligar este parâmetro:

        • Os campos TFJ_GRPLETFJ_DSCLE e TFJ_TESLE não são mais exibidos;
        • A opção "Consulta Equipamentos" dentro do "Outras Ações" não é mais exibida;
        • As abas de "Locação de Equipamentos" e "Cobrança da Locação" não são mais exibidas.

        Para utilizar este parâmetro, o sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

        MV_GSMIMCDefine exibição por contexto de Material de Implantação e Material de Consumo..T.

        Mesmas funcionalidades que o parâmetro MV_GSLE, porém para Materiais de Consumo e Implantação

        Ao desligar este parâmetro:

        • Os campos TFJ_GRPMI, TFJ_DSCMI, TFJ_TESMI, TFJ_GRPMC, TFJ_DSCMC e TFJ_TESMC não são mais exibidos;
        • As abas de "Materiais de Implantação" e "Materiais de Consumo" não são mais exibidas.

        Para utilizar este parâmetro, o sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

        MV_GSRHDefine exibição de itens relacionados com Recursos Humanos por contexto do módulo Gestão de Serviços.T.

        Mesmas funcionalidades que o parâmetro MV_GSLE, porém para Recursos Humanos

        Ao desligar este parâmetro:

        • Os campos TFJ_GRPRH, TFJ_DSCRH e TFJ_TES não são mais exibidos. Caso o parâmetro MV_ORCPRC estiver desligado, os campos TFJ_GRPMI, TFJ_DSCMI, TFJ_TESMI, TFJ_GRPMC, TFJ_DSCMC e TFJ_TESMC não são mais exibidos;
        • A aba de "Recursos Humanos" não são mais exibidas. Caso o parâmetro MV_ORCPRC estiver desligado, as abas de "Materiais de Implantação" e "Materiais de Consumo" não são mais exibidas.

        Para utilizar este parâmetro, o sistema deve estar na versão 12.1.23 ou superior.

        Pontos de Entrada