Árvore de páginas

 

Produto

Microsiga Protheus Livros Fiscais, Versão 11

Chamado

TRIV61

País(es)

Brasil

Banco(s) de Dados

Todos

 

Importante

Esta melhoria depende da execução do update de base UPDFIS conforme Procedimentos para Implementação.

 

 

Disponível através da rotina de apuração de ICMS (MATA953) o preenchimento automático do estorno referente ao crédito de ICMS de aquisição de produtos importados de acordo com o decreto 34.560/2010 que institui o Programa de Estímulo a Atividade Portuária.

O Programa de Estímulo à Atividade Portuária, que tem por finalidade estimular a ampliação do volume das operações de importação, mediante a concessão de benefícios fiscais referentes ao ICMS. Um dos benefícios apresentados pelo programa está relacionado as operações internas de saída de mercadoria importada onde, haverá o estorno de crédito do ICMS aplicado nas aquisições.

Nestes casos por não ser possível controlar o destino da mercadoria no momento da aquisição é tomado o crédito de todas as aquisições de mercadorias importadas nos termos do programa, identificando assim na saída se a comercialização tem como destino contribuinte do Estado de Pernambuco ou em caso de operações interestaduais um destinatário não contribuinte estornando assim o valor do crédito do ICMS obtido na aquisição automaticamente na apuração do ICMS.

 

 Importante

Para que seja possível efetuar a rastreabilidade do produto na saída em sua comercialização é necessário que o produto possua o controle de rastreabilidade (Lote) ativado no sistema.

 

Procedimentos para Implementação

Processando o UPDFIS

Para que os campos e parâmetros necessários ao processamento sejam criados automaticamente, foi disponibilizado o compatibilizador UPDFIS.

a) Realizar o backup da base de dados do produto em que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).

b)  Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

c)  Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve utilizar o sistema no momento da atualização.

d)  Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

e)  O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.  

Atenção!

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre as tabelas no Banco de Dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estarão selecionadas. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme as instruções.

iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(ão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

  v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

vii.          Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.  

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 Em Microsiga Protheus® Smart Client, digite U_UPDSIGAFIS no campo Programa Inicial.

  1. Clique em OK para continuar.
  2. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado. Selecione o programa U_UPDSIGAFIS.
  3. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
  4. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
  5. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
  6. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
  7. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Atualizações do Compatibilizador

 

Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_ESTCIMP

Tipo

Lógico

Descrição

Informe .T. para calcular o estorno do Crédito de ICMS de importação na apuração.

Valor Padrão

 .F.

 

Procedimentos para Utilização 

 

Para que seja efetuado o estorno do crédito de ICMS de importação da aquisição é necessário observar as seguintes premissas :

  • O produto deve conter controle de rastreabilidade (Lote) ativado no cadastro do produto através do campo "Rastro" = Lote  (B1_RASTRO).
  • O Produto deve conter o campo "Origem" (B1_ORIGEM) preenchido com uma das opções de importação ( 1,2,6,7 ).
     


O calculo do valor a ser estornado é efetuado no momento da apuração do ICMS. Ao processar os movimentos de saída é verificado se o produto que está sendo utilizado está dentro das premissas informadas. Neste caso , é efetuado o calculo do valor a ser estornado em relação ao crédito de ICMS adquirido na aquisição do produto importado.

Para que seja apresentado o valor do estorno na apuração do ICMS , é necessário a utilização do arquivo de configuração P9AUTOTEXT.PE.

Será adicionado a linha a seguir em 003.00 - Estorno de Créditos :


Exemplo

LinhaCódigoCóDescriçãoDesValorValo
003003.02EST. REF. DECRETO 34.560/2010 ESTIMULO ATIV. PORTUARIAS3.600,00


 

Informações Adicionais

 

A quem se destina

Aos contribuintes instalados em Pernambuco, que efetuaram operação de saída de mercadorias importadas, estaduais ou interestaduais para não contribuintes.

Objetivo

O programa de Estímulo a Atividade Portuária tem por finalidade estimular a ampliação do volume das operações de importação, mediante a concessão de benefícios fiscais referentes ao ICMS.

Prazo de Entrega

Mensal

Competência

Estadual – Pernambuco

Aplicativo disponibilizado pelo Fisco

Não se Aplica

Versão do aplicativo contemplada pela TOTVS®

Não se Aplica

Onde encontrar

https://www.sefaz.pe.gov.br/Legislacao/Tributaria/Documents/legislacao/Decretos/2010/Dec34560_2010.htm

 

Informações Técnicas

 

Tabelas Utilizadas

SA1 – Clientes

SA2 – Fornecedores

SB1 – Descrição Genérica DO

SD1 – Itens das NFs de Entrada

SD2 – Itens de Venda da NF

SF1 – Cabeçalho das NF de Entrada

SF2 – Cabeçalho das NF de Saída

SF3 – Livros Fiscais

SF4 – Tipos de Entradas e Saídas

SFT – Livro Fiscal por item de NF

Funções Envolvidas

MATA953 - Apuração de ICMS

Sistemas Operacionais

Windows®/Linux®



  • Sem rótulos