Árvore de páginas

Você está vendo a versão antiga da página. Ver a versão atual.

Comparar com o atual Ver Histórico da Página

Versão 1 Próxima »

Tabela de Macros

As Macros implementadas, no TOTVS | Development Studio, podem ser utilizadas para automatizar ações ou ferramentas. No menu Ferramentas, qualquer ferramenta adicionada pode utilizar nos parâmetros ou no diretório inicial uma ou mais macros. 

Abrangência
ERP 10 e 11



Para isto, basta informar no texto o nome da macro. Por exemplo, pode-se utilizar macros na inclusão de uma ferramenta que permita editar o arquivo corrente no NOTEPAD do Windows: NOTEPAD.EXE $SOURCE_NAME.

Além dessa utilização, a macro $VERSION_CHECK_IN pode ser executada automaticamente durante o processamento do TOTVS | Development Studio.

A seguir, veja as macros suportadas no TOTVS | Development Studio.

Nome Descrição

$$

Retorna o caracter "$".

$IDE_PATH

Retorna o path de execução do TOTVS | Application Server.

$INPUT_TEXT(cTit,cMsg,cDefault)

Exibe a mensagem informada em cMsg em um diálogo com título cTit, permitindo a digitação de um texto. Retorna o texto digitado caso o diálogo seja confirmado ou o texto em cDefault caso o diálogo seja cancelado.

$SOURCE_NAME

Retorna o nome completo (path e nome) do arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_NAME_NO_DRIVE

Retorna o nome completo sem a letra do drive do arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_SHORT_NAME

Retorna somente o nome do arquivo corrente (sem path ou letra do drive). Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_CURSOR_LINE

Retorna a linha onde o cursor está posicionado no arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna "00".

$SOURCE_CURSOR_COLUMN

Retorna a coluna onde o cursor está posicionado no arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna "00".

$SOURCE_CURSOR_WORD

Retorna a palavra que se encontra onde o cursor está posicionado no arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio (""). Considera como palavra todo e qualquer texto entre os delimitadores.

$SOURCE_EXECUTION_LINE

Retorna a linha de execução no arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto ou o TOTVS | Development Studio Não estiver em modo de debug, retorna "00".

$SOURCE_PATH

Retorna o path do arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_EXT

Retorna a extensão do arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_DRIVE

Retorna a letra do drive do arquivo corrente. Se nenhum arquivo estiver aberto retorna vazio ("").

$SOURCE_SYSTEM_DATE

Retorna a data do sistema no padrão dd/mm/yyyy.

$SOURCE_SYSTEM_TIME

Retorna a hora do sistema no padrão hh:mm:ss.

$SYSTEM_USER_NAME

Retorna o nome do login do usuário na rede. Se o usuário não estiver logado ou não houver uma rede, retorna vazio ("").

$SYSTEM_USER_ACCESS

Exibe uma caixa de diálogo para identificação por ID e senha, retornando-os separados por uma vírgula (;) ou vazio ("") se a caixa de diálogo for cancelada.

$VERSION_ADD_FILE

Adiciona o arquivo corrente ao servidor de controle de versão , através da execução da linha de comando informada nas preferências. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra.

$VERSION_ASK_FOR_COMMENT

Exibe uma caixa de diálogo para a digitação do comentário para as operações de reserva, confirmação, etc. de controle de versão. Esta macro é utilizada automaticamente pelas macros que executam ações do controlador de versão.

$VERSION_CHECK_OUT

Reserva o arquivo corrente para alteração no Controlador de Versão, através da execução da linha de comando informada nas preferências. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra. Após reservar o fonte, o arquivo é reaberto para carregar eventuais modificações.

$VERSION_CHECK_IN

Confirma as alterações no arquivo corrente, levando-as para o servidor do controle de versão e desfaz a reserva efetuada, através da execução da linha de comando informada nas preferências. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra.

$VERSION_GET_LAST

Obtém a última versão do arquivo corrente no controlador de versão. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Após a execução do comando o arquivo é reaberto para carregar eventuais modificações. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra.

$VERSION_REMOVE_FILE

Remove o arquivo corrente do controlador de versão. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra.

$VERSION_UNDO_CHECK_OUT

Desfaz a última reserva efetuada para o arquivo corrente no controlador de versão. Esta macro só tem funcionalidade quando o uso de controle de versão estiver habilitado no TOTVS | Development Studio. Note que a estrutura de pastas do projeto no Controlador de Versão deve ser a mesma estrutura de diretórios onde o arquivo se encontra.

 

  • Sem rótulos