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Visão geral do programa

Este cadastro tem por objetivo definir regras para controle de movimentos permitidos por contrato, produto ou beneficiário. Suas regras serão validadas nos processos de criação de movimentos realizados/autorizados para os beneficiários.

Atenção: se o procedimento não estiver cadastrado nessa opção, o mesmo não sofrerá controle por quantidade de uso, ou seja, ficará com utilização livre.

Objetivo da tela:

Tela de cadastro de regras de quantidades Permitidas por Procedimentos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

AdicionarIncluir um novo registro.
FechamentoRealizar fechamento de registros em massa.
PesquisarPesquisar por registros através de parâmetros.
Busca avançadaPesquisar por registros através de filtros específicos.
Gerenciador de colunas
Marcar ou desmarcar as colunas conforme necessidade de exibição.
Carregar mais resultadosPermite expandir os resultados de busca, apresentando mais registros se possível.

Pesquisas

É possível encontrar registros informando parâmetros na caixa de pesquisa. Se o modelo modalidade/contrato, a pesquisa será realizada através do código da modalidade e o código do termo de adesão. Se informado o modelo modalidade/plano/tipo de plano, a pesquisa será realizadas através do código da modalidade, código do plano e código do tipo de plano. 

A busca avançada permite encontrar registros através de parâmetros específicos.


Principais campos:

Campo:

Descrição

Modalidade inicial/finalInformar o código inicial e/ou final da modalidade.
Plano inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do plano.
Tipo de plano inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do tipo de plano.
Contrato inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do contrato.
Beneficiário inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do beneficiário.
Módulo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do módulo de cobertura.
CID inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do CID.
Procedimento inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do procedimento.
Tipo de insumo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do tipo de insumo.
Insumo inicial/finalInformar o código inicial e/ou final do insumo.
Data de início/fimInformar a data inicial e/ou final do registro.
CancelarCancelar a busca por registros.
Aplicar filtrosAplicar os filtros de busca e iniciar a pesquisa.

Adicionar

Adicionar permite incluir novos registros no sistema. Para acessar a função Adicionar basta clicar no botão destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Adicionar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
SalvarSalvar as informações registradas

Editar

Editar permite alterar as informações do registro. Para acessar a função Editar basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Editar:

Principais ações:

Ação:

Descrição

CancelarCancelar a inclusão do registro.
SalvarSalvar as informações registradas

Detalhar

Detalhar permite visualizar, editar e remover informações do registro. Para acessar a função Detalhar basta clicar na opção destacada na imagem abaixo.


Tela  de opções da função Detalhar:


Principais ações:

Ação:

Descrição

EditarEditar informações do registro.
Remover

Excluir o registro. 

VoltarRetornar para a tela inicial do programa.


Principais campos e parâmetros para Adicionar, Editar e Detalhar:

Campo:

Descrição

Modalidade

Informar o código da modalidade a ser cadastrado. 

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Modalidade hpr.modality.

CombinaçãoEscolher como será o controle do quantitativo entre: produto (modalidade/plano/tipo de plano), contrato (modalidade e termo) ou beneficiário (modalidade, termo e beneficiário).

Plano

Informar o código do plano relacionado à modalidade selecionada, caso a Combinação selecionada seja Produto.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Planos de Saúde - hpr.healthInsurance.

Tipo Plano

Informar um código de tipo de plano relacionado à modalidade/plano, caso a Combinação selecionada seja Produto.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Tipos Planos Saúde - PR0110C.

Contrato

Informar um número do contrato relacionado à modalidade, caso a Combinação selecionada seja por contrato ou por beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Contratos - hvp.contract.

Beneficiário

Informar um número do beneficiário relacionado à modalidade/contrato, caso a Combinação selecionada seja por beneficiário.

O código deverá estar cadastrado na Manutenção Beneficiário - hvp.beneficiary.

MóduloInformar um código de módulo de cobertura. Essa informação é opcional. Quando não informada, o controle quantitativo ocorrerá para os movimentos utilizados pelo beneficiário, independente do módulo ao qual pertencem.

Se informado diferente de zero, o código deverá estar cadastrado na Manutenção Módulos de Cobertura hpr.coverageModule.

Tipo de movimentoEscolher qual o tipo de movimento será controlado, entre: código do procedimento, especialidade do procedimento AMB, especialidade do procedimento AMB e grupo do procedimento AMB ou insumo.

Grupo do movimento

Informar um grupo do movimento, dependendo do tipo do movimento selecionado:

Especialidade AMB/Grupo AMB/Tipo Insumo/Insumo/Procedimento

Informar o código do movimento, dependendo do tipo do movimento selecionado:

Obs: atualmente o padrão AMB foi substituído pelo CBHPM, portanto as opções "Esp. AMB" e "Grup.AMB" não são mais utilizadas.

CIDCaso necessário, informar o código do CID disponível na Manutenção Procedimentos - hcg.procedure..
DescriçãoInformar uma descrição para a regra do quantitativo.
SequênciaSerá exibido o código sequencial da parametrização do quantitativo.
Data de inícioInformar a data de início da validade do registro da parametrização. A data inicial deve ser no mínimo a data atual.
Data de fimInformar a data final da validade do registro da parametrização.
Totalizador superiorAgrupador opcional de quantidade permitida, onde para cada procedimento/insumo é informado sua quantidade permitida, e também um total permitido para o somatório dos procedimentos/insumos com mesmo totalizador. Ou seja, é informada uma quantidade permitida individual, e uma quantidade permitida total somando-se as utilizações de todo o grupo de procedimentos/insumo associados ao mesmo totalizador.
Quantidade permitida superiorInformar a quantidade de procedimentos permitidos para a regra que trata a maior quantidade definida entre os procedimentos (vinculado ao campo anterior “Totalizador superior”).
Totalizador do movimento

Quando for desejado realizar o controle quantitativo para um conjunto de procedimentos/insumos, informar um código de Totalizador. Esse totalizador será criado na primeira vez que for mencionado nessa tela. Quando o mesmo for utilizado novamente (na criação de outras regras), será solicitado ao usuário a confirmação para vincular a regra a esse código de totalizador. Ao confirmar, a quantidade desse totalizador passará a ser compartilhada por todos os procedimentos/insumos vinculados ao mesmo. Ou seja, se existir o Totalizador 1 com quantidade permitida for 10 e 3 procedimentos associados, então no momento em que for atingida a quantidade de 10 utilizações dessa combinação de procedimentos (independente de quais dos 3 foram utilizados, podendo ser apenas um deles 10 vezes ou qualquer combinação), a regra de controle quantitativo será aplicada.

Quantidade permitidaInformar a quantidade de utilizações permitida para o Procedimento/Insumo. Caso seja utilizado em conjunto com a opção “Totalizador .Procedimento”, então será solicitada somente no momento da criação do código “Totalizador do movimento”, e esse valor total se refletirá para todos os demais Procedimentos/Insumos vinculados ao mesmo totalizador.
Indicador do período

Indicador do período para controle pode ser:

    • I – Civil: Considera o ano atual – do dia 01 de janeiro até o dia 31 de dezembro. Sempre que muda o ano zera a contagem e inicia nova contagem;
    • C – Contratual/Beneficiário: Considera o período a partir da data de inclusão do beneficiário. Por exemplo: se a data de inclusão do beneficiário é 16/08/2008 irá zerar o quantitativo em 16/08/2009;
    • M – Meses: Considera período dentro da quantidade de meses parametrizada no campo “Nr.meses”, sendo que o período começa com a data da primeira realização/autorização e termina com a data inicial somando-se a quantidade de meses parametrizada. Por exemplo: se parametrizado dois meses, e a data da primeira realização for 06/09/2009, então o período será de 06/09/2009 até 05/11/2009;
    • P – Contratual/Contrato: Considera o período a partir da data de início do termo de adesão. Por exemplo: se o início termo é 16/08/2008 irá zerar o quantitativo em 16/08/2009;
    • R – Meses/Civil: Considera como período o mês, sendo que sempre que muda o mês zera contagem e inicia nova contagem. Por exemplo: se parametrizar quantidade permitida 5, somente será permitido 5 quantidades por mês.

Número de meses

Informar o número de meses para validação dos movimentos permitidos, quando “Indicador do período” for “M-Meses”.

Tipo de controle

Informar se o controle será por procedimento ou insumo.

Método de controle

Informar qual o nível de controle entre:

    • 1 – Individual: quantidades realizadas e permitidas por beneficiário;
    • 2 – Família: contagem de quantidades realizadas e permitidas agrupadas por família, ou seja, por termo de adesão. Exemplo: A quantidade colocada para a família (exemplo: 4) será a quantidade permitida para toda a família, independente de quantos pessoas houverem na família;
    • 3 - Acumulativo/Família: contagem de quantidades realizadas e permitidas individualmente para cada beneficiário da família, ou seja, por termo de adesão. Exemplo: A quantidade colocada para a família (exemplo: 4) será multiplicada pelo número de pessoas que houver na família. 
    • 4 – Contrato: quantidades realizadas e permitidas considerando todos os beneficiários do contrato.

Usuário

Usuário da última atualização do registro; preenchido automaticamente pelo sistema.

Atualização

Data de atualização do registro.

Hora de atualização

Hora de atualização do registro.

Remover

Remover permite excluir o registro. Para acessar a função Remover basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Remover:

Principais ações:

Ação:

Descrição

Cancelar

Cancelar a exclusão do registro.
Confirmar

Confirmar a exclusão do registro.

Gerenciador de colunas

Possibilita selecionar quais colunas deve ser mostradas na tela.

Fechamento

Fechamento permite realizar o fechamento de registros em massa de acordo com os parâmetros informados.

Para acessar essa função, basta clicar no ícone destacado na imagem abaixo.

Tela de opções da função Fechamento:

Consulta quantidade de movimentos permitidos

Permite consultar a quantidade de movimentos permitidos para o beneficiário do registro selecionado.

Para acessar a funcionalidade, basta acessar a tela de detalhes de um registro e clicar no link destacado na imagem abaixo.

Ao clicar, será direcionado à tela Consulta Unificada da Pessoa, onde pode encontrar no menu lateral o item 'Quantidade de movimentos permitidos', conforme imagem abaixo.

Observações

Vale ressaltar que apenas os registros com o tipo de combinação por beneficiário irão possuir o link para a Consulta Unificada de Pessoa. 

Além disso, só será possível encontrar o item de menu 'Quantidade de movimentos permitidos' para beneficiários ativos no sistema.




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