Árvore de páginas

Parametrizar Informações das Tabelas DB Incremental - CD2401

Visão Geral do Programa

Nessa função o usuário irá parametrizar os dados que serão utilizados pela rotina de sincronização (CD2402), se esta parametrização não for feita, não será possível fazer a sincronização dos dados. A rotina de sincronização parte dos registros que são cadastrados através desta rotina.

Os registros desta rotina poderão ser do tipo “Usuário” ou “Sistema”, quando do tipo “Usuário”, o usuário poderá fazer qualquer tipo de manutenção no registro, quando o registro for do tipo “Sistema”, as manutenções serão restritas. Quanto o registro for do tipo sistema, o usuário não poderá por exemplo:

  1. Eliminar registros.

  2. Alterar o flag “Controla Eliminação”.

  3. Alterar o flag “Sincronização Completa”.

  4. Alterar o código do “Atributo Filtro”.

Importante:

Quanto menos tabelas se utilizar na estrutura, melhor o tempo de processamento durante o processo de sincronização. Se possível, dependendo da quantidade de registros existentes na base e se existir para a tabela a ser sincronizada atributo do tipo “Data” e para o mesmo existir índice, é aconselhável fazer a sincronização da mesma de forma independente ao invés de se colocar a tabela na estrutura de uma outra.

São pré-requisitos para a execução dessa função:

  • O usuário deve ter permissão de acesso ao sistema e também à rotina desenvolvida que possibilita efetuar as parametrizações dos dados das tabelas selecionadas.
  • O servidor do sistema deverá estar on-line, para possibilitar o acesso às informações.
  • O usuário deve anteriormente selecionar e atualizar as tabelas desejadas no banco de dados incremental (CD2400), caso as tabelas ainda não estejam criadas.
  • Deve ser feita a parametrização de todas as informações pertinentes a configurações para utilização do serviço RPW.

CD2401

Objetivo da tela:

Permitir a parametrização das informações que serão utilizadas pela rotina de sincronização de dados (CD2402).

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, permite incluir nova tabela para sincronização. Ver detalhes na tela CD2401D.

Quantidade de Registros

Quando acionado, permite visualizar a quantidade de registros existente na base de dados. Esta informação terá por objetivo ajudar na tomada de decisão para utilização do fator “Tempo” para as tabelas de movimentações.

Nota:

Pode ocorrer uma certa demora no tempo de processamento dependendo da quantidade de registros existentes na base de dados.

Incluir

Quando acionado, permite criar uma nova tabela na estrutura. Ver detalhes na tela CD2401F.

Relacto

Quando acionado, permite visualizar o relacionamento da tabela da Estrutura e Tabela Principal. Ver detalhes na tela CD2401H.

CD2401

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de uma nova tabela incremental.


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tabela Incremental

Inserir o nome da tabela incremental. Ao acionar a rotina de pesquisa deste atributo (F5 ou duplo-clique), serão apresentadas somente as tabelas cadastradas e disponíveis no banco de dados incremental, ou seja, não serão apresentadas as tabelas de outros bancos de dados do legado Datasul.

Sincronização Ativa

Quando assinalado, determina que tabela selecionada para sincronização está ativa. As tabelas que não tenham essa opção assinalada, não serão sincronizadas pela rotina de sincronização (CD2402). Isto se deve ao fato da desistência de se fazer a sincronização após realizado o cadastro.

Controla Eliminação

Quando assinalado, determina que haverá a sincronização de “VOLTA” (DB Incremental -> DB Legado), ou seja, sincronização do banco de dados incremental contra o banco origem.
Através dessa opção será determinado se é possível ocorrer de em determinadas situações não ser necessário saber se o registro foi eliminado ou não.

Nota:

Caso essa opção não seja assinalada, o desempenho durante o processo de sincronização será melhor pois é um processo a menos que será feito durante a sincronização.

Sincronização Completa

Algumas tabelas selecionadas para sincronização poderão ter quantidade de registros significativas nos DB´s do legado, quanto maior a quantidade de registros maior será o tempo de processamento, neste caso, deverá ser possível informar se para determinada tabela (parametrização) se será utilizado um “filtro” de tempo, caso afirmativo, deverá ser possível informar a quantidade de dias (today – xxx dias) para a sincronização.

Importante:

É necessário a existência de atributos do tipo data e índice contendo este atributo caso a opção não seja assinalada.

Obs.: Tabelas de cadastros normalmente não atenderão este requisito tendo que neste caso ser feita a sincronização completa.

A quantidade de registros é um fator relevante para análise e decisão em ser atrelado ou não o fator tempo em determinadas tabelas de movimentações, ou seja, se a quantidade de registros não for significativa, então a sincronização poderá ler todos os registros e não precisa atrelar um atributo “temporal”. Para que este tipo de análise seja possível, na tela principal da rotina existe um botão onde é possível saber a quantidade de registros existentes na base de dados para a tabela selecionada.

Nº Dias Incremento

Inserir um número de dias que durante o processo de sincronização  será levado em consideração para leitura dos registros. Quando ocorrer a sincronização, será considerado a data atual do sistema menos este número de dias parametrizado, neste caso, chega-se a data inicial de sincronização, a data final será sempre a data atual do sistema. Quando maior o número de dias informado, maior será o tempo de processamento durante a sincronização dos dados (CD2402).

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando não for assinalada a opção Sincronização Completa.

Atributo Filtro

Inserir o atributo do tipo data que irá filtrar os registros durante o processo de sincronização.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando não for assinalada a opção Sincronização Completa.

O usuário somente poderá selecionar atributos da tabela que sejam do tipo Data e que estejam relacionados a índices, pré-requisito para não inviabilizar a sincronização em consequência do tempo de processamento dos dados.

CD2401F

Objetivo da tela:

Permitir incluir uma tabela na estrutura. Pode ocorrer de determinadas tabelas de movimentações não possuírem atributos do tipo Data ou então possuírem atributo e não possuírem índice.

Exemplo:
É necessário fazer a sincronização da tabela “it-nota-fisc” no entanto, esta tabela não possuí índice, então, faz-se a sincronização da tabela “nota-fiscal” e coloca a tabela “it-nota-fisc” na estrutura, no momento da sincronização, será feito a sincronização da tabela pai e das filhas. Será possível criar o relacionamento entre a tabela pai e as filhas, o objetivo é especificar quais os atributos que farão a ligação entre as tabelas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Relacionamento

Quando acionado, permite criar o relacionamento entre tabela principal e a tabela da estrutura. Ver detalhes na tela CD2401G.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

Tabela Estrutura

Inserir o nome da tabela na estrutura da tabela incremental.

Texto

Inserir texto com características da tabela.

CD2401G

Objetivo da tela:

Permitir criar o relacionamento entre tabela principal e a tabela da estrutura.

Importante:

O relacionamento deverá ser feito com base em atributos que se relacionam entre ambas as tabelas. Tomar muito cuidado se existe índice adequado para o relacionamento que será feito, um eventual relacionamento de forma equivocada, poderá gerar um problema de performance muito grande durante o processo de sincronização dos dados. Note que nesta tela existem dois botões onde é possível classificar a ordem dos atributos, procure manter uma ordem de acordo com o índice que possuí relação entre as tabelas.

CD2401H

Objetivo da tela:

Permitir visualizar o relacionamento Estrutura e Tabela Principal. Essa tela é apresentada ao acionar o botão Relacto na tela CD2401.