Árvore de páginas

Sincronização das Tabelas DB Incremental - CD2402

Visão Geral do Programa

A sincronização somente ocorrerá para as tabelas que estiverem ativas, respeitando as parametrizações impostas para cada tabela selecionada para sincronização (CD2401).

Serão verificadas todas as tabelas selecionadas para sincronização (CD2401). Os dados destas tabelas serão confrontados contra os dados que estão no banco incremental, serão atualizadas no banco incremental as eventuais divergências.

Todas as tabelas do banco incremental, possuem um atributo que se chama “Tipo Movimento”, este atributo poderá conter três tipos de valores, que são:

  1. Inclusão: quando o registro existe no banco origem e não existe no banco incremental.

  2. Alteração: quando o registro existe no banco origem e também no banco incremental porém o conteúdo está diferente.

  3. Eliminação: quando o registro existe no banco incremental e não existe no banco origem.

Importante:

No banco incremental, os registros nunca serão eliminados fisicamente, o que caracteriza se o registro está ou não eliminado é o atributo tipo do movimento quando seu conteúdo é igual a “3”.

Quando o banco de dados é progress, a rotina de sincronização verifica se em relação a última sincronização houve mudanças relacionadas a inclusão, alteração ou eliminação, somente será feita a sincronização se houve mudanças. Esta funcionalidade visa melhorar o tempo de processamento da sincronização, entende-se que se não houve mudanças nos registros, não precisa ser feito a sincronização. Este controle é feito através das VST´s (Virtual System Tables) do progress.

A primeira vez que for feita a sincronização a demora será mais significativa em relação as próximas sincronizações. Isto deve-se ao fato do banco incremental estar vazio, neste caso, será necessário a criação (cópia) de todos os registros existente na tabela origem para a tabela correspondente no banco de dados incremental, como na próxima sincronização os registros já irão existir, o processamento será feito de maneira mais rápida.

Somente será possível fazer a sincronização no modo Batch, devido a isto a importância de anteriormente ser necessário as parametrizações dos dados pertinentes ao RPW. A opção “on-line” não é disponibilizada nesta rotina pois este processo de sincronização normalmente é demorado e neste caso o processamento sendo feito no RPW otimizará o tempo da sincronização.

Cada sincronização realizada, é gerado um pedido RPW, existe um controle destes pedidos gerados por esta rotina através do programa “Consulta Pedidos RPW” (CD2404), é muito importante verificar através desta rotina se os pedidos estão sendo gerados e processados sem problemas, consulte periodicamente a situação dos pedidos através da rotina de consulta (CD2404).

Caso não seja necessário sincronizar determinada tabela, desative a mesma através da rotina de parametrização dados tabela incremental (CD2401).

Importante:

São pré-requisitos para a execução dessa função:

  • O usuário deve ter permissão de acesso ao sistema e também à rotina desenvolvida que possibilita efetuar a sincronização dos dados.
  • O servidor do sistema deverá estar on-line, para possibilitar o acesso às informações.
  • Os bancos de dados origem e destino (incremental) devem estar conectados.
  • Deve ser feita a parametrização de todas as informações pertinentes a configurações para utilização do serviço RPW.
  • As parametrizações contendo os dados utilizados pela rotina de sincronização devem ter sido realizadas previamente através da rotina de parametrizados dos dados das tabelas selecionadas para sincronização.

CD2402 – Pasta Parâmetros

Objetivo da tela:

Permitir a sincronização dos dados entre os bancos origem e o banco incremental. A sincronização será feita para os registros incluídos pela rotina de parametrização informações tabelas banco de dados incremental (CD2401).


Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Opção Sincronização

 

Selecionar a opção de sincronização das tabelas DB incremental. As opções disponíveis são:

  • Automática;

  • Seleciona Tabelas.

Nota:

Se assinalada a opção Seleciona Tabelas, será possível selecionar as tabelas na pasta Seleção.

CD2402 – Pasta Seleção

Objetivo da tela:

Permitir selecionar as tabelas que farão parte da sincronização.

Nota:

Essa pasta será habilitada quando selecionada a opção Seleciona Tabelas na pasta de Parâmetros.

Os registros que serão apresentados nesta tela são os cadastrados pela rotina de parametrização dados tabela incremental (CD2401).


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Todos

Quando acionado, seleciona todas as tabelas para sincronização.

Nenhum

Quando acionado, desmarcar a seleção de todas as tabelas para sincronização.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Selec

Inserir "Sim" ou "Não", determinando que a tabela incremental será selecionada para sincronização.

Tab Incremental

Exibe o nome da tabela incremental.

Desc Tabela

Exibe a descrição informado no cadastro da tabela incremental.

CD2402 - Pasta Impressão

Objetivo da tela:

Permitir informar a forma de impressão do resultado gerado.