Árvore de páginas

Float Bancário Cobrança - ACR751AA

Visão Geral do Programa

Este programa possibilita controlar o Float Bancário contratado com os Portadores/Bancos, analisando a quantidade de dias de Float, combinada com a realmente praticada.

A quantidade de dias combinada com o Portador/Banco, deve ser informada no programa Manutenção Portador Banco, campo Dias Float. Ver detalhes no Manual de Referência do Módulo de Tabelas Universais e Financeiras – Processo Preparação das Informações – programa Manutenção Portador Banco (UFN013AA), campo Dias Float.

Caso o float praticado pelo portador/banco ultrapassar a quantidade de dias combinada, é possível gerar um aviso de débito para ser cobrado do portador/banco.

Para este controle, este programa possibilita fazer uma simulação da geração dos avisos de débito, gerar efetivamente os avisos de débito, ou emitir um relatório de avisos de débitos gerados.

Controlar Float Cobrança

Objetivo da tela:

Permitir controlar a quantidade de dias dos Float’s Bancários, sendo possível simular a geração de avisos de débito, gerar efetivamente os avisos de débito ou ainda emitir relatório dos avisos de débito gerados.

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Insere Linha

Quando acionado, é possível inserir uma linha de parâmetro para execução do controle de Float de Cobrança Bancária. Ver detalhes na descrição da tela Insere Linha Float Cobrança.

Edita Linha

Quando acionado, é possível editar e alterar parâmetros de uma linha selecionada.

Elimina Linha

Quando acionado, é possível eliminar a linha selecionada.

Limpa Lista

Quando acionado, é possível eliminar todas as linhas da lista.

Executar Lista

Quando acionado, é possível executar o Controle de Float Cobrança Bancária. Ver detalhes na descrição da tela Executa Float de Cobrança Bancária.

Insere Linha Float Cobrança

Objetivo da tela:

Permitir inserir uma linha com parâmetros para a execução do Controle de Float Cobrança Bancária.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tipo

Selecionar uma das opções, determinando se o Controle Float Cobrança a ser efetuado é para uma faixa de estabelecimentos ou para um estabelecimento específico.

Inicial

Inserir o código inicial para a faixa de estabelecimentos a serem considerados no controle. Este campo é somente apresentado quando selecionada a opção Estabelecimento.

Final

Inserir o código final para a faixa de estabelecimentos a serem considerados no controle. Este campo é somente apresentado quando selecionada a opção Estabelecimento.

Estabelecimento

Exibe o código do Estabelecimento relacionado ao usuário que está efetuando o controle Float Cobrança Bancária. Não é possível alterar a informação deste campo. O relacionamento de usuário com o Estabelecimento é efetuado no programa Manutenção Usuário Universal. Ver detalhes no Manual de Referência do Módulo de Tabelas Universais e Financeiras – programa Manutenção Usuário Universal (UTB100AA).

O acionamento do botão OK confirma a inserção da linha na tela base. Para efetuar o Controle de Float Cobrança Bancária, deve ser selecionada esta linha inserida e acionado o botão Executar Lista.

Executa Float de Cobrança Bancária

Objetivo da tela:

Permitir executar o Controle de Float Cobrança Bancária.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Faixa de Dados

Quando acionado, é possível definir faixa de dados a serem considerados na execução. Ver detalhes na descrição da tela Faixa - Contas a Receber.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Finalidade

Inserir o código ou nome da finalidade econômica a ser utilizada na execução deste controle. As listagens e os avisos de débito gerados utilizam a finalidade econômica definida neste campo.

Tipo Execução

Selecionar uma das opções, determinando o tipo de execução que deve ser efetuada neste controle. Ver detalhes na descrição do Campo Tipo Execução.

Destino

Assinalar uma das opções, determinando o destino de impressão/emissão do resultado gerado. Ver detalhes no conceito Opções de Destino.

Execução

Assinalar uma das opções, determinando se a forma de execução desta função deve ser on-line ou batch. Ver detalhes no conceito Formas de Execução.

Imprime Parâmetros

Quando assinalado determina que os parâmetros utilizados nesta execução são listados na última página da listagem.

Estab

Inserir o código do estabelecimento, onde devem ser gerados os avisos de débito criados. Este campo somente é habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

Espec

Inserir o código da espécie de título a ser utilizada para a geração dos avisos de débito. Esta espécie deve obrigatoriamente ser do tipo aviso de débito. Este campo somente é habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

Série

Inserir o código de série a ser utilizada para os Avisos de Débito Gerados. Este campo somente é habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

VaL Mín

Inserir o valor mínimo para a geração de Avisos de Débito. Somente são gerados Avisos de Débito para valores superiores ao informado neste campo. Este campo é somente habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

Vencto

Inserir a data de vencimento a ser utilizada para os Avisos de Débito gerados. Esta data informada não pode ser menor do que a data limite de liquidação informada na faixa. Este campo é somente habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

Juros

Inserir a taxa ao mês para ser utilizada no cálculo de juros, quando do pagamento dos Avisos após o vencimento. Este campo somente é habilitado quando for assinalado o tipo de execução “Gerar Aviso Débito”.

Campo Tipo Execução

Objetivo da tela:

Permitir selecionar uma das opções, determinando o tipo de execução que deve ser efetuada neste controle.

Dependendo do Tipo selecionado é efetuada diferente execução, sendo possível efetuar uma simulação de geração de Avisos de Débito, gerar efetivamente os Avisos de Débito, ou ainda emitir Relatório de Avisos de Débito Gerados.

As opções de Tipo de execução são:

1 - Simulação:

Quando assinalada esta opção, determina a execução de simulação da Geração de Avisos de Débito. Nesta simulação são analisadas todas as baixas efetuadas na faixa de datas inserida. Ver detalhes na descrição da tela Faixa - Contas a Receber. Nas baixas em que o Float de Cobrança foi maior do que o informado no Cadastro do Portador Banco, é calculado o valor de juros dos dias e sugerida a geração do Aviso de Débito para o Portador. Ver detalhes no Manual de Referência de Tabelas Universais e Financeiras – Processo Preparação das Informações – programa Manutenção Portador Banco (UFN013AA).

Exemplos

Título

Valor

Data Pagto

Data Crédito

Atraso Float

Dias

% Juros Dia

Valor Sugerido

6565/1

74.582,00

07/06

10/06

2

0,03

44,75

6565/2

58.561,00

10/06

20/06

9

0,03

158,11

6565/3

64.513,00

15/06

20/06

4

0,03

77,42

A execução da simulação exibe relatório, onde são listados os avisos de débitos a serem gerados, quando da execução da Geração de Avisos de Débito.

Algumas colunas do relatório gerado são:

Valor de crédito = valor de liquidação + (multa, juros, correção monetária) - (desconto, abatimento, despesas bancárias).

Liquidação = data na qual o cliente efetuou o pagamento no estabelecimento portador.

Crédito calculado = é a data da liquidação + float bancário.

Data de crédito = refere-se à data na qual o estabelecimento portador efetuou o repasse do valor ao cedente.

Importante:

Estes campos também aparecem quando executadas as opções Gerar Aviso de Débito ou Relatório de Avisos de Débitos Gerados.

 

2 - Gerar Aviso de Débito

Quando assinalada esta opção, determina a execução de geração de Avisos de Débito. Nesta execução são analisadas todas as baixas efetuadas nos Portadores e Carteiras da faixa de datas inserida. Ver detalhes na descrição da tela Faixa - Contas a Receber. Nas baixas em que o Float de Cobrança for maior do que o informado no Cadastro do Portador Banco, é calculado o valor de juros dos dias e gerado Aviso de Débito para o Portador.

A execução desta geração de Aviso de Débito cria os avisos de débitos devidos para o respectivo portador e exibe relatório onde são listados os avisos de débitos gerados.

Importante:

Deve-se implementar um cliente com o mesmo código de Pessoa Jurídica do Portador, para que os avisos de débitos possam ser gerados para este cliente.

 

3 - Relatório Avisos Débito Gerados

Quando assinalada esta opção, determina a execução de emissão de relatório com a listagem dos Avisos de Débito gerados. Nesta execução são listados todos os avisos de débito gerados na faixa de datas inserida. Ver detalhes na descrição da tela Faixa - Contas a Receber.

A execução do Relatório Avisos Débito Gerados exibe listagem, onde são apresentados os avisos de débitos gerados.

Faixa - Contas a Receber

Objetivo da tela:

Permitir definir faixa de dados a serem considerados na execução.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Portador – à

Inserir os códigos inicial e final de Portadores, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são analisadas liquidações efetuadas em portadores que estejam na faixa inserida.

Carteira Bcia. - à

Inserir os códigos inicial e final de Carteiras, determinando uma faixa a ser considerada. Somente são analisadas liquidações efetuadas em carteiras que estejam na faixa inserida.

Dat Liquidac - à

Inserir as datas inicial e final de Liquidação, determinando uma faixa de datas a serem consideradas. Somente são analisadas liquidações efetuadas em datas que estejam na faixa inserida. Estes campos não são considerados, quando selecionada a opção de execução do Relatório de Avisos de Débitos Gerados.

 

Importante:

As datas de liquidação informadas não podem ser menores que a data de início dos movimentos parametrizada no programa Manutenção de Parâmetros do Estabelecimento ACR (ACR009AA).

Dat Gerac AD - ã

Inserir as datas inicial e final de Geração de AD’s, determinando uma faixa de datas. Somente são considerados avisos de débito gerados em datas que estejam na faixa inserida. Estes campos somente são considerados, quando selecionada a opção de execução do Relatório de Avisos de Débitos Gerados.

 

Conteúdos Relacionados:

Os pré-requisitos para a implementação desse programa são os cadastros básicos descritos no processo Cadastros desse manual.

 Float de Cobrança

Registrar Título Normal (ACR702AA)

Liquidar Título (ACR726AA)