Árvore de páginas

Objetivo

Controlar os materiais entrados e saídos da empresa por operações de beneficiamento e consignação mercantil.

Visão Geral

Os módulos Recebimento e Faturamento tratam as operações de entrada e saída de materiais para beneficiamento, conserto e consignação mercantil conforme definido no programa Manutenção Naturezas de Operação (CD0606) utilizadas para as notas fiscais.

Nos retornos de beneficiamento, devolução de consignação e faturamento de consignação, o usuário pode alterar os valores das notas fiscais obedecendo a variação permitida definida na natureza de operação.

Ao ser digitada no recebimento por intermédio da função Manutenção de Documentos (RE1001) ou calculada no faturamento por intermédio do programa Cálculo de Notas Fiscais (FT4003), a nota fiscal fica com o saldo alocado até o momento da atualização da nota fiscal no estoque.

No processo de beneficiamento de materiais, o sistema permite a utilização de itens que tenham qualquer um dos tipos de controle de estoque (controle total, físico, débito direto ou consignado). Para os itens com o tipo de controle igual à Físico ou Débito Direto, sempre é exigido que se informe no recebimento ou faturamento a conta de aplicação, porque estes itens não possuem controle de valor.

As operações com itens de controle total são contabilizados ao custo médio.

Os itens que possuem o tipo de controle consignado, físico ou débito direto, são contabilizados ao valor informado.

Nota:

Quando o item de insumo possui tipo de controle de estoque igual a consignado, o movimento de requisição para a ordem de produção é contabilizado ao valor zero (0), porque itens consignados não possuem custo médio.

Para o controle dos materiais(insumos) que entram e saem do estoque da empresa para beneficiamento ou consignação mercantil, o sistema Datasul-EMS possui as seguintes funções de controle para consulta de saldos de terceiros:

  • Listagem Saldos Terceiros

  • Listagem Razão de Materiais em Poder de Terceiros

 

Apresentamos abaixo o fluxo de informações do processo de entradas para beneficiamento:

 

Conteúdos Relacionados:

Definição de Estrutura para o Item Beneficiado

Entrada de Mercadorias em Consignação Mercantil

Nota Fiscal de Compra sob Consignação

Nota Fiscal de Reajuste de Preço

Nota Fiscal de Faturamento de Consignação (Compra)

Nota Fiscal de Devolução de Material Consignado

Entradas/Saídas de Materiais para Beneficiamento

Recebimento dos Insumos de Remessas para Beneficiamento

Retorno do Item Beneficiado e Cobrança do Serviço