Árvore de páginas

Manutenção de Documentos - RE1001

Visão Geral do Programa

Permitir a digitação e atualização automática das notas fiscais de entrada referentes às compras, beneficiamentos, consignações, transferências e devoluções de clientes.

Nesse programa podem ser digitadas somente as notas fiscais de entrada, sendo que as notas fiscais de saída serão tratadas por intermédio do módulo Faturamento.

O Recebimento de Materiais possibilita a digitação das seguintes notas fiscais:

  • Nota Fiscal de Compra.

  • Nota Fiscal de Devolução Cliente.

  • Nota Fiscal Entrada Transferência.

  • Nota Fiscal Entrada para Beneficiamento.

  • Nota Fiscal Compra Consignação Mercantil.

  • Nota Fiscal Retorno de Beneficiamento.

  • Nota Fiscal Devolução Consignação Mercantil.

  • Nota Fiscal Fatura Consignação Mercantil.

  • Nota Fiscal Reajuste de Preço Consignação Mercantil.

  • Notas de Rateio de Frete.

  • Nota Fiscal Complementar de Importação.

  • Nota Fiscal Fatura Entrega Futura.

  • Nota Fiscal Remessa Entrega Futura.

  • Nota Fiscal Faturamento Antecipado.

  • Nota Fiscal Remessa Faturamento Antecipado.

Quando o módulo Recebimento for integrado com os módulos Contas a Receber (ACR) e Contas a Pagar (APB) do EMS 5, é necessário que ele utilize o conceito de unidade de negócio, o qual é indispensável para uma perfeita integração com o EMS 5.

As unidades de negócio correspondem as divisões que identificam as atividades desenvolvidas pelos estabelecimentos de um grupo empresarial. Essas unidades são autônomas, com receitas e despesas, no entanto, estão inseridas dentro de um contexto global que é a organização. Caso seja escolhida a não utilização do conceito de unidade de negócio no EMS, recomenda-se criar uma “unidade de negócio padrão”, a qual será utilizada para todos os estabelecimentos implementados.

O módulo Recebimento somente utilizará o conceito de unidade de negócio nas seguintes situações:

  1. Quando os módulos Contas a Receber (ACR) e Contas a Pagar (APB), do EMS 5, estiverem parametrizados como Ativo. Essa parametrização será realizada por intermédio do programa Manutenção de Parâmetros Globais (CD0101).

  2. Quando o conceito de Unidade de Negócio estiver ativo. Essa parametrização será realizada intermédio do programa Parâmetros de Materiais (CD1001).


Nota:

Quando do recebimento de mercadorias, a busca da unidade de negócio, será realizada por intermédio do relacionamento realizado no programa Unidade de Negócio por Item (CD9762). Caso o item recebido não seja localizado, a busca da unidade de negócio será realizada por intermédio do relacionamento realizado no programa Unidade de Negócio na Família Comercial (CD1310). Depois de procurar nos programas informados, caso o item ainda não tenha sido localizado, será utilizada a unidade de negócio padrão, previamente cadastrada por intermédio do programa Parâmetros Materiais (CD1310).
Quando se tratar de devoluções de clientes, a unidade de negócio será buscada, inicialmente, dos itens da nota fiscal de venda. Caso não seja localizada, será utilizada a lógica da busca da unidade de negócio.

Ao incluir um documento, será considerado o endereço do cadastro do emitente Manutenção de Fornecedores - CD0401.
Exceção: Caso a natureza de operação da nota fiscal identifique uma Transferência entre Estabelecimentos, o emitente que será considerado para localização do endereço é o que está relacionado ao estabelecimento de origem (Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais - CD0602) e não o do emitente informado no documento.

No momento da inclusão de um documento no recebimento de um contrato, o sistema verifica se há alguma Matriz de Conta x Unidade de Negócio informada para o item/ordem de compra e não preenche os campos Conta de Aplicação e Unidade de Negócio no item da Nota Fiscal.

Quando não existir Matriz de Conta x Unidade de Negócio, é obrigatório ter conta de aplicação e será assumida a Matriz Unidade de Negócio informada na ordem de compra, ou a da ordem caso não exista matriz.

No recebimento de uma ordem de compra vinculada à investimentos, é assumida a matriz de unidade de negócio já relacionada à ordem de investimento, não permite que seja alterada pelo usuário na digitação da nota. A matriz permanecerá de acordo com a que foi definida no módulo Investimentos.

Quando o sistema estiver parametrizado para integrar o EMS 2 com o módulo Execução Orçamentária do EMS 5 as informações de unidade de negócio também são integradas, permitindo que seja possível obter informações contábeis e gerenciais por unidade de negócio, bem como, obter informações contábeis e gerenciais dos módulos Logística separadas por unidade de negócio. Para ver mais detalhes da integração, clique aqui.

O tratamento da operação de devolução simbólica de consignação somente será efetuado quando o campo Controla Devolução Simbólica de Consignação estiver assinalado na tela Manutenção Parâmetros Obrigações Fiscais (OF0301).

Os detalhes relativos à alocação da quantidade em terceiros, no processo de digitação das notas de devolução simbólica de consignação e no faturamento de consignação no recebimento, podem ser obtidos nos conceitos Devolução Simbólica de Consignação no Recebimento de Materiais e Faturamento de Consignação no Recebimento de Materiais. Ao incluir o cabeçalho do documento, o sistema verifica se a natureza de operação é de devolução de fatura/remessa entrega futura/faturamento antecipado. Caso seja, será solicitado para informar a nota de saída que está sendo devolvida.

Para mais detalhes sobre como parametrizar as naturezas para esse tipo de operação, verificar a Manutenção de Naturezas de Operação.

Manutenção de Documentos – Pasta Itens

Objetivo da tela:

Permitir a digitação e atualização automática das notas fiscais de entrada referentes às compras, beneficiamentos, consignações, transferências e devoluções de clientes.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Documento, na qual é iniciado o processo de implementação dos dados da nota fiscal de entrada.

Altera Ocorrência Corrente

Quando acionado, permite a modificação das informações da nota fiscal nas pastas Docum I, Docum II, Valores, Totais I e Totais II.

Habilita a tela Manutenção de Documentos – Pasta Docum II.

Elimina Ocorrência Corrente

Quando acionado, permite a eliminação das informações da nota fiscal selecionada.

Importante:

Quando o documento a ser eliminado for uma nota fiscal complementar de importação, todos os embarques relacionados passaram a ter suas despesas complementares atualizadas como não recebidas.

Informações Adicionais da Nota Fiscal

Quando acionado, apresenta a tela Informações Adicionais da Nota Fiscal (CD4035), a qual permite que sejam inseridas informações necessárias para o preenchimento do arquivo SPED Fiscal.

Importante:

Em Informações Adicionais da Nota Fiscal, haverá uma opção no campo Tipo de Informação chamada Informação Complementar da Nota Fiscal - Entradas, essa opção estará disponível apenas para notas fiscais de entrada (Natureza de operação tipo de entrada).

NF-e de Importação

Quando acionado, é apresentada a tela Informa Dados Importação (RE1001A3), a qual permite que sejam registradas as informações de importação exigidas pelo SEFAZ para as notas fiscais de Importação.

Importante:

As informações referentes à importação que serão informadas são utilizadas somente para gerar o XML da NF-e.  Essas informações não sofrerão nenhuma consistência, cálculo automático ou integração com outros módulos.

Embalagem

Quando acionado, é apresentada a tela Embalagens (RE1001A2), na qual é possível registrar os volumes e embalagens dos itens que foram recebidos.

Recebimento Físico

Quando acionado, é apresentada a tela Recebimento Fiscal a Partir do Recebimento Físico (RE2001Z), na qual é possível continuar um recebimento iniciado no programa Recebimento Físico (RE2001).

Atualiza Documento

Quando acionado, a nota fiscal é atualizada automaticamente nos módulos Estoque, Compras, Obrigações Fiscais, Contas a Pagar, Investimentos, Produção, Controle de Fretes, Controle de Qualidade, Contratos e Contas a Receber, quando se tratar de devolução de clientes.

Importante:

 Quando o documento de entrada for atualizado, em relação ao Controle de Fretes, os procedimentos a seguir serão executados:

  • Será verificado se o documento de entrada possui uma despesa acessória e essa indique ter origem em uma compra de frete.

  • Os valores do documento de entrada (valor total da nota fiscal e peso bruto total dos itens) serão considerados para o cálculo de frete, de acordo com o serviço de frete e polo de transporte.

  • O polo de transporte é determinado pela cidade do estabelecimento que está recebendo a mercadoria.

  • Para que o cálculo do frete possa ser efetuado com sucesso uma relação entre Pólo, Transportadora e Código de Serviço devem estar previamente cadastrada.

  • Se o valor do frete apurado com base no documento de entrada (NFE) estiver coerente com o valor da despesa acessória, o documento poderá ser atualizado sem problemas.

Quando for digitado um documento cuja natureza de operação seja de compra de frete e possua notas para rateio:

  • O valor do documento (NFE) será comparado como frete apurado sobre o valor /peso das notas fiscais que foram indicadas no rateio. O valor do frete apurado será validado com o valor do documento de entrada igualmente ao descrito na situação anterior.

Itens

Quando acionado, apresenta a tela Inclui Itens do Documento Fiscal (RE1001B), a qual permite efetuar a manutenção dos itens da nota fiscal.

Importante:

Ao incluir um item no documento, é verificado se o item está parametrizado para gerar roteiro para controle da qualidade para determinar se sugere o depósito de CQ.

Antes de sugerir o depósito de CQ também é verificado se o Fornecedor tem algum tipo de inspeção preferencial para então fazer o cálculo do Skip Lote. Quando NÃO é sugerido o depósito de CQ, é registrado que mais um lote foi recebido sem inspeção, o que será considerado no próximo cálculo de Skip-Lote.

Se o fornecedor não possui inspeção preferencial sempre será sugerido o depósito de CQ, pois não faz o cálculo do Skip-Lote. Estes dados estão no relacionamento do item x fornecedor x estabelecimento, quando este existir.

Mais detalhes podem ser obtidos nos conceitos de Skip-Lote e Item Preferencial, na pasta Preferencial do programa Manutenção dos Parâmetros do Controle da Qualidade (CQ0101).

Seleciona Entregas

Quando acionado, apresenta a tela Seleciona Entregas (RE1001B4), na qual é possível gerar itens a partir da seleção das entregas pendentes para o fornecedor da nota.

Gerar

Quando acionado, permite a geração automática dos itens da nota fiscal.

Nota:

Se a natureza de operação da nota fiscal for de retorno de beneficiamento, é apresentada a tela Gera Itens Retorno Beneficiamento. Mais detalhes podem ser obtidos no campo Operação com Terceiros, função Manutenção de Naturezas de Operação (CD0606).

Se a natureza de operação da nota fiscal for de devolução, tipo NFD, Movimentação com Cliente, Cód. Observação igual à Devolução Cliente, é apresentada a tela Gera Itens Devolução.

Estrutura

Quando acionado, apresenta a tela Geração Itens pela Estrutura, a qual permite a geração automática dos itens da nota fiscal para as notas fiscais de retorno de beneficiamento. Esta geração é efetuada com base na ordem de produção informada e estrutura do item cadastrada na engenharia, além de utilizar o saldo em poder de terceiro para informações dos itens.

Inclui / Modifica Documentos – RE1001A

Objetivo da tela:

Permitir a inclusão de um novo documento, conforme parametrização selecionada.

Importante:

Ao incluir um documento será considerado o endereço do cadastro do emitente, conforme programa Manutenção de Fornecedores (CD0401).

 

Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Emitente

Selecionar o código do fornecedor correspondente à nota fiscal.

Série

Selecionar o código correspondente à série da nota fiscal.

Documento

Inserir o número da nota fiscal a ser implementada.

Nota:

Caso seja informado um número com seis ou menos dígitos, o sistema preenche com zeros à esquerda até que se completem 7 dígitos. Se informado um número superior a sete dígitos, é apresentado o conforme informado, sem a adição de zeros à esquerda.

Nat Operação

Selecionar o código da natureza de operação referente à nota fiscal.

Observação

Selecionar a opção correspondentes à procedência da nota fiscal.

As opções disponíveis são:

  • Indústria.

  • Comércio.

  • Devolução Clientes.

  • Serviço.

Estabelecimento

Selecionar o código do estabelecimento de entrada da nota fiscal.

Data Emissão

Inserir a data de emissão da nota fiscal.

Data Transação

Inserir a data de transação da nota fiscal.

Embarque

Inserir o número do embarque correspondente à nota fiscal.

Natureza Complementar

Selecionar o código da natureza de operação para notas de transferência entre estabelecimentos.

Importante:

Os dados informados nesse campo serão utilizados quando da geração de itens da nota fiscal de entrada, onde os itens correspondentes ao documento de saída, com a mesma natureza de operação, serão automaticamente gerados na nota fiscal de entrada.

Caso existir somente uma natureza de operação na nota fiscal de saída, não será necessário inserir informações nesse campo, assim como deve ser informado sempre que a nota fiscal for de transferência e a nota fiscal de saída possuir mais de uma natureza de operação.

Quando das operações de transferência de mercadorias entre estabelecimentos, é possível informar, na nota fiscal de saída, naturezas de operação diferentes para os itens constantes na nota fiscal, diferenciando a tributação de cada item.

Quando do recebimento, a nota fiscal de entrada permite informar uma única natureza de operação para todos os itens dela.

Finalidade da NF-e

Selecionar a finalidade da NF-e. As opções disponíveis são:

  1. NF-e Normal

  2. NF-e Complementar

  3. NF-e de Ajuste

  4. Devolução de Mercadoria

Nota:

Esse campo é habilitado somente quando a natureza de operação (CD0606) está configurada para gerar nota fiscal no faturamento.

Chave Acesso

Inserir o modelo, o código numérico e o digito verificador que formam a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. As demais informações são obtidas pelo sistema.

Importante:

O código da chave é composto por: Código da UF + AAMM da emissão + CNPJ do emitente + Modelo, série e número da NF-e + código numérico + dígito verificador.

Inclui Item Documento – Pasta Item 1 – RE1001B1

Objetivo da tela:

Permite incluir ou manutenir os itens do documento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Seq

Inserir o número da sequência do item na nota fiscal.

Item

Inserir o código do item da nota fiscal.

Item Fornecedor

Exibe o código do item para o fornecedor da nota fiscal.

Pedido

Inserir o número do pedido de compra do item da nota fiscal.

Ordem Compra

Exibe o número da ordem de compra do pedido de compra informado.

Evento

Inserir a sequência do evento do contrato de compras para o qual o item será alocado.

Qtde Emitente

Inserir a quantidade do item da nota fiscal.

Importante:

Quando utilizado o conceito FIFO Ordem, a quantidade recebida deve ser informada, e o sistema efetua a alocação das ordens de compra a partir da quantidade informada.

Essa quantidade é assumida do pedido de compra, quando informado. Caso seja alterada, a quantidade será consistida contra o percentual e/ou limite de variação permitido para o item. O percentual e o limite de variação permitido para o item é parametrizado por intermédio dos programas Manutenção Item x Estabelecimento do Recebimento (RE0115) e Manutenção de Itens de Recebimento (RE0106).

Mais detalhes podem ser obtidos em Variação de Quantidade e Valor no Recebimento.

Nossa Qtde

Exibe a quantidade do item convertida para a nossa unidade de medida.

Preço Unitário

Inserir o preço unitário a ser considerado para o item.

Importante:

Esse campo será habilitado quando no Parâmetros do Usuário (RE0101), estiver com o campo Consiste Preço Unitário assinalado. Quando não assinalado exibe o preço unitário conforme a quantidade e preço total informados para o item.

Não é obrigatório que seja informado o preço unitário para o item, quando informado o preço total para ele.

Quando informado uma ordem de compra, será apresentado o valor informado para o item na ordem de compra. Caso o preço unitário seja alterado, esse valor será consistido contra o percentual de variação permitido para o item. O percentual de variação permitido para o item é parametrizado por intermédio dos programas Manutenção Item x Estabelecimento do Recebimento (RE0115) e Manutenção de Itens de Recebimento (RE0106).

Mais detalhes podem ser obtidos em Variação de Quantidade e Valor no Recebimento.

Preço Total

Inserir o preço total do item da nota fiscal.

Importante:

Não é obrigatório que seja informado o preço total para o item, quando informado o preço unitário para ele.

Quando informado uma ordem de compra, será apresentado o valor informado para o item na ordem de compra. Caso o preço total seja alterado, esse valor será consistido contra o limite de variação permitido para o item. O limite de variação permitido para o item é parametrizado por intermédio dos programas Manutenção Item x Estabelecimento do Recebimento (RE0115) e Manutenção de Itens de Recebimento (RE0106).

Mais detalhes podem ser obtidos em Variação de Quantidade e Valor no Recebimento.

Inclui Item Documento – Pasta Item 2 – RE1001B1

Objetivo da tela:

Permite informar mais detalhes a serem considerados para o item do documento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Classificação Fiscal

Selecionar o código da classificação fiscal do item recebido.

Importante:

Esse campo não é obrigatório, portanto, quando não informado, é considerada a classificação fiscal definida para o item por intermédio do programa Manutenção de Itens do Recebimento (RE0106).

Esse campo somente será habilitado quando:

Natureza Fiscal

Selecionar o código da natureza fiscal específica do item do documento.

Importante:

 Quando se tratar de recebimento de transferência entre estabelecimentos ou devolução de cliente, se a natureza de saída possuir uma natureza complementar de entrada informada, é gerado o item no recebimento com esta complementar atribuindo-a ao campo natureza fiscal. Se a natureza de saída não possui natureza complementar informada, gera o item no recebimento atribuindo à natureza fiscal do item a mesma natureza do cabeçalho do documento.

Para que esta opção seja apresentada, o campo Usa Múltiplas Natureza no Recebimento, programa Manutenção Parâmetros do Recebimento (RE0103), deve estar habilitado. Uma vez habilitado, este não pode mais ser desabilitado.

Permite incluir documentos com mais de uma natureza de operação, mas elas precisam ser compatíveis entre si. São realizadas validações para garantir que sejam informadas nos itens somente naturezas de um único tipo. Abaixo segue uma relação de tipos que não podem ser misturados com nenhum outro:

  • Somente podem ser usadas naturezas de entrada.

  • São realizadas as mesmas validações existentes na natureza do cabeçalho.

  • Somente podem ser informadas naturezas com o mesmo “tipo compra”.

  • Se no cabeçalho for informada uma operação que tenha uma das características abaixo, as naturezas fiscais dos itens também terão que ter:

    • Operação de Transferência;

    • Remessa Beneficiamento;

    • Retorno Beneficiamento;

    • Remessa Consignação;

    • Faturamento Consignação;

    • Devolução Consignação;

    • Reajuste Preço;

    • Faturamento Entrega Futura;

    • Remessa Entrega Futura;

    • Faturamento Antecipado;

    • Remessa Faturamento Antecipado;

    • Nota Própria;

    • Operação Triangular.

CFOP Nota Saída

Informar o CFOP do documento que está originando o recebimento da mercadoria, informação obrigatória para movimentação de itens controlados. 

Importante:

Poderá ser utilizado o engine de regras para sugestão deste campo.

Ordem Produção

Inserir o número da ordem de produção à qual possui reserva para o item comprado.

Operação

Selecionar a operação a ser utilizada para o recebimento do item.

Importante:

Caso o reporte da ordem informada seja por Ordem ou Item esse campo é desabilitado.

Se o reporte da ordem informada for por Operação ou Ponto de Controle, esse campo é habilitado.

Conta Contábil

Selecionar o código da conta contábil para a movimentação do item no estoque.

Unidade Negócio

Selecionar o código da unidade de negócio correspondente à ordem de compra informada. Ver Unidade de Negócio no Item da Nota.

Referência

Selecionar o código de referência do item informado.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o tipo de controle de estoque para o item selecionado seja do tipo Referência, o qual é informado por intermédio do programa Manutenção de Referências do Item (CD1506).

Depósito

Selecionar o código do depósito do item no estoque.

Importante:

Quando o item estiver parametrizado para sofrer inspeção de qualidade no estabelecimento do documento, será sugerido o depósito de controle de qualidade do estabelecimento.
A definição do depósito de qualidade do estabelecimento é feita por intermédio do programa Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais (CD0602).  
O item é definido para possuir controle de qualidade, por intermédio do programa Manutenção Item X Estabelecimento (CE0330).

Localização

Inserir a código correspondente à localização do item no estoque.

Roteiro CQ Até

Inserir a data de corte de roteiro que será considerada para buscar todos os roteiros com a situação Pendente NF criados na Digitação de Resultados – Roteiro de Inspeção Antecipado (CQ0240).

Importante:

Este campo ficará desabilitado se o parâmetro do item Roteiro de Inspeção Antecipado estiver dessinalado.

Lote / Série

Inserir o número do lote ou série correspondente ao item informado.

Validade Lote

Inserir a data de validade do lote do item.

Concentração / PPM

Inserir o percentual de concentração ou número de Partes por Milhão (PPM) correspondente ao item informado.

Importante:

Esse campo será habilitado sempre que o parâmetro Tratamento Concentração / PPM estiver previamente assinalado, por intermédio da Atualização de Parâmetros Globais (CD0101). Da mesma forma, o parâmetro Componente para Formulação, localizado no programa Alteração de Item (CP0105), deve estar selecionado com a opção Concentração ou PPM.

Caso não for informado um valor maior do que zero, o valor de concentração / PPM do lote a ser utilizado corresponde ao registrado no sistema, ainda que o saldo físico seja zero. Se não houver lote registrado no sistema, o valor assumido corresponderá ao valor padrão de concentração / PPM do item, informado por intermédio da Alteração de Item (CP0105).

Lote Fabr

Inserir o número do lote do fabricante do item. Será sugerido o conteúdo informado para o campo lote.

Importante:

O lote do fabricante sempre será solicitado, independente do tipo de controle de estoque e não será uma informação obrigatória.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Validade Fabr

Inserir a data de validade do lote do fabricante do item. Será sugerido o conteúdo informado para o campo validade lote.

Importante:

O data de validade do lote do fabricante sempre será solicitando, independente do tipo de controle de estoque e não será uma informação obrigatória.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Fabricante

Selecionar na lista o fabricante do item.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Cód Barra Fabr

Inserir o código de barras do fabricante do item.

Importante:

O código de barras será solicitado apenas para os itens do grupo de estoque do Sistema Hospitalar. O código de barras será sugerido do relacionamento item x fornecedor, podendo ser alterado na nota, essa informação será obrigatória quando o relacionamento item x fornecedor estiver parametrizado como obrigatório.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).


Informa Dados Importação – Pasta Declaração

Objetivo da tela:

Permitir registrar os dados da declaração de importação a qual a nota fiscal de entrada está relacionada.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Número Documento Importação

Inserir o número do documento de importação (DI) que está relacionado à nota fiscal de entrada.

Data de Registro

Inserir a data de registro do documento de importação (DI).

Local de Desembaraço

Inserir o local de desembaraço dos itens importados.

Sigla UF do Desembaraço

Inserir a sigla da unidade de federação do desembaraço.

Data do Desembaraço Aduaneiro

Inserir a data do desembaraço aduaneiro.

Código do Exportador

Inserir o código do exportador.

Documento Importação

Inserir o tipo de declaração de importação. As opções disponíveis são:

  • 0 – Declaração de Importação;

  • 1 – Declaração Simplificada de Importação.

Informa Dados Importação – Pasta Adições

Objetivo da tela:

Permitir registrar as adições dos itens da nota fiscal de entrada.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sequência do Item

Inserir a sequência do item na nota fiscal de entrada

Código do Item

Inserir o código do item.

Número da Adição

Inserir o número da adição.

Sequência Adição

Inserir a sequência da adição.

Código do Fabricante Estrangeiro

Inserir o código do fabricante estrangeiro.

Valor do Desconto do Item da DI

Inserir o valor do desconto do item da declaração de importação (DI).

Valor da Base de Cálculo do Imposto de Importação

Inserir o valor da base de cálculo do imposto de importação (II).

Valor das Despesas Aduaneiras

Inserir o valor das despesas aduaneiras.

Valor do Imposto de Importação

Inserir o valor do imposto de importação (II).

Valor do IOF

Inserir o valor do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Descrição Item

Exibe a descrição do item da sequência selecionada.

País Origem

Inserir o país de origem do item.

Nota:

De acordo com o país de origem informado, o sistema irá considerar essa informação e a  unidade de medida do item para poder efetuar a busca o código GTIN do produto, de acordo com as configurações efetuadas em Relac Item x Pais Origem x Un Med x Fornec (CD0867).

Para os casos de documentos provenientes do módulo Importação, esta informação será carregada com o País de Origem da Cotação Item do processo de Importação programa Cotação Item (Importação).

Embalagem

Objetivo da tela:

Permitir registrar os dados dos volumes da nota fiscal de entrada.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Nr Volumes

Inserir o número de volumes acobertados pela nota fiscal de entrada.

Marca Volumes

Inserir a marca dos volumes.

Espécie Volumes

Inserir a espécie dos volumes.

Sigla

Inserir a sigla da embalagem.

Tp Embalagem

Inserir o tipo de embalagem.

Qt Volume

Inserir a quantidade de volumes dessa embalagem.

Peso Liq Embal

Inserir o peso líquido da embalagem.

Importante:

O peso líquido informado deve levar em conta somente o peso da embalagem. Não deve ser considerado o peso dos itens embalados.

Recebimento Fiscal a Partir do Recebimento Físico – RE2001Z

Objetivo da tela:

Permitir continuar um recebimento iniciado no programa Recebimento Físico (RE2001).

Importante:

Somente poderão ser informados nesta tela documentos já digitados no programa Recebimento Físico e atualizados.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Emitente

Selecionar o código do fornecedor correspondente à nota fiscal.

Série

Selecionar o código correspondente à série da nota fiscal.

Documento

Inserir o número da nota fiscal a ser implementada.

Nota:

Caso seja informado um número com seis ou menos dígitos, o sistema preenche com zeros à esquerda até que se completem 7 dígitos. Se informado um número superior a sete dígitos, é apresentado o conforme informado, sem a adição de zeros à esquerda.


Selecionar qual o tipo da nota que está sendo recebida. As opções disponíveis são:

  • Nota Fiscal de Compra;

  • Nota Fiscal de Devolução de Clientes;

  • Nota Fiscal Entrada de Transferência;

  • Nota Fiscal Entrada para Beneficiamento;

  • Nota Fiscal de Retorno Beneficiamento;

  • Nota Fiscal de Entrada Compra de Consignação;

  • Nota Fiscal de Remessa Entrega Futura;

  • Nota Fiscal Remessa Faturamento Antecipado.

Nota:

O sistema validará a existência de um recebimento físico com os dados informados nos campos Emitente, Série, Documento e Tipo Nota.

Nat Operação

Selecionar o código da natureza de operação referente à nota fiscal.

Observação

Selecionar a opção correspondentes à procedência da nota fiscal. As opções disponíveis são:

  • Indústria.

  • Comércio.

  • Devolução Clientes.

  • Serviço.

Data Transação

Inserir a data de transação da nota fiscal.

Nota:

O sistema preencherá automaticamente este campo com a data de transação informada no programa Recebimento Físico.

Chave Acesso

Inserir o modelo, o código numérico e o digito verificador que formam a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. As demais informações são obtidas pelo sistema.

Importante:

Importante:

O código da chave é composto por: Código da UF + AAMM da emissão + CNPJ do emitente + Modelo, série e número da NF-e + código numérico + dígito verificador.

Manutenção Natureza Fiscal – RE2001T

Objetivo da tela:

Permitir informar as naturezas diferentes para cada item do documento.

Nota:

Essa tela somente será apresenta se a funcionalidade estiver ligada no programa Manutenção Parâmetros do Recebimento (RE0103).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Natureza Fiscal

Inserir a natureza do item.

Nota:

Nos casos onde exista documento no Monitor NFE/CT-e/NFS-e (RE0708), o sistema busca as naturezas do documento no monitor, sugerindo para os itens apresentados nessa tela.

Já para os casos de recebimento de notas de devolução, transferência ou retorno de beneficiamento, o sistema apresenta a natureza complementar da natureza de saída. Caso a natureza de saída não possua complementar, a coluna das naturezas fiscais é preenchida com a natureza informada na tela Recebimento Fiscal a Partir do Recebimento Físico (RE2001Z).

Seleciona Entregas – RE1001B4

Objetivo da tela:

Permitir gerar itens a partir da seleção das entregas pendentes para o fornecedor da nota. Quando o usuário do recebimento estiver parametrizado para utilizar FIFO para Ordens de Compra, esta tela será apresentada automaticamente logo após a digitação do cabeçalho da nota no recebimento.

Nota:

As entregas atrasadas (data de entrega menor a data atual) serão demonstradas em vermelho.
As entregas na data (data de entrega igual a data atual) serão demonstradas em preto. As entregas adiantadas (data de entrega maior que a data atual) serão demonstradas em azul.
As informações que podem ser editadas na tabela são realçadas com negrito.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Marcar

Quando acionado, seleciona a entrega para geração do item da nota.

Desmarcar

Quando acionado, desconsidera a entrega para geração do item da nota.

Todos

Quando acionado, seleciona todas as entregas apresentadas na tabela.

Nenhum

Quando acionado, desconsidera todas as entregas apresentadas na tabela.

Confirma Itens

Quando acionado, confirma a geração dos itens da nota para as entregas selecionadas. Após confirmar as entregas, o usuário poderá optar por continuar na tela e selecionar outros itens/pedidos ou sair da tela e verificar os itens gerados na tela Detalhe - RE1001B - que é acionada automaticamente.

Nota:

Na confirmação dos itens, quando utilizado o conceito de FIFO para ordens de compra no usuário do recebimento, o programa irá também efetuar o agrupamento das ordens com as mesmas características contábeis. Serão agrupadas em um único item as ordens que possuam o Item, Conta Contábil, Ordem de Produção, Ordem de Investimentos e Contratos iguais.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Filtrar por

Selecionar a opção que determina a informação a ser considerada para o filtro.

As opções disponíveis são:

  • Item/Quantidade: habilita os campos item e quantidade para definição do filtro. Essa opção carrega na tabela todas as entregas para o item em ordem crescente de data de entrega, até que atenda a quantidade selecionada. 
    Nesta opção, o usuário poderá efetuar o FIFO para as ordens de compra selecionando o item e a quantidade a ser recebida. Ao clicar o botão Confirmar, as entregas pendentes serão carregadas na planilha para o fornecedor e item selecionados. As parcelas de entrega que atendam a quantidade digitada são previamente selecionadas.

    Nota:

    As parcelas omitidas nesta seleção podem ser apresentadas. Para isso basta dessinalado o parâmetro Omitir entregas não selecionas pelo FIFO.

  • Item/Quantidade/Preço: habilita os campos item, quantidade e preço. Nessa opção, além do item e quantidade, serão selecionados apenas as entregas para ordens de compra negociadas com o preço unitário igual ao informado em tela.

  • Pedido: habilita o campo pedido, permitindo informar o pedido de compra para geração dos itens.

    Nota:

     Esta opção atende também a necessidade de gerar itens da nota para ordens de compra relacionadas a contratos de compra.

  • Pedido/Valor: habilita os campos pedido e valor. Nessa opção, além do pedido somente são selecionadas as entregas que atendam o valor informado em tela.

Seleciona Entregas – Pasta Itens – RE1001B4

Objetivo da tela:

Permitir selecionar a parcela/entrega para a geração do item da nota.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

* - Asterisco

Indica se a parcela/entrega está selecionada para a geração do item da nota.

Seleciona Entregas – Pasta Narrativa – RE1001B4

Objetivo da tela:

Permitir consultar a narrativa da ordem de compra.


Relacionamento NF de Devolução de Cliente x NF de Venda

Objetivo da tela:

Permitir selecionar se o pedido deve ser reaberto e se deve considerar o endereço da NF de remessa.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Série

Inserir a série da nota fiscal de venda que se deseja pesquisar.

Nr Nota Fiscal

Inserir o número da nota fiscal de venda.

Reabre Pedido Venda

Selecionar se o pedido de venda deve ser reaberto com a devolução do material ou não.

Considera Endereço NF Remessa

Quando selecionado, indica se deve ser considerado o endereço existente na nota fiscal de venda informada.

Importante:

Quando se tratar da primeira nota fiscal de venda a ser relacionada ao documento, este parâmetro é apresentado previamente assinalado. Caso ele seja mantido assim (assinalado), é considerado o endereço constante na nota fiscal de venda informada para a nota fiscal de devolução selecionada, sobrepondo as informações que eventualmente já estejam gravadas para o documento. Caso este parâmetro fique dessinalado, serão mantidas as informações já existentes no documento.

Itens para Devolução

Objetivo da tela:

Quando da digitação de uma nota fiscal de devolução de clientes, depois de informar que a ela corresponde a uma nota fiscal de saída, o programa disponibiliza a tela RE1001E2, por intermédio da qual é possível selecionar os itens a serem devolvidos.

Importante:

Os campos Qt Já Devolvida e Qt a Devolver apresentam seus saldos já considerando todas as notas de devolução, independentemente de estarem atualizadas e as pendentes.

Quando utilizado o conceito de unidade de negócio, nas devoluções de clientes, a unidade de negócio será buscada inicialmente dos itens da nota fiscal de venda. Caso não seja encontrada, a unidade de negócio será buscada do relacionamento Item x Unidade de Negócio (CD9762). Caso o item recebido não seja encontrado nesse relacionamento, será feita uma busca pelo relacionamento Família Comercial x Unidade de Negócio (CD1310). Caso a família do item recebido não seja encontrada, será utilizada a unidade de negócio padrão, conforme definido no programa Parâmetros Materiais (CD1001).


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

OK

Quando acionado, confirma a devolução dos itens selecionados.

Marca

Quando acionado, permite selecionar o item a ser devolvido.

Todos

Quando acionado, serão selecionados todos os itens apresentados para a nota fiscal informada.

Nenhum

Quando acionado, o programa retorna à tela anterior.


Manutenção Item do Documento – Pasta Compras

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações do item.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Modifica

Quando acionado, possibilita a manutenção das informações do item nas pastas: Compras, Valores, Impostos, Saída, Estoque, Outros e FIFO.

Incluir Seriais

Quando acionado, apresenta a tela Devolução de Seriais (RE1001K), na qual é possível informar os seriais a serem vinculados à devolução.

Importante:

Esse botão somente é habilitado quando a nota fiscal for de devolução de cliente e o item selecionado possuir controle de serial, conforme definido na Atualização Itens Faturamento (CD0903).

Sair

Quando acionado, serão confirmados os dados do item da nota fiscal, disponibilizando a digitação da próxima sequência de item da nota. Para dar continuidade ao processo de implementação da nota fiscal, pressionar botão Sair, quando, então, retorna para a tela Manutenção de Documentos, pasta Itens.

Devolução de Seriais

Objetivo da tela:

Permitir consultar os seriais vinculados à nota fiscal de devolução, bem como vincular novos seriais.

Importante:

Quando informada a nota fiscal de venda que gerou a devolução, os seriais vinculados a essa são automaticamente vinculados à nota de devolução.

Quando a nota fiscal de devolução do cliente for atualizada, os seriais vinculados a ela terão seu estado atualizado de Faturado para Disponível. Caso a nota fiscal de devolução do cliente seja desatualizada, o serial voltará para o estado Faturado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado apresenta a tela Digitação de Seriais, a qual permite vincular seriais ao item da nota fiscal de devolução.

Eliminar

Quando acionado, permite remover o vínculo do serial selecionado.


Digitação de Seriais

Objetivo da tela:

Permitir vincular os seriais ao item selecionado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Serial

Inserir o serial a ser vinculado ao item selecionado.

Importante:

Quando informado um serial previamente cadastrado é necessário que ele esteja relacionado a uma nota de venda, caso essa tenha sido informada, e ele deverá estar com o estado igual a Faturado. O serial é cadastrado e relacionado ao item, por intermédio da Manutenção de Seriais (FT0315).

Quantidade Serial

Inserir a quantidade do serial a ser vinculado ao item selecionado.

Importante:

Quanto informado um serial previamente cadastrado, esse campo é desabilitado e passa a apresentar a quantidade do serial informado.

Quando informado um serial ainda não cadastrado, esse campo é habilitado para inserção da quantidade do serial. Sendo essas informações, serial e quantidade serial, consideradas para o cadastramento automático do serial no sistema, o qual já será cadastrado com o estado igual a “Faturado”.

Manutenção Item do Documento – Pasta Valores

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações dos valores dos itens da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Modifica

Quando acionado, é exibida a tela Modifica Item do Documento – pasta Valores, na qual é possível efetuar a modificação das informações do item da nota fiscal.

Manutenção Item do Documento – Pasta Impostos

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações dos impostos dos itens das notas fiscais.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Modifica

Quando acionado, é exibida a tela Modifica Item do Documento – pasta Impostos, na qual é possível efetuar a modificação das informações do item da nota fiscal.

Manutenção Item do Documento – Pasta Saída

Objetivo da tela:

Permitir apresentar exclusivamente os dados (caso exista) vinculados às operações que deram origem a referida nota. Estas operações são notas de devoluções de cliente ou movimentação com terceiros, ou operações triangulares.

Manutenção Item do Documento – Pasta Estoque

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações dos itens das notas fiscais no estoque.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Modifica

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Modifica Itens Documentos, pasta Estoque, na qual é possível efetuar a modificação das informações do item da nota fiscal.

Manutenção Item do Documento – Pasta Outros

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações complementares dos itens das notas fiscais.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Modifica

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Modifica Itens Documentos, pasta Outros, na qual é possível efetuar a modificação das informações do item da nota fiscal.

Manutenção Item do Documento – Pasta FIFO

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações do FIFO dos itens das notas fiscais.

Inclui/Modifica Itens Documentos – Pasta Unidade Negócio

Objetivo da tela:

Permitir visualizar os percentuais de rateio das unidades de negócio do item.

Nota:

Quando uma nota estiver relacionada a uma ordem de manutenção de origem MV com matriz de unidade de negócio, existirá a necessidade da geração da duplicata no Contas a Pagar com a matriz da ordem de compra ou a matriz da ordem de manutenção (estas obrigatoriamente deverão ser iguais). A contabilização da nota ocorrerá com a unidade de negócio da ordem de manutenção. Nesta situação ocorrerá a transferência da matriz de unidade de negócio da ordem de compra e/ou ordem de manutenção para a matriz do item da nota fiscal.

Quando na existência de matriz de unidade de negócio para o item da nota, a unidade de negócio do item da nota não será validada e seu conteúdo será branco uma vez que a matriz conterá as unidades de negócio relacionadas.

Modifica Item do Documento – Pasta Valores – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações dos valores dos itens da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Confirma

Quando acionado, o sistema recalcula os valores correspondentes ao item informado, caso eles tenham sido modificados.

Nota:

Esse botão será habilitado somente quando acionado o botão Altera Ocorrência Corrente, localizado na tela Inclui / Modifica Itens Documentos (RE1001B).

Frota/MI

Quando acionado, irá possibilitar a alteração de informações referente a Lubrificação, Abastecimento ou Outros.

Nota:

Esse botão será habilitado somente quando acionado o botão Altera Ocorrência Corrente, localizado na tela Inclui / Modifica Itens Documentos (RE1001B).

Abaixo segue as condições para exibição o botão “Mi / Frotas”:

  • ·       Função “mab-nf” deve esta habilitada na funcionalidade CD7070 Função Liberação Especial;
  • ·       Item deve ser débito direto (Necessário para criação da Ficha).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Natureza Fiscal

Inserir múltiplas naturezas de operação na digitação do documento pelo recebimento nas operações de transferência entre estabelecimentos, quando na emissão da nota fiscal de saída for informada apenas uma natureza de operação.

 

Nota:

Como a natureza fiscal determina toda a regra de tributação e alíquotas dos impostos para o item da nota, ao alterar a natureza fiscal, essas informações serão sugeridas de acordo com a configuração da nova natureza de operação informada. 

Além de buscar as novas tributações, alíquotas e recálculo dos impostos, também será validada a natureza de operação existente na inclusão do item na nota, para que não permita informar uma natureza de operação que não corresponda a mesma operação da nota (natureza de operação principal).

 

Qtde Emitente

Inserir a quantidade e unidade de medida do item recebido pelo emitente.

Nossa Qtde

Inserir a quantidade e unidade de medida correspondente ao item informado, de acordo com o controle interno do emitente.

Desconto

Inserir o valor do desconto concedido ao item constante na nota fiscal.

Peso Líq

Inserir o peso líquido do item constante na nota fiscal.

Frete Constante

Inserir o valor do frete, correspondente ao item, constante na nota fiscal.

Pedágio

Inserir o valor de pedágio de forma que não faça parte da base de cálculo do ICMS, PIS e COFINS.

Nota:

Este campo somente será habilitado se o parâmetro Informa Pedágio estiver assinalado no programa Manutenção de Parâmetros dos Usuários do Recebimento (RE0101) e a Natureza de Operação estiver com a opção Tipo Compra igual a Frete.

Despesas

Inserir o valor total das despesas constantes da nota fiscal referente ao item.

Modifica Item do Documento – Pasta Ordem – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações da ordem dos itens da nota fiscal.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

FIFO

Quando assinalado, indica que a quantidade do item da nota fiscal será alocada para a ordem de compra utilizando-se o método FIFO para ordem de compra. Este campo é assinalado na tela Inclui Item do Documento e uma vez assinalado não pode ser modificado.

Considera Unid Neg FIFO

Quando selecionado, indica que serão selecionadas somente as ordens de compra que possuírem a unidade de negócio igual a relacionada ao item da nota fiscal.

Encerra Parcela

Quando assinalado, indica que a parcela da ordem de compra será encerrada. Este campo é assinalado na tela Inclui Item do Documento pasta Item e pode ser modificado.

Baixa Estoque

Quando assinalado, indica que o item da nota fiscal baixa o estoque.

Ordem de Produção

Exibe o número da ordem de produção relacionada ao item da nota fiscal.

Item Pai

Exibe o item pai da estrutura de itens referente ao item da ordem de produção.

Roteiro

Exibe o número do roteiro de fabricação do item pai da ordem de produção.

Ficha

Exibe o número da ficha de método do item do documento.

Conta Contábil

Exibe o número da conta contábil.

Unidade Negócio

Selecionar o código da unidade de negócio correspondente à ordem de compra informada.

Nota:

Mais detalhes podem ser obtidos no conceito Unidade de Negócio no Item da Nota.

Tipo Serviço

Informar o tipo de serviço quando for nota de Serviço. As opções disponíveis são:

01

Limpeza, conservação ou zeladoria

02

Vigilância ou segurança

03

Construção civil

04

Serviços de natureza rural

05

Digitação

06

Preparação de dados para processamento

07

Acabamento

08

Embalagem

09

Acondicionamento

10

Cobrança

11

Coleta ou reciclagem de lixo ouo de resíduos

12

Copa

13

Hotelaria

14

Corte ou ligação de serviços públicos

15

Distribuição

16

Treinamento e ensino

17

Entrega de contas e de documentos

18

Ligação de medidores

19

Leitura de medidores

20

Manutenção de instalações de máquinas ou de equipamentos

21

Montagem

22

Operação de máquinas, de equipamentos e de veículos

23

Operação de pedágio ou de terminal de transporte

24

Operação de transporte de passageiros

25

Portaria, recepção ou ascensorista

26

Recepção, triagem ou movimentação de materiais

27

Promoção de vendas ou de eventos

28

Secretaria e expediente

29

Saúde

30

Telefonia ou telemarketing

31

Trabalho temporário na forma da Lei nº6.019, de janeiro de 1974

Nota:

  • Ao incluir no RE1001 uma nota que seja de Serviço, caso no cadastro do item tenha a informação do "Tipo de Serviço" já previamente cadastrada, o sistema irá sugerir o tipo de serviço do item (RE0106). Caso contrário, o tipo de serviço ficará em branco, porém como a nota é de Serviços, o campo ficará habilitado e poderá ser informado manualmente pelo usuário.
  • Mesmo que carregue a informação que estava previamente cadastrada no item, o usuário também poderá alterar manualmente.
  • O campo "Tipo de serviço" somente ficará habilitado quando a observação da nota for "Serviços". Caso contrário, ele sempre ficará desabilitado com o valor "0".
Natureza RendimentoDeverá ser informado o código da natureza de rendimento,  conforme tabela de natureza de rendimento da EFD-REINF.

Modifica Itens Documentos – Pasta Saída – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir consultar as informações da nota fiscal de saída.

Modifica Item do Documento – Pasta Impostos – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações dos impostos itens da nota fiscal.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Classificação Fiscal

Selecionar o código da classificação fiscal do item constante na nota fiscal.

CEST

Inserir o Código Especificador da Substituição Tributária (CEST) relacionado ao item da nota fiscal.

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando a Natureza de Operação NÃO estiver assinalada para Gerar Nota Faturamento, na pasta Adicionais da Natureza Operação (CD0606).

Trib IPI

Selecionar o tipo de tratamento tributário do ISS dispensado ao item, segundo a aplicação dele.

As opções disponíveis são:

  • Tributado: nas saídas tributadas e nas entradas com direito a crédito.

  • Isento: nas saídas isentas de tributação e entradas sem direito a crédito.

  • Outros: nas saídas não tributadas em que o imposto é diferido ou suspenso, com amparo na legislação.

  • Reduzido: nas saídas tributadas, com redução na base de cálculo e nas entradas com igual tratamento tributário.

Alíquota IPI

Inserir a alíquota a ser considerada quando do cálculo do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), incidente sobre o item cadastrado.

CST IPISerá sugerido o código do CST do item, mas será permitindo alteração.

Perc Red IPI

Inserir o percentual de redução da base de cálculo do IPI, conforme determinado na natureza de operação informada para a nota fiscal.

IPI Não Trib

Exibe o valor da base de cálculo Tributada de IPI do item da nota fiscal.

IPI Outras

Exibe o valor da base de cálculo Outras de IPI do item da nota fiscal.

Base Cálculo IPI

Inserir o valor correspondente à base de cálculo de IPI correspondente aos itens da nota fiscal.

Valor IPI

Exibe o valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) constante correspondente ao item da nota fiscal.

Trib ISS

Selecionar o tipo de tributação do ISS do item da nota fiscal.

Nota:

Esse campo somente será habilitado quando utilizada uma natureza de operação que caracterize prestação de serviços.

Alíquota ISS

Exibe o percentual de ISS do item da nota fiscal.

Nota:

 Esse campo somente será habilitado quando utilizada uma natureza de operação que caracterize prestação de serviços.

Tributação ICMS

Selecionar o tipo de tratamento do ICMS em relação ao item constante na nota fiscal emitida.

As opções disponíveis são:

  • Tributado: nas saídas tributadas e nas entradas com direito a crédito.

  • Isento: saídas isentas de tributação e nas entradas sem direito a crédito.

  • Outros: nas saídas não tributadas, em que o imposto é diferido ou suspenso, amparado na legislação.

  • Reduzido: nas saídas tributadas, com redução na base de cálculo e nas entradas com igual tratamento tributário. Ambas as operações são favorecidas com benefício fiscal.

  • Diferido: o imposto, amparado na legislação, não será lançado. Ele irá para o Estoque como outros e para Obrigações Fiscais como tributado.

Alíquota ICMS

Inserir a alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) conforme determinada na natureza de operação informada para a nota fiscal.

ICMS Retido

Quando selecionado, indica que o item é amparado pelo regime de Substituição Tributária do ICMS, tendo o valor do ICMS retido.

Perc Red ICMS

Inserir o percentual de redução da base de cálculo do ICMS, conforme determinado na natureza de operação informada para a nota fiscal.

Sit Trib ICMS

Inserir o código da situação tributária do ICMS para o item na aquisição de mercadorias, onde a escrituração da entrada difere da tributação do ICMS ocorrido na saída da nota fiscal.

Exemplo:
Uma compra para uso e consumo, onde a operação de saída foi tributado o ICMS, porém a entrada não terá crédito.

Nota:

O preenchimento dos campos de ICMS, inclusive ICMS ST e suas respectivas bases de cálculo, depende do conteúdo informado no Código da Situação Tributária (CST).

Base ST Antec

Inserir o valor base da substituição tributária antecipada do item.

Nota:

Esse campo somente é apresentado quando no programa Manutenção Natureza de Operação (CD0606) estiver assinalado o campo Contrib Substituído Antecip.

Valor ST Antec

Inserir o valor da substituição tributária antecipada do item.

Nota:

Esse campo somente é apresentado quando no programa Manutenção Natureza de Operação (CD0606) estiver assinalado o campo Contrib Substituído Antecip.

Val ICMS Prop Subs

Inserir o valor do ICMS Próprio do Substituto cobrado em operação anterior.


Tributação PIS

Selecionar a opção correspondente ao direito do estabelecimento em relação ao crédito do Programa de Integração Social (PIS).

As opções disponíveis são:

  • Tributado: quando selecionado, indica que haverá direito ao crédito do PIS.

  • Isento: quando selecionado, indica que não haverá direito ao crédito do PIS.

Aliq PIS

Inserir a alíquota do PIS a ser considerada na transação.

Nota:

É apresentada como padrão a alíquota definida para o item ou para a natureza de operação da nota fiscal, conforme parametrização efetuada na Manutenção Itens Recebimento (RE0106).

Nesse campo pode ser informado um valor com até 4 casas decimais para atender o artigo oitavo da Lei 10.925/2004, com redação dada pela Lei 11.051/2004 tem direito a crédito presumido do PIS e COFINS as Pessoas Jurídicas que adquirem a matéria prima diretamente do produto rural. E as alíquotas de PIS e COFINS nesse caso possuem mais de 2 casas decimais. 
Exemplo de alíquotas: 
PIS = 0,5775%

CSTSerá sugerido o código do CST referente ao PIS, mas será permitindo alteração.

Base Cálculo PIS

Inserir o valor sobre o qual será aplicada a alíquota do PIS para o cálculo do valor do PIS.

Valor PIS

Exibe o valor calculado com a alíquota do PIS aplicada sobre a base de cálculo.

Tributação COFINS

Selecionar a opção correspondente à tributação da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (COFINS).

A opções disponíveis são:

  • Tributado: quando selecionado, indica que haverá direito ao crédito do COFINS.

  • Isento: quando selecionado, indica que não haverá direito ao crédito do COFINS.

Aliq COFINS

Inserir a alíquota do COFINS a ser considerada na transação.

Nota:

É apresentada como padrão a alíquota definida para o item ou para a natureza de operação da nota fiscal, conforme parametrização efetuada na Manutenção Itens Recebimento (RE0106).

Nesse campo pode ser informado um valor com até 4 casas decimais para atender o artigo oitavo da Lei 10.925/2004, com redação dada pela Lei 11.051/2004 tem direito a crédito presumido do PIS e COFINS as Pessoas Jurídicas que adquirem a matéria prima diretamente do produto rural. E as alíquotas de PIS e COFINS nesse caso possuem mais de 2 casas decimais. 
Exemplo de alíquotas:

COFINS = 2,66%

CSTSerá sugerido o código do CST referente ao COFINS, mas será permitindo alteração.

Base Cálculo COFINS

Inserir o valor sobre o qual será aplicada a alíquota do COFINS para o cálculo do valor do COFINS.

Valor COFINS

Exibe o valor calculado com a alíquota do COFINS aplicada sobre a base de cálculo.

Modifica Item do Documento – Pasta Estoque – RE1001B2

Objetivo da tela:

Ao clicar na pasta Estoque, os campos somente estarão habilitados para modificação se o botão Modifica da pasta Manutenção Item do Documento – Pasta Compras foi acionado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Inclui

Quando acionado, possibilita a inclusão de registro de entrada para o item da nota fiscal no estoque.

Modifica

Quando acionado, possibilita a alteração do depósito, localização, lote/série, validade e quantidade do item de entrada no estoque.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Depósito

Exibe o depósito padrão do item no qual será dada a entrada da quantidade do item. 

Importante:

Quando o item estiver parametrizado para sofrer inspeção de qualidade no estabelecimento do documento, será sugerido o depósito de controle de qualidade do estabelecimento.

A definição do depósito de qualidade do estabelecimento é feita por intermédio do programa Manutenção de Estabelecimentos para Área de Materiais (CD0602).

O item é definido para possuir controle de qualidade, por intermédio do programa Manutenção Item X Estabelecimento (CE0330).

Localização

Exibe a localização do item no estoque.

Lote/Série

Exibe o número do lote ou de série do item.

Validade

Exibe a data de validade do item.

%Concentração/PPM

Inserir a Concentração/PPM do lote.

Nota:

Essa informação somente é solicitada para novos lotes e quando marcado o módulo “Controle de Potência” no programa Parâmetros Globais (CD0101).

Cód Barra Fabr

Exibe o código de barras do fabricante do item.

Importante:

O código de barras é informado apenas para os itens do grupo de estoque do Sistema Hospitalar. O código de barras sempre é sugerido do relacionamento item x fornecedor, podendo ser alterado na nota, essa informação será obrigatória quando o relacionamento item x fornecedor estiver parametrizado como obrigatório.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Fabricante HIS

Exibe o fabricante do item.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Lote Fabr

Exibe o número do lote do fabricante do item. Será sugerido o conteúdo informado para o campo lote.

Importante:

O lote do fabricante sempre é solicitado, independente do tipo de controle de estoque e não será uma informação obrigatória.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Validade Fabr

Exibe a data de validade do lote do fabricante do item. Será sugerido o conteúdo informado para o campo validade lote.

Importante:

A data de validade do lote do fabricante sempre é solicitando, independente do tipo de controle de estoque e não será uma informação obrigatória.

Esse campo somente é habilitado quando o estabelecimento possuir integração com o Sistema Hospitalar (HIS).

Qtde

Exibe a quantidade total da sequência do item a ser adicionada ao depósito do estoque. Esta quantidade pode ser alterada caso a entrada do item se dê em mais de um depósito.

Qtde Embalagens CQ

Exibe a quantidade total de embalagens a serem abertas para posterior coleta de amostra no roteiro de inspeção de qualidade.

Importante:

Esse campo somente é habilitado quando existir fórmula cadastrada para o item CQ, veja mais detalhes nos cadastros Manutenção Item x Estab CQ (CQ0124) e Manutenção Itens Controle Qualidade (CQ0113), as informações desse último somente são consideradas caso não exista fórmula cadastrada para o item no estabelecimento.

Roteiro de Insp.

Exibe o roteiro sugerido automaticamente.

Importante:

Caso seja incluído um novo registro deverá ser informado o roteiro manualmente.

Este campo ficará desabilitado se o parâmetro do item Roteiro de Inspeção Antecipado estiver desmarcado.

Modifica Item do Documento – Pasta Outros – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações complementares dos itens das notas fiscais.

Modifica Item do Documento – Pasta FIFO – RE1001B2

Objetivo da tela:

Permitir modificar as informações do FIFO dos itens das notas fiscais.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Inclui

Quando acionado, é exibida a tela Inclui FIFO Ordem Compra do Item do Documento.

Item Documento – ICMS – RE1001B2A

Objetivo da tela:

Ao acionar o botão "ICMS" é aberto o Item Documento – ICMS (RE1001B2A) que servirá para digitação, manutenção e consulta de todos os campos referentes ao valor do ICMS do item do documento de entrada. Essa tela exibe a Sequência, o Código do Item e sua Descrição, além a Natureza Operação e sua Descrição. Todos os campos são apenas de consulta, e não estão disponíveis para digitação/alteração nesse local.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Trib ICMS

Selecionar o tipo de tratamento do ICMS em relação ao item constante na nota fiscal emitida.

As opções disponíveis são:

  • Tributado: nas saídas tributadas e nas entradas com direito a crédito.

  • Isento: saídas isentas de tributação e nas entradas sem direito a crédito.

  • Outros: nas saídas não tributadas, em que o imposto é diferido ou suspenso, amparado na legislação.

  • Reduzido: nas saídas tributadas, com redução na base de cálculo e nas entradas com igual tratamento tributário. Ambas as operações são favorecidas com benefício fiscal.

  • Diferido: o imposto, amparado na legislação, não será lançado. Ele irá para o Estoque como outros e para Obrigações Fiscais como tributado.

Quando a tributação do item é "Outros", o sistema grava o valor do ICMS no campo "Valor ICMS". Quando a tributação do item é "Isento", o Sistema apenas grava a "Base do ICMS Não Tributado", porém não grava valor.

Alíquota ICMS

Exibe a alíquota de ICMS definida na natureza de operação da despesa acessória.

Perc. Redução ICMSInserir o percentual de redução da base de cálculo do ICMS, conforme determinado na natureza de operação informada para a nota fiscal.
Base ICMS IsentoInserir o valor de base de cálculo quando o ICMS for isento.
Base ICMS OutrosInserir o valor da base de cálculo do ICMS Outras.
Base ICMS trib.Inserir o valor da base de cálculo do ICMS tributado
Valor ICMS

Inserir o valor do ICMS.

Aliq. FCPInserir a alíquota do FCP que será majorada à alíquota de ICMS.
Base FCPInserir o valor da base de cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.
Valor FCPInserir o valor total do cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.
Base ICMS Compl

Inserir o valor da base de ICMS complementar referente às notas fiscais de compra para consumo final oriundas de outros estados.

Valor ICMS Compl

Inserir o valor do ICMS complementar.

Alíquota Sub Trib

Inserir o valor da alíquota por regime de Substituição Tributária.

Base ICMS Sub Trib

Inserir o valor da base de cálculo para o ICMS por regime de Substituição Tributária.

Valor ICMS Sub Trib

Inserir o valor de cálculo para o ICMS por regime de Substituição Tributária.

Alíq. ICMS Sub Trib

Inserir o valor da alíquota do ICMS por regime de Substituição Tributária.

Base FCP Sub TribExibe o valor da base de cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza, por regime de Substituição Tributária. Este campo não fica habilitado para digitação.
Valor FCP Sub Trib

Exibe o valor total do cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza, por regime de Substituição Tributária. Este campo não fica habilitado para digitação.

Val ICMS Prop Subs

Informar o valor do ICMS Próprio do Substituto cobrado em operação anterior.


CSOSNExibe Código da Situação da Operação do Simples Nacional.
Base Simples Nac.

Exibe o valor da base de cálculo do Simples Nacional.

Aliq. Simples Nac.

Exibe o valor da alíquota do Simples Nacional.

Valor Simples Nac.

Exibe o valor Simples Nacional.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

ICMS RetidoSe selecionado, exibe as informações do ICMS Retido, Base e Valor do ICMS cobrado por Substituição Tributária e ICMS ST Antecipado.

Recalcular

Ao clicar nesse botão o sistema irá disparar os métodos internos que recalculam os valores do ICMS, IPI, PIS e COFINS da nota.

Inclui FIFO Ordem Compra do Item do Documento

Objetivo da tela:

Permitir inserir informações sobre o FIFO da ordem de compra do item.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Pedido

Exibe o número do pedido da ordem de compra do item da nota fiscal.

Ordem Compra

Exibe o número da ordem de compra do item da nota fiscal.

Parcela

Exibe o número da parcela da ordem de compra à qual a quantidade do item está sendo alocado.

Qtde Saldo

Exibe a quantidade do item na parcela da ordem de compra, quando a alocação foi parcial.

Contrato

Exibe o número do contrato de compra vinculado ao item do documento.

Nota:

 Esse campo somente é apresentado quando o FIFO for feito para as medições do contrato.

Seq Item

Exibe a sequência do item do contrato de compra vinculado ao item do documento. Caso o contrato seja por total, é necessário informar a sequência do item no contrato de compra.

Nota:

Esse campo somente é apresentado quando o FIFO for feito para as medições do contrato.

Seq Event

Inserir a sequência do evento do contrato de compra.

Nota:

Caso já tenha sido informado o evento do contrato de compra para o item do documento, esse campo não é habilitado.
Esse campo somente é apresentado quando o FIFO for feito para as medições do contrato.

Seq Medição

Inserir a sequência da medição do contrato de compra vinculado ao item do documento.

Nota:

Esse campo somente é apresentado quando o FIFO for feito para as medições do contrato.

Qtde

Exibe a quantidade alocada do item na parcela da ordem de compra.

Valor Medição

Inserir o valor a ser recebido da medição do contrato de compra vinculado ao item do documento.

Importante:

Esse campo somente é apresentado quando o FIFO for feito para as medições do contrato.
Esse valor não pode ser maior que o saldo disponível para a medição.

Encerrada

Quando assinalado, determina que a parcela da ordem de compra será encerrada, ainda que ainda possua saldo a receber.

Modifica Itens Documentos – Pasta Unid Negócio

Objetivo da tela:

Permitir incluir, modificar e eliminar os percentuais de rateio das unidades de negócio do item.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Inclui

Quando acionado, é apresentada a tela Unidade de Negócio (RE1001B3), na qual é possível incluir as unidades de negócio e seus percentuais de rateio.

Modifica

Quando acionado, é apresentada a tela Unidade de Negócio (RE1001B3), na qual é possível manutenir os percentuais de rateio da unidade de negócio do item.

Elimina

Quando acionado, elimina a unidade de negócio selecionada.


Unidade de Negócio

Objetivo da tela:

Permitir definir os percentuais de rateio para as unidades de negócio.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Unid Negócio

Selecionar o código de referência da unidade de negócio alocada ao item do documento.

% Unid Negócio

Inserir o percentual de rateio da unidade de negócio alocada ao item do documento.

Gera Itens Retorno Beneficiamento/Devolução

Objetivo da tela:

Permitir gerar os itens da nota conforme a nota fiscal de remessa para beneficiamento ou nota fiscal venda emitida no módulo Faturamento e cujos itens estão retornando ou sendo devolvidos. Ao clicar no botão OK, os itens da nota de remessa são apresentados na tela Seleção Itens do Retorno.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Série

Inserir a série da nota fiscal de remessa para beneficiamento que se deseja pesquisar.

Documento

Inserir o número da nota fiscal de remessa para beneficiamento, cujos itens estão retornando. Pode-se utilizar o recurso de zoom para pesquisa da nota fiscal.

Nat Operação

Exibe o código da natureza de operação da nota fiscal de remessa para beneficiamento.

Nota:

Caso o parâmetro Usa Múltiplas Natureza no Recebimento do programa Parâmetros Recebimento (RE0103) estiver assinalado, o campo Nat Operação não será apresentado. Ele é utilizado para filtrar os itens do documento de remessa que foram remetidos com determinada natureza. Com o parâmetro marcado, pode-se receber retorno de itens de mais de uma natureza.

Considera Endereço NF Remessa

Permite selecionar se deve ou não ser considerado o endereço existente na nota fiscal de remessa informada.

Importante:

Quando se tratar da primeira nota fiscal de remessa relacionada ao documento, este campo é apresentado previamente assinalado. Se ele for mantido assinalado, será considerado o endereço existente na nota fiscal de saída informada para a nota fiscal de retorno associada, sobrepondo as informações que eventualmente já estejam gravadas para o documento (caso não seja encontrada a nota fiscal de saída informada, serão mantidos as informações de endereço existentes, apesar do parâmetro ter sido assinalado). Se esse parâmetro não estiver assinalado, serão mantidas as informações de endereço já existentes no documento.
A partir da segunda nota fiscal de saída a ser relacionada ao documento este parâmetro permanece desabilitado, considerando o valor indicado no primeiro relacionamento (assinalado ou dessinalado) e mantendo as informações de endereço já existentes para o documento.

Proporção

Inserir o percentual de proporção dos itens retornados.

 Seleção Itens do Retorno

Objetivo da tela:

Permitir apresentar os itens enviados para beneficiamento conforme nota fiscal de remessa, ou os itens vendidos que ora estão sendo devolvidos. Os itens retornados devem ser marcados para serem assumidos para a nota fiscal de retorno de beneficiamento ou de devolução. Quando o item for marcado, é exibido na cor azul.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Marca/Desmarca

Quando acionado, possibilita selecionar o item retornado ou desmarcar a seleção do item retornado.

Todos

Quando acionado, possibilita a seleção de todos os itens da nota fiscal de saída para o retorno.

Nenhum

Quando acionado, desmarca todos os itens marcados para o retorno.


Gera Itens Faturamento Antecipado

Objetivo da tela:

Permitir informar os dados necessários para localizar e relacionar a fatura que originou a operação de faturamento antecipado. Ao clicar OK, os itens da nota de fatura serão apresentados na tela Seleção Itens da Fatura.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Série

Inserir a série da nota de faturamento antecipado.

Documento

Inserir o número da nota de faturamento antecipado, cujos itens estão sendo remetidos.

Nat Operação

Exibe o código da natureza de operação da nota de faturamento antecipado.

Proporção

Inserir o percentual de proporção dos itens retornados.

Gera Itens Retorno/Remessa Beneficiamento Conforme Estrutura do Item

Objetivo da tela:

Permitir gerar itens de retorno.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Marca/Desmarca

Quando acionado, possibilita selecionar o item retornado ou desmarcar a seleção do item retornado.

Ordem Produção

Quando acionado, possibilita informar a ordem de produção do item pai da estrutura para a geração dos itens para a nota fiscal. Ver detalhes tela Informa Ordem Produção Item Beneficiamento.

Todos

Quando acionado, possibilita a seleção de todos os itens da nota fiscal de saída para o retorno.

Nenhum

Quando acionado, desmarca todos os itens marcados para o retorno.

Informa Ordem Produção Item Beneficiamento

Objetivo da tela:

Permitir inserir ordens de produção para o item pai da estrutura.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Ordem Produção

Inserir o número da ordem de produção para a geração automática dos itens da nota fiscal conforme os itens das reservas da ordem.

Item Pai

Exibe o item pai da ordem de produção quando informada. Quando não informada uma ordem de produção, pode ser inserido o item pai e, assim, os itens da nota serão gerados com base na estrutura do item cadastrada no módulo Engenharia.

Quantidade

Quando informada uma ordem de produção, exibe a quantidade do item pai da ordem, caso contrário, inserir a quantidade do item pai para a geração automática dos itens da nota conforme a estrutura do item.

Data de Retorno

Inserir a data de retorno que servirá como referência na pesquisa dos itens das reservas da ordem para a geração dos itens da nota fiscal.

Cód. Depósito

Inserir o código do depósito dos itens.

Manutenção de Documentos – Pasta Duplicatas

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a geração, inclusão e/ou manutenção das duplicatas do documento de entrada.

Nota:

É importante destacar que para determinar a data base para o cálculo dos vencimentos das duplicatas da nota, o sistema atua da seguinte forma:

  • Informa a data base para duplicatas no cálculo da nota.

  • Informa a data do primeiro vencimento no cálculo da nota.

  • Informa as datas de vencimento por intermédio da condição de pagamento especial.

  • Cadastra as condições de pagamento com regras de cálculo das duplicatas.


O botão Geração efetua a inclusão de duplicatas para o documento com base nas condições de pagamento das ordens de compra dos itens do documento. Entretanto, é possível incluir novas duplicatas, alterar e excluir as duplicatas já existentes para que elas se enquadrem com as duplicatas da nota fiscal do fornecedor. Nesse caso, o sistema pode ou não barrar a atualização do documento, dependendo das normas internas da empresa. Essa definição é efetuada por usuário do módulo Recebimento, o qual pode ou não estar parametrizado para efetuar a atualização do documento com erro. Mais detalhes estão disponíveis na descrição do campo "Atualiza NF Erros Duplicatas" do Parâmetros Usuários Recebimento (RE0101). Independente do usuário poder ou não atualizar o documento com erro, quando as duplicatas não coincidirem com as condições de pagamento, será apresentada uma mensagem de advertência para ele alertando para o fato.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, apresenta a tela Inclui Duplicatas do Documento (RE1001C), na qual é possível incluir as duplicatas do documento de entrada.

Alterar

Quando acionado, apresenta a tela Inclui Duplicatas do Documento (RE1001C), na qual é possível manutenir as duplicatas do documento de entrada.

Eliminar

Quando acionado, permite eliminar a duplicata selecionada.

Geração

Quando acionado, efetua a geração automática de duplicatas para a nota fiscal com base no valor total da nota fiscal e no código de vencimento.

Impostos

Quando acionado, apresenta a tela Manutenção Impostos da Duplicata (RE1001C1), para possibilitar a informação dos impostos das duplicatas da nota fiscal.

Inclui Duplicatas do Documento – Pasta Duplicatas

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações das duplicatas das notas fiscais.

Nota:

Essa tela pode ser apresentada de forma automática após a digitação do documento. Para que isso aconteça, é necessário assinalar o campo Pede Duplicata Automático, da Manutenção Parâmetros Usuário Recebimento (RE0101).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Parcela

Inserir o número da parcela da duplicata que se deseja incluir.

Número Duplicata

Exibe o número da nota fiscal para assumir como número da duplicata.

Espécie

Inserir a espécie de documento para a duplicata.

Tipo Despesa

Inserir o código do tipo de despesa da duplicata da nota fiscal.

Nota:

Caso se tratar de notas fiscais de devolução de vendas, o tipo de despesa deve ser Receita. Para que esse campo seja validado, a conta informada deve estar parametrizada com tipo Receita, no programa Manutenção de Contas (CD0105).

Data Emissão

Inserir a data de emissão da duplicata. O sistema sugere a data de emissão da nota fiscal.

Data Transação

Inserir a data de transação da duplicata. O sistema sugere a data de transação da nota fiscal.

Data Vencimento

Inserir a data de vencimento da duplicata.

Valor Duplicata

Inserir o valor da duplicata da nota fiscal.

Percentual Desconto

Inserir o percentual de desconto para a duplicata da nota fiscal.

Descto

Exibe o valor do desconto da duplicata da nota fiscal.

Vencimento com Desconto

Exibe a data de vencimento da duplicata com desconto.

Código Retenção Imposto

Exibe o código de retenção do imposto sobre a duplicata. O imposto sobre a duplicata é informado na tela Inclui Imposto da Duplicata.

Manutenção Impostos da Duplicata – Pasta Impostos

Objetivo da tela:

Permitir consultar os impostos das duplicatas.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Imposto da Duplicata.

Inclui Imposto da Duplicata

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações dos impostos das duplicatas.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Código Imposto

Inserir o código do imposto da duplicata.

Espécie

Inserir o código da espécie do documento para o imposto da duplicata.

Série Imposto

Inserir a série da nota fiscal referente ao imposto da duplicata.

Docto Imposto

Inserir o número do documento referente ao imposto da duplicata.

Manutenção de Documentos – Pasta Despesas

Objetivo da tela:

Permitir consultar as despesas dos documentos.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, possibilita a inclusão das despesas acessórias da nota fiscal recebida. Vai para a tela Inclui Despesas Acessórias do Documento.

Alterar

Quando acionado, possibilita a modificação das informações das notas fiscais de despesas acessórias da nota fiscal recebida. Vai para a tela

Eliminar

Quando acionado, possibilita a eliminação das informações da despesa acessória da nota fiscal.

Inclui Despesas Acessórias do Documento – Pasta Despesa

Objetivo da tela:

Permitir inserir as despesas pertinentes ao documento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Código Fornecedor Acessório

Inserir o código de fornecedor da transportadora da despesa acessória da nota fiscal.

CGC

Exibe o CGC do fornecedor da despesa acessória.

Série Documento

Inserir a série do documento da despesa acessória.

Natureza

Inserir a natureza de operação da nota de despesa acessória.

Importante:

Caso o módulo Fretes esteja implantado e parametrizado para controlar fretes de compras e for informada uma natureza de operação que indique despesa acessória referente a frete (Tipo de Compra igual a Frete), essa natureza não deve indicar a geração de duplicatas. Caso esteja parametrizada para gerar duplicatas, os títulos serão gerados em duplicidade no módulo Contas a Pagar.

Espécie

Inserir a espécie de documento da despesa acessória.

Tipo Despesa

Inserir o código do tipo de despesa da despesa acessória.

Data Emissão

Exibe a data corrente como data de emissão da nota fiscal da despesa acessória.

Data Vencimento

Exibe a data corrente como data de emissão da nota fiscal da despesa acessória.

Quando a condição de pagamento relacionado ao fornecedor possuir apenas uma parcela, seguirá a parametrização do programa CD0404, caso a condição de pagamento possuir varias parcelas a data de vencimento não será calculada, sendo apresentada em tela a data corrente, sendo possível a alteração .

Conta Contábil

Exibe a conta transitória de fornecedores para a contabilização da despesa acessória.

Importante:

Caso o módulo Fretes esteja implantado e parametrizado para controlar fretes de compras e for informada uma natureza de operação que indique despesa acessória referente a frete (Tipo de Compra igual a Frete), é sugerida, nesse campo, a conta de provisão de fretes.

A despesa acessória aqui registrada gerará, no módulo Controle de Fretes, um conhecimento de frete, permitindo que seja possível vinculá-lo futuramente a uma fatura de fretes e integrá-lo ao módulo Contas a Pagar. Por esse motivo a natureza de operação da despesa acessória não deve indicar a geração de duplicatas. Caso isso aconteça, os títulos serão gerados em duplicidade no módulo Contas a Pagar.

Valor Total

Inserir o valor total da despesa acessória.

Natur Frete

Selecionar a natureza do frete da despesa acessória. As opções disponíveis são:

  • Op Vda Ônus Estab Vendedor.

  • Op Vda Ônus Adquirente.

  • Op Compra Gera Crédito.

  • Op Compra Não Gera Crédito.

  • Transferência Produto Acabado.

  • Transferência Produto Elaboração.

  • Outros.

Nota:

A informação deste campo será utilizada para a geração do arquivo magnético SPED PIS/COFINS.

Este campo será habilitado somente quando utilizada uma natureza de operação que caracterize uma operação de aquisição de serviço de transporte.

Chave Acesso

Inserir o modelo, o código numérico e o digito verificador que formam a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. As demais informações são buscadas pelo sistema.

Importante:

O código da chave é composto por: Código da UF + AAMM da emissão + CNPJ do emitente + Modelo, série e número da NF-e + código numérico + dígito verificador.

Tipo CT-e

Selecionar o tipo do conhecimento de transporte eletrônico, presente no DACTE, para o documento de despesa acessória de transporte eletrônico recebido de terceiros. As opções disponíveis são:

  • 0 - CT-e Normal;

  • 1 - CT-e de Complemento de Valores;

  • 2 - CT-e de Anulação de Valores;

  • 3 - CT-e Substituto.

Importante:

Este campo é incluso nos documentos digitados pelo módulo Recebimento como “Despesas Acessórias” para posterior geração nos arquivos dos EFDs Fiscal e Contribuições.

Para os documentos de despesas acessórias de transporte com modelo 57 e natureza de operação com tipo de compra igual a “Frete”, esse campo é obrigatório, para os demais modelos e tipo de compra é opcional.

Inclui Despesas Acessórias do Documento – Pasta Impostos

Objetivo da tela:

Permitir inserir os impostos pertinentes ao documento.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Cód Tributação ICMS

Selecionar uma das opções que define a forma de tributação do ICMS da despesa acessória. As opções disponíveis são:

  • Tributado.

  • Isento.

  • Outros.

  • Reduzido.

Alíquota ICMS

Exibe a alíquota de ICMS definida na natureza de operação da despesa acessória.

ICMS Não Tributado

Inserir o valor da base de cálculo do ICMS não tributado.

ICMS Outras

Inserir o valor da base de cálculo do ICMS Outras.

Base Cálculo ICMS

Inserir o valor da base de cálculo do ICMS tributado.

Valor ICMS

Inserir o valor do ICMS.

ICMS Complementar

Inserir o valor do ICMS complementar.

Base Substituição Tributária

Inserir o valor da base de cálculo para o ICMS por regime de Substituição Tributária.

Valor Susbst Trib

Inserir o valor do ICMS recolhido por Substituição Tributária.

Manutenção de Documentos – Pasta Acabado

Objetivo da tela:

Permitir consultar as informações do item acabado da nota fiscal.

Manutenção de Documentos – Pasta Agregados

Objetivo da tela:

Permitir consultar as informações do item agregado da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Agregados

Quando acionado, é exibida a tela Manutenção Material Agregado Recebimento (RE1001H), a qual possibilita a manutenção dos itens agregados da nota fiscal de retorno de beneficiamento.

Manutenção Material Agregado Recebimento – Pasta Itens – RE1001H

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações do item agregado da nota fiscal.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Inclui Nova Ocorrência

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Documento Material Agregado, na qual pode ser efetuado o processo de inclusão do documento para o registro do material agregado ao beneficiamento de materiais e retorno do produto acabado.

Mat. Agregado

Receb. Físico

Quando acionado, exibe a tela Material Agregado Recebimento Físico (RE1001H2), na qual é possível é possível efetuar a busca do documento do recebimento físico, gerando o movimento do material agregado.

Itens

Quando acionado, exibe a tela Inclui/Modifica Itens Documentos – pasta Compras, a qual possibilita a inclusão e manutenção dos itens agregados da nota fiscal de retorno de beneficiamento.

Inclui Documento Material Agregado - RE1001H1

Objetivo da tela:

Permitir inserir as informações do documento de material agregado do retorno de beneficiamento..


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Série

Inserir a série da nota fiscal do material agregado do retorno de beneficiamento.

Documento

Exibe o número do documento recebido para o material agregado do retorno de beneficiamento. Se recebida outra nota fiscal, informar o número dela.

Nat Operação

Inserir o código da natureza de operação para a nota fiscal do material agregado do retorno de beneficiamento.

Observação

Selecionar uma das opções que define se a nota fiscal é de: Indústria, Comércio ou Serviço.

Conta Contábil

Exibe o código da conta contábil transitória de fornecedores para o lançamento contábil do material agregado no estoque.

Material Agregado Recebimento Físico - RE1001H2

Objetivo da tela:

Permitir efetuar a busca do documento do recebimento físico, gerando o movimento do material agregado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Emitente

Exibe o emitente da nota fiscal.

Série

Inserir a série da nota fiscal do material agregado do retorno de beneficiamento.

Documento

Exibe o número do documento recebido para o material agregado do retorno de beneficiamento. Se recebida outra nota fiscal, informar o número dela.

Tipo Nota

Exibe o tipo de nota.

Nat Operação

Inserir o código da natureza de operação para a nota fiscal do material agregado do retorno de beneficiamento.

Observação

Selecionar uma das opções que define se a nota fiscal é de: Indústria, Comércio ou Serviço.

Conta

Exibe o código da conta contábil transitória de fornecedores para o lançamento contábil do material agregado no estoque.

Centro Custo

Exibe o código do centro de custo para o lançamento contábil do material agregado no estoque.

Manutenção Material Agregado Recebimento – Pasta Duplicatas

Objetivo da tela:

Permitir inserir as duplicatas do documento do material agregado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Duplicatas do Documento.

Alterar

Quando acionado, possibilita a manutenção das duplicatas da nota fiscal, referente ao material agregado.

Eliminar

Quando acionado, possibilita a eliminação das duplicatas da nota fiscal referente ao material agregado.

Geração

Quando acionado, possibilita a geração automática de duplicatas para a nota fiscal referente ao material agregado, com base no valor total da nota fiscal e no código de vencimento.

Impostos

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Imposto da Duplicata, para possibilitar a informação dos impostos das duplicatas da nota fiscal.

Manutenção Material Agregado Recebimento – Pasta Acabado

Objetivo da tela:

Permitir consultar os itens acabados dos documentos do material agregado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Incluir

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Item Acabado do Documento.

Alterar

Quando acionado, é exibida a tela Inclui Item Acabado do Documento, a qual possibilita a manutenção do item acabado.

Eliminar

Quando acionado, possibilita que o item acabado seja eliminado.

Geração

Quando acionado, possibilita a geração automática do item acabado de acordo com a ordem de produção informada.

Inclui Item Acabado do Documento

Objetivo da tela:

Permitir inserir os itens acabados dos documentos do material agregado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Ordem Produção

Inserir o número da ordem de produção do item acabado do retorno de beneficiamento.

Item

Exibe o código do item acabado da ordem de produção.

Referência

Exibe o código de referência do item acabado da ordem de produção.

Conta Aplicação

Inserir a conta contábil para o lançamento do movimento do item no estoque.

Qtde

Inserir a quantidade do item acabado beneficiado.

Depósito

Inserir o nome do depósito padrão do item acabado.

Localização

Inserir a localização do item acabado no estoque.

Lote/Série

Inserir o número de lote ou série do item acabado.

Validade Lote

Inserir a data de validade do item acabado.

Manutenção Item Acabado do Documento – Pasta Acabado

Objetivo da tela:

Permitir consultar os itens acabados do retorno de beneficiamento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Incluir

Quando acionado, exibe a tela Inclui Item Acabado do Documento, a qual possibilita a inclusão manual do item acabado do retorno de beneficiamento.

Alterar

Quando acionado, exibe a tela Inclui Item Acabado do Documento, a qual possibilita a manutenção do item acabado do documento.

Manutenção de Documentos – Pasta Rateio

Objetivo da tela:

Permitir apresentar as notas fiscais de entrada cujo frete está sendo cobrado na nota fiscal de rateio.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Rateio

Acionando esse botão, é apresentada a tela Inclui Documentos para Rateio de Frete, onde devem ser selecionadas as notas fiscais para cujos itens será efetuado o rateio do frete. Ver detalhes no programa Notas de Rateio (RE1904).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Emitente

Exibe o emitente (fornecedor) da nota fiscal de entrada cujo frete está sendo cobrado na nota de rateio.

Nome Abreviado

Exibe o nome abreviado do emitente (fornecedor) da nota fiscal de entrada cujo frete está sendo cobrado na nota de rateio.

Série

Exibe a série da nota fiscal de entrada da mercadoria para a qual o frete será rateado.

Número

Exibe o número da nota fiscal de entrada da mercadoria para a qual o frete será rateado.

Nat Oper

Exibe o código da natureza de operação da nota fiscal de entrada da mercadoria para a qual o frete será rateado.

Nome Emitente

Exibe a denominação da natureza de operação da nota fiscal de entrada da mercadoria.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Docum I

Objetivo da tela:

Permitir visualizar/modificar as informações sobre o documento solicitado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Emitente

Exibe o código do fornecedor cuja nota fiscal se deseja digitar.

CGC/CPF

Exibe o código do fornecedor no Cadastro Geral de Pessoas Jurídicas.

Série

Exibe a sigla da série da nota fiscal que se deseja implementar.

Documento

Exibe o número da nota fiscal a ser implementada.

Nat Operação

Inserir o código da natureza de operação da nota fiscal a ser implementada.

Observação

Selecionar uma das opções que define o tipo de operação comercial da nota fiscal.

As opções disponíveis são:

  • Indústria: trata-se de nota fiscal de indústria.

  • Comércio: trata-se de nota fiscal de comércio.

  • Devolução Cliente: trata-se de nota fiscal de devolução de cliente.

  • Serviços: trata-se de nota fiscal de serviços.

REINF Serviços Tomados

Quando selecionado o parâmetro REINF Serviços Tomados, durante a digitação e atualização da nota, será obrigatório ter um código de serviço válido relacionado aos itens da nota. 

REINF Retenções FonteQuando selecionado o parâmetro REINF Retenções Fonte, durante a digitação e atualização da nota, será obrigatório ter uma natureza de rendimento válida relacionada aos itens da nota. 

Estabelecimento

Exibe o código do estabelecimento de entrada da nota fiscal a ser implementada.

Data Emissão

Exibe a data corrente como data de emissão da nota fiscal, porém deve ser informada a data real de emissão da nota fiscal a ser implementada.

Data Transação

Exibe a data corrente como data de transação da nota fiscal.

Embarque

Exibe o número do embarque correspondente à nota fiscal.

Finalidade da NF-e

Selecionar a finalidade da NF-e. As opções disponíveis são:

  1. NF-e Normal

  2. NF-e Complementar

  3. NF-e de Ajuste

  4. Devolução de Mercadoria

Nota:

Esse campo é habilitado somente quando a natureza de operação (CD0606) está configurada para gerar nota fiscal no faturamento.

Chave Acesso

Inserir o modelo, o código numérico e o digito verificador que formam a chave de acesso da nota fiscal eletrônica. As demais informações são buscadas pelo sistema.

Importante:

O código da chave é composto por: Código da UF + AAMM da emissão + CNPJ do emitente + Modelo, série e número da NF-e + código numérico + dígito verificador.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Docum II

Objetivo da tela:

Permitir visualizar as informações sobre o documento solicitado, sendo possível alterar os campos de Conta Transitória, Via de Transporte, Código do Estabelecimento Fiscal, Código do Serviço além das datas de vencimento dos Impostos.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Conta Transit

Exibe a conta transitória de fornecedores para o lançamento contábil da nota fiscal.

Nota:

Quando a natureza de operação do documento for de frete, é apresenta a conta de provisão de fretes.

Via Transporte

Exibe a via de transporte definida no cadastro do fornecedor da nota fiscal.

Estabel Fiscal

Exibe o código do estabelecimento fiscal para o registro da nota fiscal de entrada.

Estabel Origem

Exibe o código do estabelecimento de origem da nota fiscal de transferência de materiais.

Nota:

Este campo é habilitado somente quando utilizada uma natureza de operação que caracterize uma operação de transferência de materiais entre estabelecimentos de uma única empresa.

Natureza Complementar

Exibe a natureza complementar.

Importante:

Esta opção não é apresentada caso o campo Usa Múltiplas Natureza no Recebimento, programa Manutenção Parâmetros do Recebimento (RE0103), esteja habilitado. Uma vez habilitado, este não pode mais ser desabilitado.

Serviço

Selecionar o código do serviço de frete do item.

Nota:

 Esse campo é habilitado quando o módulo Fretes estiver implantado. Quando habilitado, esse campo apresenta inicialmente o código de serviço de frete da cotação. Caso o código de serviço seja zero é considerado o código de serviço da primeira cotação efetuada para o item. Não existindo cotação para o item, é apresentado o código de serviço padrão do estabelecimento.

Data Vcto ICMS

Exibe a data de vencimento do ICMS.

Data Vcto IPI

Exibe a data de vencimento do IPI.

Data Vcto ISS

Exibe a data de vencimento do ISS.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Valores

Objetivo da tela:

Permitir modificar/consultar os valores das despesas acessórias constante da nota fiscal.

Nota:

Os campos de despesa (Valor Frete, Seguro, Embalagem e Outras) somente são habilitado quando o usuário possuir permissão para alteração de despesas. Veja mais informações na descrição do parâmetro Pede Despesas dos Documentos na rotina de Manutenção de Parâmetros dos Usuários do Recebimento (RE0101).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Valor Frete

Exibe o valor do frete, despesa acessória constante da nota fiscal.

Seguro

Exibe o valor do seguro, despesa acessória constante da nota fiscal.

Embalagem

Exibe o valor da embalagem, despesa acessória constante da nota fiscal.

Outras

Exibe o valor de outras despesas constantes da nota fiscal.

Pedágio

Inserir o valor de pedágio de forma que não faça parte da base de cálculo do ICMS, PIS e COFINS.

Nota:

Esse campo somente será habilitado se o parâmetro Informa Pedágio estiver assinalado no programa Manutenção de Parâmetros dos Usuários do Recebimento (RE0101) e a Natureza de Operação estiver com a opção Tipo Compra igual a Frete.

Despesas Nota

Exibe o valor total das despesas acessórias da nota fiscal.

COFINS

Exibe o valor total de COFINS dos itens da nota fiscal.

PIS

Exibe o valor total de PIS dos itens da nota fiscal.

Receb Físico

Quando assinalado, indica que a nota fiscal é de recebimento físico.

Nota Fiscal Fatura

Quando assinalado, indica que o documento possui faturas, sendo concedido crédito ao cliente referente à elas.

NF Emitida Estab

Quando assinalado, indica que a nota fiscal foi emitida pelo estabelecimento. Essa situação ocorre quando o cliente devolve a mercadoria com a mesma nota de envio.

Estorna Comissão

Quando assinalado, indica que será estornada a comissão do representante, referente ao material devolvido.

Memorando Exportação

Quando assinalado, indica que a mercadoria recebida é referente a um memorando de exportação e sua compra no mercado interno é especificamente para fins de exportação. Ver detalhes no Processo Controle de Memorando de Exportação.

Devolução Exportação

Abater proporcional as parcelas: realiza um rateio do valor devolvido entre todas as parcelas dos títulos do processo de exportação.

Abater a partir da primeira parcela: realizar o abatimento total a partir da primeira parcela até consumir o saldo devolvido.

Abater da última para a primeira: realizar o abatimento total da última para a primeira parcela até consumir o saldo devolvido.

Nota:

A baixa dos títulos também poderá ser parametrizada na rotina de Parâmetros de Exportação (EX0180).

Atualiza Valores do Processo de Exportação

Quando assinalado, atualiza a quantidade das entregas do processo de exportação com base no saldo não devolvido (Quantidade pedida do processo de exportação menos a quantidade devolvida). Caso esteja parametrizado para não atualizar a quantidade devolvida, será realizada a atualização manual ou clicando no botão Atualizar Dados da nota fiscal no processo localizado no programa Relacionamento do Processo (EX0190), sendo que este botão levará em consideração a quantidade faturada menos à quantidade devolvida. Caso esse parâmetro esteja marcado, ao efetuar a devolução os valores serão atualizados automaticamente no processo de exportação.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Endereço

Objetivo da tela:

Permitir atualizar as informações sobre o local de entrega e o endereço da nota fiscal.

Importante:

Ao informar o local de entrega, são apresentadas as informações padrão do endereço referentes a esse local, sendo possível alterar essas informações conforme a necessidade.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Entrega

Inserir o código da entrega.

Endereço

Inserir o endereço para a nota fiscal, constante de Logradouro (Rua, Avenida, Praça), número e complemento (sala, andar, fundos, entre outros), se houver.

Bairro

Inserir o nome do bairro relacionado ao endereço.

CEP

Inserir o código de endereçamento postal (CEP) do endereço.

Cidade

Inserir o nome da cidade do endereço.

UF

Inserir o código da Unidade da Federação do endereço. O nome do estado é apresentado automaticamente.

País

Inserir o nome do país do endereço.

 Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Narrativa

Objetivo da tela:

Apresentar as observações do documento.

Campo:

Descrição:

Narrativa:

Ficará habilitado para inclusão de observação no documento.

Observação (infCpl):

Ficará desabilitado e este campo será alimentado com a mensagem relaciona no cadastro de natureza de operação. Para que a mensagem seja apresentada neste campo, o parâmetro FISCAL  deverá estar desmarcado no cadastro de mensagens.

Importante:

Este campo ficará disponível a partir da release 12.1.2311.

Observação Fiscal (infAdFisco):

Ficará desabilitado e este campo será alimentado com a mensagem relaciona no cadastro de natureza de operação. Para que a mensagem seja apresentada neste campo, o parâmetro FISCAL  deverá estar marcado no cadastro de mensagens.

Importante:

Este campo ficará disponível a partir da release 12.1.2311.

 

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Totais I

Objetivo da tela:

Permitir modificar/consultar os valores totais das notas fiscais de entrada de serviços.

Importante:

Após a digitação e atualização do documento pelo programa RE1001, ao consultar esse registro pelo programa Consulta Documentos (RE0701) os valores relativos ao FCP podem ser vistos por item ou nos totais do documento fiscal.



Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Base Cálculo ISS

Exibe o valor da base de cálculo do ISS, quando se tratar de nota fiscal de entrada de serviços.

Valor ISS

Exibe o valor do ISS quando se tratar de nota fiscal de entrada de serviços.

Base ICMS Subs

Exibe o valor da base de cálculo do ICMS Substituto, quando a nota fiscal possuir ICMS retido na fonte.

Valor ICMS Subs

Exibe o valor do ICMS substituto, quando a nota fiscal possuir ICMS retido na fonte.

Base FCP SubsExibe o valor da base de cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.
Valor FCP Subs

Exibe o valor total do cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.

ICMS Complementar

Exibe o valor do ICMS complementar referente às notas fiscais de compra para consumo final oriundas de outros estados.

ICMS Subst Frete

Exibe o valor do ICMS Substituto referente ao frete constante da nota fiscal.

ICMS Simples NacExibe o total do valor do crédito do ICMS do Simples Nacional.

Valor PIS Subst

Exibe o valor total do PIS Substituto para notas fiscais de compra e devolução de cliente.

Valor COFINS Subst

Exibe o valor total do COFINS Substituto para notas fiscais de compra e devolução de cliente.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Totais II

Objetivo da tela:

Permitir modificar/consultar os valores totais das notas fiscais.

Importante:

Após a digitação e atualização do documento pelo programa RE1001, ao consultar esse registro pelo programa Consulta Documentos (RE0701) os valores relativos ao FCP podem ser vistos por item ou nos totais do documento fiscal.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Peso Total Líquido

Exibe o valor total do peso líquido das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Peso Total Bruto

Exibe o valor total do peso bruto das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Total Descto

Exibe o valor total dos descontos da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Despesas Nota

Exibe o valor total das despesas constantes da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Valor Total Merc

Exibe o valor total das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Base Cálculo IPI

Exibe o valor total da base de cálculo do IPI das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Valor IPI

Exibe o valor total do IPI das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Base Cálculo ICMS

Exibe o valor total da base de cálculo do ICMS das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Ver detalhes no conceito ICMS Presumido.

Valor ICMS

Exibe o valor total do ICMS das mercadorias da nota fiscal, dos itens e o valor da diferença entre o total da nota e total dos itens.

Base FCPExibe o valor da base de cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.
Valor FCPExibe o valor total do cálculo do imposto de Fundo de Combate à Pobreza.  Este campo não fica habilitado para digitação.

Valor Total

Exibe o valor total da nota fiscal.

Modifica Documento – RE1001A1 – Pasta Transp

Objetivo da tela:

Permitir definir as informações pertinentes a empresa transportadora e veículo utilizado no transporte dos itens do documento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Dados GFE

Quando acionado, apresenta o programa Informação de Dados GFE (CD0434), na qual é possível inserir informações a serem utilizadas na integração com o Gestão de Frete Embarcador (SIGAGFE).


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Nome Abrev Transp

Selecionar o nome abreviado da empresa transportadora.

Placa 1

Placa 2

Placa 3

Inserir os números das placas do veículo utilizado no transporte.

Importante:

Caso a nota fiscal seja impressa no faturamento, somente o primeiro campo (Placa e UF) é atualizado no Faturamento.

UF

Inserir a unidade de federação das placas do veículo utilizado no transporte.

Via Transporte

Selecionar a via de transporte utilizada pela transportadora.

As opções disponíveis são:

  • Rodoviário;

  • Aeroviário;
  • Marítimo;
  • Ferroviário;

  • Rodoferroviário;

  • Rodofluvial;
  • Rodoaeroviário;
  • Outros;

Modalidade de Frete

Selecionar a modalidade de frete prevista para NF-e e SPED.

Nota:

As informações são buscadas do programa Modalidade de Frete.

Tipo CT-e

Inserir o tipo de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) para posterior geração nos arquivos dos EFDs Fiscal e Contribuições.

Nota:

Esse campo pode conter uma das opções:

  • 0 – CT-e Normal;

  • 1 – CT-e de Complemento de Valores;

  • 2 – CT-e de Anulação de Valores;

  • 3 – CT-e Substituto.

Para os documentos de transporte com modelo 57, o Tipo CT-e será obrigatório, para os demais modelos será opcional.

Aviso Recolhimento

Selecionar o aviso de recolhimento que está sendo recebido.

Nota:

Quando a nota for atualizada a situação do aviso de recolhimento passa para Recebido. Caso a nota fiscal seja desatualizada, retorna para a situação de impresso.

UF Origem / Destino

Depois de integrar com obrigações fiscais, o conteúdo desse campo é utilizado na rotina de geração das informações para a GIA de São Paulo.

Regra para sugestão:

  • Se não existir cadastro no programa CD0358 será utilizada a regra padrão que é carregar os dados para as notas de "Frete" conforme a UF do emitente (CD0401);
  • Se existir um relacionamento válido no programa CD0358 vai utilizar a UF do relacionamento criado para sugestão da informação para as notas de entrada.
  • Para o caso específico do RE0708, caso não tenha cadastro no CD0358 o sistema irá assumir como default a UF inicial (TAG UFIni).

Mais informações sobre o cadastro poderá ser verificada a documentação : Manutenção Recintos Alfandegados - CD0358

Cód IBGE Munic Orig

Quando o documento tratar-se de um Frete, com modelos eletrônicos "57", "63 " e "67", o sistema irá validar se o código IBGE informado é um código válido. Os novos campos devem ser considerados para o módulo de Obrigações Fiscais, quando a nota for integrada com este módulo. 

Nota:

Quando esse campo não for preenchido, será apresentada a mensagem "Código IBGE do município Origem não informado. Deseja continuar?", pois esta é uma informação obrigatória para o SPED.
Cód IBGE Munic Dest

Quando o documento tratar-se de um Frete, com modelos eletrônicos "57", "63 " e "67", o sistema irá validar se o código IBGE informado é um código válido. Os novos campos devem ser considerados para o módulo de Obrigações Fiscais, quando a nota for integrada com este módulo. 

Nota:

Quando esse campo não for preenchido, será apresentada a mensagem "Código IBGE do município Destino não informado. Deseja continuar?", pois esta é uma informação obrigatória para o SPED.

RE1001J

Objetivo da tela:

Permitir informar os dados da nota fiscal.

Nota:

Essa tela é apresentada ao dar entrada em um documento aplicando uma natureza de operação que utilize saldo em terceiros.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Série

Inserir o código correspondente à série da nota fiscal.

Documento

Inserir o número do documento da nota fiscal.

Nat. Operação

Selecionar a natureza de operação da nota fiscal dos itens retornados.

Nota:

Esse campo não é apresentado quando nos Parâmetros do Recebimento (RE0103) estiver definido que no recebimento é utilizado Múltiplas Naturezas de Operação.

Nesse caso, o sistema busca pela primeira nota que tenha o mesmo tipo de operação para fazer a devolução.

Exemplo: Se a mercadoria foi enviada com Remessa em Consignação, o sistema irá considerar para o retorno uma natureza com o tipo de operação de Devolução de Consignação.


Considera Endereço NF Remessa

Quando assinalado, indica que deve ser considerado o endereço existente na nota fiscal de venda informada.

Proporção

Inserir o percentual de proporção dos itens retornados.

Seleção do Saldo em Poder de Terceiros – RE1001J1

Objetivo da tela:

Permitir apresentar os itens do documento selecionado e os saldos em poder de terceiros. Permite ajustar a quantidade a ser retornada alterando os valores da coluna Qtde e selecionar quais itens efetivamente serão retornados.

Nota:

 Essa tela é apresentada ao gerar um documento aplicando uma natureza de operação que utilize saldo em terceiros, como por exemplo, Retorno de Beneficiamento.


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:

Descrição:

Estoque

Quando acionado, apresenta a tela Seleção de Lotes em Terceiros (RE1001J4), que permite informar os lotes e quantidades por lote retornado.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Série

Exibe a série da nota fiscal dos itens retornados.

Documento

Exibe o número da nota fiscal dos itens retornados.

Nat Operação

Exibe a natureza de operação da nota fiscal dos itens retornados.

Seq

Exibe a sequência do item retornado na nota fiscal.

Item

Exibe o código do item retornado.

Qtde

Exibe a quantidade a ser retornada.

Qt Alocada

Exibe a quantidade a retornar já digitada.

Preço Total

Exibe o preço total do item na nota fiscal.

Dep

Exibe o depósito do item no estoque.

Ref

Exibe o código da referência do item.

Descrição Item

Exibe a descrição do item.

Seleção de Lotes em Terceiros – RE1001J4

Objetivo da tela:

Permitir informar os lotes e quantidades por lote retornado. Caso não seja retornado um determinado lote, a sua quantidade deve ser zerada.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição:

Sequência

Exibe a sequência do lote retornado.

Item

Exibe o código do item retornado.

Referência

Exibe o código da referência do item retornado.

Depósito

Exibe o código do depósito do lote no estoque.

Localização

Exibe a localização do lote no estoque.

Lote

Exibe o lote retornado.

Validade

Exibe a data de validade do lote retornado.

Qtde

Exibe a quantidades por lote na baixa dos saldos em terceiros.

Total Informado

Exibe a soma das quantidades informadas para os lotes da sequência.

Saldo Restante

Exibe a quantidade restante do lote retornado.


Conteúdos Relacionados:

Contabilização dos Movimentos de Entrada de Materiais Recebidos sob Consignação

Contabilização dos Movimentos de Devolução de Materiais sob Consignação

Contabilização dos Movimentos de Entrada de Materiais Recebidos para Beneficiamento

Contabilização da Nota Fiscal de Entrada de Retorno Simbólico de Beneficiamento

Devolução Simbólica de Consignação no Recebimento de Materiais

Faturamento de Consignação no Recebimento de Materiais

Geração de Notas de Crédito ou Antecipações no Módulo de Contas a Receber nas Devoluções de Clientes

Variação de Quantidade e Valor no Recebimento

HOW TO:

Múltiplas Naturezas Recebimento x Obrigação Fiscal
Os documentos recebidos pelo Módulo Recebimento podem precisar ter diferenciações fiscais entre seus itens, por exemplo, em um mesmo documento pode haver um item destinado ao consumo final e outro que se tornará parte do ativo imobilizado da empresa. 
Com a implementação da função Múltiplas Naturezas no Recebimento o usuário poderá, informar uma natureza de operação diferente para cada sequência do documento que serão usadas para fins fiscais. 
Na atualização do Obrigações Fiscais será feita a quebra dos documentos por natureza fiscal do item do recebimento (Natureza Fiscal). Nos programas que fazem consultas (Obrigações fiscais X Recebimento) também foi feita alteração para fazer a pesquisa baseando-se no campo da natureza fiscal do item do recebimento.




eSocial no Recebimento - Layout S-1250


O eSocial é um projeto do governo federal, que tem por objetivo estabelecer uma forma única para serem prestadas as informações trabalhistas, previdenciárias, tributárias e fiscais relativas à contratação e utilização de mão de obra, com ou sem vínculo empregatício e também de outras informações previdenciárias.

O objetivo deste desenvolvimento é gerar os dados necessários para o eSocial no módulo de recebimento, permitir a consulta/modificação dos dados gerados e permitir o envio destas informações ao TAF (TOTVS Automação Fiscal).