Árvore de páginas

Conciliação Bancária

Visão Geral do Programa

Permite ao usuário efetuar a conciliação bancária entre os movimentos da empresa e os movimentos apresentados no extrato bancário.

Também conhecido por conciliação de conta corrente, consiste na conferência dos movimentos do banco com os da empresa, podendo estas conciliações ser automáticas, manuais, geradas a partir de um depósito identificado ou não identificado no Contas a Receber, e geradas a partir de movimentos no Caixa e Bancos.

Estes movimentos também poderão ser desconciliados conforme for à necessidade.

A conciliação bancária é necessária para verificar se todos os movimentos registrados no banco foram registrados na empresa, para efeito de atualização da posição financeira, para registro e classificação contábil. Esta conciliação pode ser considerada como uma ferramenta de auditoria.

Caminho Básico

 

01. Visualizar os movimentos de conta corrente pendentes de conciliação.

02. Na primeira coluna dos movimentos, o tipo de fluxo dos movimentos é representado pelos símbolos e . Sendo os movimentos com fluxo de entrada representados pelo símbolo e os movimentos com fluxo de saída pelo símbolo.

03. Visualizar a somatória dos movimentos selecionados, à esquerda da empresa e à direita do banco, ao centro é apresentada a diferença entre os valores selecionados.

Nota:

É permitido selecionar vários movimentos da empresa/banco para conciliar contra um movimento do banco/empresa. Não é permitido conciliar vários movimentos da empresa contra vários do banco. Ao selecionar vários movimentos de um lado, será permitido selecionar movimentos com fluxos diferentes (entrada e saída), desde que a somatória destes movimentos seja igual ao valor do movimento selecionado no outro lado.

04. Visualizar os movimentos de conta corrente conciliados.

Caminho(s) Alternativo(s)

 

Alterar os parâmetros de pesquisa

Nota:

Não é necessário aplicar toda a sequência abaixo para alterar os parâmetros de pesquisa, pode-se adotar todo o conjunto para uma nova pesquisa ou apenas parte dele.

 

01. Selecionar a Unidade de Fechamento de Caixa (UFC) e a conta corrente da movimentação a ser apresentada para conciliação.

02. Selecionar o período correspondente às movimentações da conta corrente a serem apresentadas para conciliação.

03. Acionar Aplicar.

04. Visualizar as informações relativas às movimentações da conta corrente, de acordo com os parâmetros de pesquisa informados.

 

Filtro Conciliação Conta Corrente - Empresa

 

01. Acionar Filtrar.

02. Inserir uma faixa de valores e documentos dos movimentos a serem considerados na seleção das informações.

03. Selecionar a situação da conciliação a ser considerada na seleção.

Nota:

As opções de conciliação disponíveis são:
- Pendentes Conciliação: quando assinalado, determina que serão apresentados os movimentos que ainda não foram conciliados. 
- Parcialmente Conciliados: quando assinalado, determina que serão apresentados os movimentos que estão parcialmente conciliados. 

- Sem Ligação: quando assinalado, determina que serão apresentados os movimentos conciliados unilateralmente, ou que ainda não foram conciliados. 
- Ligação Parcial: quando assinalado, determina que serão apresentados na tabela os movimentos conciliados parcialmente. 
- Ligação Total: quando assinalado, determina que serão apresentados na tabela os movimentos conciliados.
Exemplo:
Movimentos Empresa                          Movimento Banco 
Data Movto=05/01/99                            Data Movto=05/01/99 
Fluxo =ENT                                           Fluxo =ENT 
Valor =4.000,00                                    Valor =4.000,00
Neste exemplo, a conciliação ocorre entre um movimento da empresa e um movimento do banco.

04. Selecionar o tipo de movimento a ser considerado na conciliação.

Nota:

As opções de movimento disponíveis são:
- Realizado: quando assinalado, determina que serão apresentados somente os movimentos Realizados. 
- Não Realizados: quando assinalado, determina que serão apresentados somente os movimentos Não Realizados.

Importante:

Os movimentos Não Realizados, originários do módulo de Contas a Pagar, não podem ser conciliados. Somente são apresentados movimentos não realizados originários dos módulos de Caixa e Bancos e do módulo de Contas a Pagar. Ao efetuar a conciliação de movimentos não realizados, o programa solicita a alteração do movimento NR para realizado. 

- Entradas: quando assinalado, determina que serão apresentados somente os movimentos de entradas. 
- Saídas: quando assinalado, determina que serão apresentados somente os movimentos de saídas.

05. Inserir uma palavra que esteja contida em movimentações a serem apresentadas. A pesquisa por histórico faz com que somente sejam apresentados os movimentos com histórico que contenham a palavra informada, dependendo de como esta palavra foi informada.

06.  Ao acionar o botão Lupaao lado do campo Histórico Contém, apresenta exemplos de como efetuar a consulta pelo histórico.

07. Selecionar a origem dos movimentos a serem considerados na conciliação.

08. Acionar Aplicar para confirmar a informações ou Cancelar.

 

Filtro Conciliação Conta Corrente - Banco

 

01. Acionar Filtrar.

02. Esse procedimento possui os mesmos elementos de seleção do Filtro Conciliação Conta Corrente - Empresa, com exceção da seleção por origem.

 

Alterar forma de visualização da lista de movimentos

 

01. Acionar Opções.

 

Visualizar o histórico do movimento

 

01. Acionar Histórico Conciliação ou Histórico Conciliação Banco.

02. Permite inserir breve histórico relacionado ao movimento de conciliação selecionado.

 

Conciliação Unilateral - Empresa

 

01. Acionar Conciliação Unilateral.

Nota:

Este botão quando acionado, permite efetuar a conciliação unilateral de um movimento selecionado da empresa. Para que seja possível efetuar a conciliação unilateral de um movimento, é necessário que: 
- O parâmetro "Permite Conciliação Unilateral" no programa Parâmetros Gerais Caixa e Bancos (CMG002TA), e o parâmetro "Permite Conciliação Unilateral" no programa Manutenção Conta Corrente (UTB099AA) estejam assinalados.

 

Conciliação Unilateral - Banco

 

01. Acionar Conciliação Unilateral.

Nota:

Este botão quando acionado, permite efetuar a conciliação unilateral de um movimento selecionado do banco. Ou seja, acionando este botão, o movimento selecionado será considerado conciliado. Para que seja possível efetuar a conciliação unilateral de um movimento, é necessário que: 
- O parâmetro "Permite Conciliação Unilateral" no programa Parâmetros Gerais Caixa e Bancos (CMG002TA), e o parâmetro "Permite Conciliação Unilateral" no programa Manutenção Conta Corrente (UTB099AA) estejam assinalados.

 

Conciliação Manual

 

01. Selecionar os movimentos da empresa e do banco a serem conciliados.

02. Acionar Conciliação.

Nota:

Para que seja efetuada a conciliação manual, deverá ser selecionado no mínimo um movimento da empresa e no mínimo um movimento do banco. Podendo ser selecionado vários movimentos da empresa para um movimento do banco, ou vice-versa. Os movimentos selecionados devem pertencer ao mesmo Fluxo. Caso sejam selecionados movimentos com fluxos diferentes, não será permitido efetuar a conciliação.

 

Conciliação Automática

 

01. Acionar Conciliação Automática.

02. Selecionar a regra de conciliação para execução automática da conciliação da conta corrente, de acordo com o programa Manutenção Regra Conciliação (CMG006AA).

03. Selecionar a pasta Agendamento para a execução da conciliação automática.

04. Caso necessário, ao assinalar o campo Agenda Execução, é possível agendar data e hora da execução da conciliação.

05. Acionar Confirmar para efetuar o processo ou Cancelar.

06. Visualizar os movimentos conciliados automaticamente.

 

Desconciliação de Movimentos

 

01. Selecionar a pasta Conciliados.

02. Visualizar os movimentos conciliados.

03. Acionar Desconciliar Todos ou Desconciliar Selecionados para efetuar a desconciliação dos movimentos.

Nota:

O sistema não permite que sejam desconciliados movimentos de variação cambial.

 

Gerar - Movimento Conta Corrente, com apenas um movimento selecionado

 

01. Acionar Gerar.

02. Selecionar e acionar Movimento Conta Corrente.

Nota:

Quando selecionado apenas um movimento do banco, o sistema executa o programa de inclusão de movimentos, tomando por base as informações do movimento selecionado. Mais informações em Incluir Movimentos da Conta Corrente.

 

Gerar - Movimento Conta Corrente, com dois ou mais movimentos selecionados

 

01. Acionar Gerar.

02. Selecionar e acionar Movimento Conta Corrente.

03. Selecionar o tipo de movimento.

Nota:

As opções disponíveis são:
- Sintético: quando selecionado, desabilita os campos Tipo Transação Caixa e Histórico Padrão, e ao acionar o botão Gerar, executa o programa de inclusão de movimentos, gerando um único movimento na conta corrente para todos os movimentos Banco selecionados, somando seus valores. Mais informações em Incluir Movimentos da Conta Corrente.
- Analítico: quando selecionado, determina que os campos Tipo Transação Caixa e Histórico Padrão devem ser preenchidos, e ao acionar o botão Gerar, será gerado um movimento na conta corrente para cada movimento do Banco, onde a data, o valor e o código do documento serão as mesmas dos movimentos Banco selecionados.

Na geração de movimento analítico, o Tipo Transação Caixa é utilizado para determinar o rateio contábil e as apropriações dos movimentos gerados.

 

Gerar - Depósito Não Identificado

 

01. Acionar Gerar.

02. Selecionar e acionar Depósito Não Identificado.

Nota:

Depósito Não Identificado é utilizado quando localizado um movimento no banco que não exista o correspondente na empresa, que tenha a sua origem desconhecida.
Para que este movimento seja gerado na empresa, no Contas a Receber é gerada uma antecipação, como um movimento realizado no Caixa e Bancos, sendo que este possui o mesmo valor do movimento do banco selecionado. Após isto, é efetuada a conciliação do mesmo.

 

Gerar - Depósito Identificado

 

01. Acionar Gerar.

02. Selecionar e acionar Depósito Identificado.

Nota:

Depósito Identificado é utilizado quando localizado um movimento no banco que não exista o correspondente na empresa, mas tem a sua origem conhecida, ou seja, o usuário sabe quem fez o depósito.

03. Selecionar cliente e portador do depósito, assinalar se "Utiliza Histórico Padrão", acionar Gerar.

Nota:

Ao acionar Gerar, o movimento do banco é conciliado.

 

Movimentar Conta

 

01. Acionar Movimentar Conta.

Nota:

Mais informações sobre este procedimento poderão ser obtidas em Movimentação da Conta Corrente.