Índice
Objetivo
Realiza o controle de restrições e/ou manutenções para a alocação dos atendentes em determinados clientes e/ou locais de atendimento. É importante considerar que não é possível incluir uma restrição para o atendente que possuí uma agenda ativa e não atendida no cliente/local.
Nota
É importante considerar que as informações para definir o controle de restrições dependem de pré-condições cadastradas nas seguintes rotinas:
- Atendentes.
- Cliente.
- Grupo de Acesso e Perfil.
- Local de Atendimento.
Mapa Mental
Conheça neste diagrama as informações que contemplam as funcionalidades da rotina:
Visão do Browse
Na janela principal da rotina são exibidas as escalas cadastradas e as opções padrão do browse ( Visualizar e Manutenção)
As informações são atualizadas automaticamente ao incluir um novo atendente na rotina de cadastro "Atendentes".
Figura 1 - Visão do Browse
Visão do Cadastro de Restrições
Figura 2 - Visão do Cadastro de Restrições
Detalhes do Cadastro de Restrições
Na página principal da rotina, estão disponíveis as opções:
Informações carregadas automaticamente da rotina de cadastro "Atendentes".
Figura 3 - Cabeçalho do Cadastro de Restrições
Não é possível alterar por meio dessa rotina pois os campos "Atendentes" e "Nome Atend." tem seus valores são importados da rotina "Atendentes" e nela, só poderá ser alterado o "Nome Atend.".
Campo: |
Descrição |
Atendente | Atendente, Valor importado da rotina "Atendentes". Exemplo: 00000000002TEC |
Nome Atend. | Nome do Atendente cadastrado na rotina "Atendentes". Exemplo: TEC_ATENDENTE 002 |
Tabela 1 - Campos do Cabeçalho
Adiciona informações sobre o cliente, loja e restrições.
Figura 4 - Visão da aba Cliente
Campo: |
Descrição |
Cod. Cli | Abre consulta da rotina de Cliente, onde pode-se cadastrar um novo ou selecionar um existente. Exemplo: 000001 |
Loja Cli. | Loja do Cliente. Utilizando a consulta do campo "Cod. Cli" ele sera automaticamente preenchido, porem pode ser editado Exemplo: 01 |
Cliente | Nome do cliente selecionado. Utilizando a consulta do campo "Cod. Cli" ele sera automaticamente preenchido. Exemplo: Cliente |
Tempo | Tempo de Restrição 1 - Indeterminado 2 - Determinado |
Data | Data do inicio da restrição Exemplo: 23/06/2000 |
Data Final * | Data final da restrição. *Possível preenchimento somente se o campo "Tempo" estiver como "2 - Determinado". A data final deve ser maior que a data de inicio. Exemplo: 25/09/2000 |
Restrição | Tipo da restrição. 1 - Aviso 2 - Bloqueio |
Observação | Permite informar o motivo do cadastro de restrição do atendente. |
Tabela 2 - Campos do Cliente
Uso
- Esta aba serve para cadastrar alguma restrição que o atendente tem com o Cliente.
Obs: Caso o atendente esteja impedido de estar atendendo em um determinado cliente, está aba registra essa situação.
Adiciona informações sobre qual local de atendimento o cliente, em destaque, pertence.
Figura 5 - Visão da aba Local de Atendimento
Campo: |
Descrição |
Local | Abre consulta da rotina dos locais de atendimento, onde pode-se cadastrar um novo ou selecionar um existente. Exemplo: 00000001 |
Descr. Local | Descrição do local de atendimento selecionado. O registro valido no campo "Local" sera automaticamente preenchido a descrição. |
Tempo | Tempo de Restrição 1 - Indeterminado 2 - Determinado |
Data | Data do inicio da restrição Exemplo: 23/06/2000 |
Data Final | Data final da restrição. *Possível preenchimento somente se o campo "Tempo" estiver como "2 - Determinado". A data final deve ser maior que a data de inicio. Exemplo: 25/09/2000 |
Restrição | Tipo da restrição. 1 - Aviso 2 - Bloqueio |
Observação | Permite informar o motivo do cadastro de restrição do atendente. |
Tabela 3 - Campos do Local de Atendimento
Uso
- Esta aba serve para cadastrar alguma restrição que o atendente tem com o Local.
Obs: Caso o atendente esteja impedido de estar atendendo em um determinado Local, está aba registra essa informação.
A partir do release 12.1.23 a rotina de Cadastro de Restrição conta com o cadastro de Restrições de Recursos Humanos, aonde é possível informar outros tipos de restrições de Recursos Humanos
Figura 5 - Visão da aba Recursos Humanos
Campo: |
Descrição |
Tempo | Tempo de Restrição 1 - Indeterminado 2 - Determinado |
Data | Data do inicio da restrição Exemplo: 23/06/2000 |
Data Final | Data final da restrição. *Possível preenchimento somente se o campo "Tempo" estiver como "2 - Determinado". A data final deve ser maior que a data de inicio. Exemplo: 25/09/2000 |
Motivo | Motivo da Restrição 01 - Afastamento 02 - Férias 03 - Demissão 04 - Outros |
Descrição | Descrição do Motivo |
Observação | Permite informar o motivo do cadastro de restrição do atendente. |
Tabela 4 - Campos do Recursos Humanos
Uso
- Esta aba serve para cadastrar alguma restrição que o atendente tem, como por exemplo: Férias, Afastamento, Demissão e etc.
Obs: Caso o atendente esteja impedido de estar atendendo por algum desses fatores, está aba registra essa situação.
A partir do release 12.1.23 a rotina de Cadastro de Restrição conta com as API's (Get / Put / Post / Delete) na arquitetura Rest de forma nativa, sendo assim, será necessário somente a implementação para consumir as API's de acordo com a regra de negócio e necessidade especifica. A partir das configurações estabelecidas para o Rest (Porta, URL etc) as API's estarão no seguinte Endpoint: FWMODEL/teca012, por exemplo: http://localhost:8084/rest/FWMODEL/TECA012
Saiba mais em:
FWRestModel - API RESTful dos modelos de dados do Protheus
Conteúdos Relacionados
- Parâmetros/Configurações.
- Gestão de Serviços.
- Atendentes.
- Cliente.
- Grupo de Acesso e Perfil.
- Locais de Atendimento.