Árvore de páginas

Reporte de Operação de Centro de Trabalho - SF0303 

Visão Geral do Programa

O programa de reporte de operação de centro de trabalho foi desativado e todas as suas funções serão realizadas por intermédio da Função Apontamento do Chão de Fábrica - SF0308.

A função permite que se faça o reporte por ordem, por operação ou por ponto de controle.

Quando reporte por operação ou por ponto de controle a rede Pert é respeitada e a quantidade reportada até a data do reporte não poderá ser maior que a apontada na operação ou ponto de controle anterior, independentemente do que tiver sido parametrizado no campo “Considera Rede Pert para Reporte por Ordem” .

Se o tipo de reporte for por operação ou ponto de controle, o Chão de Fábrica aceita que se informe refugos em qualquer operação ou ponto de controle. Assim, a tela SF0303B é sempre apresentada para que seja possível informar os motivos de refugo e/ou detalhes para a requisição de insumos (Se for a última operação, também haverá a entrada do acabado).

Se o reporte for por ordem só é possível reportar refugo na última operação.

Se o reporte for por ponto de controle o refugo só pode ser reportado nos pontos de controle, e nesse reporte são requisitados os materiais das operações anteriores que não são pontos de controle.

O programa permite trabalhar com vários Centros de Trabalho para fazer o reporte de uma determinada Ordem de Produção, ou então trabalhar com um Centro de Trabalho para cada Ordem de Produção. Ao selecionar a opção “Reporte para Mais de um Centro de Trabalho” passa a valer a regra de permitir reportar a mesma Ordem de Produção para mais de um Centro de Trabalho.

Ao cadastrar uma Ordem de Produção, esta será criada no Chão de Fábrica se o módulo estiver implantado.

Se estiver parametrizado que “PCP libera Ordem”, será criada a Ordem, mas não serão criados os splits para todos os Centros de Trabalho e a Ordem não será liberada no SFC. Caso contrário, serão verificados para qual área de produção a operação foi alocada e todos os Centros de Trabalho que estão ligados ao grupo de máquina da operação e estejam nessa área de produção. Para cada Centro de Trabalho será criado um split.

Ao reportar um split em um Centro de Trabalho, e este tenha sido criado com o parâmetro “Reporta para Mais de um Centro de Trabalho”, serão verificados quais os outros splits da operação atual e será diminuída a quantidade que deve ser reportada para esses splits. Caso contrário o split aparece em vários Centros de Trabalho na área de Produção, e o primeiro a reportá-lo ficará com o split e os outros Centros de Trabalho não mais visualizarão o split.

A quantidade a produzir em cada split, inicialmente, é a mesma da ordem, mas ao acontecer um reporte em qualquer um dos splits, o saldo de todos é diminuído. Por exemplo: suponhamos que para uma das operações de uma ordem de 1000 peças tenham sido gerados 5 splits (de 1000 peças cada um). Ao se reportar 200 peças em qualquer um deles o saldo a produzir de todos deve passar a ser de 800 peças.

Ao reportar uma quantidade num Centro de Trabalho, as quantidades aprovadas para os outros Centros de Trabalho deverão ser diminuídas.

Importante:

Não é possível reportar produção por meio dessa função, se a mesma já possuir algum reporte no módulo de Produção. Isso significa que uma vez iniciado o reporte de uma determinada operação no módulo de Produção ou no módulo de Chão de Fábrica, esta deverá ter a efetivação do reporte totalmente no módulo onde foi iniciado.
Quando uma operação for finalizada neste módulo, o estado da operação no módulo Produção é alterado para “Finalizado”.
Para a utilização dessa função, é necessário que a ordem esteja como “Não Iniciada”.
Uso do reporte para tratamento dos movimentos de MOB e GGF pelo módulo de SFC.
Para que os movimentos de MOB e GGF sejam gerados pelo Real, é necessário que a Ordem de Produção que está sendo reportada seja parametrizada no programa Atualização de Ordens de Produção – CS0302 para Geração de MOB e/ou GGF pelo Real.
Ao efetuar o reporte através do programa de Reporte Operação Centro de Trabalho – SF0303A são verificadas as flags dos Parâmetros do Chão de Fábrica – SF0101. Caso as mesmas estejam selecionadas serão gerados os movimentos MOB e/ou GGF de acordo com os valores informados que poderão ser manutenidos na pasta MOB/GGF da função Reporte Operação SFC – Movimentos - SF0303B.
Caso as flags não estejam selecionadas, ainda é possível informar manualmente os movimentos na função SF0303B – Reporte Operação SFC – Movimentos, na pasta MOB/GGF.
Independentemente da flag estar selecionada ou não, os movimentos de MOB/GGF serão gerados a partir da efetivação da tela do SF0303B – Reporte Operação SFC – Movimentos.

Nota:

O usuário não precisa alterar o folder MOB/GGF. Este existe apenas como um opcional para permitir a manutenção dos movimentos antes da efetivação dos mesmos.

Importante:

Quando a flag, “Reporta MOB Automático” dos Parâmetros do SFC – SF0101, estiver marcada, o usuário será obrigado a informar um código da mão de obra na tela SF0303A, podendo alterar o que lhe é sugerido. Porém, se o usuário não informar este código, será apresentada uma mensagem, alertando que o movimento de MOB não será gerado automaticamente, porém, ele terá a possibilidade de informá-lo manualmente no browser da pasta “MOB/GGF” do SF0303B. tanto quando o reporte da mão de obra for por Operador quanto por Equipe.

Caso o tipo de reporte para MOB e GGF estejam simultaneamente como Padrão, nenhum destes movimentos serão gerados, independentemente da parametrização na flag dos parâmetros do SFC e nesse caso o folder MOB/GGF do SF0303B estará desabilitado.

O procedimento acima se aplica tanto para Reporte por Operação, quanto por Ordem e Ponto de Controle, porém existem algumas diferenciações, conforme segue:

Reporte por Operação:

Todas as operações passarão pelo procedimento acima.

Reporte por Ordem:

Nesse caso, apenas na última operação poderá ser sugerida como automática para o usuário, pois não se pode reportar automaticamente pelo Real, valores que não tenham sido informados em tela, ou seja, no Reporte por Ordem. Nem todas as operações precisam ser reportadas, somente a última operação da Ordem tem esta obrigatoriedade. Neste caso, ao informar a última operação da ordem, após a tela do Reporte Operação Centro Trabalho - SF0303A, é apresentada a tela Reporte Operação SFC - SF0303B, que trará no browser de MOB/GGF as informações referentes à operação em questão e permitirá ao usuário incluir novos movimentos para as demais operações.

Caso esta opção não seja viável, sugere-se a geração de reporte de MOB e GGF pelo padrão no caso de Reporte por Ordem.

Reporte por Ponto de Controle:

No caso de Reporte por Ponto de Controle, apenas nas operações consideradas PONTOS DE CONTROLE poderão ser sugeridas automaticamente para o usuário, pois não se pode reportar automaticamente pelo Real, valores que não tenham sido informados em tela, ou seja, no Reporte por Ponto de Controle. Nem todas as operações precisam ser reportadas, somente as consideradas PONTO DE CONTROLE têm esta obrigatoriedade. Neste caso, ao selecionar algumas destas operações, após a tela SAF0303A á apresentada a tela SF0303B,a qual apresenta no browser de MOB/GGF as informações referentes à operação corrente  e permitirá ao usuário incluir novos movimentos para as demais operações.

Caso esta opção não seja viável, sugere-se a geração de reporte de MOB e GGF pelo padrão no caso de Reporte por Ponto de Controle.

Uso do reporte e usando as funcionalidades do Fator de Concentração/PPM.

Quando as funcionalidades do Fator de Concentração/PPM estiverem sendo usadas, o fator de concentração padrão do item é considerado para corrigir as quantidades a serem movimentadas de cada um de seus lotes. Consequentemente, a quantidade requisitada do item veículo pode variar se o item concentrado for requisitado em quantidade maior ou menor do que a prevista na reserva. Isso se deve ao fato da concentração ser uma característica do lote; lotes diferentes podem ter concentrações diferentes, o que altera a quantidade a ser requisitada dos itens assim parametrizados. Ver Ajuste de Quantidades de Componentes de Formulação.

Quando da inclusão, ou estorno, de um reporte de parada, os movimentos de Gastos Gerais de Fabricação (GGF) de possíveis reportes de produção realizados anteriormente para o centro de trabalho informado serão atualizados. A mesma atualização será realizada quando realizado um reporte de ordem, considerando possíveis reportes de parada realizados anteriormente. Para que seja possível a utilização dessa funcionalidade, é necessário que a forma de custeio seja diferente de custo on-line e padrão.

Para concretizar a atualização é necessário que os campos Reporte de Parada Atualiza Movimentos de GGF e Reporta GGF Automático, localizados no programa Parâmetros de Chão de Fábrica (SF0101), estejam selecionados.

A atualização em questão será realizada para as ordens de produção cujo campo Reporta GGF, localizado no programa Atualização de Ordens de Produção (CS0302), esteja selecionado como Real.

Geração Ordem/Split Operação Item – SF0303E

Objetivo da tela:

Criar a ordem de produção no momento do reporte, se o parâmetro “Gera Ordem Automática Reporte” estiver assinalado. Possibilita também a criação de uma ordem de produção no momento do reporte para o item que possuir apenas uma operação e não possuir nenhuma ordem de produção “Aberta”.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Inserir o código do item para o qual se deseja gerar uma ordem ou split. A descrição é apresentada automaticamente.

Referência

Inserir a referência do item, quando este possuir controle de estoque por referência.

Qtde Ord

Inserir a quantidade da ordem.

Procura Operação Via Item – SF0303Q

Objetivo da tela:

Procurar o split. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Item

Inserir o código do item para o qual se deseja procurar uma operação. A descrição é apresentada automaticamente.

Referência

Inserir a referência do item, quando este possuir controle de estoque por referência. 

Ordem Produção

Exibe o número da ordem de produção. 

Operação

Exibe o código e a descrição da operação. 

Qtde Ord

Exibe a quantidade e a unidade de medida de quantidade da ordem.

Iniciar Reporte Operação – SF0303J

Objetivo da tela:

Reportar o uso de ferramentas e tempos de operação no centro de trabalho selecionado, associando dados de reporte ao item produzido. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Ferramentas

Quando acionado apresenta a tela Seleção Ferramentas Operação - SF0303F.

O objetivo é permitir a criação de um conceito de agrupamento de ferramentas, onde em um único código de ferramentas são feitas amarrações de outras ferramentas (Conjunto ou Kit), ou seja, esse botão permite em um item de reporte a criação desta ferramenta (Virtual / Conjunto) e informar durante o reporte e será utilizado para retirar informações de uso da ferramenta.

Exemplo:

Ferramenta X   - 100 horas de reporte - 50000 peças produzidas
Ferramenta XY - 200 horas de reporte - 70000 peças produzidas

Para fins de planejamento da manutenção da ferramenta.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Centro Trabalho

Exibe o código e a descrição do centro de trabalho da ordem de produção.

Ordem Produção

Exibe o número da ordem de produção. 

Item OP

Exibe o código do item da ordem de produção. 

Operação

Exibe o código, o nível e a descrição da operação. 

Ferramenta

Exibe o código e a descrição da ferramenta. 

Início / Fim

Exibe o início e o fim para utilização da ferramenta (formato: dd/mm/aaaa  hh:mm). 

Início / Fim Contador

Exibe a numeração inicial e final do contador.

Equipe Produção / Operador

Exibe o código e a descrição do operador ou responsável pelo reporte, conforme o especificado no centro de trabalho do split.

Reporta MOB - Não Reporta - campo desabilitado

                           Operador     - campo de operador disponível

                           Equipe         - campo de equipe disponível

Código MOB

Exibe o código da Mão de Obra utilizada.

Importante:

Somente disponível quando o parâmetro do centro de trabalho indica que Reporte MOB igual a Operador ou Equipe.

Iniciar Somente Preparação

Quando assinalado, permite informar preparação e operação separadamente.

Início

Exibe a data e hora de início da execução pelo operador (formato: dd/mm/aaaa  hh:mm).

Importante:

A operação Iniciada poderá ser visualizada e reportada, na pasta  Iniciadas da tela Reporte Operação Centro Trabalho – SF0303.

Posicionamento de Ordem. SF0303P

Objetivo da tela:

Localizar diretamente um item por meio da informação de Ordem de Produção e Número do Item. 

Detalhe Reporte Operação – SF0303I

Objetivo da tela:

Visualizar detalhes do reporte  de produção no centro de trabalho selecionado, associando quantidades produzidas boas e refugadas a uma Ordem de Produção. 


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Detalhe Operadores

Quando acionado, permite detalhar os operadores da equipe.

Nota:

Habilitado somente quando o centro de trabalho tenha reporte de mão de obra por Equipe. Ao utilizar este botão, são exibidos todos os operadores utilizados no apontamento de produção, junto as horas que foram calculadas para cada um.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Centro Trabalho

Exibe o código e a descrição do centro de trabalho da ordem de produção.

Ordem Produção

Exibe o número da ordem de produção.

Item OP

Exibe o código do item da ordem de produção.

Operação

Exibe o código, o nível e a descrição da operação.

Ferramenta

Exibe o código e a descrição da ferramenta.

Início / Fim

Exibe o início e o fim para utilização da ferramenta (formato: dd/mm/aa  hh:mm).

Operador

Exibe o código e a descrição do operador responsável pela operação.

Início / Fim

Exibe o início e fim da execução pelo operador (formato: dd/mm/aaaa  hh:mm).

Tempo Reporte

Exibe o tempo total do reporte operação, calculado e transformando minutos em fração decimal.

Tempo Extra

Exibe o tempo de hora extra no reporte de produção, calculado e transformando minutos em fração decimal.

Qtd Aprovada

Exibe a quantidade aprovada da ordem de produção.

Qtd Retrabalho

Exibe a quantidade de itens para retrabalho da ordem de produção.

Qtd Refugada

Exibe a quantidade de itens refugo da ordem de produção.

Qtd Total

Exibe a quantidade total da ordem de produção, somatória das quantidades Aprovada, Retrabalho e Refugada.

Início / Fim Contador

Exibe a numeração inicial e final do contador.

Parâmetros Reporte – SF0303D

Objetivo da tela:

Estabelecer parâmetros de datas de início e término do período desejado. 


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Data Início / Término

Permite informar a faixa inicial e final para execução do reporte. 

Mostra Reportes de Splits Finalizados

Quando assinalado inclui na apresentação da tela Reporte Operação Centro Trabalho - SF0303, os reportes finalizados. 

Reportar Item de Controle SF0303L

Objetivo da tela:

Definir data e hora do reporte. 

Essa tela é apresentada ao acionar o botão Incluir/Modificar da interface acionada pelo botão de funcionalidade "Item Controle".


Outras Ações/Ações Relacionadas:

Ação:

Descrição:

Reportar Item ControleQuando acionado, permite definir data e hora do reporte e através da lista de variáveis apontar os valores possíveis através do botão Tabela exibido ao acionar esse botão.

Tabela

Quando acionado, apresenta a tela Item Controle - Tabela - SF0303C, onde é possível definir dados da tabela de resultados.

Filtro Item Controle – SF0303M

Objetivo da tela:

Estabelecer um filtro que limitará a pesquisa por faixa de datas e de código de item.


Principais Campos e Parâmetros:

Campo:

Descrição:

Data Reporte

Inserir a faixa de datas de início do apontamento do item de controle.

Item Controle

Inserir a faixa de códigos do item de controle.


Pré-Requisitos:
Manutenção Ferramentas Produção - CD0124
Manutenção Centro de Trabalho - SF0104

Reporte Operação Centro Trabalho - SF0303 

Atualização de Ordens de Produção - CS0302