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Criar Modelo de Documentação Admissional - RS0795

Visão Geral do Programa

Permitir a criação de modelos de contratos de trabalhos, assim como os modelos admissionais que auxiliem o processo de admissão de funcionários.

Por intermédio desse programa é possível definir os textos de documentos a serem utilizados quando a empresa celebrar um contrato de trabalho, um documento admissional complementar, como prorrogação do contrato de trabalho, seguro, participação no grêmio recreativo da empresa etc. Também é possível a criação de modelos de documentos  que utilizem outras informações, como Férias e Exames Médicos.

Para inclusão desses contratos o usuário poderá optar por dois tipos de modelos, padrão ou editor. A diferença entre ambos consiste em que o tipo padrão utiliza apenas recursos da ferramenta Progress, onde a qualidade do texto impresso corresponde a um relatório qualquer do sistema.

O tipo Editor exige que o usuário crie o texto no diretório, previamente informado por intermédio do programa Manutenção Parâmetros Empresa RH (FP0500), utilizando um editor qualquer, salvando o mesmo com extensão rtf (rich text format).

Modelo de Documentação

Objetivo da tela:

Permitir a criação de modelos de contratos de trabalhos, modelos admissionais, férias e exames médicos


Outras Ações/Ações Relacionadas:


Ação:Descrição:

Visualiza Modelo

Este botão irá exibir o modelo da forma que será impresso.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Modelo

Inserir o código e descrição correspondente ao modelo a ser criado.

Tipo Documento

Selecionar o tipo de documento correspondente ao contrato informado. As opções disponíveis são:

  • Admissional.
  • Férias.
  • Demissional. 
  • Exames

Modelo Contrato

Quando selecionado, indica que o documento admissional corresponde a um contrato.

Importante:

Os modelos de contratos somente poderão ser relacionados aos funcionários já admitidos. Para os termos de adesão ao grêmio, descontos diversos, devem ser criados os modelos, porém não como Modelo de Contrato.

Esse campo será habilitado sempre que o campo Tipo Documento estiver selecionado como Admissional.

Tipo Modelo

Selecionar o tipo de modelo de contrato a ser cadastrado. As opções disponíveis são:

  • Padrão: quando selecionada, indica que serão utilizados os recursos da ferramenta Progress, onde a qualidade do texto impresso corresponde a um relatório normal do sistema.
  • Editor: quando selecionada, indica que o usuário deve criar o texto no diretório previamente informado por intermédio do programa Manutenção Parâmetros Empresa RH (FP0500), utilizando o editor desejado, salvando o mesmo com extensão rtf (rich text format).

Nota:

Quando da inclusão de um contrato tipo editor, o arquivo a ser informado para ser relacionado ao modelo deve estar pronto, evitando assim alterar o nome do arquivo e não alterar o modelo.

No modelo criado, alguns pontos importantes devem ser seguidos:

  • Utilizar um modelo com extensão RTF (Rich Text Format);
  • Utilizar a instrução &NaoElimineEstaMarcacao na 1° linha do modelo;
  • Utilizar a instrução &FimModeloNaoElimine na última linha do modelo;
  • Não criar um modelo RTF a partir de um DOC, DOCx ou outra extensão, pois apresentam estrutura diferente do RTF e podem causar problemas na geração do arquivo do documento admissional/férias;
  • Não utilizar cabeçalhos e rodapés nos modelos. 


Quando da criação do arquivo no editor de texto utilizado pela empresa, devem ser incluídas todas as variáveis dentro do arquivo.

É possível simular uma criação como Tipo Padrão, inserindo as variáveis na tela e copiadas para o Modelo que criado no editor de texto que a empresa utiliza. Dessa forma é evitado o risco de erro no nome das variáveis ao incluí-las, pois as mesmas apresentam certas peculiaridades:

  • Não utilizar acentuação, inclusive til (~) e cedilha (ç).
  • Não deixar espaços entre a palavra do texto e a variável.

As variáveis estão associadas as suas respectivas fontes, como por exemplo a empresa, a qual possui algumas variáveis próprias, assim como o estabelecimento e funcionário. Logo, deve haver cuidado na sua utilização para evitar trocas. É importante lembrar de mencionar as letras “emp” na frente de qualquer variável que se refira à empresa; “est” para estabelecimento e, “fun” para funcionário.

Exemplo
Ao utilizar a variável Nome da fonte Empresa deve ser digitado no modelo de texto da seguinte forma: &EmpNome

Numeração Páginas

Selecionar a forma de impressão da numeração das páginas no contrato. As opções disponíveis são:

  • Não Imprime
  • Em Cima
  • Embaixo
  • À Esquerda
  • À Direita

Importante:

As opções À Esquerda e À Direita não serão habilitadas caso o campo Tipo Modelo estiver selecionado como Editor. Ao mesmo tempo, não serão habilitadas  quando selecionada a opção Não Imprime desse campo.

Nome Arquivo

Selecionar o nome do arquivo correspondente ao contrato do funcionário.

Nota:

Somente serão exibidos os arquivos que tenham a extensão “.RTF”, uma vez que os textos a serem utilizados pelo editor deverão ser obrigatoriamente com esta extensão.

Inicialmente somente serão exibidos os arquivos que constam do diretório indicado no programa Parâmetros Empresa RH campo Local Modelo.

Esse campo será habilitado sempre que o campo Tipo Modelo estiver selecionado como Editor.

Texto Modelo

Inserir a descrição do texto do documento informado.

Importante:

As variáveis a serem relacionadas ao texto atenderão as necessidades do usuário, as quais poderão ser repetidas. As variáveis em questão serão apresentadas de acordo com a pasta selecionada

Esse campo será habilitado sempre que o campo Tipo Modelo estiver selecionado como Padrão.

Modelo Documentação – Pasta Habilitação Férias

Objetivo da tela:

Permitir exibir as informações do modelo de documentação de férias disponível no sistema. Essas informações poderão ser relacionadas ao campo Texto Modelo clicando duas vezes sobre a informação desejada, as quais serão utilizadas na emissão dos relatórios legais de férias.

Importante:

Essa pasta será habilitada sempre que o campo Tipo Documento estiver selecionado como Férias.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:Descrição:

Tipo Modelo

Selecionar o tipo de modelo de relatório legal de férias a ser utilizado. As opções disponíveis são:

  • Aviso de Férias
  • Recibo de Férias
  • Abono de Férias
  • Descanso Abono
  • Adiantamento 13º Salário
  • Sem Adiantamento 13º Salário

Importante:

Somente será possível selecionar um tipo de modelo por vez. Ao mesmo tempo, as outras opções disponíveis serão automaticamente desabilitadas.

Modelo Documentação – Pasta Cálculo Férias

Objetivo da tela:

Permitir exibir as informações do cálculo de férias disponível no sistema. Essas informações poderão ser relacionadas ao campo Texto Modelo clicando duas vezes sobre a informação desejada, as quais serão utilizadas no cálculo de férias dos funcionários.

Importante:

Essa pasta será habilitada sempre que o campo Tipo Documento estiver selecionado como Férias.


Modelo Documentação – Pasta Exames

Objetivo da tela:

Permitir exibir as informações dos exames médicos disponível no sistema. Essas informações poderão ser relacionadas ao campo Texto Modelo clicando duas vezes sobre a informação desejada.

Importante:

Essa pasta será habilitada sempre que o campo Tipo Documento estiver selecionado como Exames.

Importante:

A emissão do relatório com os dados da Pasta Exame é realizada pelo programa Relatório Recibo de Entrega de Exames - MT0553