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Atendimento de Solicitações - HTML.CC0325

Visão Geral do Programa

Na tela principal é apresentada uma listagem das solicitações pendentes. Nessa listagem as solicitações são categorizadas conforme a prioridade de aprovação definida (1-Baixa, 2-Média, 3-Alta ou 4-Muito Alta).

Para um rápido acesso, as informações listadas podem ser filtradas por Requisição, Código ou Descrição do Item. Caso necessário, também é possível definir mais critérios para filtrar as informações por intermédio de uma Busca Avançada.

As informações definidas para o filtro, são apresentadas em filtrado por, sendo que caso necessário, é possível excluir um desses critérios de filtro sem a necessidade de entrar novamente na janela de Busca Avançada.

As informações são apresentadas em forma de lista e podem ser classificadas de forma crescente ou decrescente por Data de Entrega, Item, Solicitação, Estabelecimento, Prioridade ou Urgência.

Atendimento de Solicitações

Objetivo da tela:

Permite monitorar as solicitações a atender e a partir desse monitoramento tomar alguma ação.

Nota:

Inicialmente essa tela irá apresentar as solicitações que estão sobre a responsabilidade do comprador logado no sistema. Caso queira ver também as solicitações sobre responsabilidade de outros compradores, é necessário alterar a faixa de compradores no Filtro Avançado.


Outras Ações/Ações Relacionadas:

 

Ação:

Descrição:

Atender

Quando acionado, apresenta a tela Configuração de Geração de Ordens, na qual é possível definir os critérios para geração da ordem.

Importante:

Esse botão está disponível em dois pontos da tela. O que fica na parte superior, permite que sejam atendidas todas as solicitações que estejam marcadas. Já o botão Atender disponível na solicitação, irá atender somente a solicitação em questão.

Busca Avançada

Quando acionado, abre a tela para informar os parâmetros de busca avançada do monitoramento das solicitações.

Importante:

Caso o sistema esteja configurado para gerar ordens de compra conforme o "Comprador" (CC0104), somente são apresentados os itens de solicitação que pertençam a faixa de compradores informados em tela;

Caso o sistema esteja configurado para gerar ordens de compra conforme o "Grupo de Compra" (CC0104), somente são apresentados os itens de solicitação em que algum comprador da faixa informada pertença ao grupo de compra do item da solicitação;

Se na busca avançada for ativado o parâmetro "Somente solicitações alternativas", o sistema passa a apresentar somente as solicitações para o qual o usuário logado é comprador alternativo.


Follow-Up

Quando acionado, abre a tela Follow-Up, na qual é possível consultar os comentário já registrados para solicitação, bem como incluir novos comentários.

Detalhar Item

Quando acionado, abre a tela de detalhamento do item da requisição de compra/cotação.

Detalhar Requisição

Quando acionado, abre a tela de detalhamento da requisição de compra/cotação.

SituaçãoEsse campo permite que seja alterada a situação da solicitação de aberta para incompleta, ou vice-versa.

 

Configuração de geração de ordens

Objetivo da tela:

Permite atender as solicitações por intermédio da definição dos critérios para geração da ordem.

Nota:

A unidade de negócio a ser considerada quando da geração da ordem de compra corresponde à informada quando da solicitação de compras. Caso o campo Agrupar Itens, localizado nessa tela, tenha sido ativado, os itens constantes na solicitação de compras serão agrupados na ordem de compra correspondente. Isso será possível sempre que os itens em questão pertençam à mesma solicitação e que tenham sido cadastrados para a mesma conta e centro de custo. Ao mesmo tempo, esses item devem estar relacionados à mesma unidade de negócio.

No caso da ordem de compra a ser relacionada a um contrato com item do tipo de controle por Ordem. Caso haja matriz de unidade de negócio na solicitação, é gerado uma nova matriz no contrato relacionada à ordem de compra com a conta e as unidades de negócio da solicitação. Esta nova matriz será utilizada no Recebimento, não sendo necessário informar no Recebimento a conta de aplicação nem a unidade de negócio.

 
Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição:

ICMS

Selecionar o tipo de Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) a ser utilizado quando da geração da ordem de compra, o qual terá influência sobre cálculo do preço de reposição. As opções disponíveis são:

  • Industrialização
  • Consumo

Natureza da Ordem

Selecionar a natureza da ordem de compra a ser emitida. As opções disponíveis são:

  • Conforme Item
  • Material
  • Serviço
  • Beneficiamento

Dividir ordens entre fornecedores

Quando selecionado, indica que será realizada a divisão da ordem de compra entre os diversos fornecedores do item. Essa divisão será de acordo com o percentual de fornecimento de cada fornecedor.

Importante:

O percentual correspondente ao fornecedor será informado por intermédio do programa Manutenção de Item x Fornecedor (CC0105).

As ordens de compra somente serão enviadas para o Contrato de Compras quando esse campo estiver selecionado.

Agrupar Itens

Quando ativado, indica que os itens serão agrupados, quando do processo de geração automática de ordens de compras, na mesma ordem de compra. Isto acontecerá sempre que os itens pertençam à mesma solicitação de compras (em sequências distintas) e que tenham sido cadastrados para a mesma conta contábil (conta e subconta).

Importante:

Caso os itens estejam localizados em solicitações distintas o programa gera uma ordem para cada solicitação.

Exemplo:
Em uma mesma solicitação:

Sequência 1:   10 peças

Sequência 2:   20 peças (do mesmo item)

Nesse caso, o sistema gera uma ordem de compra de 30 peças desse item.

Relacionar Ordens Geradas ao

 Selecionar a opção que determina para quem as ordens de compra geradas devam ser relacionadas. As opções disponíveis são:

  • Grupo Compra, quando selecionado, determina a geração das ordens de compra deverá ser vinculada ao grupo de compra do item da requisição.
  • Comprador responsável pelo item, quando selecionado, determina que a geração das ordens de compra deverá ser vinculada ao comprador do item da requisição. 
  • Comprador específico, quando selecionado, determina que a geração das ordens de compra deverá ser vinculada ao comprador específico, informado no campo Comprador. 

Nota:

A opção "Comprador responsável pelo item" não é habilitada quando o sistema estiver configurado para gerar ordens de compra por Grupo de Compra.

A opção "Grupo Compra", não é habilitada quando o sistema estiver configurado para gerar ordens de compra por Comprador.

Importante:

Caso a geração da ordem de compra seja feita para um comprador, e ele possua um comprador alternativo cadastrado e válido para a data em questão, a ordem será gerada para o comprador alternativo.
Comprador

Selecionar o comprador específico para o qual a ordem de compra deva ser relacionada. 

Nota:

Esse campo somente é habilitado quando selecionada a opção "Comprador específico", no campo "Relacionar Ordens Geradas ao".

 

Conteúdos Relacionados:

How To - Atender Solicitações Compra/Cotação

A tela em HTML ira listar solicitações pendentes de atendimento pelo comprador “logado” no sistema ou de outros conforme filtro. Visualização dos itens por prioridade de aprovação e pelo campo “urgente”. Ira gerar ordens de compras com base nas requisições pré-selecionadas e podendo direcioná-las a grupo de compras ou compradores específicos.