Leitura de Código de Barra Padrão GS1
Conceito
As normas Globais para identificação automática GS1 BarCodes servem para identificar fisicamente o Item, Ativo, Localização ou Serviço, pela codificação dos Identificadores-Chave e Dados Adicionais GS1.
Com a introdução do GS1-128 (específico para a representação dos Identificadores de Aplicação), o Sistema GS1 passou a permitir a codificação de informações complementares, tais como, datas limite de conservação e prazos de validade, quantidades, pesos, origem e localizações, entre outros, permitindo ainda a representação do número de lote de produção que, conjuntamente com a Norma ISO 9000, possibilita controlar o padrão de qualidade, bem como obter a localização e rastreabilidade dos Artigos ao longo da cadeia.
Para maiores informações sobre a padronização GS1 acesse o site http://www.codipor.pt/.
Descrição do processo
O código UCC/EAN-128 é estruturado da seguinte maneira:
|
As informações de um Artigo podem estar distribuídas em mais de um código de barras. Na etiqueta acima, por exemplo, contém 3 códigos:
1 – Contém o EAN, Data de Validade e Lote.
2 – Peso do Pallet, Quantidade de caixas e Número do pedido do cliente.
3 – Código de Série da Unidade de Despacho.
(Ais) Identificadores de Aplicação
Os AIs (Identificadores de Aplicação) que o WMSMobile reconhece são:
01 - Código DUN14.
02 - Código EAN.
10 – Lote.
15 - Data de Validade.
20 - Quantidade em Unidades.
37 - Quantidade em Caixas.
Nos Módulos de Recebimento e Finalização do Recebimento, a leitura de etiquetas poderá ser feita de forma sequencial, caso o Artigo tenha mais de um código EAN-128 com suas informações distribuídas entre as mesmas. |
Após a Leitura de todos os códigos de barras do Artigo, o Operador deverá confirmar o lançamento clicando no botão "Confirmar".
A leitura de etiquetas com EAN13 continua sendo possível, o WMSMobile está programado para diferenciar os padrões de códigos.
A leitura do EAN-128 foi implementada em todos os módulos do WMSMobile.