Árvore de páginas

No laudo de laboratório o sistema verifica se cada ensaio associado ao laboratório tem plano de amostragem definido. Em caso positivo, o sistema contabilizará as não-conformidades relacionadas a cada ensaio.

Se o parâmetro MV_QERESNC esteja com o conteúdo igual a "S" (que considera cada medição fora de especificação como uma não-conformidade) o sistema contabiliza também os resultados fora de especificação. Neste caso, compara o número de não-conformidades encontradas com o aceite e rejeite definido da seguinte forma:

  • Com Plano de Amostragem definido
  • Planos de Simples Amostragem

Se o número de não-conformidades for inferior ou igual ao aceite, aprova o laudo. Se for superior ou igual ao rejeite, reprova. Se estiver entre o aceite e o rejeite, aprova condicional.

  • Planos de Dupla Amostragem

Para os planos de dupla amostragem, é solicitada uma segunda amostragem quando as não-conformidades encontradas na primeira amostragem não são suficientes para aprovar (<= aceite) ou reprovar (>= rejeite) diretamente o laudo. Quando houver dados da segunda amostragem, as não-conformidades da primeira e da segunda amostragem serão somadas e validadas a partir do aceite e rejeite da segunda amostragem, conforme a regra descrita anteriormente, para os planos de simples amostragem.

  • Sem Planos de Amostragem em Definido
  • Quando o ensaio não tem plano de amostragem definido, o laudo é definido em função dos resultados digitados.
  • Se houver uma medição fora de especificação, reprova o laudo; se estiver na tolerância, ou seja, fora do especificado mas dentro dos limites de tolerância, o laudo será aprovado condicional, desde que o parâmetro MV_QAPCTOL esteja com o conteúdo igual a "S", caso contrário será reprovado.
  • Se estiver tudo conforme o especificado, Laudo Aprovado.
  • Se um ensaio de laboratório tiver Laudo Reprovado, reprova o laudo do laboratório. Se um ensaio tiver aprovação condicional, também assume este laudo; senão, o laudo será Aprovado.

Importante:

O Laudo de Laboratório Físico deve ser informado antes do Laudo Geral.


É possível obter Laudo de Laboratório para Planos de Amostragem de Ensaios com as mesmas características, obedecendo à NBR 5426. Veja maiores detalhes na Aglutinação de Planos de Amostragem.

O rejeite aplicado ao plano de amostragem dos ensaios tipo "NBR 5429" é definido pela estimação de porcentagem defeituosa, baseada nas medições coletadas. Esta análise é diferente da aplicada aos ensaios "NBR 5426", que define o rejeite através da contagem das não-conformidades encontradas.

Procedimentos

Para definir o laudo de laboratório:

  1. Abaixo da relação de ensaios das pastas de laboratório, são apresentados os dados para informação do laudo respectivo.
  2. Realizados os ensaios devidos, informe os dados para o laudo deste laboratório, preenchendo os campos conforme orientação dos helps de campo, com atenção especial aos seguintes campos:
  • Laudo

Selecione o tipo de laudo a ser atribuído aos ensaios deste laboratório, que pode variar entre:

A - Aprovado sem Restrições

B - Aceito com Desvios Simples

C - Aceito com Desvios Graves

D - Com Seleção de Fornecedores

E - Rejeitado Totalmente

U - Liberação Urgente

Importante:

Ao acessar Resultados, cada ensaio apresentado no browse está classificado por uma cor distinta, que determina o status do laudo dos ensaios, conforme legenda.

  • Laudo

Se o tipo de laudo informado for diferente de "A" - Aprovado sem Restrições, a justificativa do laudo é de preenchimento obrigatório.

  • Histórico

Informe uma crônica sobre o laudo de laboratório em cadastro. Este campo é em formato "Memo" e armazena textos longos, sendo gravado na confirmação do laudo.
3. Preenchidos os campos do laudo de laboratório, deve ser informado o Laudo Geral.

Importante:

Os laudos informados para os laboratório e para as entradas inspecionadas são gerenciados pelo sistema para que não sejam exibidos no Relatório de Lead-time, os dados referentes à permanência deles, quando não houver laudo definido.

Em Resultados, a data e hora de entrada nos laboratórios são sugeridas a partir da entrada do material para inspeção e, caso não haja definição de data e horário, os campos referentes a eles poderão ficar em branco, até a definição do laudo.