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Esta rotina deve ser utilizada quando for cadastrada uma venda indevida ou quando for necessário eliminar um orçamento não concretizado.

No caso da exclusão de notas fiscais, serão estornados os saldos e valores em estoque, registro de venda, itens da venda, títulos a receber e cheques pré-datados, ativando os pedidos de vendas baixados e atualizando os movimentos no livro fiscal, se assim configurado.


Dica:

  1. Para cancelar os pedidos/atendimentos que geraram a nota fiscal, primeiro, deve-se excluir as notas pelo mesmo ambiente em que foi feita a emissão.

Exemplos:

a) Pedido gerado no ambiente Call Center (rotina "Atendimento - Call Center - Televendas") e nota fiscal emitida pelo ambiente Faturamento.

Solução: O cancelamento da nota fiscal deve ser efetuado no ambiente Faturamento (rotina "Exclusão do Documento de Saída") e, posteriormente, o pedido/atendimento poderá ser cancelado no ambiente Call Center (rotina "Atendimento - Call Center - Televendas").

b) Pedido gerado no ambiente Call Center (rotina "Atendimento - Call Center- Televendas") e nota fiscal emitida pela mesma rotina.

Solução: No próprio ambiente Call Center deve-se cancelar: a nota fiscal (rotina "Exclusão do Pedidos"), o pedido de vendas (rotina "Exclusão do Pedidos") e o atendimento gerado (rotina "Atendimento - Call Center -  Televendas").

2. Somente serão excluídas as notas fiscais:

a) emitidas no mês referente à data base;

b) que tiverem títulos em aberto, se gerados;

c) com cheques pré-datados, se gerados, não depositados;

d) emitidas pelo mesmo vendedor que fez o pedido ou pelo administrador do sistema;

e) emitidas no mesmo dia em que a venda foi efetuada, se a nota for oriunda de uma venda feita com TEF.



Importante:

O parâmetro MV_ALTPED está disponível neste ambiente para possibilitar ou não a alteração de pedidos já faturados, sendo que:

  • Quando a configuração do parâmetro MV_ALTPED for igual a “S” (Sim), o campo quantidade dos itens do pedido serão validados. Se o item posicionado no momento já tiver sido faturado, não poderá ser excluído e a quantidade dele não poderá ser menor que a quantidade faturada. Se houver outros itens no mesmo pedido que ainda não foram faturados, estes poderão ser excluídos ou alterados.
  • Quando a configuração do parâmetro MV_ALTPED for igual a “N” (Não), poderão ser alterados somente os itens do pedido de vendas que ainda não foram faturados. Quando o pedido de vendas tiver sido totalmente faturado, não será possível fazer alteração alguma nele.

O referido parâmetro já é utilizado no módulo Faturamento (SIGAFAT).


Aplicação Prática - Cancelamento/exclusão de pedidos/notas fiscais geradas no ambiente Faturamento:

No ambiente Call Center, rotina "Atendimento Televendas", foi registrada a venda de produtos que originou a gravação de um pedido de vendas no ambiente Faturamento.

No ambiente Faturamento, foi emitida a nota fiscal baseada no pedido de vendas gravado, seguindo o processo normal de faturamento do documento de saída.

Para a exclusão do pedido de vendas/atendimento, o usuário deverá:

  1. No ambiente Faturamento, rotina "Exclusão Documento de Saída", excluir a nota fiscal de venda. O pedido voltará para o status em carteira.
  2. No ambiente Call Center, rotina de "Atendimento - Call Center - Televendas", cancelar o atendimento que originou o pedido.



Procedimentos

Para excluir as notas fiscais/orçamentos:

  1. Na janela de manutenção "Exclusão de Pedidos", serão apresentados todos os atendimentos realizados em Televendas.
  2. Posicione o cursor do mouse sobre o atendimento a ser excluído.
  3. Clique em "Exclusão"Será exibida a janela "Exclusão", com os dados do atendimento.
  4. Verifique os dados e clique em "OK" para confirmar.



Veja também

Para verificar a exclusão de notas fiscais/orçamentos, emita o relatório Orçamentos Cancelados a partir do tópico: