Dúvida
Até a data de hoje não enviamos a carga inicial dos funcionários, consequentemente não enviamos nenhum evento não periódico. Como deve ser feito o envio das informações retroativas para o esocial?
Ambiente
Protheus - GPE - A partir da versão 11.80
Solução
- Para enviar eventos retroativos deve ser transmitido primeiro a carga inicial (tabelas iniciais) e depois os eventos não periódicos;
- Para os eventos não periódicos existe possibilidade de transmissão Offline do RH para o TAF nas rotinas de Deligamento e Transferência;
- Os afastamentos / ferias que já estão no GPE deverão ser incluídos de forma manual no TAF;
- Para as alterações salariais, cadastrais e contratuais não terá como enviar o registro retroativo, pois ao fazer a carga inicial dos eventos S-2200 e S-2300 o registro vai para o TAF com a situação atual do cadastro, ou seja, o evento S-2200/S-2300 vai estar com as ultimas alterações do trabalhador, pois já estava vinculado no cadastro do trabalhador no momento da carga inicial.
- Consulte o parecer detalhado da nossa consultoria de segmentos no link: http://tdn.totvs.com/x/2YN9Fg
Caminho para gerar eventos Offline do RH para TAF:
Rescisão: Acesse na rotina desligamento uma rescisão calculada com a opção visualizar, clique em outras ações e depois selecione a opção Integrar TAF.
Transferência: Acesse a rotina de transferência, clique em outras ações e depois selecione a opção Integrar TAF.
Importante:
O governo estabeleceu prazos para entrega de cada evento, o envio retroativo de informações pode acarretar em multas para a empresa.
Saiba Mais
Para adquirir mais conhecimento acesse os links abaixo:
Parâmetros 1ª Fase esocial (Tabelas Iniciais)
Parâmetros 2ª Fase esocial (Não Periódicos)
Parâmetros 3ª Fase esocial (Periódicos)
eSocial | Protheus - Entregas Legais
MOS - Manual de Orientação eSocial
Perguntas Frequentes site eSocial