Assunto

Produto:

TOTVS Gestão Contábil 

Versões:

 12.1.17

Ocorrência:

Erros na validação nos registros J051 / K155

Ambiente:


Passo a passo:

Erros apresentados na validação da ECF:

"Conta não é analítica. Esta conta e centro de custo devem estar cadastradas no plano de contas (J050/J051) e ser analítica."

Ou

“A conta contábil constante neste registro deve existir no registro J050 como analítica e deve haver um registro J051 filho que vincula a conta contábil e centro de custo constantes neste registro a um referencial”.


Eliminando a advertência/erro
Este erro ocorre porque o PVA da ECF diferentemente da ECD valida todos os registros de centro de Custos.

Abaixo segue um exemplo (conta fictícia) :

Registro do Plano contábil/referencial

Veja que para a conta 1.1.01.0052 há vários registros associados com centro de custo:

|J050|01012010|01|A|4|1.1.01.0052|1.1.01|CAIXA|

|J051|1.01.C00082.01.2.0039|1.01.01.01.01|

|J051|1.01.C00091.01.2.0007|1.01.01.01.01|

|J051|1.01.C00092.02.1.0012|1.01.01.01.01|

|J051|1.01.C00092.02.2.0001|1.01.01.01.01|

 

Porém se observar no registro K155 existe uma linha onde que para a mesma conta não tem centro de custo preenchido:

Normalmente se refere a 1ª linha do K030 (Janeiro):

|K030|01012017|31122017|A00|

K1551.1.01.0052
1758776,08C0,000,001758776,08C

Ou seja, o PVA da ECF valida esta inconsistência enquanto na ECD não.

Esta linha que está com o campo do centro de custo em branco pode ser por três motivos (Saldo anterior,  lançamentos anteriores ou dentro do período da escrituração sem centro de custo):

Obs.: Quando digo lançamentos anteriores, o sistema verifica estes lançamentos para conseguir compor o saldo inicial de 2017 (ou do período da Escrituração que está sendo enviada).

Saldo anterior, pode ser somente o saldo anterior do seu período já fechado (guardado na tabela CSALDOEXERCICIO) como também lançamentos anteriores a data de 01/01/2017 (ou do período da Escrituração que está sendo enviada).

1-      Caso seja lançamentos anteriores ou dentro do período da escrituração, deverá identifica-los e informar o centro de custo;

2-      Se for o saldo anterior do período contábil (esta data fica no rodapé do sistema ou nos parâmetros do Saldus) poderá informar um centro de custo para este saldo liberado, usando a opção de Preenchimento do Centro de Custo nas Movimentações (Regra SPED / ECF) disponível no menu: Escrituração Contábil/Ferramentas;

Este processo insere um Centro de Custo default , favor verificar se este processo lhe atenda.

Agora se desejar retirar os centros de custos (neste caso, deverá verificar se a entrega da ECF do ano anterior não foi informado centro de custo, caso não tenha sido enviado, esta solução poderá ser aplicada):

1-      Para retirar o registro e a associação do centro de custo deverá acessar o cadastro do centro de custo e desmarcar a flag de “Enviar para Sped Contábil”;

Caso tenha associação, o sistema não deixará desmarcar, precisando retirar primeiramente as associações.

Caso sejam muitas, orientamos que o DBA da empresa desmarque esta flag via BD (tabela GCCUSTO, campo ENVIASPED);

2-      após acesse o menu cadastros/paralelo/processos/ Associação Dinâmica do Centro de Custo/Conta Gerencial ao Plano Paralelo. Como não há mais centro de custo para ser enviado, este processo irá desassociar.

Favor avaliar com o setor da contabilidade qual a melhor opção.


Obs. Para um melhor entendimento sobre a regra de centro de custo na ECD leia a FAQ abaixo:

Orientação sobre Inconsistência do centro de custo ECD X ECD

Observações:

 Preferencialmente execute o processo acima em base de homologação primeiramente e após validar o resultado final, execute em base oficial.