A importação de Natureza de Operação tem como objetivo inserir no sistema naturezas de operações informadas via arquivo texto, o qual deve ser escrito de acordo com layout determinado.

    Natureza de Operação: Este registro tem por objetivo descrever os dados referentes ao cadastro da Natureza de Operação.

    ObservaçãoOs campos código de regra do ICMS e IPI serão obrigatórios quando o campo FISCAL for igual a "1" – Com ICMS / IPI. 

    Outros Tributos: Neste registro devem ser informados os dados dos demais tributos relacionados à Natureza de Operação.

    Observação: O campo código do tributo deve referenciar algum tributo já cadastrado no sistema. 

    Dispositivo Legal da Natureza: Este registro deve conter os registros referentes às linhas que serão inseridas no campo DISPOSITIVO LEGAL do Cadastro da Natureza.

    ObservaçãoO campo Dispositivo Legal não deve conter quebra de linha, caso exista quebra de linha deve ser criada nova linha do registro. 

    Default Contábil da Natureza Fiscal: Este registro deve conter todos os Defaults Contábeis relacionados à Natureza de Operação.

    Rateio do Default Contábil da Natureza Fiscal: Este registro deve conter todos os Rateios dos Defaults Contábeis relacionados à Natureza de Operação.

    Registro D: Regras de Tributação: Este registro deve conter todas as regras de tributação relacionada à Natureza de Operação. As combinações das regras de tributação na importação devem seguir as mesmas regras determinadas na inclusão de Natureza, exemplo:  

    IDREGISTRO TIPODEPEND IDREGRA CHAVE CODCOLIGADADACHAVE
    D C C C00001 00001
    D P T 000002 00001

    Informações

    Tipo de DependênciaIdentificador de Regra de DependênciaDescrição
    CCCliente/Fornecedor
    MEmpresa
    TTipo de Cliente/Fornecedor
    ERRegião
    EEstado
    UGrupo de Município
    PPProduto
    TTipo de Produto
    OndeTipo
    CCampo alfanumérico
    NCampo numérico
    DecNúmero de casas decimais
    Completar A
    DDireita
    EEsquerda
    ObservaçõesTodos os registros de nível 2 devem ser escritos logo abaixo do registro nível 1 acima dele. Para qualquer campo nulo, mesmo sendo Inteiro ou Valor, deverá ser preenchido com espaços. 

    Nota

    No momento da importação da Natureza de Operação, o sistema irá consistir se existe o Nível Sintético da Natureza a que se deseja importar, do contrário não irá importar o registro e irá gerar um arquivo de log de erro. 
    O arquivo de log será gerado no caminho indicado em Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Fiscal | Rotinas Legais | Diretório de Arquivos Temporários.
    Atenção! As Regras de ICMS e Regras de IPI devem ser cadastradas no sistema e em seguida o arquivo de natureza deverá ser importado.