Ao executar o processo "Calcular Fechamento" para o item de Consumo (Medições), serão processados e gerados os dados que servirão de insumo para a posterior geração dos lançamentos financeiros referentes ao condomínio, no TOTVS Gestão Financeira.

Para o fácil entendimento do Cálculo de Consumo (Medições), veremos abaixo os passos necessários para a utilização destes recursos:

1º Passo - O usuário deve cadastrar os medidores em Condomínio / Medidor;
2º Passo - Realize o cadastro de Tarifas acessando Medidor / Anexo Tarifa.

Observação

Caso não seja associado uma Tarifa ao Medidor, o sistema pode buscar a Tarifa do Medidor Superior. Para que o sistema realize essa busca, o Medidor Superior deve estar associada ao mesmo Empreendimento, Unidade ou Subunidade do medidor a ser calculado.

3º Passo - Com isso, é preciso então associar os medidores necessários com os Empreendimentos desejados. Para isso, basta acessar Condomínio / Empreendimento / Processos Associar Medidor
4º Passo - É preciso que o usuário insira as medições em Condomínio / Medidor / Anexo Medições;
5º Passo - Com as medições inseridas, ao utilizar o Processo de Calcular Fechamento localizado no cadastro de Fechamento, o sistema buscará as medições com a mesma competência do fechamento que está sendo apurado. Sendo que o medidor que possui as medições, precisa estar associado ao Empreendimento vinculado ao Fechamento.
Ao final do processo, o status das medições apuradas será alterado para Calculado.

Observação

Caso um mesmo Medidor esteja associado a mais de um nível (Empreendimento, Unidade ou Subunidade), a apuração não poderá ser realizada, se os rateios forem:

Como exemplo, podemos citar: 

Medidor 1: Está associado aos seguintes níveis:

  • Unidade A;
  • SubUnidade 1 (Unidade B);
  • SubUnidade 2 (Unidade B);

Ao executar o processo "Calcular Fechamento", será exibido uma mensagem alertando que não é possível realizar o cálculo para esse medidor.

  • Sem rótulos