Na tela de Fechamento, ao executar o processo de Calcular Fechamento para o item de Despesas Financeiras, serão gerados registros que irão compor o valor total dos lançamentos referentes ao condomínio. Desta forma, todas as Despesas Financeiras associadas ao Fechamento calculado serão apuradas para a geração dos respectivos lançamentos.
Para o fácil entendimento do Cálculo de Despesas Financeira, vamos ver o seguinte exemplo:

O motor do portão de entrada do empreendimento Residencial Solaris parou de funcionar, dessa forma foi necessário solicitar o serviço de um técnico para o seu conserto. O serviço custou R$ 2.000,00 e terá que ser rateado para todos os apartamentos.
Para este exemplo, terá que ser realizado o cadastro de Fechamento para calcular essa despesa. Após isso deverá ser associado ao Fechamento uma Despesa Financeira, onde será inserido o(s) Lançamento(s) a Pagar no qual(is) representa o pagamento do serviço do conserto do motor do portão. Na Despesa Financeira, poderá ser escolhida a forma de rateio do valor do serviço, as opções são:

No exemplo citado, o rateio ideal seria "Rateio Linear por Total de Subunidade do Empreendimento", no qual será dividido o valor do serviço para todas os apartamentos.
No cadastro de Despesa Financeira, temos como campo obrigatório o Item de Cobrança, no qual é utilizado para compor o valor do lançamento a ser gerado , pois no cadastro de Itens de Cobrança existe um espaço para associar um ou mais Valores de Integração. Lembrando que os registros de Valores de Integração tem origem no TOTVS Gestão Financeira.
Após realizar o processo de Calcular Fechamento, serão gerados os registros para cada apartamento do Empreendimento Residencial Solaris, com o valor dividido conforme o número de apartamento existentes.
Cada apartamento terá um registro no histórico do Fechamento, podendo ser visualizadas em Condomínio / Fechamento do Condomínio / Histórico de Cálculos.

Observação

O valor considerado no processo, será tratado conforme o status do(s) lançamento(s) a pagar da(s) Despesa(s) Financeira, segue mais detalhes:
  • Lançamento em Aberto: Será calculado com o valor corresponde a data de execução do processo. Dessa forma o lançamento estando em atraso serão incluídos encargos financeiros, tais como multa e juros mora;
  • Lançamento Parcialmente Baixado: Será calculado o valor já baixado mais o valor correspondente a data da execução do processo do restante do lançamento. Dessa forma o lançamento estando em atraso serão incluídos encargos financeiros, tais como multa e juros mora;
  • Lançamento Baixado: Será calculado com o valor baixado lançamento. Caso o lançamento foi pago em atraso, gerando encargos financeiros, esses serão calculados pelo processo;

Lembrando que para criar registros de Despesa Financeira, basta acessar Menu de Condomínio / Fechamento do Condomínio/Despesa Financeira do TOTVS Incorporação.

Veja Também

  • Sem rótulos