Produto

:

RM - Totvs Gestão Financeira - Versão 11.81

Processo

:

Integração Bancária – Retorno de Pagamento

Subprocesso

 

Importação de arquivo de retorno de Pagamento Eletrônico

Data da publicação

:

17/10/12

 A importação de arquivos de retorno é um processo, que consiste em baixar automaticamente ou atualizar os Lançamentos Financeiros por meio de  importação de arquivos disponibilizados pela rede Bancária.

Em se tratando de Cobrança Eletrônica, Pagamento Eletrônico e Débito Automático, a baixa será realizada automaticamente desde que o arquivo de retorno contenha dados requeridos, assim como data de crédito, valor do crédito, motivo de ocorrência específica para baixas ou quitações,  entre outras informações afins.

Alguns arquivos de retorno apenas reportam atualizações para o lançamento financeiro, provenientes de transações entre a empresa e o Banco.  Um exemplo dessa transação é o arquivo de retorno que o Banco disponibiliza à empresa informando do processamento dos títulos. Ao importar esse arquivo a única alteração a ser feita é a atualização do STATUS.CNAB do Lançamento para “Registrado” , “Recusado” ou outros e não produzirá baixas.

Desenvolvimento/Procedimento

Para importar arquivos de retorno, acesse: Movimentações Bancárias / Integração Bancária / Retorno Bancário / Retorno Pagamento.

-  Selecione o formato do arquivo de retorno: Retorno de Pagamento ou Retorno de Pagamento – Padrão Febraban (CNAB 240). Você obterá mais informações sobre cada tipo de retorno acessando o help.

- Na tela “Dados da importação” é necessário informar:  o local do arquivo a ser importado, a Filial, código da Conta Caixa, código do Banco e o Evento: informe o evento contábil para a contabilização da baixa ou poderá utilizar o evento parametrizado para o processo de Baixa.

- Na tela “Parâmetros da  Importação, indique corretamente os dados e em caso de duvidas, por favor consulte o help.

- Confirmar a importação.

Resultado:

- A baixa dos títulos será realizada automaticamente.

- O Saldo da conta caixa indicada será atualizado.

- A contabilização da baixa será realizada de acordo com o evento contábil indicado no retorno ou o   evento associado à tabela default para a contabilidade.

-  No Gestão Contábil, Manutenção de Lotes, deverá haver a contabilização no lote específico para o processo.

Informações adicionais

O arquivo a ser importado deve possuir  características que definem o processo “retorno”. É comum obtermos essa informação analisando o motivo ou código de ocorrência (esse termo varia entre Bancos) informado no manual fornecido pelos Bancos.