CONTEÚDO
01. VISÃO GERAL
Esta rotina permite controlar o saldo de volumes do documento de transporte no Registro de Ocorrências, possibilitando um lançamento parcial de ocorrências e/ou lançamento dividido entre tipos de ocorrências diferentes. Esse controle é permitido apenas para os tipos de Encerra Processo e Gera Pendência.
As demais ocorrências são efetuadas de forma integral, sem os lançamentos parciais.
Exemplo:
- Ao lançar a ocorrência de um volume para um documento de transporte que tenha originalmente 10 volumes mas nem todo o volume foi entregue, podem ser apontadas as ocorrências de Encerra Processo ou Gera Pendência, controlando o seu saldo.
- O campo de Controle de Saldo é o DT6_QTDVOL, da Tabela de Documentos de Transporte.
- Para cada tipo de ocorrência, há um processo a ser seguido para a atualização de saldo de volumes pendentes do documento de transporte. Observe a seguir os processos necessários para o controle de saldos.
02. ENCERRA PROCESSO
Lançamento de Quantidade de Volume
Ao lançar a quantidade total de volumes do documento de transporte, o sistema abate o saldo, muda o status para entregue e encerra o movimento de viagem do documento.
Exemplo
1. Foi utilizado um documento de transporte com 10 volumes.
2. Efetuada uma viagem de entrega para este documento e apontadas todas as operações.
3. Em seguida, foi lançada a ocorrência com a quantidade total dos volumes do documento de transporte.
4. Ao consultar o saldo de volumes do documento de transporte, observe que não existe mais saldo a ser entregue.
Estorno de Lançamento
Ao estornar o lançamento total, o sistema devolve o saldo ao documento de transporte, retornando o status e o movimento de viagem para o status anterior ao lançamento.
Exemplo
1. Seguindo o que foi citado, foi efetuado o estorno do documento.
2. Observe, em Manutenção de Documentos (TMSA500) que o saldo retornou ao documento de transporte.
03. GERA PENDÊNCIA
Lançamento de Quantidade de Volume Total
Ao lançar a quantidade total de volumes, o sistema bloqueia o documento de transporte, cancela o movimento de viagem e gera um novo lançamento na tabela Registro de Pendências para posterior análise. Em Registro de Pendências existem dois procedimentos: indenizar ou encerrar a pendência.
Exemplo
1. Em Registro de Ocorrências foi cadastrado um registro que gera pendência de avaria.
2. Observe em Manutenção de Documentos (TMSA500) que o saldo do documento de transporte será zerado.
Indenizar
Ao indenizar a pendência, o sistema gera a indenização na tabela Registro de Indenizações (DUB), permitindo efetuar um pagamento da indenização.
Se a ocorrência que gerou a pendência foi um lançamento total de volumes do documento de transporte, o Sistema considera o documento como entregue.
Exemplo
1. Por meio da opção Indenizar, no Registro de Pendências, verifique o registro de avaria.
2. Em Manutenção de Documentos (TMSA500),ao consultar o documento, seu status estará como Entregue..
Encerrar Pendência
Ao encerrar a pendência, o sistema verifica se existe um movimento de viagem para o documento na filial em que ele se encontra, e, caso não exista, gera um novo movimento de viagem para o documento, atualiza o saldo no documento com a quantidade de volumes da pendência que está sendo encerrada, e finalmente, desbloqueia o documento, para que esteja pronto para seguir o processo normal.
Exemplo
1. No Registro de Pendências, a pendência de avaria será encerrada;
2. Observe em Manutenção de Documentos (TMSA500) que o saldo do documento de transporte estará disponível novamente para entrega.
Lançamento Parcial de Volumes
Ao lançar uma ocorrência do tipo Gera Pendência com a quantidade parcial dos volumes do documento de transporte, o Sistema bloqueará o documento e irá gerar dois lançamentos na Tabela Registro de Pendências (DUU).
Um lançamento será para o tipo de ocorrência de gera pendência, com a quantidade apontada na ocorrência e o outro será um bloqueio para o restante dos volumes do documento de transporte. Assim, o usuário pode escolher se indenizará totalmente a carga ou se prosseguirá o processo com a quantidade de volumes que não tiveram uma ocorrência.
Exemplo
1. No Registro de Ocorrências, foram lançadas duas ocorrências de 5 volumes para o mesmo documento.
2. Ao visualizar a pendência gerada, a quantidade existente é de 5 de volumes.
Indenizar
Ao indenizar a pendência, o sistema gera a indenização na Tabela Registro de Indenizações (DUB), permitindo efetuar o pagamento dessa indenização.
Encerrar Pendência
Ao encerrar a pendência, o sistema verifica se já foi gerado um movimento de viagem para o documento na filial em que ele se encontra, e, caso não tenha sido gerado o encerramento da pendência, gera esse movimento e desbloqueia o documento de transporte.
Estorno de Lançamento Total
Ao estornar a ocorrência, o sistema verifica se a pendência foi encerrada ou indenizada. Caso tenha sido, não permite que a ocorrência seja estornada. Caso esteja em aberto, retorna o status do documento de transporte como indicado para entrega, atualiza o status do movimento de viagem para em trânsito somente se for uma viagem de entrega, e volta o saldo do documento por completo.
Estorno de Lançamento Parcial
Ao estornar um lançamento de pendência parcial, o sistema desbloqueia o documento, retorna o seu saldo, retorna o status do movimento de viagem para em trânsito somente se for uma viagem de entrega e verifica se existe uma pendência já indenizada ou encerrada. Caso exista, não permite o estorno. Caso a pendência ainda esteja em aberto, será excluída.
IMPORTANTE!
Apenas viagens de transporte terão apontamento parcial. Para viagens de entrega, é necessário apontar a quantidade total de volumes na ocorrência, permitindo somente dividir esses volumes entre tipos de ocorrência gera pendência ou encerra processo.