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A LGPD é a sigla para Lei Geral de Proteção de Dados do Brasil, sancionada em agosto de 2018, que entrará em vigor em agosto de 2020.

A Lei n° 13.709, de 14 de agosto de 2018, estabelece regras sobre coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais, impondo mais proteção e penalidades para o não cumprimento.

Para o módulo TOTVS Prestadores de Serviços Terceirização houve a necessidade de efetuar ajustes em alguns processos para contemplar a Lei n° 13.709, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. As normas gerais contidas nesta lei são de interesse nacional e devem ser observadas pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

A seguir estão os processos ajustados para o módulo TOTVS Prestadores de Serviços Terceirização, observando os dados sensíveis e pessoais que são passíveis de proteção dentro do Sistema Protheus®.

  • Cadastros
  • Comercial
  • Operacional
  • Contratos
  • Financeiro
  • Gestão de Pessoal

Para adequar o Sistema Protheus® à Lei Geral de Proteção de Dados foi necessária a adaptação da apresentação dos dados de algumas rotinas, de modo a realizar o tratamento dos dados sensíveis e/ou pessoais, com a utilização dos processos de Controle de Acesso e Log de Auditoria.

  • Controle de Acesso

Define se o usuário ou um grupo de usuários possui a permissão de acessar/visualizar os dados sensíveis e/ou pessoais disponíveis nas telas das rotinas e/ou relatórios, quando for o caso.

Administrador do Sistema é o responsável por estabelecer se as regras de controle das informações serão aplicadas a um único usuário ou a um grupo de usuários. A configuração desse acesso dos usuários e/ou grupo de usuários aos dados sensíveis e pessoais está disponível no módulo Configurador (SIGACFG), através dos acessos 192 e 193 (Relação de Acessos x Rotina).

Para mais detalhes sobre a Política de Segurança, clique aqui.

  • Log de Auditoria

Permite auditar as atualizações do Dicionário de Dados e do Cadastro de Usuário, as autenticações de acesso às rotinas que possuem campos sensíveis e/ou pessoais, bem como as possíveis rejeições de acesso a tais dados.

Para mais detalhes, consulte o capítulo Regras de Auditoria na Política de Segurança.

O Sistema Protheus® disponibiliza algumas rotinas para a geração dos Log de Auditoria. Os procedimentos para a configuração e geração desses relatórios podem ser obtidos através das Rotinas de Log e Auditoria.


Abaixo estão relacionadas as rotinas e tabelas do módulo TOTVS Prestadores de Serviços Terceirização que foram adequadas para atender à legislação (Lei n° 13.709):


RotinaDescriçãoTabelaCampoDescrição
TECA020Cadastro do AtendenteAA1AA1_NOMENome do Atendente
TECA020Cadastro do AtendenteAA1AA1_FUNCAOFunção do Atendente
TECA020Cadastro do AtendenteAA1AA1_EMAILE-mail do Atendente
TECA020Cadastro do AtendenteAA1AA1_FONETelefone do Atendente
TECA020Cadastro do AtendenteAA1AA1_PAGERPager do Atendente
TECA202Área de SupervisãoTGSTGS_NOMSUPNome do Supervisor
TECA770Cadastro de Local InternoTFNTFN_NOMENome do Responsável pelo Local Interno
TECA011AAtendente x CaracterísticaAA1AA1_NOMENome do Atendente
TECA380Atendente x RegiãoABUABU_NOMTECNome do Atendente
TECA090Habilidades de AtendenteAA2AA2_NOMTECNome do Atendente
TECA012Cadastro de RestriçõesAA1AA1_NOMENome do Atendente
TECA201BEquipe x AtendenteAAYAAY_NOMTECNome do Atendente
TECA201CAtendente x EquipeAA1AA1_NOMENome do Atendente
TECA201CAtendente x EquipeAA1AA1_FUNCAOFunção do Atendente
TECA201CAtendente x EquipeAA1AA1_EMAILE-mail do Atendente
TECA201CAtendente x EquipeAA1AA1_FONETelefone do Atendente
TECA201CAtendente x EquipeAA1AA1_PAGERPager do Atendente
TECA300Chamados TécnicosAB1AB1_CONTATNome do Contato
TECA300Chamados TécnicosAB1AB1_TELTelefone do Contato
TECA300Chamados TécnicosAB1AB1_ATENDNome do Atendente
TECA450Ordem de ServiçoAB6AB6_ATENDNome do Atendente
TECA470Requisição da OSABFABF_SOLICNome do Solicitante
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_DESCRDescrição do Local de Atendimento
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_DESENTDescrição da Entidade
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_ENDEndereço da Entidade
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_MUNICMunicípio da Entidade
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_ESTADOEstado da Entidade
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_CEPCEP da Entidade
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_DCONTADescrição do Contato
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_TELTelefone do Contato
TECA160Cadastro de Local de AtendimentoABSABS_EMAILE-mail do Contato
TECA740Orçamento de ServiçosTFLTFL_DESLOCDescrição do Local de Atendimento
TECA740Orçamento de ServiçosTFLTFL_ESTADOEstado do Local de Atendimento
TECA740Orçamento de ServiçosTFLTFL_MUNICMunicípio do Local de Atendimento
TECA660Processo de IndenizaçãoTW9TW9_DSCLOCDescrição do Local de Atendimento
TECA660Processo de IndenizaçãoTW9TW9_CLINOMNome do Cliente
TECA803Requisição a AtendentesTGQTGQ_NOMATNome do Atendente
TECA510Controle do AlocaçõesAA1AA1_NOMENome do Atendente
TECA580BGestão de EscalasTGYTGY_NOMENome do Atendente
TECA580EGestão de EscalasTGZTGZ_NOMENome do Atendente 
TECA550Manutenção de AgendaABRABR_NOMSUBNome do Substituto
TECA190DMesa OperacionalAA1AA1_NOMTECNome do Atendente
TECA190DMesa OperacionalAA1AA1_FONETelefone do Atendente
TECA190DMesa OperacionalHOJHOJ_NOMTECNome do Atendente
TECA190DMesa OperacionalABRABR_NOMSUBNome do Substituto
TECA190DMesa OperacionalLOCLOC_NOMTECNome do Atendente
TECA760Confirmação de ChegadaABBABB_NOMTECNome do Atendente
TECA894Gestão de UniformesTXCTXC_NOMTECNome do Atendente
TECA581Rota de CoberturaTW0TWO_NOMENome do Atendente
TECA581Rota de CoberturaTW1TW1_SUPERVNome do Supervisor
TECA780Manutenção de ArmamentoTEUTEU_RESPONNome do Responsável
TECA880Movimentação de ArmamentoTFQTFQ_DSCLOCDescrição do Local de Atendimento
TECA880Movimentação de ArmamentoTFQTFQ_DRESPNome do Responsável
TECA880Movimentação de ArmamentoTFRTFR_NOMTECNome do Atendente
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_NOMCTNNome do Contato
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_NOMDELNome do Delegado
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_ESCRIVNome do Escrivão
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_DSCINTDescrição do Local Interno
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_END

Endereço do Local Interno

TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_BAIRROBairro do Local Interno
TECA750Ocorrências OperacionaisTE4TE4_CEPCEP do Local Interno
TECA750Ocorrências OperacionaisTE5TE5_NOMATENome do Atendente
TECA750Ocorrências OperacionaisTE7TE7_NOMENome do Contato

TOTVS Prestadores de Serviço Terceirização possui integração com diversos módulos do Protheus. Abaixo estão listadas as documentações que se adequam à Lei Geral de Proteção de Dados.




Clique nos assuntos abaixo para obter mais informações: