Objetivo

Controlar os motivos para cancelamento de cupom anteriores.


Como funciona

Ao cancelar um cupom, será solicitado a identificação pelo qual o usuário esteja realizando esse cancelamento, porém esse processo se refere a cancelamentos de documentos anteriores, ou seja, não é o último cupom emitido. O processo de cancelamento de documento anterior só é válido para PDVs SAT ou NFCe e só poderá ser realizado dentro do prazo de 30 minutos.


Passo a passo

1) Parametrização PDV

AcruxMonitor > Configurações > Configurações de PDVs > Seguranças > Autenticações > Identificação do motivo:

Dica: Para realizar a identificação de motivos no PDV, será necessário ativar o parâmetro. Também será necessário o cadastro dos motivos, clique aqui e leia também o artigo de como cadastrar  os motivos de liberações.

Cancelamento do documento anterior
Dica: Esse parâmetro ativa ou desativa a opção de identificação do motivo de cancelamento de documento anterior no PDV.

Salvar
Dica: Após ativar o parâmetro, clicar no botão “Salvar”.

2) Enviando configurações para os PDVs

AcruxMonitor > Comunicações > Comandos para PDVs > Enviar configuração para PDV:

Dica: Após ativar os parâmetros deverá ser enviado configurações para os PDVs


Marcar a loja ou PDV que deseja  e enviar as configurações


3) Funcionamento do recurso no PDV

Dica: Ao realizar o cancelamento de documento no PDV, será solicitado as informações do cupom a ser cancelado e consequentemente será exibido a tela com as opções de motivo para selecionar.

Informações do cupom
Dica: Acionar a função de cancelamento de documento e preencher os dados do cupom fiscal a ser cancelado. É necessário que tenha uma tecla associada a essa função, clique aqui e veja como configurar funções no teclado.

Autenticar cancelamento
Dica: Autenticar o cancelamento. Necessário ter permissão para cancelamento de documento, clique aqui e veja como liberar permissões para o usuário

Importante: Caso o parâmetro de PDVs Exige permissão de cancelar documento anterior estiver ativo, será necessário que o usuário possua a permissão de cancelar documento anterior liberada. Clique aqui e veja como ativar o parâmetro.

Motivo de liberação
Dica: Selecionar um dos motivos de liberação para cancelamento de cupom anterior. Esse processo de cancelamento de documento anterior só ocorrer com as vendas após finalizadas.

Cupom cancelado
Dica: Cupom cancelado após selecionado o motivo


Dica: As informações sobre o motivo ficarão salvos na auditoria do PDV. Para consultar clique aqui e leio o artigo sobre auditorias.

Pronto, realizado identificação de motivo de liberação!