Árvore de páginas


01. DADOS GERAIS

Produto:

TOTVS Saúde Planos

Linha de Produto:

Linha Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:HRC
Função:

Importação de Movimentos - HRC0510N
Exportação de Movimentos para Cobrança - HRC0510M
Importação de Aviso de Cobrança - HRC.IMPORTAAVISOCOBRANCA
Exportação Aviso de Cobrança - HRC.IEXPORTACAOAVISOCOBRANCA
Exportação Questionamento Contestacao - HRC0710S
Importação Questionamento Contestacao - HRC0712S 
Manutenção de Pacotes - HRC0110H 
Exportação de Pacote - PTU A1200 - HRC0710W
Central de Movimentação Guia TISS - HRC.DOCUMENT

Requisito/Story/Issue:

DSAUGPSCONTAS-9694 - Obtendo detalhes do item... STATUS


02. SITUAÇÃO/REQUISITO


1) Adequar o sistema Gestão de Planos para atender os protocolos A500, A520, A550, A700 e A1200 do Manual PTU Batch 11 conforme nova versão 11.3:


  • A500 – Notas de Fatura em Intercâmbio

Registro 501:


Registro 503:

Registro 504:


  • A550 – Questionamentos da Câmara de Contestação

Registro 551:

Registro 552:


  • A700 – Serviços prestados em Pré-Pagamento

Registro 701:

Registro 703:

Registro 704:


  • A1200 – Pacotes

Registro 201:

Registro 202:

Registro 205:



2) Adequar o sistema Gestão de Planos para atender o novo processo de cobrança de pacotes no intercâmbio, conforme previsto no capítulo 7 – Pacotes, do Manual de Intercâmbio Nacional:


  • Todos os pacotes que trafegam no intercâmbio nacional deverão ser cadastrados no 'Software de Pacotes' - SISPAC, disponibilizada pela Unimed do Brasil.
    → Conforme manual, os pacotes possuirão um identificador único através da composição dos campos: cd_uni_ori, cd_pacote, tp_acomodacao, dt_referencia e cd_cpf_cnpj.
  • Processo de cobrança de pacotes:

→ Pacotes sem inclusão de honorário médico e/ou OPME:
• A cobrança deverá ser apresentada com o código do pacote, identificado com TP_Tabela = 4, com o valor total do pacote, conforme cadastrado no software de pacotes;
• Itens não inclusos no pacote deverão ser informados com seus respectivos valores e com ID_PACOTE = N;
Nota: a composição do pacote está disponível no software de pacotes para consulta da Unimed Origem, caso seja necessário.

→ Pacotes com inclusão de honorário médico e/ou OPME:
• A cobrança deverá ser apresentada com o código do pacote, identificado com TP_Tabela = 4, com o valor total do pacote, conforme cadastrado no software de pacotes;
• As OPMEs e honorários, efetivamente utilizadas, devem ser apresentadas com seus valores zerados e ID_PACOTE = S;
• Itens não inclusos no pacote deverão ser informados com seus respectivos valores e com ID_PACOTE = N;

• Para um procedimento ser considerado como Honorário Médico, obrigatoriamente deverá estar parametrizado com o campo "Obriga Dados Profissional Executante = SIM" no cadastro Manutenção de Procedimentos (RC0110H)

Nota: a composição do pacote está disponível no software de pacotes para consulta da Unimed Origem, caso seja necessário.

→ O valor cobrado será aquele vigente na data da execução, independentemente do valor autorizado, desde que publicado no software de pacotes e a senha de autorização esteja dentro da validade.

→ Para os pacotes de procedimentos da tabela de baixo risco em que não houve autorização emitida pela Unimed Origem, será permitida a cobrança de pacotes com data de fim de vigência, desde que a data de execução ocorra em até 60 dias após a data fim de vigência do pacote.

→ É permitida a cobrança em forma de pacotes de procedimentos que constam na tabela de baixo risco, de ressonância magnética e/ou tomografia autorizados sem o código do pacote.

→ Para os pacotes autorizados pela Unimed Origem será permitida a cobrança com data de fim de vigência do pacote, desde que realizado dentro da validade da guia de autorização.

→ Após a cobrança do pacote, não é permitida cobrança complementar de valores de negociações retroativas.



03. SOLUÇÃO

Seguem abaixo as implementações realizadas no sistema TOTVS Saúde Planos para atender as alterações acima citadas:


Manutenção Cadastro Unidades - PR1410B

Inclusão de um novo parâmetro para que seja possível definir qual será a data base para exportação de pacotes de forma fechada. Por padrão, a data base será 01 de novembro de 2020 (atribuição realizada através do programa SPP/SP-DATA-EXP-PACOTE-FECHADO).



Na exportação de movimentos de pacotes (A500, A520, A700), quando a data de autorização ou a data de realização (quando não houver autorização) for maior que for maior ou igual a data parametrizada na manutenção de unidades, todos os movimentos de um mesmo pacote serão exportados de maneira fechada.
Para que os processos continuem exportando os pacotes de maneira aberta é possível parametrizar uma data futura, como por exemplo, 31/12/9999.

Manutenção Parâmetros Importação Prestador - HRC0510L

Inclusão de um novo parâmetro no programa "Manutenção Parâmetros Importação Prestador" para que os movimentos oriundos de pacote de intercâmbio importados via A500 possam assumir o valor cobrado e assim não sejam geradas as glosas de 'Valor Incorreto' (classe de erro 34 e 153).

Para maiores detalhes desta implementação, acesse: DT Valorização Movimentos de Pacotes de Intercâmbio.

A500 - Notas de Fatura em Intercâmbio

Importação

  • Criação de um novo layout de importação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Importação de Movimentos' - RC0510N para que, na importação de registros R504 identificados com TP_TABELA = '4-Pacote', o sistema estabeleça uma conexão e busque pela composição do pacote diretamente na ferramenta de Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Os movimentos do pacote serão criados no revisão de contas de acordo com a composição retornada do Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Insumo de pacote que encontram-se fora da vigência, serão criados no sistema com o Insumo Padrão do Prestador(Parâmetros de Importação do Prestador, Campos Tipo de Insumo e Insumo). Além disso, na descrição do Insumo nos programas de consulta, será exibido no inicio da descrição o código do insumo originalmente cadastrado no SISPAC.
    • Como serão enviados registros R504 individuais referentes aos OPMEs (pacotes cadastrados com INCLUI OPME = SIM) o programa de importação foi alterado para que os movimentos não sejam criados em duplicidade.
    • O Software de Pacote permite a inclusão individual de insumos com valores zerados, possibilitando informar apenas o "Valor Total" do grupo na composição do pacote. Dessa forma, ao importar um A500 que contem um pacote nessa situação o sistema irá ratear o "Valor Total" do grupo entre a quantidade de insumos desse grupo. Como exemplo a seguir:

      Na figura abaixo existem 9 Insumos com valores individualizados zerados. E R$ 1.000,00 no "Valor Total" grupo que no exemplo é 'Materiais de consumo". Nesse cenário o sistema irá fazer o seguinte cálculo: R$1.000.00 / 9 Insumos = 111,11. (valor que cada insumo que será gravado no sistema após importação)


                    3












Na ferramenta de Software de Pacotes da Unimed do Brasil as categorias Materiais, Taxas e Gases, e Medicamentos (Composição do Pacote) permitem que seja informado apenas o valor do grupo sem adicionar nenhum item ao mesmo. Com isso, no processo de importação, ao verificar que o pacote possui valor informado no grupo mas nenhum item informado no mesmo, será incluído um insumo genérico, que irá conter os valores do grupo. Os itens somente serão incluídos caso se encaixem na regra informada acima.  Abaixo os Insumos que serão adicionados:

  • Taxas e Gases:
    • Tipo de Tabela: 1 - Serviços Hospitalares / Taxas / Complementos 
    • Insumo: 99999919
  • Materiais: 
    • Tipo de Tabela: 2 = TNUMM Materiais
    • Insumo: 99999935
  • Medicamentos:
    • Tipo de Tabela: 3 = TNUMM Medicamentos 
    • Insumo: 99999927



Após a imprtação do A500, cada insumo do grupo terá o o seu valor de acordo com esse rateio, como no exemplo na imagem a seguir:














Exportação 

  • Criação de um novo layout de exportação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Exportação de Movimentos para Cobrança' - RC0510M para exportar movimentos de pacote de forma agrupada considerando a data de autorização.
    • A partir de agora, quando a data de autorização, ou então, quando não houver autorização, a data de realização for maior que for maior ou igual a data parametrizada na manutenção de unidades, todos os movimentos de um mesmo pacote serão agrupados em um único registro R504. Desta forma, este registro apresentará o valor total do pacote e serão exportados nos campos R504.CD_SERVICO o código do pacote, no campo R504.TP_TABELA o valor '4-Pacote' e no campo R504.ID_PACOTE o valor "".
    • Serão excepcionalmente exportados mais registros R504 relacionados à pacote quando estes possuírem movimentos de OPMEs (pacote cadastrado com INCLUI OPME = SIM). Neste caso, seu valores estarão zerados e será exportado no campo R504.CD_SERVICO o código do insumo, no campo R504.TP_TABELA o tipo de tabela do insumo (de acordo com a regra atual do 'Tipo de Insumo x Tipo de Tabela') e no campo R504.ID_PACOTE o valor "S".
    • As informações do profissional executante do pacote, caso estejam informadas no Revisão de Contas, serão exportadas no próprio R504 do pacote com R504.TP_TABELA = 4. Caso o profissional executante não esteja informado, então os campos do profissional executante se tornam opcionais (regra no Boletim Informativo da Unimed do Brasil do dia 14/08).

A520 - Aviso de Cobrança

Para o A520 não existe alteração quanto a estrutura dos arquivos gerados, portanto, todos os programas voltados a TISS 3.05.00 estarão devidamente adaptados a legislação do PTU 11.3.

Importação

  • Alteração do processo de 'Importação de Aviso de Cobrança' - HRC.IMPORTAAVISOCOBRANCApara que na importação de pacotes, identificados através da tag <ans:codigoTabela> = '98'o sistema estabeleça uma conexão e busque pela composição do pacote diretamente na ferramenta de Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Os avisos de cobrança dos movimentos do pacote serão criados no revisão de contas de acordo com a composição retornada do Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Para o trafego de pacotes em guias de Internação o sistema fará a consistência da informação da guia de autorização. Essa consistência se faz necessária pois o tipo de acomodação faz parte da chave do registro no SISPAC, sendo obrigatório para consulta dos pacotes. Caso a guia não seja encontrada o sistema retornará  o erro '376 - Guia nao cadastrada - Impossível consistir pacote SISPAC'. Em guias de Exames SADT o tipo de acomodação utilizado será o domínio "C - Não se aplica".
    • Assim como na Importação do A500, quando tivermos um pacote com valores individualizados nos insumos e informado apenas no total do grupo, o rateio será feito entre o o valor total do grupo pela quantidade de insumos.

Exportação

  • Alteração do processo de 'Exportação Aviso de Cobrança' - HRC.EXPORTACAOAVISOCOBRANCA, para implementação da mesma regra do A500 no que diz respeito ao envio dos movimentos de pacote de forma agrupada com base na data de autorização do documento.
    • A partir de agora, quando a data de autorização, ou então, quando não houver autorização, a data de realização for maior que for maior ou igual a data parametrizada na manutenção de unidades, os movimentos de um mesmo pacote deverão ser agrupados em um único registro com <ans:codigoTabela> = 98. 
    • Diferente dos outros layout's não será apresentado os registros individuais para OPMEs.

A550 - Questionamentos da Câmara de Contestação

Exportação:

  • Criação de um novo layout de Exportação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Exportação Questionamento Contestacao' - RC0710S em relação à contestação de pacotes.
    • A partir de agora, ao gerar uma contestação para um registro de pacote, a Unimed Origem do beneficiário irá indicar apenas um registro R552 apontando para a linha original do registro A500 na qual consta o registro com R504.TP_TABELA = '4'.
    • Em se tratando de uma contestação de pacote, poderá ser contestada a quantidade, o valor e o valor de taxa do pacote.
      Pontos Importantes:

      VL_SERV: Valor Cobrado pelo Pacote.
      VL_RECONH_SERV: Em caso de contestação parcial, esse valor representa a soma dos valores real pago dos movimentos. Em caso de glosa total, este valor deverá ser zero.

      Essa regra vale para todos os casos de contestação de pacotes, até mesmo para pacotes recebidos OPME, onde existirão mais linhas no A500. No A550 a contestação referenciará sempre para a linha do TP_TABELA = 4.

       Exemplo de um arquivo de contestação, onde podemos verificar a existência de 1 R552 e 3 R553:



      Informações no manual PTU:

       

      Exemplo da contestação de pacote:

Importação:

  • Criação de um novo layout de importação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Importação Questionamento Contestacao' - RC0712S em relação à contestação de pacotes.
    • A partir de agora, ao receber uma contestação para um registro de pacote, a Unimed Origem do beneficiário irá indicar apenas um registro R552 apontando para a linha original do registro A500 na qual consta o registro com R504.TP_TABELA = '4'.

A700 – Serviços prestados em Pré-Pagamento

Importação

  • Criação de um novo layout de importação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Importação de Movimentos' - RC0510N para que, na importação de registros R704 identificados com TP_TABELA = '4-Pacote', o sistema estabeleça uma conexão e busque pela composição do pacote diretamente na ferramenta de Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Os movimentos do pacote serão criados no revisão de contas de acordo com a composição consultado no Software de Pacotes da Unimed do Brasil.
    • Como serão enviados registros R704 individuais referentes aos OPMEs (pacotes cadastrados com INCLUI OPME = SIM) o programa de importação foi alterado para que os movimentos não sejam criados em duplicidade.
    • Assim como na Importação do A500, quando tivermos um pacote com valores individualizados nos insumos e informado apenas no total do grupo, o rateio será feito entre o o valor total do grupo pela quantidade de insumos.

Exportação 

  • Criação de um novo layout de exportação para a versão 11.3 do Manual PTU;
  • Alteração do processo de 'Exportação de Movimentos para Cobrança' - RC0510M para exportar movimentos oriundos de pacote de forma agrupada considerando a data de autorização.
    • A partir de agora, quando a data de autorização de um documento for maior ou igual a a data parametrizada na manutenção de unidades ou não estiver preenchida, todos os movimentos de um mesmo pacote serão agrupados em um único registro R704. Desta forma, este registro apresentará o valor total do pacote e serão exportados nos campos R704.CD_SERVICO o código do pacote, no campo R704.TP_TABELA o valor '4-Pacote' e no campo R704.ID_PACOTE o valor "".
    • Serão excepcionalmente exportados mais registros R704 relacionados à pacote quando estes possuírem movimentos de OPMEs (pacote cadastrado com INCLUI OPME = SIM). Neste caso, seu valores estarão zerados e será exportado no campo R704.CD_SERVICO o código do insumo, no campo R704.TP_TABELA o tipo de tabela do insumo (de acordo com a regra atual do 'Tipo de Insumo x Tipo de Tabela') e no campo R704.ID_PACOTE o valor "S".
    • As informações do profissional executante do pacote, caso estejam informadas no Revisão de Contas, serão exportadas no próprio R704 do pacote com R704.TP_TABELA = 4. Caso o profissional executante não esteja informado, então os campos do profissional executante se tornam opcionais (regra no Boletim Informativo da Unimed do Brasil do dia 14/08).

A1200 - Exportação de Pacotes

Realizado ajustes nos programas 'Manutenção de Pacotes' - HRC0110H e 'Exportação de Pacote - PTU A1200' - HRC0710W  conforme descrito nas documentações abaixo: 

DT A1200 e Software dos Pacotes
DT PTUA1200 - Tipo de Pacote - Ambulatorial
DT PTUA1200 - Novos Campos para Reajuste de Pacote - Exportação..

Obs: Não existe a importação de A1200 no sistema. A composição dos pacotes importados serão buscadas diretamente no SISPAC através das API´s de integração disponibilizadas pela Unimed do Brasil e documentadas no manual de integração.

Manutenção de Documentos do Revisão de Contas - HRC0310A

  • Incluída uma nova funcionalidade nas telas de consulta de movimentos que apresenta os dados do pacote de intercâmbio.

A nova tela pode ser acessada pela a opção "F6-Valores Pacote" na tela de detalhes do movimento e estará disponível apenas se o movimento for originário de um pacote de intercâmbio.
Através desta tela poderão ser visualizadas as seguintes informações do pacote: unidade origem, CPF/CNPJ do prestador, acomodação, data de realização, quantidade e os valores totais do pacote (valor cobrado, valor taxa cobrado, valor sistema, valor taxa sistema).




  • Foram alterados os programas da 'Manutenção de Documentos do Revisão de Contas' para permitirem a aplicação de glosa manual de forma individual para o movimento do pacote.

Ao aplicar a glosa manual em qualquer movimento do pacote, o sistema irá informar que o movimento é originário de pacote e irá solicitar se o usuário deseja aplicar a glosa manual para todos os movimentos do pacote. Caso seja informado "Sim" a glosa será aplicada para todos os movimentos do pacote e, caso contrário, a glosa manual será aplicada somente para o movimento selecionado.

Central de Movimentação Guias TISS

  • Os movimentos de pacote importados via A500 serão visualizados de forma agrupada na Central TISS, mantendo o mesmo conceito existente para pacotes de prestadores da base.
  • Ao clicar no botão "Itens" serão apresentados todos os serviços que compõe o pacote.

  • Ao clicar no botão "Sispac" serão apresentados as informações do pacote cadastradas no Software de Pacotes da Unimed do Brasil, através da tela de detalhes do cadastro 'Consulta Pacotes x Unimed do Brasil'. Para maiores informações a respeito deste cadastro, acesse: Consulta Pacotes X Unimed do Brasil
    (hat.queryPackageSoftware)
    .


04. DEMAIS INFORMAÇÕES


A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

  • Devem ser cadastrados os parâmetros de integração WebServices Unimed x GPS. Para maiores informações, acesse: DT CRUD Parâmetros de Integração WebServices Unimed X GPS.

  • No TOTVS12, acesse o programa 'Rodar Programa Progress' - hteexcpro e execute o programa SPP/SP-DATA-EXP-PACOTE-FECHADO.R.

    Este programa irá realizar a carga da data base, a partir da qual, a exportação dos movimentos de pacote será realizada de maneira fechada.





  • No TOTVS12, acesse o programa 'Manutenção Layout' – TE0110Q e por meio da opção 'F6 – Exportação / Importação', realize a importação do arquivo database\dados\tablas.d para efetuar a inclusão dos novos layouts.



Programas de layout que serão criados a partir desta importação:

A500 – Notas de Fatura em Intercâmbio

      • LAPTUA500E-113 → Exportação de Movimentos - Custo Operacional.
      • LAPTUA500I-113 → Importação de Movimentos - Custo Operacional.

A550 – Questionamentos da Câmara de Contestação

      • LAPTUA550E-113 → Exportaçao de Movimentos de Contestação.
      • LAPTUA550I-113 → Importação de Movimentos de Contestação.

A700 – Serviços prestados em Pré-Pagamento

      • LAPTUA700E-113 → Exportação Serv. Prest. Pre-pagto.
      • LAPTUA700I-113 → Importação Serv. Prest. Pre-pagto.


  • No TOTVS12, acesse o programa 'Manutenção Layout Exportação/Importação Revisão Contas' - RC0510J e cadastre os novos leiautes de Exportação e Importação.

          

  • No TOTVS12, acesse o programa 'Manutenção Parâmetros Exportação Contratante' - RC0510K e cadastre o novos leiautes de Exportação.


  • No TOTVS12, acesse o programa Manutenção Parâmetros Importação Prestador - RC0510L e cadastre os novos leiautes de Importação.






  • No TOTVS12, acesse o programa e defina qual será a data base para exportação de pacotes de forma fechada.



  • No TOTVS12, acesse o programa "Manutenção Parâmetros Importação Prestador"  e defina se os movimentos oriundos de pacote de intercâmbio importados via A500 irão assumir o valor cobrado informado no arquivo.


  • No TOTVS12, acesse o programa 'Importação de Movimentos' – RC0510N ou 'Importação de Movimentos' – DTVW40AA e importe o(s) arquivo(s) de notas de fatura em Intercâmbio.





  • No TOTVS12, acesse o programa 'Exportação de Movimentos para Cobrança' - RC0510M e exporte o(s) arquivo(s) de movimentos para cobrança.



  • Para consultar as informações referentes aos pacotes importados, no TOTVS12, acesse 'Central de Movimentação Guia TISS' - HRC.DOCUMENT e consulte o documento desejado. Ao clicar no botão "Itens" serão apresentados todos os serviços que compõe o pacote (conforme cadastro no SISPAC).





  • No TOTVS12, acesse o programa 'Importação de Aviso de Cobrança' - HRC.IMPORTAAVISOCOBRANCA e importe o(s) arquivo(s) de avisos de cobrança.



  • No TOTVS12, acesse o programa 'Exportação de Aviso de Cobrança' - HRC.EXPORTACAOAVISOCOBRANCA e exporte o(s) arquivo(s) de avisos de cobrança.



  • No TOTVS12, acesse o programa 'Importação Questionamento Contestacao' - RC0712S e importe o(s) arquivo(s) de contestação.



  • No TOTVS12, acesse o programa 'Manutenção Pacotes Procedimentos e Insumos' - HRC0110H e cadastre/modifique os pacotes de acordo com as novas regras do manual de intercâmbio:



    Informe se o pacote sofreu ou não reajuste através do campo 'Indicador Reajuste' e faça o upload do arquivo de reajuste:





  • Para consulta dos pacotes cadastrados ou alterados, exporte um arquivo .csv no programa 'Exportação de Pacotes' - HRC0911B:



  • No TOTVS12, acesse o programa 'Exportação de Pacotes' - HRC0710W e exporte o arquivo A1200 dos pacotes cadastrados:


04. ASSUNTOS RELACIONADOS