Páginas filhas
  • Operação - Smart Order - Delivery

Sumário

01. Visão Geral

Este documento tem como objetivo orientar sobre a operação do Smart Order - Delivery.

02. Pré-requisitos

Ter executado os passos do documento  Setup - Smart Order - Delivery.

03. Operação no Ninegrid

Após realização dos passos do documento Setup - Smart Order - Delivery, agora vamos passar pelo processo da operação, que consiste em duas partes, sendo elas:

  1. A realização do pedido  no portal Ninegrid 
  2. A recepção do pedido no PDV. 

      Vamos falar primeiro da operação no portal Ninegrid.

Efetuar um pedido

Acesso ao portal Ninegrid

Para realizar o pedido no portal Ninegrid vamos, acessar o link https://totvsfood.ninegrid.com.br/login, e em seguida realizar o login com usuário e senha fornecidos no momento da aquisição. 

  

Acesso ao Webapp

Após realizar o login, vamos ser redirecionados na tela principal, ilustrada abaixo, onde vamos clicar no menu WebApp.

Após clicar no menu WebApp seremos direcionado para página abaixo, onde escolheremos o WebApp anteriormente criado para a operação Delivery, e leremos o QRCODE através de um aparelho smartphone, ou ainda podemos clicar no link, conforme ilustrado na imagem abaixo.


Em seguida seremos direcionados para página abaixo onde teremos nossos locais(setores de vendas) cadastrados, basta clicar no setor desejado,

Lançamento de Produto 

Após selecionar o setor conforme orientamos acima, chegaremos na tela onde teremos nosso Cardápio dividido pelas subcategorias.

Para iniciar uma venda, basta clicar no produto desejado, e será aberto uma janela para informar a quantidade desejada e alguma eventual observação do produto.

Finalização do Pedidos 

Após selecionar todos os produtos que deseja, para finalizar o pedido, basta clicar no ícone do carrinho,


Para finalizar o pedido clique em "Escolher forma de pagamento".

Após clicar na opção "Escolher forma de pagamento", seremos direcionados para tela da imagem abaixo, onde do lado esquerdo teremos os dados do cliente e do lado direito teremos os dados  de pagamento.

Dados do cliente 

Caso o pedido seja feito no Local cujo seu modelo é Delivery, será obrigatório o preenchimento do endereço seguido dos dados do cliente.

Para inserir o endereço do cliente  basta clicar no menu editar conforme, ilustrado na imagem abaixo,

Após acessar o menu citado acima, será aberto uma pagina para inserção do endereço do cliente, caso colocar o CEP o endereço, os dados serão preenchidos automaticamente. Posteriormente basta clicar em salvar.

Dados de Pagamento

Após preencher os dados do endereço de entrega , vamos agora preencher os dados de pagamento, onde teremos dois modelos, pagamento na entrega e pagamento online.

Pagamento na Entrega

O pagamento ne entrega, pode ser utilizado quando o pagamento for em dinheiro ou em cartão , para escolher o mesmo basta clicar no menu Pagamento na Entrega, escolher dinheiro ou cartão e qual o cartão.

Pagamento Online

O pagamento online pode ser utilizado quando o cliente desejar utilizar o cartão de credito para realizar o pagamento online. Ao clicar no botão Pagamento online, o cliente será direcionado para tela abaixo para preenchimento dos dados do cartão.

Enviando o Pedidos 

Após Escolher os produtos, o Endereço do cliente(caso Obrigatório), e a forma de pagamento, basta clicar no botão "Enviar Pedido", onde o pedido será enviado ao TOTVS Food Services PDV.

 Após o pedido ser aceito no PDV será retornado o numero do mesmo na tela.


04. Operação no TOTVS Food Service PDV.

          Após realizar o pedido no portal da Ninegrid, o pedido então será enviado e  chegará ao TOTVS Food Service PDV para ser integrado. Neste  processo de integração  temos dois modelos, sendo eles  a integração de forma                automática e a integração de forma manual, vamos ver detalhadamente cada uma delas.

    

Integração de forma automática 

        A integração do pedido ocorrerá de forma automática, quando no cadastro do vinculo de integração vs. estabelecimento feito no portal plataforma (https://integracaofoodservicesui.azurewebsites.net/), o parâmetro "aceitar-            pedido-automaticamente" estiver com o valor true  ou quando         não houver o parâmetro cadastrado na integração Smart Order.

       Quando o requisito descrito acima estiver configurado,  ao realizar o pedido no portal Ninegrid o mesmo será integrado de forma automática no PDV, onde poderemos ver o mesmo no mapa de entregas conforme imagem               abaixo. A partir deste momento o pedido segue  o fluxo normal         de recebimento, saída do Motoboy.



           

Integração de forma Manual

          A integração do pedido ocorrerá de forma manual, quando no cadastro do vinculo de integração vs. estabelecimento feito no portal plataforma (https://integracaofoodservicesui.azurewebsites.net/), o parâmetro "aceitar-                  pedido-automaticamente" estiver com o valor false. E na maquina na qual irá receber o pedido o a configuração do aplicativo TotvsFoodServicesDelivery , procedimento de configuração presente no documento 

         DT TOTVS Food Services Delivery.

       



         Após fazer as configurações citadas acima , ao realizar o pedido, o mesmo  não será visto na tela Entrega no primeiro momento, pois o mesmo ficará no aguardo no aplicativo  TotvsFoodServicesDelivery, para que seja                     aceito ou recusado.

       Aceitando o Pedido

       Para aceitar o pedido basta clicar no botão Aceitar neste momento o mesmo será integrado ao PDV e poderemos visualizar o mesmo no mapa de entrega.


       Rejeitando o Pedido

       Para rejeitar o pedido  basta clicar no botão Rejeitar, conforme ilustrado na imagem abaixo.

    Após clicar no botão rejeitar, será disponibilizado o motivo de cancelamento,  basta selecionar o mesmo e clicar no botão salvar. A partir deste momento o pedido não será integrado com o PDV  e será retornado uma mensagem ao portal Ninegrid.

















  • Sem rótulos