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Boletim Técnico: Detalhes das retenções de IIBB no recibo
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Para a geração do arquivo magnético SIRCAR, que contém as retenções e as percepções praticadas por fornecedores, foi implementada a funcionalidade que permite informar os detalhes das retenções de IIBB na rotina Atualizações / Contas a Receber / Recebimentos Diversos (FINA087A), possibilitando incluir dados adicionais aos Certificados de Retenção de Ingresos Brutos. 
ID do Chamado
SCWQHN
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAFIN
    Países
    • Argentina
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    Recebimentos Diversos (FINA087A)
    Número da FNC
    00000021757/2010
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Sim
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDFIN
    Procedimentos para Implementação

     

        Importante:
    Antes de executar o compatibilizador U_UPDFINé imprescindível:
    a)    Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório “\PROTHEUS_DATA\DATA”) e dos dicionários de dados "SXs" (diretório “\PROTHEUS_DATA\ SYSTEM”).
    b)    Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
    c)    Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
    d)    Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
    e)    O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.


     

          ATENÇÃO: O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!
    *         A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:
                  i.        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
                 ii.        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
                iii.        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
               iv.        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
                v.        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
               vi.        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
              vii.        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.
    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     
    1.    Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDFINno campo Programa Inicial.
          Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 08/10/2010.
    2.    Clique em OK para continuar.
    3.    Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    4.    Clique em Sim para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    5.    Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    6.    Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    7.    Clique em OK para encerrar o processamento.
    Descrição de Ajustes

     

    1.    Alteração no arquivo SX3 – Campos:
    ·       Tabela SFE - Retenções

    Campo
    FE_CFO
    Tamanho
    5
    Obrigatório
    Sim
    Val. Sistema
     ExistCpo('SX5','13'+M->FE_CFO)
    Consulta F3
    13

     

    Campo
    FE_EST
    Picture
    @!
    Obrigatório
    Sim
    Val. Sistema
     ExistCpo('SX5','12'+M->FE_EST)
    Consulta F3
    12
    Visual
    Altera
    Descrição
    Província
    Título
    Província

     
    2.   Criação no arquivo SX7 – Gatilhos:

    Dominio
    FE_VALBASE
    Contra Dominio
    FE_RETENC
    Regra
    M->FE_VALBASE * M->FE_ALIQ / 100

     


     

    Dominio
    FE_ALIQ
    Contra Dominio
    FE_RETENC
    Regra
    M->FE_VALBASE * M->FE_ALIQ / 100

     
    Procedimentos para Utilização
    1.    No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações / Contas a Receber/ Receb. Diversos (Fina087A).
    2.    No recibo, informe os Certificados de Retenção de Ingresos Brutos, de acordo com a configuração do parâmetro MV_RATIMP:
    ·         MV_RATIMP = 0: serão apresentados os campos referentes à Província, Código Fiscal, Base do cálculo e alíquota correspondentes a cada título e certificados.
    ·         MV_RATIMP = 1: será exibida uma tela logo após a confirmação da seleção dos títulos para com os campos referentes à Província, Código Fiscal, Base do cálculo e alíquota correspondentes ao Certificado informado.
    3.    Informe os dados e confirme a inclusão do recibo.
     
    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas
    SFE – Retenções

    • Sem rótulos