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Boletim Técnico: Livros de Entradas e Gastos – Rendas de Quarta Categoria
Ocorrência
Melhoria
Resumo
Implementada a rotina Livro de Entradas e Gastos (FINR111), que atende a legislação do Peru sobre as retenções de impostos de renda de quarta categoria (Artigo 33º da Lei de Imposto de Renda – Decreto Supremo 179-2004-EF).Este relatório contem as retenções de imposto de renda e demais retenções dos títulos de fornecedores cadastrados como quarta categoria, conforme layout estabelecido pela SUNAT.
ID do Chamado
SDGINR
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAFIN
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Peru
    Traduções
    • Espanhol
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • Todos DB-Access
    Nome + Fonte
    FINR111 – Livros de Entradas e Gastos – Rendas de Quarta Categoria
    Número da FNC
    00000004591/2011
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - UPDFIN
    Procedimentos para Implementação

    Antes de executar o compatibilizador UPDFIN é imprescindível:

    a)         Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM).

    b)         Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)          Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)         Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)         O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

     

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                              i.     No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                            ii.     Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                           iii.     Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                           iv.     Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                             v.     Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                           vi.     Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                          vii.     Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

     

    1.          Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDFIN no campo Programa Inicial.

    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 28/10/2011.

    2.          Clique em OK para continuar.

    3.          Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.          Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
    É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    5.          Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    6.          Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    7.          Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.        Criaçao de Campos no arquivo SX3 – Campos:

    ·         Tabela SA2 – Cadastro de Fornecedores:

    Campo

    A2_INCISO

    Tipo

    Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Inciso Aplicável

    Descrição

    Inciso Aplicável

    Nível

     

    Usado

    Sim

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Não

    Opções

    1=A;2=B

    When

     

    Relação

     

    Val. Sistema

    Vazio() ou Pertence(‘12’)

    Help

    O help deste campo informa sobre as categorias de inciso aplicável, sendo possíveis as categorias A ou B de inciso, conforme artigo 33º da Lei de Imposto de Renda.

    O tamanho dos campos que possuem grupo podem variar conforme ambiente em uso.

     

     

     

     

    Procedimentos para Configuração

    CONFIGURAÇÃO DE MENUS

    1.        No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do Financeiro (SIGAFIN), conforme instruções a seguir:

    Menu

    Relatórios

    Submenu

    Contas a Pagar

    Nome da Rotina

    Liv. de Ent. e Gastos

    Programa

    FINR111

    Módulo

    SIGAFIN – Financeiro

    Tipo

    Função Protheus

    Tabelas

    SFE,SA2

    Procedimentos para Utilização

    1.        No Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Cadastros/Fornecedores (MATA020)

    2.        Clique em Incluir.

    3.        Em Adm/Fin preencha o campo Renda 4ª Cat como Sim e o campo Inciso Aplic. como A ou B.

    4.        Ainda no Financeiro (SIGAFIN) acesse Atualizações/Contas a Pagar/ Contas a Pagar (FINA050)

    5.        Incluir um título a pagar utilizando o fornecedor cadastrado.

    6.        Em seguida, acesse Atualizações/Contas a Pagar/Ordem de Pago (FINA085A).

    7.        Efetue um Pagamento automático e selecione o título incluído.

    8.        Acesse Relatórios/Contas a Pagar/Liv Ent. e Gasto (FINR111)

    9.        Configure o  período (mês e ano) e gere o relatório em que as retenções de IR são da Quarta categoria.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    SFE – Retenções de impostos; SA2 – Fornecedores

    • Sem rótulos