Árvore de páginas

CONTEÚDO


01. VISÃO GERAL

Disponível a rotina CAT 83 (CAT83), que contempla dados da Apuração de ICMS referente ao custo das saídas de mercadorias e prestações de serviços.

Para isso há o Cadastro de Saldos de Crédito de ICMS CAT83 (MATA016), Enquadramento Legal (MATA027), Código de Lançamento (MATA023), Cadastro de Amarração Ficha x Cód.Lcto CAT83 (MATA026), Regras Por Código de Lançamento (FISA112), Ident. Doc. Interno (FISA106), Cadastro de Rateios (FISA107), Ajuste de Código e Lançamento (FISA110), Inventário Ficha 5G (FISA111), Apuração CAT83 (FISA108) e Geração do Arquivo CAT 83 (FISA103).

Este documento contém as instruções ao contribuinte, à vista da legislação tributária para a prestação de informações referentes à apuração do crédito acumulado do ICMS gerado mensalmente.

As informações deste Sistema são apresentadas em arquivos digitais, observadas as orientações contidas no Manual de orientação da formação do arquivo digital do sistema de apuração do ICMS relativo ao custo das saídas de mercadorias e prestações de serviços.


02. PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO

Segue abaixo um roteiro dos procedimentos iniciais para a utilização de toda a rotina da CAT 83:

1. Incluir os códigos de lançamentos Cat83, através opção Atualizações/ Cat83/Cód. de Lançamento (MATA023). Refere-se aos códigos da tabela 6.1 – Tabela de Codificação dos Lançamentos do Manual de Orientação de Formação do Arquivo Digital do Sistema de Apuração do ICMS Relativo ao Custo das Saídas de Mercadorias e Prestações de Serviços.


Não foi desenvolvida uma Rotina de importação desta tabela, pois a Sefaz, até o momento, não disponibilizou nenhuma tabela para ser importada. Através dos códigos de lançamentos é possível identificar os movimentos que devem compor cada ficha desta portaria.


2. Para efetuar o cadastro de amarração Ficha x Cód.Lcto Cat83, acesse a opção Atualizações/ Cat83/Ficha x Códigos de Lançamentos (MATA026), que visa relacionar os códigos de lançamentos com suas respectivas fichas.
Este cadastro permite que o usuário informe quais códigos irá compor cada ficha. Para o preenchimento correto, verificar no Manual do Sistema de Apuração do ICMS Relativo ao Custo das Saídas de Mercadorias e Prestações de Serviços.


3. Incluir os códigos de enquadramento legal Cat83, através opção Atualizações/ Cat83/Enquad. Legal (MATA027), para a geração do registro 0300.


Através dos códigos de lançamentos é possível identificar os movimentos que devem compor cada ficha desta portaria.

03. SALDOS - MATA016

Os saldos iniciais de Quantidade, Custo e ICMS é algo de extrema importância ao começar a utilizar a Portaria CAT83.

A partir desses dados é que as informações começaram a ser processadas, desta forma se tratam de informações que precisam ser informadas corretamente, sem contar que esses dados podem ser questionados pelo Fisco.


Acessando rotina MATA016

 

Para utilizar a rotina MATA016, deverá acessar a rotina no menu Atualizações/Cat83/Saldos.

Nesta tela devem ser informados o saldo de todos os produtos que estão na empresa. Quando a empresa começar a utilizar o sistema de apuração de custos e ICMS, deverá fazer o levantamento dos estoques existentes no último dia do mês anterior ao ingresso. Devem ser avaliados as informações de Custo e ICMS de todos os itens, conforme manual da Cat83.

  • Para Mercadorias e Materiais, podem ser obtidos no documento fiscal correspondente a entrada, ou na impossibilidade de sua identificação, nos documentos fiscais relativos as entradas mais recentes e suficientes para comportar a quantidade registrada.
  • Para os produtos que estão em elaboração, devem ter seus valores preenchidos de acordo com cada material componente que já foi requisitado.
  • Para os produtos produzidos, os valores devem ser formados de acordo com cada insumo utilizado.


CDU_PERIOD: Per(AAAAMM) -  Deve ser informado o período, em formado AAAAMM. Aonde AAAA é o ano e MM é o mês.

CDU_FICHA: Ficha - Deve ser informado a ficha de acordo com a Cat83.

CDU_PRODUT: Produto - Deve ser informado o produto.

CDU_QTDINI: Sld. Qtd. In - Saldo Inicial (Quantidade) - Deve ser informado a quantidade Inicial do produto para a ficha informada.

CDU_QTDFIM: Sld. Qtd. Fi - Saldo Final (Quantidade) - Neste campo fica a informação do saldo no final de quantidade no período, para o produto e ficha informada. Este campo é preenchido automaticamente pela apuração da Cat83, caso seja preenchido a informação será sobreposta ao a apuração no período em questão.

CDU_CUSINI: Sld. Custo I - Saldo Inicial de Custo - Deve ser informado o saldo inicial de Custo do produto para a ficha informada.

CDU_VALCUS: Sld Custo  - Saldo de Custo - Neste campo fica a informação do saldo no final de Custo no período, para o produto e ficha informada. Este campo é preenchido automaticamente pela apuração da Cat83, caso seja preenchido a informação será sobreposta ao a apuração no período em questão.

CDU_ICMINI: Sld. ICMS In -  Saldo Inicial de ICMS - Deve ser informado o saldo inicial de ICMS do produto para a ficha informada. 

CDU_VALICM: Sld ICMS    - Saldo de ICMS - Saldo de Custo - Neste campo fica a informação do saldo no final de ICMS no período, para o produto e ficha informada. Este campo é preenchido automaticamente pela apuração da Cat83, caso seja preenchido a informação será sobreposta ao a apuração no período em questão.


Opções – Outras Ações dentro das opções de inclusão ou alteração

A fim de auxiliar o preenchimento dos saldos iniciais, foi desenvolvido a rotina denominada Facilitador, aonde busca valores para as Fichas 11, 21 e 32 nas notas fiscais de entrada, de acordo com o período que o usuário informar. Serão buscados os valores dos campos D1_CUSTO e D1_ICMS, esses valores serão multiplicados pela quantidade para se chegar ao valor unitário de Custo e ICMS. Com os valores unitários multiplicamos pela quantidade informada na tabela CDU. Cabe ao usuário realizar o levantamento da quantidade existente no estoque e também de saber qual período devem ser buscadas as NFs. Se for necessário saber quais notas fiscais foram consideradas para o cálculo, basta habilitar o parâmetro MV_LOGFAC que os dados serão gravados na tabela F0H.


Facilitador - Auxilia no preenchimento dos valores de Custo e ICMS iniciais para as fichas 11,21 e 32, conforme detalhes seguir:

  • Cabe ao usuário fazer o levantamento das quantidades disponíveis para as fichas 11 e 32, a ficha 21 não possui quantidade conforme manual da Cat83.
  • Uma vez informada a quantidade, ao clicar no botão facilitador, será aberta uma tela aonde deve ser informado um período, que no caso é o período utilizado para buscar as notas de entrada para o produto informado. Que cabe ao usuário informar qual o período, que no caso deve ser o das últimas compras que comporte a quantidade informada.  Deve ser informado um período de busca anterior ao período informado na CDU.
    Serão somados os valores de Custo e ICMS das notas do período informado e dividido pela soma da quantidade, com isso chega-se aos valores unitários, com os valores unitários multiplica-se pela quantidade informada na CDU, preenchendo os campos de Custo e ICMS iniciais.
  • Para as fichas 21 antes de utilizar o facilitador, deve ser cadastrado as informações na tabela CLV. Caso contrário não haverá como buscar as informações.

    A ordem correta é:

    1. Cadastrar saldo das fichas 11 e 32 na tabela CDU, rotina MATA016.
    2. Cadastrar os dados de inventário na tabela CLV, rotina FISA111.
    3. Cadastrar os saldos das fichas 21 na tabela CDU, rotina MATA016.

    Se a ordem não for seguida, os dados não serão preenchidos. E neste caso caberá ao usuário obter as informações.

    Log - Caso o facilitador seja utilizado as informações das notas consideradas serão demonstradas na opção "Log", dependendo da definição do parâmetro MV_LOGFAC.


Importante

Todas as demais fichas devem ter seus valores de ICMS e Custo iniciais preenchidos, caso isso não seja realizado corretamente terá afeto diretamente na apuração da Cat83 e consequentemente nos valores de Crédito Acumulado.

Para as fichas 11 serão buscados valores apenas se o produto for comprado e estiver na tabela SD1. Para produtos Intermediários que foram transferidos para a ficha 11, devem ser informados pelo próprio usuário, uma vez que o sistema não têm de onde buscar essas informações.


Para as fichas 2A também é possível utilizar o Facilitador, no entanto os dados dessas fichas serão buscadas da tabela CLV de acordo com o período informado na CDU. Para informações de como preencher a tabela CLV verifique o tópico Inventário Ficha 5G do índice no início da página.

Para as demais fichas os dados devem ser preenchidos pelo próprio usuário. Vale ressaltar que se essas informações não estiverem corretas terão impacto diretamente no valor de Crédito Acumulado e em todas as movimentações posteriores ao ingresso no sistema da Cat83.

04. ENQUADRAMENTO LEGAL - MATA027

Rotina desenvolvida para armazenar os enquadramentos legais conforme inciso do artigo 71 do RICMS/00.


Para o campo CCV_CODDES, preencher conforme as opção do registro 0300 do manual de orientação da formação do arquivo Digital Sistema de Apuração do ICMS Relativo ao Custo das Saídas de Mercadorias e Prestações de Serviços.


Informar um dos seguintes códigos, relativo à hipótese de geração, conforme o inciso do artigo 71 do RICMS/00 :

01 – “Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 7%”

02 – “Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 12%”

03 – “Inciso I - Operações internas com alíquota 7%”

04 – “Inciso I - Operações internas”

05 – “Inciso I - Outras”

06 – “Inciso II - Redução de Base de Cálculo”

07 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Exportação”.

08 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Exportação Indireta”

09 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – ZF Manaus”

10 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Diferimento”

11 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Isenção”

12 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – ST”

13 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Outras"


Importante

O cadastro definido nessa rotina, deve ser gravado no campo F4_CODLEG do cadastro de Tipo de Entrada e Saída (TES).

Para o caso em que a mesma TES for utilizada para mais de uma das opções disponíveis acima, deverá ser preenchido a regra para cada estado no parâmetro MV_ELCAT83.

Importante

A utilização do parâmetro MV_ENQLEG foi descontinuada na geração da CAT83. Este parâmetro é de uso exclusivo da CAT207.

Procedimento para Utilização


  1. Em Livros Fiscais (SIGAFIS), acesse Atualizações / CAT83/ Enq. Legal, preencha os campos do cadastro conforme exemplo e confirme:


Cod.Legal 

Informe o código relacionado a esse enquadramento da CAT83.

Cod.Desc

Informe com uma das opções conforme disponível no help do campo (as mesmas citadas no início do documento).

Anexo

Informe o anexo relacionado ao enquadramento.

Artigo

Informe o artigo do enquadramento caso exista.

Inciso

Informe o artigo do enquadramento caso exista.

Alínea

Informe o artigo do enquadramento caso exista.

Parágrafo

Informe o parágrafo do enquadramento caso exista.

Item

Informe o item do enquadramento caso exista.

Letra

Informe a letra do enquadramento caso exista.

Observação

Informe uma observação para identificar esse enquadramento.


05. CÓDIGO DE LANÇAMENTO - MATA023

CLZ_CODIGO: Cod.Cat83   - Neste campo deve ser informado o código de lançamento, de acordo com o manual da Cat83.

CLZ_DESC: Descrição - Neste campos deve ser informado a descrição do código de lançamento. 

06. FICHA X CÓDIGOS DE LANÇAMENTOS - MATA026

CCU_FILIAL: Filial - Filial do sistema

CCU_CODLAN: Cod. Cat83 - Informe o código de lançamento da CAT83

Desc Cod Lan - descrição do código de lançamento da CAT83


07. REGRAS POR CÓDIGOS DE LANÇAMENTOS - FISA112


Esta rotina foi desenvolvida para que as movimentações gravadas na tabela SD3 possam ter o código de lançamento da CAT83 devidamente gravados no campo D3_CODLAN, pois hoje somente em algumas situações é possível a gravação deste código. Nesta rotina deverão ser cadastrados quais códigos deverão ser utilizados por tipo de operação, produto produzido e produto requisitado, devolvido, inventariado e todas as movimentações que podem ocorrer em estoque. Desta forma, além das produções, devem ser cadastrados os demais movimentos internos, como Inventário e Transferências (no caso de mudar a Ficha da Cat83).


Hipótese / Operação

Campo F06_REGRA - Hipótese:  Neste campo deve ser informado o que acontecerá com o Produto, podendo ser apontamento de produção, requisição de insumo ou outras operações, conforme códigos listados abaixo:

Código

Descrição

01

Produção de Produto Acabado

Este código deverá ser utilizado quando um produto acabado for concluído em alguma ficha do módulo 2 e seguir para alguma ficha do módulo 3.

Preencher somente o código do produto elaborado.


02

Produção de Produto Intermediário

Este código deverá ser utilizado quando um produto intermediário for concluído em alguma ficha do módulo 2 e seguir para o módulo diferente do módulo 2, ou seja, o produto intermediário será apontado e inserido na ficha 11, pois será um insumo de um novo produto acabado.

Caso o produto intermediário seja requisitado diretamente para alguma ficha do módulo 2, não deverá utilizar esta hipótese.

Preencher somente o código do produto elaborado.


03

Requisição de Insumo para produção

Este código deverá ser utilizado quando uma matéria prima for requisitada para produção.

Preencher o código do produto elaborado e código do insumo requisitado.

04

Requisição de Produto Intermediário para produção

Este código deverá ser utilizado quando um produto intermediário for requisitado para produção.

Preencher o código do produto elaborado e código do produto intermediário que será requisitado.


05

Devolução de insumo para produção

Este código deverá ser utilizado quando uma matéria prima que foi requisitada for devolvida durante processo de produção.

Preencher o código do produto elaborado e código do insumo que havia sido requisitado/poderá ser devolvido.

06

Devolução de produto intermediário para produção

Este código deverá ser utilizado quando um produto intermediário que foi requisitado for devolvido durante processo de produção.

Preencher o código do produto elaborado e código do produto intermediário que havia sido requisitado/poderá ser devolvido.


07

Requisições para Consumo Interno

Este código deverá ser utilizado quando houver alguma requisição para uso ou consumo interno.

Preencher somente o código do produto elaborado.


08

Transferência de Produtos (Saída)

Este código deverá ser utilizado quando houver transferência de produto. Esta transferência não envolve nenhum processo de produção, é apenas a troca do código de produto, sendo utilizado na saída do produto.

Preencher somente o código de produto Elaborado.

09

Transferência de Produtos (Entrada)

Este código deverá ser utilizado quando houver transferência de produto. Esta transferência não envolve nenhum processo de produção, é apenas a troca do código de produto, sendo utilizado na entrada ou recebimento da transferência de produto.

Preencher somente o código de produto Elaborado.


10

Acerto Inventário(Para Mais / Entrada)

Este código deverá ser utilizado quando houver ajuste de inventário, no caso de aumentar a quantidade do produto.

Preencher somente o código do produto elaborado.

11

Acerto Inventário(Para Menos) Saída)

Este código deverá ser utilizado quando houver ajuste de inventário, no caso de diminuir a quantidade do produto.

Preencher somente o código do produto elaborado.


Campo F06_REGRA - Hipótese:

Campo F06_PRODEL: Prd. Elaborad: Neste campo deve ser informado o Produto Principal, de acordo com as regras citadas acima. 

Campo F06_CODIND: Cód.Insumo: Este campo deve ser informado o Insumo, de acordo com as regras citadas acima. 

Campo F06_CODLAN: Neste campo deve ser informado o código de lançamento que será gravado no campo D3_CODLAN, de acordo com a hipótese  e produtos informados. 


Outras Ações / Facilitador 

Visando facilitar a importação dos dados para a Tabela F06 - Regras de Preenchimento da Cat83, foi desenvolvida e disponibilizada a funcionalidade denominada Facilitador que pode ser acessada através da opção Outras Ações, com possibilidade de importação de acordo com os tipos abaixo:

Para opção "1 - Estrutura" serão importados os dados da tabela SG1 da seguinte forma:

  • Para os Insumos serão inseridas 2 linhas na tabela F06, referente as hipóteses
    03 - REQUISICAO DE INSUMO PARA PRODUCAO, e
    05 - DEVOLUCAO DE INSUMO PARA PRODUCAO.

  • Para os Produtos Intermediários serão inseridas 2 linhas na tabela F06, referente as hipóteses
    02 - PRODUCAO DE PI, e
    04 - REQUISICAO DE PI PARA PRODUCAO.

  • Para o produto acabado será inserido apenas 1 linha na tabela F06 referente a hipótese
    01-PRODUCAO DE PRODUTO ACABADO. 

Para opção "2 - Transferência" serão importados os dados da tabela SB1 que não estejam Bloqueados, serão inseridas 2 linhas na tabela F06, referente as hipóteses

           08 - TRANSFERENCIA ENTRE PRODUTOS (SAÍDA), e
           09 - TRANSFERÊNCIA ENTRE PRODUTOS (ENTRADA)

Para a opção "3 - Inventário" serão importados os dados da tabela SB1 que não estejam Bloqueados, serão inseridas 2 linhas na tabela F06, referente as hipóteses
           10 - ACERTO INVENTARIO (PARA MAIS), e
           11 - ACERTO INVENTARIO (PARA MENOS).


Importante

Este cadastro se faz necessário, pois a regra e critério de qual código da CAT83 utilizar, qual ficha e fluxo as informações deverão seguir nas fichas, são definidas pelo contribuinte de acordo com seu segmento ou forma de trabalho. O vínculo é deverá ser feito desta maneira, devido a complexidade que a obrigação acessória exige. Aqui deverão constar somente as operações que deverão ser tratadas na portaria CAT83


Durante o processo e gravação da SD3, serão verificadas estas regras para gravação do código D3_CODLAN, bem como no processo off line (FISA110).


Os demais casos para gravação do código de lançamento nas tabelas de documento fiscal de entrada e saída SD1 e SD2 respectivamente, serão tratadas através do cadastro de TES e não necessitam do cadastro nesta rotina.

08. IDENTIFICAÇÃO DE DOCUMENTO INTERNO - FISA106

Nesta rotina o usuário deverá definir código para as movimentações internas (tabela SD3), pois a CAT exige um código identificando as diversas movimentações nas fichas. Para as movimentações com documento fiscal, o código utilizado será o próprio modelo do documento, porém como as movimentações internas não possuem documento fiscal, não teria um modelo para ser identificada. Por este motivo é necessário atribuir código de identificação para estas movimentações.

Deverá ter um código para cada combinação de TM+CF.

Campos disponíveis no cadastro:

  • Código : Código de identificação da movimentação interna. Este código deverá ser definido pelo usuário, identificando as movimentações no processo de produção, como requisições, produções etc.
  • Descrição : Informe a descrição do código cadastrado;
  • TP Movimento : Indique o Tipo de Movimentação Interna para qual está atribuindo o Código;
  • Tipo RE/DE : Indique o Tipo de Requisição/Devolução da movimentação interna para qual está atribuindo o Código.

No processamento da apuração da CAT83, ao processar cada operação da tabela SD3 a rotina irá procurar na tabela CLZ um código considerando a combinação de D3_CF+D3_TM. O código e a descrição serão utilizadas na geração do arquivo, especificamente no registro 0400.


Exemplo

Cadastro de Tipos de Movimentação:

Movimentos Internos:


Cadastro de Tipo de Documento Interno


1º  Caso: Apontamento de produção, aonde foi utilizado o Tipo de Movimento 001, que é referente a apontamento de produção, juntamente com o código de movimento interno PR0. O código 100 é o que será enviado no arquivo da Cat83 quando ocorrer um apontamento de produção. Pode ser utilizado qualquer código, deste que respeite a orientação do manual, aonde cita que deve ser único e se iniciando com 100.



2º Caso: Requisição de insumo, aonde foi utilizado o Tipo de Movimento 501, juntamente com o código de movimento interno RE0. O código 501 é o que será enviado no arquivo da Cat83 quando ocorrer uma requisição de insumo.  Pode ser utilizado qualquer código, deste que respeite a orientação do manual, aonde cita que deve ser único e se iniciando com 100.



Importante

Esse cadastro deve ser realizado para todas as movimentações existentes. Foram exemplificados apenas 2 casos, no entanto se não forem cadastrados códigos para todos os tipos de movimentação interna, poderão ocorrer erros na validação do arquivo.


09. CADASTRO DE RATEIOS - FISA107


Esta rotina permite efetuar o cadastramento das regras de rateio através de períodos e percentuais para determinado produto que esteja relacionado o Módulo 4 e suas respectivas fichas.

  • 4A - Rateio de Energia Elétrica
  • 4B - Apuração do Índice de Alocação de Custo e ICMS do Insumo Conjunto ao Co-Produto ou Subproduto Resultante     
  • 4C - Rateio Gastos Gerais de Fabricação

10. AJUSTE DE CÓDIGO DE LANÇAMENTO - FISA110


Esta rotina permite executar o processamento para gravação do Código de Lançamento para CAT83, conforme cadastro de TES, nos registros das tabelas de itens de documentos de entradas e saídas e movimentos internos para período informado, retroativo a implantação da CAT83, para posterior uso na geração do arquivo digital para atender a Portaria CAT83/SP.

Procedimento para utilização

Em Livros Fiscais (SIGAFIS), acesse Miscelânea / CAT83 / Ajus Cod.Lan e configure os parâmetros da rotina, conforme indicado a seguir
 
Data Inicial?  Informe a data inicial para processamento dos códigos de lançamentos CAT83.
Data Final?    Informe a data final para processamento dos códigos de lançamentos CAT83.
Seleciona filiais?     Selecione as filiais desejadas. Se selecionada a opção NÃO apenas a filial corrente será listada.
Grv Doc.Entrada?   Informe se processa registros de Documentos de Entradas (SD1).
Grv Doc.Saídas?     Informe se processa registros de Documentos de Saídas (SD2).
Grv Mov.Internos? Informe se processa registros de Movimentos Internos (SD3). 
Sobrepõe?               Informe se grava código para registros já gravados ou somente os registros com código de lançamento em branco.
 

Clique em Ok.


Será apresentada a tela de progresso do processamento, e ao final será gerado conteúdo para os campos de Código de Lançamento nos registros de itens de documento de entradas (D1_CODLAN), nos registros de itens de documento de saídas(D2_CODLAN) e nos registros de Movimentos Internos, conforme Código de Lançamento informada no cadastro de TES (F4_CODLAN).

11. INVENTÁRIO FICHA 5G - FISA111


A finalidade da Ficha 5G é identificar os materiais componentes, as respectivas quantidades e os valores de custo e ICMS relativos a cada item de produto em elaboração registrado no sistema. Este cadastro deve ser realizado por ocasião do ingresso no sistema, paralisação definitiva da geração do crédito acumulado do imposto e ao final de cada ano calendário, de forma que ao começar a utilizar a Cat83, devem ser informados os produtos que ficaram em elaboração no período anterior a data inicial de utilização da Cat83.

Assim, ao começar a utilizar a rotina de apuração de crédito acumulado do ICMS Cat83, caso existam Produtos em Elaboração ou seja que ficaram em elaboração no período anterior a data inicial de utilização da Cat83, se faz necessário identificar este produto e seus componentes através desta rotina, na qual devem ser ser informado o produto elaborado, os seus insumos, suas quantidades e respectivos valores de custos e ICMS, conforme orientação dos campos a seguir:

CLV_PERIOD: Período - Deve ser informado o período, que no caso deve ser o primeiro dia do mês de início de utilização da Cat83.

CLV_PROD: Prod. Elab - Deve ser informado o código do produto que ficou em elaboração.

CLV_PRDINS: Cód. Insumo - Deve ser informado todos os insumo que já foram requisitados para a produção.

CLV_QUANT: Qtd. Insumo - Deve ser informada a quantidade requisitada de cada Insumo.

CLV_VALCUS: Custo Insumo - Deve ser informado o custo para cada insumo requisitado.

CLV_VALICM: ICMS Insumo - Deve ser informado o valor do ICMS para cada insumo requisitado.



Os registros de inventário também são gerados pelo sistema de apuração, no entanto para iniciar a utilização da Cat83, o primeiro registro deve ser informado pelo usuário nesta tela, uma vez que as informações não estarão gravadas no sistema, não existe uma forma da apuração gerar os dados automaticamente.


A fim de auxiliar o preenchimento do Custo e ICMS de cada Insumo, foi desenvolvido a rotina denominada Facilitador, aonde o sistema vai buscar na tabela CDU os valores de Custo e ICMS de cada Insumo, caso esses valores estejam preenchidos na respectiva tabela. Para utilização desta funcionalidade nas ações de inclusão ou alteração, utilizar o botão de Outras Ações >> Facilitador 


Atenção

Se existirem produtos em elaboração ao começar a utilizar a Cat83, será necessária a existência de saldos inicias para as Fichas 2A, estas por sua vez devem ser informados na Tabela CDU através da rotina MATA016 - Saldos Iniciais.


12. APURAÇÃO CAT83 - FISA108


Esta rotina trata das regras e cálculos constantes na portaria CAT83. O objetivo desta obrigação acessória é a recuperação do crédito de ICMS acumulado. Para isso foi necessário o desenvolvimento desta rotina para tratar estas regras e cálculos, oferecendo para usuário ferramentas de conferência e gravando as informações em tabelas, para que em um momento posterior possa gerar arquivo texto a partir destas informações gravadas.


A geração das fichas e do arquivo da CAT83 possui complexidade alta, e as fichas, registros e fluxos alteram de acordo com segmento e atividade do contribuinte, exigindo assim que o usuário tenha grande conhecimento desta obrigação acessória. Antes de processar a rotina é de extrema importância observar os pontos abaixo:

  • Capacitação

Independentemente da solução de software adotada, o profissional que irá processar/configurar a CAT83 deverá ter entendido muito bem toda sistemática e fluxos das fichas, os cálculos, definição e função dos códigos de lançamento, se possível saber realizar o preenchimento manual das fichas. O ideal é que tenha feito previamente um curso/especialização. Esta capacitação é indispensável para entendimento e conferência, pois trata-se de uma obrigação acessória extremamente complexa.


  • Mapeamento das fichas e fluxos

O próximo passo é fazer mapeamento de acordo com segmento da empresa, fazendo levantamento de cada etapa do processo de produção, o que deve ser considerado para CAT83 bem como e onde estes processos deverão ser demonstrados nas fichas e fluxos. Deverá estar claro quais fichas deverão ser processadas.

  • Definição dos códigos de lançamento

Uma vez mapeada quais fichas deverão ser geradas, o próximo ponto é definir quais códigos deverão ser utilizados em cada operação, pois é através destes códigos que as movimentações e cálculos serão efetuados nas fichas. É de extrema importância a definição dos códigos, pois se uma operação não ter código ou se o código estiver errado, poderá impactar diretamente o cálculo das demais fichas. No ERP deverá estar definido quais operações das tabelas SD1, SD2 e SD3 deverão ser consideradas, através do preenchimento dos campos D1_CODLAN, D2_CODLAN e D3_CODLAN.

  • Definição de Saldo Inicial

Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. Este é um ponto muito importante pois este saldo terá influência nos cálculos dos próximos meses.


A rotina de apuração disponibilizada no sistema, é uma ferramenta para processar as informações da CAT83 e somente será processada com sucesso com a correta configuração das regras informadas anteriormente neste documento.


  • Processamento da Apuração

Para utilizar a rotina de apuração, deverá acessar a rotina no menu Miscelânea/Apurações e acessar a opção Apur. CAT83, que em seguida serão exibidas as perguntas para processamento:


Data Inicial e Data Final: Informar nestas perguntas a data inicial e final para processamento.

Seleciona Filial: Informe opção Sim para selecionar as filiais que deverão ser processadas, ou opção Não para considerar a filial logada no processamento.

Gera Inventário: Informe opção Sim caso necessário processar inventário na ficha 5G - Inventário de Produtos em Elaboração por Material Componente.

Fichas 6G/6H: Caso necessário processar fichas 6G ou 6H, pertinentes aos prestadores de serviço de transportes, informe qual ficha deverá ser processada através das opções 6G ou 6H.


Após confirmar opções, o processamento da apuração será iniciado. 

Caso já exista apuração processada anteriormente, a rotina irá perguntar se deseja reprocessar apuração. Se responder opção Sim, então todas as fichas e saldos serão recalculados. Caso responder opção Não, a apuração será somente carregada na tela para visualização.

Temos duas situações após a conclusão da apuração. A primeira é quando todas as movimentações estão com códigos corretos e coerentes, a rotina irá exibir a mensagem: Apuração Concluída com Sucesso!. Caso encontre alguma situação onde não consiga concluir, por código incoerente, ou movimentação sem código cadastrado, a apuração será concluída porém exibirá a mensagem Apuração Concluída, porém existem fichas que não foram concluídas, favor verificar relatório de Resumo de Processamento!. No segundo cenário o usuário deverá imprimir o relatório de resumo das fichas processadas, filtrar as que não foram concluídas e analisar o motivo. 


Código de Lançamento da CAT83

Todo processamento desta apuração está baseada no código de lançamento, através dele os cálculos serão realizados, saídas e entradas nas fichas, ou seja, a ação/cálculo será realizado de acordo com o código gravado na movimentação, por este motivo é de extrema importância a correta configuração. O código de lançamento possui a seguinte estrutura:


Dígito

Descrição

Número do Módulo de Origem

Letra da Ficha de Origem - Convertido em Número

Número do Módulo de Destino

Letra da Ficha de Destino - Convertido em Número

Identificação do Lançamento

Identificação do Lançamento


Em resumo, os dois primeiros dígitos identificam a origem da movimentação, o terceiro e quarto dígito identificam o destino da movimentação. Lembrando que se a origem ou destino iniciar com 7 trata-se de uma operação externa (está entrando ou saindo da empresa).

Para documentos de entrada e de saída, o código de lançamento deverá ser informado no TES campo Cod.CAt83 (F4_CODLAN), que por sua vez será gravado nos campos D1_CODLAN para entradas e D2_CODLAN para saídas. Portanto somente TES referente notas fiscais que deverão ser demonstradas na CAT83 deverão estar com o código de lançamento preenchidos no TES e nas tabelas SD1 e SD2.

Para preenchimento dos campo D1_CODLAN e D2_CODLAN, o documento fiscal deverá ser escriturado pelos módulos de Compras e Faturamento respectivamente.

Já para a gravação das movimentações internas e lançamentos de produção na tabela SD3, deverá ser realizado através do cadastro de Regras Cod.Lan. Produção CAT83, para que os códigos sejam gravados no campo D3_CODLAN, conforme orientações deste documento. 

Para o processamento desta apuração, serão consideradas as movimentações gravadas nas tabelas de Documento de entrada (SD1), Documentos de saída (SD2) e movimentações internas/produções (SD3), que tiverem código de lançamento gravados.


  • Módulos e Fichas

A cat83 está dividida em módulos, e cada módulo está dividido em fichas. Abaixo estão listados os módulos e suas respectivas fichas:


Módulo 1 - Insumos

  • 1A – Controle de Materiais
  • 1B - Controle de Valores Agregados na Industrialização por outro Estabelecimento
  • 1C - Controle de Energia Elétrica
  • 1D - Controle de Serviços de Comunicações
  • 1E - Controle de Aquisição de Serviços de Transportes Utilizados nas Prestações da mesma natureza


Módulo 2 - Processo Produtivo           

  • 2A - Produtos em Elaboração – Industrialização no estabelecimento
  • 2B - Produtos em Elaboração – Industrialização em outro estabelecimento
  • 2C - Produtos em Elaboração – Industrialização para outro estabelecimento
  • 2D - Apuração de Custo dos Serviços de Transportes
  • 2E - Gastos Gerais de Fabricação
  • 2F - Distribuição do Custo e ICMS do Insumo Conjunto – Método do Preço de Saída. 
  • 2G - Produtos em Elaboração - Produção Conjunta – Método da Ficha Técnica. Esta ficha ainda não é gerada pelo sistema. 


Módulo 3 - Produtos Acabados e Mercadorias para Revenda.

  • 3A - Controle de Produtos Acabados
  • 3B - Controle de Mercadorias de Revenda
  • 3C - Controle de Custo Agregado na Industrialização para outro estabelecimento


Módulo 4 - Rateios

  • 4A - Rateio de Energia Elétrica
  • 4B - Apuração do Índice de Alocação de Custo e ICMS do Insumo Conjunto ao Co-Produto ou Subproduto Resultante     
  • 4C - Rateio Gastos Gerais de Fabricação


Módulo 5 - Demonstrativos Auxiliares      

  • 5A - Ficha Técnica Unitária da Produção do Período
  • 5B - Demonstrativo de Materiais Resultantes de Perdas e Sobras.
  • 5C - Cadastro de Participantes de Operações e Prestações
  • 5D - Enquadramento Legal da Operação/Prestação Geradora de Crédito Acumulado do ICMS
  • 5F - Tabela de Identificação do Item
  • 5G - Inventário de Produtos em Elaboração por Material Componente
  • 5H - Dados da Exportação Indireta Comprovada
  • 5I - Cadastro de Veículo Transportador Rodoviário. Esta ficha ainda não é gerada pelo sistema.


Módulo 6 - Geração do Crédito Acumulado do ICMS

  • 6A - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Alíquotas Diversificadas
  • 6B - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Redução da Base de Cálculo
  • 6C - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Exportação
  • 6D - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Zona Franca de Manaus
  • 6E - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS –Demais Casos
  • 6F - Demonstrativo das Operações não Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS.
  • 6G - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte – Crédito Outorgado.
  • 6H - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte – Combustível e Redespacho.


Saldos Iniciais

Algumas fichas possuem controle de saldos iniciais e saldos finais. Estes saldos são gravados e obtidos através da tabela CDU. Tanto saldo inicial quanto saldo final serão atualizados automaticamente ao concluir apuração. As fichas da CAT83 solicitam saldo por fica e produto.

É importante esclarecer que a rotina irá fazer atualização dos saldos de forma automática, porém no mês em que der início a geração da apuração e arquivo da CAT83 deverá haver previamente cadastrado nesta tabela os saldo iniciais do período anterior. O saldo inicial do primeiro mês de processamento a rotina não irá preencher, pois não tem critérios para obter este saldo. Portanto ficará por conta do usuário a composição destes saldos iniciais de quantidade, ICMS e custo, por produto/ficha.

A partir do período que apuração concluir processamento, esta atualização de saldo será realizada de forma automática.


Código do Tipo de Movimentações internas

Todas as movimentações nas fichas deverão possuir código de identificação da operação. Para operações com documento fiscal, foi adotado que o próprio modelo da nota fiscal será o código do tipo de movimentação, porém as para as movimentações internas na tabela SD3 não possuem modelo e por este motivo deverá ser atribuído um código de identificação para cada tipo de movimentação interna através da rotina Identificação de Documento Interno (FISA106).


Média Mensal Ponderada Fixa (MMPF)

Em algumas fichas do módulo 1 e módulo 3, o cálculo do ICMS e Custo de saída da ficha será calculada através da MMPF. Esta média é calculada para ICMS e para o Custo.  A média é feita através da seguinte fórmula:

Serão consideradas todas as entradas na ficha para cálculo da MMPF, inclusive o saldo Inicial. As devoluções de notas do mesmo período não serão consideradas no processamento da MMPF. Esta média é calculada automaticamente na apuração


Ficha Técnica

Em algumas fichas do módulo 2 será necessário fazer cálculo da ficha técnica do produto produzido. O objetivo desta ficha técnica é obter o valor do Custo e ICMS unitário dos insumos utilizados para cada unidade do produto produzido. A ficha técnica corresponde a ficha 5A, é calculada automaticamente na apuração e gravada na tabela CLU.


Contadores das fichas

Nas fichas temos dois contadores, o primeiro é o contador interno de cada ficha, identificando as operações dentro das fichas, podendo se repetir em outra ficha. O segundo contador é unívoco no período, seu objetivo é identificar as operações entre as fichas, e este número não se repete, é um identificador único.


Fluxo das fichas

Quando houver movimentações entre fichas da CAT83, sempre haverá saída da ficha de origem e entrada na ficha de destino, ou seja, terá baixa na ficha de origem e inclusão na ficha de destino, onde os valores de quantidade, ICMS e Custo serão os mesmos. Estas operações serão identificadas através do contador unívoco.


Gastos Gerais de Fabricação

Deverão ser considerados como Gasto Geral de Fabricação (GGF) os insumos que possuírem dificuldades em mensurar quantidade utilizada para produção, como por exemplo energia elétrica, é difícil medir quantidade de energia utilizada na linha de produção para cada item produzido/elaborado.

Como esta definição é muito peculiar e específica para cada linha de produção, disponibilizamos uma forma do usuário informar os percentuais de GGF utilizados no período ou a utilização de importação de um arquivo CSV através da rotina Cadastro de Rateios da Cat83 (FISA107). Nesta rotina deverão ser cadastrados os produtos que consumiram GGF em seu processo de fabricação, e o percentual que utilizou do total de GGF do período. Se um produto consome 20% do total de GGF, este produto deverá estar cadastrado nesta rotina com este percentual para processamento do rateio de GGF nas fichas do módulo 2 da CAT83.

Pelo padrão do sistema é possível obter estes percentuais, através do tratamento de mão de obra (MOD) no módulo de estoque SIGAEST, ou seja, aqueles produtos cadastrados com modelo "MOD"+Centro de Custo.

As produtos que consumiram GGF/MOD serão listados com seus respectivos percentuais de consumo, e serão considerados no processamento da ficha 2E automaticamente. De qualquer forma caso não utilize esta forma para controlar os Gastos Gerais de Fabricação, é possível informar estes percentuais na rotina Cadastro de Rateios da Cat83 (FISA107).


Mapeamento das fichas e códigos de lançamentos

A rotina de apuração irá criar as fichas baseando-se no código de lançamento gravado nas tabelas SD1, SD2 e SD3, obedecendo a regra de origem e de destino do código. Lembrando que é de extrema importância o cadastro e definição dos códigos, pois havendo código errado ou sua ausência, a apuração não irá conseguir concluir a geração e os cálculos.

Antes de iniciar cadastros e configurações, é necessário ter bem resolvido quais fichas, quais códigos e quais fluxos da portaria CAT83 deverão ser utilizados pelo contribuinte, levando em consideração seu segmento/ramo, suas particularidades, pois estas informações variam muito de contribuinte para contribuinte. 

A rotina de apuração não irá definir quais fichas, fluxos e movimentações deverão ser processadas, a rotina é uma ferramenta que irá ler as notas fiscais e movimentações internas de forma genérica e transformar as informações em fichas da CAT83. A conclusão do processamento depende diretamente da correta definição das fichas, códigos e fluxos adotados pelo contribuinte.


Detalhamento dos Módulos e Fichas

Entradas e saídas da ficha 1A:

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "11'. Exemplo: 701111, 211128, 221128. 

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "11": Exemplo 112121, 112221, 117662.

Importante lembrar que as entradas desta ficha serão somente de produtos que serão utilizados no processo de produção e que deverá ser demonstrada na CAT83. Os insumos nesta ficha poderão ter origem de documento fiscal de entrada, ou de algum produto intermediário produzido pelo próprio contribuinte.

Todas as saídas desta ficha será através do cálculo da MMPF, cada quantidade de saída será multiplicada pelo MMPF de ICMS e Custo.


Entradas e saídas da ficha 1B:

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto digito for igual a "12". Exemplo: 701211, 701212, 701213, 701216, 271227, 221228, 231228 e 271228.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "12": Exemplo: 122222, 122322, 122722, 122223, 122323 e 122723.

Somente poderá existir um ficha 1B no período com todas as entradas, quando ocorrer retorno real ou simbólico de cada produto resultante da encomenda. Por este motivo o código de produto que será exibido no cabeçalho da ficha 1B será um produto genérico, definido no parâmetro MV_1BCT83. O produto definido neste parâmetro precisa estar cadastrado na tabela de produtos (SB1).

Neste documento é demonstrado um exemplo de lançamento da ficha 1B.


Entradas e saídas da ficha 1C:

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "13'. Exemplo: 701311, 701316.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "13": Exemplo 132121, 132221.

Somente poderá existir somente uma ficha 1C no período com todas as entradas. Por este motivo o código de produto que será exibido no cabeçalho da ficha 1C será um produto genérico, definido no parâmetro MV_ENECT83. O produto definido neste parâmetro precisa estar cadastrado na tabela de produtos (SB1).

A energia elétrica na ficha 1C poderá ser tratada de 3 maneiras:

Gastos Gerais - Neste caso a soma dos valores de Custo e ICMS de energia elétrica na ficha 1C serão transferidos automaticamente pela apuração para a ficha 2E (Gastos Gerais de Fabricação). Para este procedimento devera preencher o parâmetro MV_UTENC83 com conteúdo igual a 2. Para esta operação é necessário informar o código do tipo de movimentação e descrição no parâmetro MV_CAT8303.

Custo de Serviços de Transportes - Neste caso a somatória de Custo e ICMS de energia Elétrica na ficha 1C serão transferidos automaticamente pela apuração para a ficha 2D (Custos de serviços de transportes). Para esta situação deverá preencher o parâmetro MV_UTENC83  com conteúdo igual a 3. Para esta operação é necessário informar o código do tipo de movimentação e descrição no parâmetro MV_CAT8302.

Rateio de Energia Elétrica - Neste cenário os valores de custo e ICMS serão efetuados através da ficha 4A, e deverá ocorrer as requisições de energia elétrica nos lançamentos de produção. O tratamento da energia através do rateio da ficha 4A é quando não existe a dificuldade em mensurar a quantidade de energia elétrica consumida para cara produto elaborado. Para este cenário deverá utilizar o parâmetro MV_UTENC83   com conteúdo igual a 1.

Lembrando que as saídas da ficha 1C para ficha 2D ou 2E serão geradas automaticamente pela rotina, considerando os parâmetros MV_UTENC83 MV_CAT8302/MV_CAT8303.

Para saída automática da ficha 1C para 2E será utilizado o código de lançamento 132521

Para saída automática da ficha 1C para 2D será utilizado o código de lançamento 132421


Entradas e saídas da ficha 1D - Controle de Serviços de Comunicações:

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "14'. Exemplo: 701411, 701416.

Nesta ficha somente deverão ser demonstradas aquisições de serviço de comunicação com a finalidade de realizar uma exportação, caso o serviço tomado não seja para esta finalizada não deverão ser demonstrado nesta ficha 1D.

Esta ficha não possui colunas de saídas, somente de entradas, porém o valor de ICMS e custo será distribuindo para cada operação de exportação na ficha 6C automaticamente.


Entradas e saídas da ficha 1E - Controle de Aquisição de Serviços de Transportes Utilizados nas Prestações da mesma natureza

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "15'. Exemplo: 701512, 701516.

As saídas desta ficha serão geradas automaticamente pela rotina em um único lançamento no final do mês para ficha 2D. Nesta ficha 1E deverão ser demonstradas somente as aquisições de serviços de transporte que foram tomados em função para poder prestar serviço de transporte(redespacho), e somente prestadores de serviço de transporte deverão faze lançamentos nesta ficha. O valor de ICMS e de Custo serão transportados de forma integral para ficha 2D. Deverá preencher o parâmetro MV_CAT8301 com o código de movimentação e descrição.  

Para saída automática da ficha 1E para 2D será utilizado o código de lançamento 152421

Somente terá uma ficha 1E no período, por este motivo o código de produto no cabeçalho da ficha deverá ser informado através do parâmetro MV_1ECT83.

Importante

Para preenchimento dos dampos COD_REMET e COD_DEST no registro 5115 em notas fiscais de entrada, utilize a rotina MATA926 - Complementos Fiscais via 'Locais de coleta e entrega'.


Entradas e saídas da ficha 2A - Produtos em Elaboração - Industrialização no Estabelecimento

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "21'. Exemplo: 212131, 222131, 252131.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "21": Exemplo 211343, 212331, 212631.

Nesta ficha serão demonstradas as produções realizadas no estabelecimento, de produtos intermediários ou acabados, com todas suas requisições realizadas no período.

Para cada produto elaborado será criada uma ficha técnica 5A, e cada saída desta ficha será feita multiplicando a quantidade pelo valor unitário de ICMS e de Custo da ficha técnica 5A. A ficha técnica será calculada automaticamente.

Esta ficha não possui entrada ou saída automática.


Entradas e saídas da ficha 2B - Produtos em Elaboração - Industrialização em outro Estabelecimento

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "22'. Exemplo: 212231, 222231.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "22": Exemplo 221343, 223151.

Aqui serão demonstradas as movimentações onde a industrialização ocorre em outro estabelecimento, bem como insumos do contribuinte enviados para esta industrialização. Para correta geração desta ficha, no documento fiscal de retorno de beneficiamento deverá ser informada o número da OP (Ordem de Produção) desta industrialização, e fazer o devido lançamento de produção, para que tenha na tabela SD3 as movimentações de requisição e produção do produto.

Para cada produto elaborado será criada uma ficha técnica 5A, e cada saída desta ficha será feita multiplicando a quantidade pelo valor unitário de ICMS e de Custo da ficha técnica 5A. A ficha técnica será calculada automaticamente.

Esta ficha não possui entrada ou saída automática.


Entradas e saídas da ficha 2C - Produtos em Elaboração –Industrialização para outro Estabelecimento

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "23'. Exemplo: 112321, 702312.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "23": Exemplo 232138, 232238.

Nesta ficha serão demonstradas as operações de industrialização para outros estabelecimento. Será necessário ter os lançamentos de Ordem de Produção e respectivas requisições das produções para terceiros.

Para cada produto elaborado será criada uma ficha técnica 5A, e cada saída desta ficha será feita multiplicando a quantidade pelo valor unitário de ICMS e de Custo da ficha técnica 5A. A ficha técnica será calculada automaticamente.

Esta ficha não possui entrada ou saída automática.


Entradas e saídas da ficha 2D - Apuração do Custo dos Serviços de Transportes

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "24'. Exemplo: 702416, 112421.

Lembrando que a entrada dos valores referentes serviços de transporte tomados na ficha 1E serão será realizada de forma automática nesta ficha, através do código 152421.

A Energia Elétrica também será realizada de forma automática, através do código de lançamento 132421. Para este lançamento o parâmetro MV_UTENC83 deverá estar com conteúdo igual a 2.

As demais entradas nesta ficha deverão ser realizadas através de requisições internas, como combustível 

Esta ficha não possui saídas, os valores de ICMS e Custo de todas entradas desta ficha serão totalizadas e distribuídas para cada serviço de transporte prestado declaradas na ficha 6H - - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte - Combustível e Redespacho. 

Esta ficha somente deverá ser gerada quando o contribuinte for um prestador de serviço de transporte e optar por gerar a ficha 6H.

Somente terá uma ficha 2D no período, por este motivo o código de produto no cabeçalho da ficha deverá ser informado através do parâmetro MV_2DCT83


Entradas e saídas da ficha 2E - Gastos Gerais de Fabricação

Serão classificados como Gastos Gerais de Fabricação (GGF) aqueles produtos, insumos, matéria prima utilizadas no processo de produção que são difíceis de mensurar a sua quantidade utilizada para cada produto produzido, como por exemplo energia elétrica, carvão que esquenta uma caldeira, óleo diesel utilizado para ligar motores etc, existe dificuldade de mensurar a quantidade exata necessária destes produtos citados para produção de cada unidade do produto elaborado.

O objetivo desta ficha é de acumular os valores de ICMS e Custo de todos GGF utilizados no processo de produção, para que possam ser distribuídos através de rateio entre todos os produtos produzidos que necessitam de GGF na sua produção.

O rateio de GGF será realizado através da ficha 4C - Rateio Gastos Gerais de Fabricação.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "25'. Exemplo: 702516, 112521, 212531.

Será necessário que o contribuinte realize o controle de estoque dos produtos considerados como GGF, e para que ocorram as entradas nesta ficha deverá ser realizada movimentações internas de requisição, que nestes casos não estarão vinculados com ordem de produção.

A entrada de energia elétrica da ficha 1C para ficha 2E será efetuada de forma automática pelo sistema, considerando os parâmetros MV_CAT8303 e MV_UTENC83.

As saídas desta ficha ocorrerão de forma automática, através dos produtos relacionados na ficha 4C, considerando a soma do ICMS e Custo de todas as entradas e aplicando o percentual de rateio de cada produto relacionado na ficha 4C. Por este motivo não será necessário ter movimentações internas para as saídas desta ficha. Para estas saídas automáticas da ficha 2E deverá preencher o tipo de movimentação no parâmetro MV_CAT8304. 


Entradas e saídas da ficha 2F - Distribuição do Custo e ICMS do Insumo Conjunto – Método do Preço de Saída

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "26'. Exemplo: 702616, 112621, 212631

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "26": Exemplo 262131, 262231, 262331.

Os produtos intermediários e/ou insumos que são em comum para produção de diferentes produtos, deverão ser demonstrados nesta ficha. 

Para cada saída desta ficha, o valor de custo e ICMS será calculado de acordo com o Preço Médio de venda, declarados através da ficha 4B - Apuração do Índice de Alocação de Custo e ICMS do Insumo Conjunto

ao Co-Produto ou Subproduto Resultante. Todas as saídas desta ficha serão acumuladas em um único lançamento para cada processo que requisitar o produto do cabeçalho desta ficha.

Esta ficha não possui entrada ou saída automática. 

Neste documento no tópico de Exemplos é demonstrado um exemplo de lançamento da ficha 2F.


Entradas e saídas da ficha 2G - Produtos em Elaboração - Produção Conjunta – Método da Ficha Técnica - Esta ficha ainda não é gerada pelo sistema, desta forma os códigos de lançamento que são referente a esta ficha não devem ser utilizados.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "27'. Exemplo: 702712, 112721, 132721 

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "27": Exemplo 271128, 271228, 272131

Nesta ficha serão demonstradas as movimentações da produção conjunta

Para cada produto elaborado será criada uma ficha técnica 5A, e cada saída desta ficha será feita multiplicando a quantidade pelo valor unitário de ICMS e de Custo da ficha técnica 5A.

Esta Ficha não possui entrada ou saída automática.


Entradas e saídas da ficha 3A - Controle de Produtos Acabados

Nesta ficha serão demonstrados os produtos que passaram por todo processo de produção e foram concluídos.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "31'. Exemplo: 703116, 213151, 223151 

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "31": Exemplo: 317771, 317772, 31773

Cada saída desta ficha terá o valor de ICMS e Custo calculados através da MMPF.


Entradas e saídas da ficha 3B - Controle de Mercadorias de Revenda

Nesta ficha serão considerados os produtos adquiridos para revenda.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "32'. Exemplo: 703211, 113241

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "32": Exemplo: 327771, 327772, 327773

Cada saída desta ficha terá o valor de ICMS e Custo calculados através da MMPF.


Entradas e saídas da ficha 3C - Controle de Custo Agregado na Industrialização para outro estabelecimento

Nesta ficha serão demonstradas as operações de Custo e ICMS relacionadas aos produtos industrializados para terceiros.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "33'. Exemplo: 233353.

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação quer possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "33": Exemplo: 327771, 327772, 327773

Cada saída desta ficha terá o valor de ICMS e Custo calculados através da MMPF.


Ficha 4A - Rateio de Energia Elétrica

A finalidade desta ficha é demonstrar a distribuição do custo e ICMS da energia elétrica consumida no estabelecimento em que a alocação seja feita por base de rateio.

Será criada uma única ficha 4A no período.

Nesta ficha teremos o código do produto que utilizou energia elétrica em seu processo de produção, o percentual de rateio para este produto, e o valor de Custo e ICMS da ficha 4A será calculado da seguinte maneira:

Valor da ICMS da ficha 4A = Total de ICMS de entrada da ficha 1C * Percentual da ficha 4A

Valor da Custo da ficha 4A = Total de Custo de entrada da ficha 1C * Percentual da ficha 4A

O percentual de rateio da ficha 4A poderá ser obtido de forma automática, através do tratamento de MOD, ou então informado manualmente no cadastro de rateios.

Verificar configuração do parâmetro MV_UTENC83 para utilização da energia elétrica na ficha 4A

O cálculo dos valores de ICMS e Custo nesta ficha serão feitos automaticamente.


Ficha 4B - Apuração do Índice de Alocação de Custo e ICMS do Insumo Conjunto ao Co-Produto ou Sub-Produto Resultante

A finalidade desta ficha é apurar os percentuais de Alocação do Custo e ICMS do Insumo Conjunto aos diversos co-produtos ou subprodutos resultantes com base no método do preço de saída.

Será criada uma única ficha 4B no período.

Para cálculo dos valores desta ficha será necessário informar o valor de Preço de venda do insumo que é em comum para produção de produtos distintos, através da rotina de cadastros de rateio. A partir deste preço de venda, a rotina irá seguir com os cálculos de acordo com as movimentações da ficha 2F.

O cálculo dos valores de ICMS e Custo nesta ficha serão feitos automaticamente. 


Ficha 4C - Rateio Gastos Gerais de Fabricação

A finalidade desta ficha é demonstrar a distribuição do custo e ICMS dos gastos gerais de fabricação aplicados pelo estabelecimento na industrialização dos produtos.

Também será criada uma única ficha 4C no período.

Esta ficha esta ligada diretamente com a ficha 2E, é na ficha 4C estará o percentual de rateio de GGF, ou seja, a ficha 2E somente poderá ser processada se houver fica 4C com os percentuais preenchidos.

O valor de ICMS e de Custo da ficha 4C serão calculados da seguinte maneira:

Valor da ICMS da ficha 4C = Total de ICMS de entrada da ficha 2E * Percentual da ficha 4C

Valor da Custo da ficha 4C = Total de Custo de entrada da ficha 2E * Percentual da ficha 4C

O percentual de rateio poderá ser informado de duas maneiras, a primeira é através de cadastro manual na rotina de rateios, ou através do tratamento de MOD no módulo de estoques.


Ficha 5A - Ficha Técnica Unitária da Produção do Período

A finalidade desta ficha é demonstrar a composição do custo médio unitário do período e o ICMS nele incluso do produto terminado e transferido da ficha de produção para produto acabado, produto em elaboração de outra etapa de fabricação ou estoque de materiais.

A ficha técnica será calculada automaticamente pelo sistema, sempre que houver movimentação nas fichas 2A, 2B, 2C e 2G, considerando as requisições e suas produções realizadas.


Ficha 5B - Demonstrativo dos Materiais Resultantes de Perdas e Sobras

A finalidade desta ficha é controlar o quantitativo do material resultante das perdas normais e anormais do processo produtivo ou aquele decorrente de quebras de estoque (sucata, aparas, refugos, inservíveis, etc), por espécie ou tipo. Exemplo: na perda de latas de refrigerante, o material resultante correspondente será sucata de alumínio.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação na tabela SBC (Perda por OP) que possuir código de lançamento onde o terceiro e quarto dígito for igual a "52'. Exemplo: 115291, 215291, 225291. 

Serão consideradas como saídas nesta ficha qualquer movimentação na tabela SBC (Perda por OP)  que possuir código de lançamento onde o primeiro e segundo dígito for igual a "52": Exemplo: 527997, 527996

Somente deverão ser demonstradas as perdas ou sobras que resultaram em algum material resultante (refugo). 

Para as perdas durante a produção serão consideradas as movimentações lançadas através da rotina MATA685 - Apontamento de Perda


Ficha 5C - Cadastro de Participantes de Operações e Prestações

Nesta ficha serão demonstrados os participantes que foram citados em alguma movimentação nas fichas do período. 

Será gerada sempre que houver alguma movimentação documento fiscal.


Ficha 5D - Enquadramento Legal da Operação/Prestação Geradora de Crédito Acumulado do ICMS

Nesta ficha serão demonstrados os códigos de enquadramento Legal das operações geradoras do crédito acumulado de ICMS nas fichas do Módulo 6.


Ficha 5F - Tabela de Identificação do Item

Esta ficha tem objetivo de demonstrar os códigos de produtos utilizados nas movimentações das fichas. Esta ficha não é gerada, pois os produtos já serão demonstrados movimentações das fichas, e na geração do arquivo são considerados todos os produtos, mesmos aqueles que não tiveram movimentação no período.


Ficha 5G - Inventário de Produtos em Elaboração por Material Componente

A finalidade desta ficha é identificar os materiais componentes, as respectivas quantidades e os valores de custo e ICMS relativos a cada item de produto em elaboração registrado no sistema.

Esta ficha deverá ser gerada somente nas ocasiões de ingresso na geração da CAT83, paralisação definitiva da geração da CAT83 e ao final de cada ano. 

Para geração desta ficha basta escolher opção de processar inventário nas perguntas inicias da apuração.

Ao processar o inventário serão consideradas sempre as produções do período anterior ao período processado, ou seja, a rotina irá buscar as movimentações das fichas do módulo 2 do período anterior nas tabelas CLR e F04. Caso necessário, foi disponibilizada rotina para efetuar eventuais ajustes nestas informações através da rotina FISA111 Inventário Ficha 5G CAT83.


Ficha 5H – Dados da Exportação Indireta Comprovada

A finalidade desta ficha é complementar as informações da Ficha 6C com os dados do (s) despacho (s) de exportação na hipótese de exportação indireta devidamente concluída e comprovada.

Serão consideradas como exportações indiretas comprovadas aquelas que o complemento de exportação (Tabela CDL) com o campo CDL_NATEXP igual a '1', ou ser uma exportação indireta no Módulo do EEC.

Esta ficha será gerada quando houver exportação declarada na ficha 6C.


Ficha 6A – Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS (Alíquotas Diversificadas)

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de aplicação de alíquotas diversificadas em operações de entrada e saída de mercadoria, conforme a hipótese de geração definida no artigo 71, inciso I do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado que tiveram débito na saída SEM redução de base de cálculo do ICMS.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "71'. Exemplo: 317771, 327771, 337771.

Esta ficha terá origem das fichas 3A, 3B ou 3C.

Para definir se a operação de saída será geradora ou não do crédito acumulado, será executada a seguinte fórmula:

Crédito Acumulado do ICMS na Ficha 6A  = ( Valor do ICMS de entrada do módulo 3 + Crédito Outorgado) - Débito de ICMS da nota fiscal de saída.

Após esta fórmula teremos duas hipóteses, o valor do Crédito Acumulado ser positivo ou negativo. Caso for positivo será demonstrado como crédito acumulado na ficha 6A, porém caso seja negativo, será então retirado da ficha 6A e incluído na ficha 6F automaticamente, pois não é operação geradora do crédito acumulado.

Para facilitar o cadastro dos códigos no documento de saída, sempre informe código de lançamento como se todas as notas gerassem crédito acumulado, que a apuração irá fazer a verificação nota por nota, caso tenha crédito acumulado irá manter na ficha 6A, caso não tenha crédito acumulado, a própria rotina irá demonstrar a nota diretamente na ficha 6F.


Ficha 6B – Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS (Redução da Base de Cálculo)

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de operação com redução de base de cálculo, conforme a hipótese de geração definida no artigo 71,inciso II do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado que tiveram débito na saída COM redução de base de cálculo do ICMS.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "72'. Exemplo: 317772, 327772, 337772

Esta ficha terá origem das fichas 3A, 3B ou 3C.

Para definir se a operação de saída será geradora ou não do crédito acumulado, será executada a seguinte fórmula:

Crédito Acumulado do ICMS na Ficha 6B  = ( Valor do ICMS de entrada do módulo 3 + Crédito Outorgado) - Débito de ICMS da nota fiscal de saída.

Após esta fórmula teremos duas hipóteses, o valor do Crédito Acumulado ser positivo ou negativo. Caso for positivo será demonstrado como crédito acumulado na ficha 6A, porém caso seja negativo, será então retirado da ficha 6A e incluído na ficha 6F automaticamente, pois não é operação geradora do crédito acumulado.

Para facilitar o cadastro dos códigos no documento de saída, sempre informe código de lançamento como se todas as notas gerassem crédito acumulado, que a apuração irá fazer a verificação nota por nota, caso tenha crédito acumulado irá manter na ficha 6A, caso não tenha crédito acumulado, a própria rotina irá demonstrar a nota diretamente na ficha 6F.


Ficha 6C – Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS (Exportação)

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de saída sem pagamento do imposto com destino ao exterior, conforme a hipótese de geração definida no artigo 71, inciso III do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado referente as exportações do período.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "73'. Exemplo: 317773, 327773, 337773

Esta ficha terá origem das fichas 3A, 3B ou 3C.

Todas as exportações demonstradas nesta ficha serão operações geradoras de crédito acumulado, pelo fato de não ter débito de ICMS na exportação. O valor do crédito acumulado será calculado da seguinte maneira:

Crédito Acumulado do ICMS na Ficha 6C  = Valor do ICMS de entrada do módulo 3 + Crédito Outorgado + Valor do crédito de Serviço de Comunicação

O valor do crédito de Serviço de Comunicação tem origem da ficha 1D, e é distribuído nas exportações da ficha 6C através do índice de rateio. O índice é obtido da seguinte maneira:

Índice de rateio da ficha 6C = Total da exportação da ficha 6C / Total de todas as exportações da ficha 6C

Valor do crédito de Serviço de Comunicação na Ficha 6C = Índice de rateio da ficha 6C * Somatório de ICMS das entradas da ficha 1D

Esta distribuição é feita automaticamente no cálculo da ficha 6C.


Ficha 6D – Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS (Zona Franca de Manaus)

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado pela ocorrência da hipótese descrita no inciso III do artigo 71 do RICMS/00 em razão de saída isenta referida no artigo 84 do Anexo I do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado referente as vendas para ZFM.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "74'. Exemplo: 317774, 327774, 337774

Esta ficha terá origem das fichas 3A, 3B ou 3C.

Todas as saídas para Zona Franca de Manaus não terão débito de ICMS, por este motivo o valor de ICMS irá acumular integralmente, considerando o valor do ICMS de entrada 


Ficha 6E – Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS (Demais Casos)

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de saída sem pagamento do imposto, exceto exportação e saídas para Zona Franca de Manaus e áreas incentivadas, conforme a hipótese de geração definida no artigo 71, inciso III do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado sem o pagamento do imposto (com exceção de exportação e ZFM).

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "75'. Exemplo: 317775, 327775, 337775

Esta ficha terá origem das fichas 3A, 3B ou 3C.

Todas as saídas sem pagamento do imposto demonstradas nesta ficha terão irá acumular o valor do crédito integralmente, pois não houve débito na saída.


Ficha 6F – Demonstrativo das Operações Não Geradoras de Crédito Acumulado

A finalidade desta ficha é relacionar as operações de saída de mercadorias e produtos que não geram crédito acumulado do ICMS, vale dizer, em razão delas não ocorre sobra de crédito na escrita fiscal ou naquelas  situações que, mesmo sobrando crédito na escrita fiscal, não se verifica o enquadramento em qualquer das hipóteses de geração previstas no artigo 71 do RICMS/00.

Será escriturada somente uma ficha no período com todas as entradas.

Nesta ficha serão demonstradas as operações que não geraram crédito acumulado de ICMS.

Serão consideradas como entradas nesta ficha qualquer movimentação que possuir código de lançamento onde o quinto e sexto dígito for igual a "76'. Exemplo: 317776, 327776, 337776

Além das operações provenientes das fichas 6A e 6B que eventualmente não forem geradoras de crédito acumulado. 


Ficha 6G – Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte – Crédito Outorgado

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de prestação de serviços de transporte, iniciada neste Estado, realizada por empresa transportadora estabelecida em território paulista, optante pelo crédito outorgado, com hipótese de geração definida no inciso III do artigo 71 do RICMS/00. Também se destina à identificação das prestações e, quando não geradoras, do respectivo imposto devido.

Esta ficha é dedicada somente para os contribuintes prestadores de serviço de transporte optante pelo crédito outorgado. Esta ficha não está vinculada com nenhuma outra ficha dos módulo 1, 2, 3, e 4, também não possui código de lançamento para tratar as entradas.

Serão consideradas como entrada nesta fichas as operações de serviço de transporte com integração com módulo TMS, e campo do TES F4_CRDACUM (Crédito Acumulado do ICMS) igual a Sim.

Esta ficha irá demonstrar operações geradoras e não geradoras do crédito acumulado. 

Terá valor de crédito acumulado quando se tratar de opção com Substituição Tributária (ICMS Devido pelo contribuinte substituto), o valor do crédito acumulado será o valor do crédito outorgado gravado no campo FT_CROUTSP no livro Fiscal, pois não terá débito na operação.

Se a operação ocorrer sem a Substituição Tributária (ICMS Debitado pelo prestador), então neste caso não haverá crédito acumulado, pois terá o débito na operação, mesmo que tenha crédito outorgado no campo FT_CROUTSP. 


Ficha 6H – Demonstrativo de Prestações de Serviço de Transporte – Combustível e Redespacho

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de prestação de serviços de transporte, iniciada neste Estado, realizada por empresa transportadora estabelecida em território paulista, que escriture seus créditos pelas entradas efetivas de insumos, com hipóteses de geração definidas no artigo 71 do RICMS/00. Também se destina à identificação das prestações geradoras e, quando não geradoras, do respectivo imposto devido.

Esta ficha é dedicada somente para os contribuintes prestadores de serviço de transporte não são optantes pelo crédito outorgado. Esta ficha também não possui código de lançamento para realizar suas entradas. Aqui serão demonstradas operações geradoras do crédito acumulado e as operações não geradoras.

Serão consideradas como entrada nesta fichas as operações de serviço de transporte com integração com módulo TMS, e campo do TES F4_CRDACUM (Crédito Acumulado do ICMS) igual a Sim.

O crédito acumulado nesta ficha será calculado em função dos valores de ICMS constante na ficha 2D (Custos de combustível, redespacho e energia elétrica), adotando um rateio para cada operação de prestação de serviço. O rateio é realizado através do índice de rateio da ficha 6H. O índice é obtido da seguinte maneira:

Índice de rateio da ficha 6H = Total do serviço da ficha 6H / Somatório de todos os serviços da 6H

Valor de ICMS da ficha 6H = Somatório de ICMS da ficha 2D * Índice de rateio da ficha 6H

Valor do crédito acumulado da ficha 6H = Valor de ICMS da ficha 6H - valor de ICMS debitado pelo prestador na ficha 6H.

Caso não tenha nenhuma informação na ficha 2D, nenhuma operação na ficha 6H terá valor de crédito acumulado de ICMS.


Após conclusão da apuração, é possível verificar cada ficha processada e seus valores através do relatório de conferência. Uma vez apuração concluída, as informações estarão gravadas em tabelas e prontas para serem processadas no arquivo texto.


Caso apuração não consiga concluir alguma ficha, deverá ser verificado no relatório de conferência quais fichas não foram processadas, e analisar o possível motivo de não ter concluído. Neste contexto o arquivo texto poderá ser gerado, porém muito provavelmente terá alguma rejeição na validação da SEFAZ.


  • Log de Processamento

Durante o processamento da apuração será gravado um log, com registros e o andamento da apuração com tempos iniciais e finais, bem como o usuário que processou apuração. A visualização do log está localizado em outras ações da rotina de Apuração. Os registros de logs são gravados na tabela CV8.


  • Relatório de Conferência


Visando facilitar a conferência e visualização das informações correspondentes as fichas processadas pela apuração da CAT83, é disponibilizado o Relatório de Conferência no qual é possível visualizar todas as movimentações das fichas processadas, seus valores e fluxos, além de disponibilizar possibilidade de configuração de quais campos serão no relatório, aplicação de filtro, criando layout de impressão personalizado, exportação para planilha eletrônica, etc.


Este relatório está disponível para acesso através das Outras Ações, opção Relatório da rotina de Apuração da CAT83 (FISA108), e para geração basta preencher a parametrização conforme abaixo:


Data Inicial e Data Final: Informar nestas perguntas a data inicial e final para processamento.

Seleciona Filial: Informe opção Sim para poder selecionar as filiais que deverão ser processadas, ou opção Não para considerar a filial logada no processamento.

Tipo de Relatório: Selecionar opção de impressão do relatório:

  • Sintetico - Irá imprimir os valores do módulo 6 agrupado por cada ficha deste módulo;
  • Analítico - Irá imprimir rodas fichas processadas, com detalhe de todas as movimentações;
  • Resumo - Irá imprimir o resumo do processamento, com fichas e produtos processados.
  • Fichas Compl. - Irá imprimir fichas complementares do módulo 4 e módulo 5.


Origem das informações para impressão.

Para processar o relatório de conferência, será necessário ter processado previamente apuração da CAT83 (FISA108), pois o relatório é totalmente baseado nas informações e tabelas preenchidas pela apuração.


Configuração de Layout de Impressão

Estarão disponíveis no relatório todas informações das fichas processadas, no entanto não ser[a possível imprimir todas as informações, já que não caberiam todas no relatório. Por este motivo, é necessário que o usuário crie layout de impressão, definindo quais campos deverão ser impressos, bem como a ordem e disposição das informações no relatório. 

Poderão ser configurados filtros, como por exemplo imprimir somente as fichas que não foram concluídas, para facilitar análise e descobrir causa que impediu a não conclusão da ficha.

É importante que na configuração do layout das linhas da ficha tenham sempre os campos:

  • Valor do ICMS (CLR_ICMS)
  • Valor do Custo (CLR_CUSTO)
  • Quantidade (CLR_QTDE)
  • Código de Lançamento (CLR_CODLAN)
  • Número do Lançamento (CLR_NRLAN)
  • Produto Movimentado (CLR_PRDMOV)
  • Movimentação Entre fichas (CLR_TPMOV)
  • Valor do Crédito Acumulado (CLR_CREDAC)

E para o cabeçalho das fichas ter o campo de Status (F04_STATUS) e observação (F04_OBSER).

As informações e fichas poderão ser gravadas em planilha eletrônica ou em formato .PDF


13. GERAÇÃO DO ARQUIVO CAT83 - FISA103


O leiaute do arquivo digital do Crédito Acumulado está organizado em blocos de informações, que por sua vez, estão organizados em registros que contém dados.

O arquivo será composto de três blocos de informações:

  • Bloco 0 – Abertura, Identificação e Tabelas de Referência.
  • Bloco 5 – Informações da movimentação de custos e do ICMS.
  • Bloco 9 – Informações sobre os registros e encerramento do arquivo digital.

Para utilizar a rotina de Geração do Arquivo Cat83, deverá acessar a rotina no menu Miscelânea /Apurações e acessar a opção Geração Arquivo Cat83, que em seguida serão exibidas as perguntas para processamento:

Data Inicial: Informe a data inicial de geração do arquivo.

Data Final: Informe a data final de geração do arquivo.

Versão: Informe a versão da Cat83.

Finalidade: Informe a finalidade conforme as opções a seguir:

00 - Remessa regular de arquivo: regime normal de remessa do arquivo digital dos dados referentes ao período determinado no registro de abertura e associada a pedido de autorização para apropriação de crédito acumulado do ICMS;               
01- Remessa de arquivo para atendimento ao item 3.1 do Manual do Sistema de Apuração: regime de remessa do arquivo digital dos dados para atendimento ao item 3.1 do Manual do Sistema de Apuração do ICMS relativo ao Custo das Saídas de Mercadorias e Prestações de Serviços;
02- Remessa de arquivo requerido por intimação específica: remessa do arquivo digital referente ao período definido em intimação específica de autoridade fiscal.
03 -Remessa de arquivo para substituição de arquivo remetido anteriormente: arquivo remetido para substituição de arquivo já entregue.
04- Remessa de arquivo com informações complementares relativas à comprovação de operações de exportação-Siscomex e ou ingresso da mercadoria - Suframa: remessa de arquivo formado conforme o item 2.6.11.

Diretório: Informe o diretório de gravação do arquivo.                     

Arquivo: Informe o nome de geração do arquivo.

Opcao Crd. Outorgado:  Opção de crédito outorgado conforme artigo 11 do Anexo III do RICMS/00 por Prestador de Serviço de Transporte Rodoviário – opções:

0 – Não optante do crédito outorgado.
1 – Optante do crédito outorgado.

IE Gerador Crd.: Informe a Inscrição Estadual do Estabelecimento paulista gerador de crédito acumulado notificado, por intimação específica, a entregar arquivo
            

Seleciona Filial?  Informe se deseja escolher a filial.

Gera Inventario? Informe se deseja gerar os registros de Inventário (5590 e 5595)            

Gera todos Produtos?   Informe se deseja gerar todos os produtos ou somente os que foram movimentados no período. 


Informações Importantes

Detalhamento dos Registros


Bloco 0 – Abertura, Identificação e Tabelas de Referência

Registro 0000: Abertura do Arquivo Digital e Identificação do Contribuinte - Este registro demonstra os dados do contribuinte.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0000"

“0000”

02

LADCA

Texto fixo contendo "LADCA"

“LADCA”

03

COD_VER

Código da versão do leiaute conforme a Tabela 3.1

-

04

COD_FIN

Código da finalidade do arquivo conforme a Tabela 3.2

-

05

PERIODO

Período das informações contidas no arquivo

-

06

NOME

Nome empresarial do estabelecimento informante

M0_NOMECOM

07

CNPJ

Número de inscrição no CNPJ do estabelecimento informante

M0_CGC

08

IE

Inscrição Estadual do estabelecimento informante

M0_INSC

09

CNAE

CNAE do contribuinte informante

M0_CNAE

10

COD_MUN

Código do município do domicílio fiscal do estabelecimento

informante, conforme a Tabela de Municípios (IBGE:

www.ibge.gov.br).

-

11

OP_CRD_OUT

Opção de crédito outorgado conforme artigo 11 do Anexo III do

RICMS/00 por Prestador de Serviço de Transporte Rodoviário –

preencher com:

0 – Não optante do crédito outorgado.

1- Optante do crédito outorgado.

-

12

IE_INTIMA

Inscrição Estadual do Estabelecimento paulista gerador de crédito

acumulado notificado, por intimação específica, a entregar arquivo

-

Nível hierárquico: 0

Informações importantes:

  • Campo 03-COD_VER: Será preenchido de acordo com o preenchimento da Wizard.
  • Campo 10-COD_MUN: Será preenchido conforme tabela de municípios do IBGE, utilizando como parâmetros os campos:  M0_CODMUN,  M0_ESTENT e M0_CODMUN.
  • Campo 11-OP_CRD_OUT: Este campo será preenchido somente por Prestador de Serviço de Transporte Rodoviário, caso seja necessário deverá ser preenchido na Wizard.
  • Campo 12-IE_INTIMA: O campo 12 será preenchido quando o estabelecimento gerador de crédito acumulado for intimado a entregar arquivo de custo de outro estabelecimento, caso seja necessário deverá ser preenchido na Wizard.


Registro 0001: Abertura do Bloco 0 - Este registro tem por objetivo demonstrar a abertura do bloco Zero.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0000"

“0001”

02IND_MOV

Indicador de movimento:

0- Bloco com dados informados

1 - Bloco sem dados informados

-

Nível hierárquico: 1

Informações importantes:

  • Campo 02 - IND_MOV: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.



Registro 0150: Cadastro de Participantes de Operações e Prestações. Este registro tem por objetivo demonstrar todos os participantes envolvidos no arquivo.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0150"

“0150”

02

COD_PART

Código de identificação do participante no arquivo

A1_CGC/A2_CGC

03

NOME

Razão social ou nome do participante

A1_NOME/A2_NOME

04

COD_PAIS

Código do país do participante, conforme a tabela indicada na

Tabela de Países do Banco Central do Brasil: www.bcb.gov.br

A1_CODPAIS/A2_CODPAIS

05

CNPJ

CNPJ ou CPF do participante

A1_CGC/A2_CGC

06

IE

Inscrição Estadual do participante

A1_INSCR/A2_INSCR

07

UF

Sigla da unidade da federação do participante

A1_EST/A2_EST

08

CEP

Código de Endereçamento Postal

A1_CEP/A2_CEP

09

END

Logradouro e endereço do imóvel

-

10

NUM

Número do imóvel

-

11

COMPL

Dados complementares do endereço

-

12

BAIRRO

Bairro em que o imóvel está situado

A1_BAIRRO/A2_BAIRRO

13

COD_MUN

Código do município, conforme Tabela de Municípios (IBGE:www.ibge.gov.br)

-

14

FONE

Número do telefone

A1_TEL/A2_TEL

Nível hierárquico: 2

Informações Importantes:

  • Campo 02-COD_PART: Este campo é preenchido com o CNPJ
  • Campos 09- END, 10- NUM e 11- NUM são preenchidos da seguinte forma:

09- END: Informações do campo A1_END/A2_END antes da vírgula.
10- NUM: Informações do campo A1_END/A2_END depois da vírgula.
11- COMPL: Informações do campo A1_END/A2_END depois do número.

  • Campo 13- COD_MUN: Será preenchido conforme tabela de municípios do IBGE, utilizando como parâmetros os campos: A1_EST/ A2_EST e A1_COD_MUN/ A2_COD_MUN.


Registro 0151: Cadastro de IE de contribuinte substituto - Este registro não é gerado pelo sistema.


Registro 0200: Tabela de Identificação do Item - Este registro tem por objetivo demonstrar todos os itens comercializados pela empresa, inclusive os que não tiveram movimentações no período.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0200"

“0200”

02

COD_ITEM

Código do item

B1_COD

03

DESCR_ITEM

Descrição do item

-

04

UNI

Unidade de medida do Item

B1_UM

05

COD_GEN

Código do gênero do item, conforme a Tabela 4.1.

B1_POSIPI

Nível hierárquico: 2

Informações Importantes:

  • Campo 03- DESCR_ITEM: Este campo será preenchido com o campo B1_DESC, podendo ter seu comportamento alterado de acordo com o preenchimento do parâmetro MV_DPCAT83, conforme detalhes a seguir:

Caso o parâmetro MV_DPCAT83 esteja com “0” - Zero, será preenchido somente com o campo B1_DESC.
Caso o parâmetro MV_DPCAT83 esteja com “1” – Um, será preenchido com a junção dos campos B1_COD+B1_DESC.
Caso o parâmetro MV_DPCAT83 esteja com “2” – Dois, será preenchido com a junção dos campos B1_DESC + B1_COD.

Para que sejam enviados todos os produtos cadastrados, é necessário escolher através da opção: “Gera Todos os Produtos?” na Wizard da rotina, caso contrário serão enviados apenas os itens que tiveram movimentações no período.


Registro 0205: Código Anterior do Item - Este registro não é gerado pelo sistema. Pois não é possível alterar o código do produto.


Registro 0300: Enquadramento Legal da Operação/ Prestação Geradora de Crédito Acumulado do ICMS - Este registro demonstra os Enquadramentos Legais utilizados na hipótese de saída com formação de crédito acumulado.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0300"

“0300”

02

COD_LEGAL

Código do Enquadramento Legal

CCV_CODLEG

03

DESC

Informar um dos seguintes códigos, relativo à hipótese de geração, conforme o inciso do artigo 71 do RICMS/00 :

1 – “Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 7%”

2 – “Inciso I - Operações interestaduais com alíquota 12%”

3 – “Inciso I - Operações internas com alíquota 7%”

4 – “Inciso I - Operações internas”

5 – “Inciso I - Outras”

6 – “Inciso II - Redução de Base de Cálculo”

7 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Exportação”.

8 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Exportação Indireta”

9 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – ZF Manaus”

10 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Diferimento”

11 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Isenção”

12 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – ST”

13 – “Inciso III - Saídas sem pagamento de Imposto – Outras"

CCV_CODDES

04

ANEX

Informar o Anexo do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_ANEXO

05

ART

Informar o Artigo do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS.

CCV_ARTIG

06

INC

Informar o Inciso do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_INCIS

07

ALIN

Informar a Alínea do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_ALIN

08

PRG

Informar o Parágrafo do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_PARAG

09

ITM

Informar o Item do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_ITEM

10

LTR

Informar a letra do RICMS referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS, se existir.

CCV_LETRA

11

OBS

Informação complementar referente ao enquadramento legal da operação ou prestação geradora do crédito acumulado do ICMS.

CCV_OBSER

Nível hierárquico: 2

Informações Importantes:

Serão considerados os registros que estiverem na tabela CLR – Tabela de Movimentação da Cat83, e que o campo CLR_ENQLEG esteja preenchido.


Registro 0400: Tabela de Identificação de Documento ou Relatório Interno - Este registro tem por objetivo demonstrar os documentos de uso interno da empresa.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0400"

“0400”

02

COD_CHV

Código chave e único de identificação do documento ou relatório de uso interno, gerado pelo contribuinte, para fins do sistema de apuração.

CLZ_CODIGO

03

DESCR_DOC_INT

Descrição do documento ou relatório de uso interno

CLZ_DESC

04

COD_ DOC_INT

Código do documento ou relatório de uso interno utilizado pelo contribuinte, se existir.

-

Nível hierárquico: 2

Informações Importantes:

  • O campo 04- COD_ DOC_INT não é preenchido pelo sistema.

Serão considerados os registros que estiverem na tabela CLR – Tabela de Movimentação da Cat83, e que o campo CLR_TPDOC esteja preenchido.



Registro 0990: Encerramento do Bloco 0 - Este registro demonstra o encerramento do bloco 0.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "0990"

“0990”

02

QTD_LIN_0

Quantidade total de linhas do Bloco 0

-

Nível hierárquico: 1

Informações Importantes:

  • Campo 02 - QTD_LIN_0: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.



Bloco 5:  Informações da movimentação de custos e do ICMS.

Registro 5001: ABERTURA DO BLOCO 5 - Este registro demonstra a abertura do bloco 5.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "5001"

“0990”

02

IND_MOV

Indicador de movimento:

0- Bloco com dados informados

1 - Bloco sem dados informados

-

Nível hierárquico: 1

Informações Importantes:

  • Campo 02 - IND_MOV: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.



Registro 5001: Abertura do Bloco 5.

Este registro demonstra a abertura da Ficha 1A. A finalidade desta ficha é apurar o custo e o respectivo ICMS inclusos na movimentação de matérias-primas, componentes, materiais de embalagem, combustíveis, fretes e demais materiais, utilizados no processo industrial, de comercialização e na prestação de serviços no âmbito do imposto, bem como, controlar os estoques de custo e ICMS.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "5010"

“5010”

02

COD_ITEM

Código do item conforme Registro 0200

CDU_PRODUT

03

QUANT_INI

Saldo inicial de quantidade do item

CDU_QTDINI

04

CUS_INI

Saldo inicial do valor de custo do item

CDU_CUSINI

05

ICMS_INI

Saldo inicial do valor do ICMS do item

CDU_ICMINI

06

QUANT_FIM

Saldo final de quantidade do item

CDU_QTDFIM

07

CUS_FIM

Saldo final do valor de custo do item

CDU_VALCUS

08

ICMS_FIM

Saldo final do valor do ICMS do item

CDU_VALICM

Nível hierárquico: 2


Registro 5015: Movimentação de itens da ficha 1A. - Este registro demonstra as movimentações da ficha 1A.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "5015".

“5015”

02

NUM_LANC

Número do Lançamento

CLR_NRLAN

03

DT_MOV

Data da movimentação

CLQ_DATA

04

HIST

Histórico

CLR_HIST

05

TIP_DOC

Tipo do documento

CLR_TPDOC

06

SER

Série do documento.

CLQ_SERIE

07

NUM_DOC

Número do documento

CLQ_NRDOC

08

CFOP

CFOP da Operação

CLQ_CFOP

09

NUM_DI

Número da DI ou DSI

CLR_NRDI

10

CÓD_PART

Código do participante

CLR_PART

11

COD_LANC

Código do lançamento

CLR_CODLAN

12

IND

Indicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 - Saída

CLR_TPMOV

13

COD_ITEM_OUTRA_TAB

Código do item movimentado

CLR_PROD

14

QUAN

Quantidade do item

CLR_QTDE

15

CUST_MERC

Custo do item

CLR_CUSTO

16

VL_ICMS

Valor do ICMS do item

CLR_ICMS

Nível hierárquico: 3


Registro 5020: IPI e Outros Tributos na Entrada – Referente a ficha 1A.

Este registro demonstra o Valor de IPI e de outros tributos e contribuições não-cumulativos.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "5020"

“5020”

02

VAL_IPI

Valor do IPI, quando recuperável

CLR_IPI

03

VAL_TRIB

Valor de outros tributos e contribuições não-cumulativos

CLR_OUTROS

Nível hierárquico: 4


Registro 5060: Abertura da Ficha 1B - Atualmente a ficha 1B não é tratada pelo sistema.


Registro 5065: Movimentação de Itens da Ficha 1B. - Atualmente a ficha 1B não é tratada pelo sistema.


Registro 5070: IPI e Outros Tributos na Entrada – Referente a ficha 1B. - Atualmente a ficha 1B não é tratada pelo sistema.


Registro 5080: Abertura da Ficha 1C

Este registro demonstra a abertura da Ficha 1C. A finalidade desta ficha é acumular o custo e o respectivo ICMS do consumo de energia elétrica adquirida de terceiros e utilizada na estocagem, no processo industrial ou de comercialização no âmbito do imposto e distribuí-los para mercadorias, insumos e produtos.

Campo

Descrição

Preenchimento

01

REG

Texto fixo contendo "5080"

“5080”

02

COD_ENERGIA

Código da Energia elétrica

F04_PROD

Nível hierárquico: 2


Registro 5085: Movimentação de Itens da Ficha 1C - Este registro demonstra as movimentações da ficha 1C.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5085".“5085”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09CÓD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11INDIndicador do Movimento: 0 - Entrada; 1 - SaídaCLR_TPMOV
12COD_ITEMCódigo do item movimentadoCLR_PROD
13QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
14CUST_ENERCusto do item.CLR_CUSTO
15VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS
16PERC_RATEIOPercentual de rateio da Ficha 4ACLR_PERRAT/100

Nível hierárquico: 3

Informações Importantes:

  • Campo 16- PERC_RATEIO: corresponde a coluna 02 da Ficha 4A e será preenchida no caso de movimentação de saída em que a alocação da energia elétrica seja feita por base de rateio.


Registro 5090: Outros Tributos na Entrada– Referente a ficha 1C. - Este registro demonstra o Valor de IPI e de outros tributos e contribuições não-cumulativos.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5090"“5090”
02VAL_IPIValor do IPI, quando recuperávelCLR_IPI
03VAL_TRIBValor de outros tributos e contribuições não-cumulativosCLR_OUTROS

Nível hierárquico: 4


Registro 5100: Abertura da Ficha 1D

Este registro demonstra a abertura da Ficha 1D. A finalidade desta ficha é apurar o custo e o respectivo ICMS inclusos nos serviços de comunicações tomados pelo estabelecimento e quando da sua utilização direta na atividade industrial e ou comercial resultar operação de saída ou prestação para o exterior.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5100"“5100”
02COD_SERVCódigo do Serviço de Comunicações conforme Registro 0200F04_PROD
03CUSTO_FIMSoma no final do período do custo.CDU_VALCUS
04ICMS_FIMSoma no final do período dos valores do ICMS.CDU_VALICM

Nível hierárquico: 2


Registro 5105: Movimentação de Itens da Ficha 1D - Este registro demonstra as movimentações da ficha 1D.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5105".“5105”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09CÓD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11CUST_SERVCusto do Serviço ComunicaçãoCLR_CUSTO
12VAL_TRIBValor de outros tributos e contribuições não-cumulativosCLR_OUTROS
13VL_ICMSValor do ICMSCLR_ICMS

Nível hierárquico: 3


Registro 5110: Abertura da Ficha 1E

Este registro demonstra a abertura da Ficha 1E. A finalidade desta ficha é apurar o custo e o respectivo ICMS inclusos na prestação de serviços de transportes adquiridos para prestação de serviços da mesma natureza no âmbito do imposto.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5110"“5110”
02COD_SERVCódigo da Ficha 1E conforme Registro 0200“F04_PROD”

Nível hierárquico: 2


Registro 5115: Movimentação de Itens da Ficha 1E - Este registro demonstra as movimentações da ficha 1E.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5115".“5115”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05CFOPCFOP da PrestaçãoCLQ_CFOP
06TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
07SERSérie do documentoCLQ_SERIE
08NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
09COD_REMETCódigo do remetenteCLR_CODREM
10COD_DESTCódigo do destinatárioCLR_CODDST
11UF_INICIOUF de início do serviço de transporteCLR_UFINI
12UF_DESTINOUF de destino do serviço de transporteCLR_UFDST
13COD_TOMADCódigo do tomador do serviço de transporteCLR_PART
14ALIQUOTAAlíquota do ICMS aplicável à prestaçãoCLR_ALIQ
15COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
16VLR_CUSTOValor do custo total da aquisição dos serviçosCLR_CUSTO
17VLR_ICMSValor do ICMSCLR_ICMS

Nível hierárquico: 3


Registro 5150: Abertura de Ficha 2A

Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 2A. A finalidade desta ficha é acumular os custos e o respectivo ICMS transferidos para a produção, no estabelecimento, de um determinado produto, intermediário, semi-elaborado ou acabado, bem como, controlar os estoques de custo e de ICMS representativos de produto ainda não terminado.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5150"“5150”
02COD_ITEMCódigo do produtoCDU_PRODUT
03CUS_INISaldo inicial do Valor de custoCDU_CUSINI
04ICMS_INISaldo inicial do Valor ICMSCDU_ICMINI
05CUS_FIMSaldo final do Valor de custoCDU_VALCUS
06ICMS_FIMSaldo final do Valor ICMSCDU_VALICM
07QUANT_PERQuantidade de produto concluído e transferido no períodoF04_QTDE
08CUST_UNITCusto Unitário do produto concluído e transferido no períodoF04_FATORC
09ICMS_UNITValor Unitário de ICMS do produto concluído e transferido no períodoF04_FATORI

Nível Hierárquico: 2


Registro 5155: Apuração do Custo – Ficha Técnica 5A

A finalidade desta ficha é demonstrar a composição do custo médio unitário do período e o ICMS nele incluso do produto terminado e transferido da ficha de produção 2A.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5155"“5155”
02CÓD_INSCódigo do insumoCLU_PRDINS
03QUANT_INSQuantidade de insumo utilizadaCLU_QTDINS
04CUST_UNITCusto Unitário do Insumo por unidade de produtoCLU_UNTCUS
05ICMS_UNITValor Unitário do ICMS do InsumoCLU_UNTICM
06PERD_NORMQuantidade de perda normal no processo produtivoCLU_PERDA
07GANHO_NORMQuantidade de ganho normal no processo produtivoCLU_GANHO

Nível Hierárquico: 3


Registro 5160: Movimentação de Itens da Ficha 2A - Este registro demonstra as movimentações da ficha 2A.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5160".“5160”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
09INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
10COD_ITEMCódigo do item movimentadoCLR_PROD
11QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
12CUST_ITEMCusto do itemCLR_CUSTO
13VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS

Nível Hierárquico: 3


Registro 5165: Abertura de Ficha 2B

Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 2B. A finalidade desta ficha é acumular os custos e o respectivo ICMS transferidos para a produção, realizada em outro estabelecimento, de um determinado produto, intermediário, semi-elaborado ou acabado, bem como, controlar os estoques de custo e de ICMS  representativos de produto ainda não terminado.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5165"“5165”
02COD_ITEMCódigo do produtoCDU_PRODUT
03CUS_INISaldo inicial do Valor de custoCDU_CUSINI
04ICMS_INISaldo inicial do Valor ICMSCDU_ICMINI
05CUS_FIMSaldo final do Valor de custoCDU_VALCUS
06ICMS_FIMSaldo final do Valor ICMSCDU_VALICM
07QUANT_PERQuantidade de produto concluído e transferido no períodoF04_QTDE
08CUST_UNITCusto Unitário do produto concluído e transferido no períodoF04_FATORC
09ICMS_UNITValor Unitário de ICMS do produto concluído e transferido no períodoF04_FATORI

Nível Hierárquico: 2

 

Registro 5170: Apuração do Custo – Ficha Técnica 5A

A finalidade desta ficha é demonstrar a composição do custo médio unitário do período e o ICMS nele incluso do produto terminado e transferido da ficha de produção 2B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5170"“5170”
02CÓD_INSCódigo do insumoCLU_PRDINS
03QUANT_INSQuantidade de insumo utilizadaCLU_QTDINS
04CUST_UNITCusto Unitário do InsumoCLU_UNTCUS
05ICMS_UNITValor Unitário do ICMS do InsumoCLU_UNTICM
06PERD_NORMQuantidade de perda normal no processo produtivoCLU_PERDA
07GANHO_NORMQuantidade de ganho normal no processo produtivoCLU_GANHO

Nível Hierárquico: 3


Registro 5175: Movimentação de Itens da Ficha 2B - Este registro demonstra as movimentações da ficha 2B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5175"“5175”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
06TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
07SERSérie do documentoCLQ_SERIE
08NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
09COD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
12COD_ITEMCódigo do item movimentadoCLR_PROD
13QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
14CUST_ITEMCusto do itemCLR_CUSTO
15VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS

Nível Hierárquico: 3


Registro 5180: Abertura de Ficha 2C

Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 2C. A finalidade desta ficha é registrar os serviços consumidos e os materiais de propriedade do estabelecimento aplicados na industrialização de produtos para terceiros situados em território nacional, de modo que os insumos e o respectivo ICMS, assim destinados, sejam controlados destacadamente daqueles utilizados na produção própria.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5180".“5180”
02COD_ITEMCódigo do ItemCDU_PRODUT
03CUS_INISaldo inicial do Valor de custoCDU_CUSINI
04ICMS_INISaldo inicial do Valor ICMSCDU_ICMINI
05CUS_FIMSaldo final do Valor de custoCDU_VALCUS
06ICMS_FIMSaldo final do Valor ICMSCDU_VALICM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5185: Movimentação de Itens da Ficha 2C - Este registro demonstra as movimentações da ficha 2C.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5185".“5185”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
09INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
10COD_ITEMCódigo do item movimentadoCLR_PROD
11QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
12CUST_ITEMCusto do itemCLR_CUSTO
13VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS

Nível Hierárquico: 3

 

Registro 5190: Abertura de Ficha 2D

Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 2D. A finalidade desta ficha é apurar o valor dos insumos (combustível) consumidos na prestação de serviços de transporte, no âmbito do imposto, e o respectivo ICMS escriturado, quando o prestador é NÃO OPTANTE pelo benefício do crédito outorgado.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5190"“5190”
02COD_SERVCódigo da Ficha 2DF04_PROD
03CUSTO_FIMSoma no final do período do custoCDU_VALCUS
04ICMS_FIMSoma no final do período dos valores do ICMSCDU_VALICM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5195: Movimentação de Itens da Ficha 2D - Este registro demonstra as movimentações da ficha 2D.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5195"“5195”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
09COD_ITEMCódigo do itemCLR_PROD
10QUANTQuantidadeCLR_QTDE
11VLR_CUSTOValor do custoCLR_CUSTO
12VLR_ICMSValor do ICMSCLR_ICMS

Nível Hierárquico: 3


Registro 5210: Abertura de Ficha 2E

Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 2E. A finalidade desta ficha é acumular o custo e o respectivo ICMS dos insumos secundários e auxiliares para os quais haja dificuldade de identificação e alocação direta aos produtos produzidos, intermediários ou acabados.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5210"“5210”
02COD_ITEMCódigo da Ficha 2EF04_PROD

Nível Hierárquico: 2


Registro 5215: Movimentação dos Itens na Ficha 2E - Este registro demonstra as movimentações da ficha 2E.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5215"“5215”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
09INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
10COD_ITEMCódigo do itemCLR_PROD
11QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
12CUST_MERCCusto do itemCLR_CUSTO
13VL_ICMSValor do ICMSCLR_ICMS
14PERC_RATPercentual de rateio da Ficha 4CCLR_PERRAT/100

Nível Hierárquico: 3


Registro 5230: Abertura de Ficha 2F - Atualmente a ficha 2F não é tratada pelo sistema.


Registro 5235: Apuração do Percentual de Alocação de Custo do Período - Ficha 4B - Atualmente a ficha 2F não é tratada pelo sistema.


Registro 5240: Movimentação dos Itens na Ficha 2F - Atualmente a ficha 2F não é tratada pelo sistema.


Registro 5260: Abertura de Ficha 2G - Atualmente a ficha 2G não é tratada pelo sistema.


Registro 5265: Abertura de Ficha Técnica 5A - Atualmente a ficha 2G não é tratada pelo sistema.


Registro 5270: Apuração do Custo - Ficha Técnica 5A. - Atualmente a ficha 2G não é tratada pelo sistema.


Registro 5275: Movimentação de Itens da Ficha 2G - Atualmente a ficha 2G não é tratada pelo sistema.


Registro 5310: Abertura de Ficha 3A - Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 3A. A finalidade desta ficha é apurar o custo e o respectivo ICMS inclusos na movimentação de Produtos Acabados de produção do estabelecimento. Terá tratamento de Produto Acabado, o produto intermediário ou semi-elaborado resultante do processo de manufatura que venha a ser transferido para outro estabelecimento ou destinado à comercialização.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5310"“5310”
02COD_ITEMCódigo do itemF04_PROD
03QUANT_INISaldo inicial de quantidade do itemCDU_QTDINI
04CUS_INISaldo inicial do valor de custo do itemCDU_CUSINI
05ICMS_INISaldo inicial do valor do ICMS do itemCDU_ICMINI
06QUANT_FIMSaldo final de quantidade do itemCDU_QTDFIM
07CUS_FIMSaldo final do valor de custo do itemCDU_VALCUS
08ICMS_FIMSaldo final do valor do ICMS do itemCDU_VALICM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5315: Movimentação de Itens - Este registro demonstra as movimentações da ficha 3A.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5315".“5315”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09CÓD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
12QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
13CUST_MERCCusto do itemCLR_CUSTO
14VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS
15PERC_CRDOUTPercentual de Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_PCROUT
16VALOR_CRDOUTValor do Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_VCROUT
17VALOR_DESPValor do Crédito – Despesas OperacionaisCLR_VCRDSP

Nível Hierárquico: 3


Registro 5320: Devolução de Saída - Este registro demonstra as devoluções de saída, referente a ficha 3A.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5320"“5320”
02DT_SAIData da emissão do documento fiscal que acobertou a operação original do item devolvido.CLQ_DTORI
03TIP_DOCTipo do documento que acobertou a operação originalCLQ_TPDCOR
04SERSérie do documento que acobertou a operação originalCLQ_SERORI
05NUM_DOCNúmero do documento que acobertou a operação originalCLQ_DOCORI

Nível Hierárquico: 4


Registro 5325: Operações Geradoras de Crédito Acumulado - Este registro será gerado em todas as saídas das Fichas 3A, nos casos em que haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5325".“5325”
02COD_LEGALCódigo do Enquadramento Legal conforme registro 0300CLR_ENQLEG
03VALOR_OP_ITEMValor Total da Operação relativo ao itemCLR_SAIDA
04ICMS_GERA_ITEMCrédito Acumulado Gerado na Operação com o itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5330: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6A ou 6B - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6A e 6B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5330"“5330”
02VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
03ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
04ICMS_DEB_ITEMICMS debitado na operação de saída do itemCLR_ICMDEB

Nível Hierárquico: 5


Registro 5335: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6C ou 6D. - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6C e 6D.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5335"“5335”
02NUM_DECL_EXPNúmero da Declaração para Despacho de Exportação ou Declaração Simplificada de ExportaçãoCLR_NRDI
03COMP_OPERComprovação da Operação: 0 – Sim, 1 – NãoCLR_COMOPE
04SERV_COMUNValor do crédito dos serviços de comunicações relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 5

Informações Importantes: Para ficha 6D, os campos 02 e 04 deste registro não serão preenchidos, conforme solicita o manual.


Registro 5340: Dados da Exportação Indireta Comprovada - Fichas 5H - Este registro será gerado em caso de existir operação de exportação indireta comprovada, neste caso o campo 03- COMP_OPER do registro 5335 correspondente estará preenchido como 0-SIM.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5340"“5340”
02DATA_DOC_INDData de emissão do documento fiscal do exportadorCLW_DTDCEX
03NUM_DOC_INDNúmero do documento fiscal do exportadorCLW_NRDCEX
04SER_DOC_INDSérie do documento fiscal do exportadorCLW_SRDCEX
05NUM_DECL_EXP_INDNúmero da Declaração para Despacho de Exportação ou Declaração Simplificada de Exportação do estabelecimento exportadorCLW_NRDESP

Nível Hierárquico: 5


Registro 5350: Operações Não Geradoras de Crédito Acumulado – Ficha 6F - Este registro será gerado em todas as saídas da ficha 3A nos casos em que não haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5350"“5350”
02VALOR_OP_ITEMValor Total da operação de saída relativo ao itemCLR_SAIDA
03VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
04ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
05ICMS_DEB_ITEMICMS debitado da operação de saída do itemCLR_ICMDEB
06ICMS_OPER_ITEMICMS devido na operação de saída relativo ao itemCLR_ICMSDE
07ICMS_OPER_ITEM_CREDCrédito de ICMS na operação de saída relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5360: Abertura de Ficha 3B - Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 3B. A finalidade desta ficha é apurar o custo e o respectivo ICMS inclusos na movimentação das Mercadorias de Revenda no âmbito do imposto.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5360"“5360”
02COD_ITEMCódigo do itemF04_PROD
03QUANT_INISaldo inicial de quantidade do itemCDU_QTDINI
04CUS_INISaldo inicial do valor de custo do itemCDU_CUSINI
05ICMS_INISaldo inicial do valor do ICMS do itemCDU_ICMINI
06QUANT_FIMSaldo final de quantidade do itemCDU_QTDFIM
07CUS_FIMSaldo final do valor de custo do itemCDU_VALCUS
08ICMS_FIMSaldo final do valor do ICMS do itemCDU_VALICM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5365: Movimentação de Itens - Este registro demonstra as movimentações da ficha 3B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5315".“5365”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09NUM_DINúmero da DI ou DSICLR_NRDI
10CÓD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
11COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
12INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
13QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
14CUST_MERCCusto do itemCLR_CUSTO
15VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS
16PERC_CRDOUTPercentual de Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_PCROUT
17VALOR_CRDOUTValor do Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_VCROUT
18VALOR_DESPValor do Crédito – Despesas OperacionaisCLR_VCRDSP

Nível Hierárquico: 3


Registro 5370: IPI e Outros Tributos na Entrada - Este registro será gerado nas entradas das fichas 3B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5370"“5370”
02VAL_IPIValor do IPI, quando recuperávelCLR_IPI
03VAL_TRIBValor de outros tributos e contribuições não-cumulativosCLR_OUTROS

Nível Hierárquico: 4


Registro 5375: Devolução de Saída - Este registro demonstra as devoluções de saída, referente a ficha 3C.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5375"“5375”
02DT_SAIData da emissão do documento fiscal que acobertou a operação original do item devolvido.CLQ_DTORI
03TIP_DOCTipo do documento que acobertou a operação originalCLQ_TPDCOR
04SERSérie do documento que acobertou a operação originalCLQ_SERORI
05NUM_DOCNúmero do documento que acobertou a operação originalCLQ_DOCORI

Nível Hierárquico: 4


Registro 5380: Operações Geradoras de Crédito Acumulado - Este registro será gerado em todas as saídas das Fichas 3B, nos casos em que haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5380".“5380”
02COD_LEGALCódigo do Enquadramento Legal conforme registro 0300CLR_ENQLEG
03VALOR_OP_ITEMValor Total da Operação relativo ao itemCLR_SAIDA
04ICMS_GERA_ITEMCrédito Acumulado Gerado na Operação com o itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5385: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6A ou 6B - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6A e 6B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5385"“5385”
02VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
03ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
04ICMS_DEB_ITEMICMS debitado na operação de saída do itemCLR_ICMDEB

Nível Hierárquico: 5


Registro 5390: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6C ou 6D - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6C e 6D.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5390"“5390”
02NUM_DECL_EXPNúmero da Declaração para Despacho de Exportação ou Declaração Simplificada de ExportaçãoCLR_NRDI
03COMP_OPERComprovação da Operação: 0 – Sim, 1 – NãoCLR_COMOPE
04SERV_COMUNValor do crédito dos serviços de comunicações relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 5

Informações Importantes: Para ficha 6D, os campos 02 e 04 deste registro não serão preenchidos, conforme solicita o manual.

 

Registro 5395: Dados da Exportação Indireta Comprovada - Fichas 5H - Este registro será gerado em caso de existir operação de exportação indireta comprovada, neste caso o campo 03- COMP_OPER do registro 5390 correspondente estará preenchido como 0-SIM.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5395"“5395”
02DATA_DOC_INDData de emissão do documento fiscal do exportadorCLW_DTDCEX
03NUM_DOC_INDNúmero do documento fiscal do exportadorCLW_NRDCEX
04SER_DOC_INDSérie do documento fiscal do exportadorCLW_SRDCEX
05NUM_DECL_EXP_INDNúmero da Declaração para Despacho de Exportação ou Declaração Simplificada de Exportação do estabelecimento exportadorCLW_NRDESP

Nível Hierárquico: 5


Registro 5400: Operações Não Geradoras de Crédito Acumulado – Ficha 6F - Este registro será gerado em todas as saídas da ficha 3B nos casos em que não haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5400"“5400”
02VALOR_OP_ITEMValor Total da operação de saída relativo ao itemCLR_SAIDA
03VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
04ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
05ICMS_DEB_ITEMICMS debitado da operação de saída do itemCLR_ICMDEB
06ICMS_OPER_ITEMICMS devido na operação de saída relativo ao itemCLR_ICMSDE
07ICMS_OPER_ITEM_CREDCrédito de ICMS na operação de saída relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5410: Abertura de Ficha 3C - Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 3C. A finalidade desta ficha é registrar o custo e o respectivo ICMS agregados aos produtos industrializados para terceiros e transferidos da Ficha 2C, compreendendo os insumos próprios empregados e valores cobrados por industrializador contratado para execução de parte ou da totalidade da encomenda.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5360"“5410”
02COD_ITEMCódigo do itemF04_PROD
03QUANT_INISaldo inicial de quantidade do itemCDU_QTDINI
04CUS_INISaldo inicial do valor de custo do itemCDU_CUSINI
05ICMS_INISaldo inicial do valor do ICMS do itemCDU_ICMINI
06QUANT_FIMSaldo final de quantidade do itemCDU_QTDFIM
07CUS_FIMSaldo final do valor de custo do itemCDU_VALCUS
08ICMS_FIMSaldo final do valor do ICMS do itemCDU_VALICM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5415: Movimentação de Itens - Este registro demonstra as movimentações da ficha 3C.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5415".“5415”
02NUM_LANCNúmero do LançamentoCLR_NRLAN
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09CÓD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11INDIndicador do Movimento: 0 – Entrada, 1 – SaídaCLR_TPMOV
12QUANQuantidade do itemCLR_QTDE
13CUST_MERCCusto do itemCLR_CUSTO
14VL_ICMSValor do ICMS do itemCLR_ICMS
15PERC_CRDOUTPercentual de Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_PCROUT
16VALOR_CRDOUTValor do Crédito Outorgado relativo ao itemCLR_VCROUT
17VALOR_DESPValor do Crédito – Despesas OperacionaisCLR_VCRDSP

Nível Hierárquico: 3


Registro 5420: Devolução de Saída da Ficha - Este registro demonstra as devoluções de saída, referente a ficha 3C.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5420"“5420”
02DT_SAIData da emissão do documento fiscal que acobertou a operação original do item devolvido.CLQ_DTORI
03TIP_DOCTipo do documento que acobertou a operação originalCLQ_TPDCOR
04SERSérie do documento que acobertou a operação originalCLQ_SERORI
05NUM_DOCNúmero do documento que acobertou a operação originalCLQ_DOCORI

Nível Hierárquico: 4


Registro 5425: Operações Geradoras de Crédito Acumulado - Este registro será gerado em todas as saídas das Fichas 3C, nos casos em que haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5425".“5425”
02COD_LEGALCódigo do Enquadramento Legal conforme registro 0300CLR_ENQLEG
03VALOR_OP_ITEMValor Total da Operação relativo ao itemCLR_SAIDA
04ICMS_GERA_ITEMCrédito Acumulado Gerado na Operação com o itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5430: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6A ou 6B - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6A e 6B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5430"“5430”
02VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
03ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
04ICMS_DEB_ITEMICMS debitado na operação de saída do itemCLR_ICMDEB

Nível Hierárquico: 5


Registro 5435: Operações Geradoras Apuradas na Ficha 6C ou 6D - Este registro será gerado caso ocorra movimentos que geraram informações das fichas 6C e 6D.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5435"“5435”
02NUM_DECL_EXPNúmero da Declaração para Despacho de Exportação ou Declaração Simplificada de ExportaçãoCLR_NRDI
03COMP_OPERComprovação da Operação: 0 – Sim, 1 – NãoCLR_COMOPE
04SERV_COMUNValor do crédito dos serviços de comunicações relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 5

Informações Importantes: Para ficha 6D, os campos 02 e 04 deste registro não serão preenchidos, conforme solicita o manual.


Registro 5440: Operações Não Geradoras de Crédito Acumulado – Ficha 6F - Este registro será gerado em todas as saídas da ficha 3C nos casos em que não haja geração de crédito acumulado na operação.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5440"“5440”
02VALOR_OP_ITEMValor Total da operação de saída relativo ao itemCLR_SAIDA
03VALOR_BC_ITEMBase de Cálculo da operação de saída relativa ao itemCLR_VALBC
04ALIQ_ITEMAlíquota do ICMS da operação de saída relativa ao itemCLR_ALIQ
05ICMS_DEB_ITEMICMS debitado da operação de saída do itemCLR_ICMDEB
06ICMS_OPER_ITEMICMS devido na operação de saída relativo ao itemCLR_ICMSDE
07ICMS_OPER_ITEM_CREDCrédito de ICMS na operação de saída relativo ao itemCLR_CREDAC

Nível Hierárquico: 4


Registro 5550: Abertura da Ficha 5B - Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 5B. A finalidade desta ficha é controlar o quantitativo do material resultante das perdas normais e anormais do processo produtivo ou aquele decorrente de quebras de estoque (sucata, aparas, refugos, inservíveis, etc), por espécie ou tipo. Exemplo: na perda de latas de refrigerante, o material resultante correspondente será sucata de alumínio.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5550“5550”
02COD_MAT_RESCódigo do material resultante.F04_PROD
03SLD_QTD_INISaldo inicial da quantidade do material resultanteCDU_QTDINI
04SLD_QTD_FIMSaldo final da quantidade do material resultanteCDU_QTDFIM

Nível Hierárquico: 2


Registro 5555: Movimentação de Itens da Ficha 5B - Este registro demonstra as movimentações da ficha 5B.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5555”“5555”
02NUM_ORDNúmero de OrdemCLR_NRORD
03DT_MOVData da movimentaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05TIP_DOCTipo do documentoCLR_TPDOC
06SERSérie do documentoCLQ_SERIE
07NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
08CFOPCFOP da OperaçãoCLQ_CFOP
09COD_PARTCódigo do participanteCLR_PART
10COD_LANCCódigo do lançamentoCLR_CODLAN
11COD_ITEMCódigo do itemCLR_PROD
12QTD_MAT_RESQuantidade do material resultanteCLR_QTDE
13VLR_MAT_RESValor de saída do material resultanteCLR_SAIDA

Nível Hierárquico: 3


Registro 5590: Abertura da Ficha 5G - Este registro demonstra as informações de abertura da ficha 5G. A finalidade desta ficha é identificar os materiais componentes, as respectivas quantidades e os valores de custo e ICMS relativos a cada item de produto em elaboração registrado no sistema. Esta ficha será preenchida por ocasião do ingresso no sistema, paralisação definitiva da geração do crédito acumulado do imposto e ao final de cada ano calendário

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5590"“5590”
02COD_PROD_ELABCódigo do produto em elaboraçãoCLV_PROD

Nível Hierárquico: 2


Registro 5595: Inventário por material componente - Ficha 5G - Este registro demonstra os insumos de cada produto em elaboração demonstrado no registro 5590.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5595"“5595”
02COD_INSCódigo do insumoCLV_PRDINS
03QUANT_INSQuantidade do insumoCLV_QUANT
04CUST_INSCusto do insumoCLV_VALCUS
05ICMS_INSValor do ICMS do insumoCLV_VALICM

Nível Hierárquico: 3


Registro 5720: Prestações de serviço de transporte – Crédito Outorgado - ficha 6G - A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de prestação de serviços de transporte, iniciada neste Estado, realizada por empresa transportadora estabelecida em território paulista, optante pelo crédito outorgado, com hipótese de geração definida no inciso III do artigo 71 do RICMS/00.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5720"“5720”
02NUM_ORDNúmero de OrdemCLR_NRORD
03DT_MOVData da prestaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05CFOPCFOP da PrestaçãoCLQ_CFOP
06TIP_DOCTipo do documentoCLQ_TPDOC
07SERSérie do documento fiscalCLQ_SERIE
08NUM_DOCNúmero do documento fiscalCLQ_NRDOC
09COD_REMETCódigo do remetenteCLR_CODREM
10COD_DESTCódigo do destinatárioCLR_CODDST
11UF_INICIOUF de início do serviço de transporteCLR_UFINI
12UF_DESTINOUF de destino da mercadoriaCLR_UFDST
13COD_TOMADCódigo do tomador do serviço de transporteCLR_PART
14ALIQUOTAAlíquota do ICMS aplicável à prestaçãoCLR_ALIQ
15VR_NGER_TOTALNas prestações não geradoras de crédito acumulado, indicar o Valor Total da PrestaçãoCLR_VPRENG
16VR_NGER_ICMSNas prestações não geradoras de crédito acumulado, indicar o Valor do ICMS DebitadoCLR_ICMDEB
17VR_GER_TOTALNas prestações geradoras de crédito acumulado, indicar o Valor Total da PrestaçãoCLR_VPREGE
18VR_GER_SUBSTIndique o valor do ICMS devido pelo contribuinte substituto para fins de cálculo do Crédito Outorgado (Transportadora com opção regular).CLR_ICMST
19CRÉD_OUT_PROPValor do Crédito Outorgado relativo à prestação própriaCLR_VCROUT
20CRÉD_OUT_STValor do Crédito Outorgado relativo à prestação cujo pagamento do imposto está atribuído ao tomador do serviço (substituição tributária).CLR_CROUST
21CRÉD_AC_GERADOValor do Crédito Acumulado gerado na prestaçãoCLR_CREDAC
22ICMS_DEVIDOValor do ICMS devido na prestação própriaCLR_ICMSDE

Nível Hierárquico: 2



Registro 5725: Cadastro de veículo transportador rodoviário - ficha 5I - Este registro não é gerado pelo sistema.


Registro 5730: Prestações de serviço de transporte – Combustível e Redespacho - ficha 6H

A finalidade desta ficha é apurar o crédito acumulado do ICMS gerado em razão de prestação de serviços de transporte, iniciada neste Estado, realizada por empresa transportadora estabelecida em território paulista, que escriture seus créditos pelas entradas efetivas de insumos, com hipóteses de geração definidas no artigo 71 do RICMS/00.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5730"“5730”
02NUM_ORDNúmero de OrdemCLR_NRORD
03DT_MOVData da PrestaçãoCLQ_DATA
04HISTHistóricoCLR_HIST
05CFOPCFOP da PrestaçãoCLQ_CFOP
06TIP_DOCTipo do documentoCLQ_TPDOC
07SERSérie do documentoCLQ_SERIE
08NUM_DOCNúmero do documentoCLQ_NRDOC
09COD_REMETCódigo do remetenteCLR_CODREM
10COD_DESTCódigo do destinatárioCLR_CODDST
11UF_INICIOUF de início do serviço de transporteCLR_UFINI
12UF_DESTINOUF de destino da mercadoriaCLR_UFDST
13COD_TOMADCódigo do tomador do serviço de transporteCLR_PART
14COD_VEIC_PRINCCódigo de Identificação do principal Veículo Rodoviário Transportador-
15DIST_PERCDistância percorrida-
16COD_LEGALCódigo do Enquadramento LegalCLR_ENQLEG
17ALÍQUOTAAlíquota do ICMS aplicável à prestaçãoCLR_ALIQ
18VLR_PRESTValor da PrestaçãoCLR_VPRENG
19VLR_ICMS_DBValor do ICMS debitado pelo transportador na prestaçãoCLR_ICMDEB
20IND_RATEIOÍndice de RateioCLR_INDRAT
21VLR_CUSTOValor do custo de cada serviço de transporte prestadoCLR_UCUSTO
22VLR_ICMSValor do ICMS referente ao custo de cada serviço de transporte prestadoCLR_UICMS
23CRÉD_AC_GERADOValor do crédito acumulado gerado na prestação de serviço de transporteCLR_CREDAC
24ICMS_DEVIDOValor do ICMS devido na prestaçãoCLR_ICMSDE

Nível Hierárquico: 2

Informações Importantes: Os campos: 14-COD_VEIC_PRINC e 15- DIST_PERC


Registro 5990: Encerramento do Bloco 5 - Este registro demonstra o encerramento do bloco 5.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5590"“5590”
02QTD_LIN_CQuantidade total de linhas do Bloco 5-

Nível Hierárquico: 1


Bloco 9: Controle e Encerramento do Arquivo Digital


Registro 9001: Abertura do Bloco 9 - Este registro demonstra a abertura do bloco 9.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "9001"“9001”
02IND_MOVIndicador de Movimento:
00-Bloco com dados informados
01-Bloco sem dados informados
-

Nível Hierárquico: 1

Informações Importantes:: Campo 02 - IND_MOV: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.


Registro 9900: Registros do Arquivo - Este registro demonstra a quantidade de tipos de registros.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo “9900”“9900”
02REG_BLCRegistro que será totalizado no próximo campo-
03QTD_REG_BLCTotal de registros do tipo informado no campo anterior-

Nível Hierárquico: 1

Informações Importantes: Campo 02 - QTD_REG_BLC: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.


Registro 9990: Encerramento do Bloco 9 - Este registro demonstra o encerramento do bloco 9.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "5590"“5590”
02QTD_LIN_9Quantidade total de linhas do Bloco 9-

Nível Hierárquico: 1

Informações Importantes: Campo 02 - QTD_LIN_9: O preenchimento ocorre automaticamente através do processamento da rotina.


Registro 9999: Encerramento do Arquivo Digital - Este registro demonstra o encerramento do arquivo digital.

CampoDescriçãoPreenchimento
01REGTexto fixo contendo "9998"“9999”
02QTD_LINQuantidade total de linhas do arquivo digital-


14. EXEMPLOS


As orientações abaixo tem por objetivo descrever basicamente o conceito de crédito acumulado e demonstrar exemplos.


Crédito Acumulado

O crédito acumulado está previsto no Regulamento do ICMS com o objetivo de possibilitar as empresas que tem esse acumulo a utilizarem de maneira determinada na legislação e dar vazão a esses valores que muitas vezes são volumosos.

Como é formado o crédito acumulado

Considera-se créditos acumulados as situações previstas no artigo 71 do RICMS/2000.

- Alíquotas diversificadas em operações de entrada e de saída de mercadoria ou em serviços tomados ou prestados (Inciso I).

- Operação ou Prestação efetuada com redução de base de cálculo (Inciso II).

- Operação ou prestação realizada sem o pagamento do imposto, tais como isenção ou não incidência com manutenção de crédito, ou, ainda abrangida pelo regime jurídico da substituição tributária com retenção antecipada do imposto ou do diferimento (Inciso III).


Importante

O primeiro passo a ser realizado para começar a utilizar a Cat83 é fazer mapeamento de acordo com segmento da empresa, fazendo levantamento de cada etapa do processo de produção, o que deve ser considerado para CAT83 bem como e onde estes processos deverão ser demonstrados nas fichas e fluxos.


Cadastro de Códigos de Lançamento 

É necessário realizar o cadastro de todos os códigos de lançamentos que serão utilizados.

Exemplo: Código: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A



Cadastro de Enquadramento Legal 

Nas saídas de Produtos aonde ocorreu a formação do Crédito acumulado, é necessário identificar o dispositivo da legislação do ICMS que corresponde a hipótese de geração do crédito;.


Exemplo: Saídas sem Pagamento de Imposto - Exportação Indireta


Cadastro de Documento Interno

Este cadastro foi desenvolvido para identificar as movimentações internas (tabela SD3) no processamento da CAT83. Esta identificação será utilizada na geração do arquivo, no registro 0400.

Nesta rotina o usuário deverá definir código para as movimentações internas, pois a CAT exige um código identificando as diversas movimentações nas fichas. Para as movimentações com documento fiscal, o código utilizado será o próprio modelo do documento, porém como as movimentações internas não possuem documento fiscal, não teria um modelo para ser identificada. Por este motivo é necessário atribuir código de identificação mas estas movimentações.

Deverá ter um código para cada combinação de TM+CF.

Campos disponíveis no cadastro:

Código: Código de identificação da movimentação interna. Este código deverá ser definido pelo usuário, identificando as movimentações no processo de produção, como requisições, produções etc.

Descrição: Informe a descrição do código cadastrado;

TP Movimento: Indique o Tipo de Movimentação Interna para qual está atribuindo o Código;

Tipo RE/DE: Indique o Tipo de Requisição/Devolução da movimentação interna para qual está atribuindo o Código.

No processamento da apuração da CAT83, ao processar cada operação da tabela SD3 a rotina irá procurar na tabela CLZ um código considerando a combinação de D3_CF+D3_TM. O código e a descrição serão utilizadas na geração do arquivo, especificamente no registro 0400.

Exemplos:


Apontamento de Produção: Utilizando o Tipo de Movimento 001 e o Tipo RE/DE igual a PR0.


Requisição Manual: Utilizando o Tipo de Movimento 501 e o Tipo RE/DE igual a RE0.


Requisição Automática: Utilizando o Tipo de Movimento 501 e o Tipo RE/DE igual a RE1.


Devolução: Utilizando o Tipo de Movimento 003 e o Tipo RE/DE igual a DE0.

 

Saldos Iniciais
Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. 



Exemplo 1A, 2A, 3A - Processo Produtivo


Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. 



No exemplo a seguir, não teremos saldo inicial. Neste caso iremos comprar os produtos para depois utiliza-los


Compra de Insumos para poder realizar a produção.


É necessário utilizar uma TES com o código de lançamento adequado, no caso o código 701111 - Entrada de Insumo por aquisição. 



Notas de Entrada de Insumos 





 Processo de Produção


Estrutura de Produção



Para que  movimentações gravadas na tabela SD3 possam ter o código de lançamento da CAT83 devidamente gravados no campo D3_CODLAN, deve ser gravado as regras de preenchimento através da rotina FISA112. 


Abaixo demonstramos o cadastros das regras para a estrutura demonstrada anteriormente

Regra para quando ocorrer o apontamento de produção do produto “BOLO DE FUBA” – Este código de lançamento significa que o produto está saindo da ficha de produção “2A” e entrando na ficha de estoque de produtos acabados “3A”. 

Definição conforme manual: 213151 - Transferência das unidades finalizadas de um produto para estoque de produtos acabados - Ficha 2A para 3A.

Veja que como se trata de "Apontamento de Produção" não é necessário informar o Insumo, deve ser informado apenas o Produto Acabado.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “ACUÇAR” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.





Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “FARINHA” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo. 



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “FERMENTO” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “FUBA” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo. 



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “LEITE” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.  



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “MARGARINA” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “OLEO” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”. 

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “OVOS” para produzir o “BOLO DE FUBA”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo. 



Ordem de Produção



Requisições Efetuadas


Apontamento de Produção

 

Como as regras foram cadastradas anteriormente, o campos D3_CODLAN foi preenchido:


Processo de Produção com Produto Intermediário

Estrutura de Produção


Para que  movimentações gravadas na tabela SD3 possam ter o código de lançamento da CAT83 devidamente gravados no campo D3_CODLAN, deve ser gravado as regras de preenchimento através da rotina FISA112. 

Abaixo demonstramos o cadastros das regras para a estrutura demonstrada anteriormente

Regra para quando ocorrer o apontamento de produção do produto “BOLO PRESTIGIO” – Este código de lançamento significa que o produto está saindo da ficha de produção “2A” e entrando na ficha de estoque de produtos acabados “3A”.

Definição conforme manual: 213151 - Transferência das unidades finalizadas de um produto para estoque de produtos acabados - Ficha 2A para 3A.

Veja que como se trata de "Apontamento de Produção" não é necessário informar o Insumo, deve ser informado apenas o Produto Acabado.



Regra para quando ocorrer o apontamento do Produto Intermediário “PRESTIGIO”. Este código indica que o produto está saindo da ficha “2A” e está entrando na ficha “1A”.

Definição conforme manual: 213151 - Transferência das unidades finalizadas de um produto para estoque de produtos acabados - Ficha 2A para 3A.

Veja que como se trata de "Apontamento de Produção" não é necessário informar o Insumo, deve ser informado apenas o Produto Intermediário. 



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “LEITE” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo. 



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “FARINHA” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.




Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “FERMENTO” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.
Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “OVOS” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.


Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “OLEO” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “MARGARINA” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.
Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do Produto “ACUÇAR” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.
Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Regra para quando ocorrer a requisição do PI “PRESTIGIO” para produzir o “BOLO PRESTIGIO”. Este código de lançamento indica que o insumo está saindo da ficha “1A” e está entrando na ficha “2A”.

Definição conforme manual: 112121 - Requisição de estoque da Ficha 1A para produto ou ordem de fabricação - Ficha 1A para 2A.

Veja que como se trata de Requisição de Insumo, é necessário informar o Código do Produto Acabado e o Insumo Requisitado, o código nesta situação é referente ao Insumo.



Ordem de Produção

Produto Principal

Produto Intermediário



Requisições

Produto Intermediário

Produto Principal

 
Apontamentos

Produto Intermediário

Produto Principal

Como as regras foram cadastradas anteriormente, o campos D3_CODLAN foi preenchido:


Crédito Acumulado


O Crédito de ICMS ocorre quando ocorre a saída do produto, podendo se enquadrar nas seguintes fichas:


6A -Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, I do RICMS (Alíquotas Diversificadas).

6B - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, II do RICMS (Redução da Base de Cálculo).

6C - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto- Exportação).

6D - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto - Zona Franca de Manaus).

6E - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto - Demais Casos).

6F - Demonstrativo das Operações não Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS.

6G - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte - Crédito Outorgado.

6H - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte - Combustível e Redespacho.


Exemplos de saídas:

Ficha 6A - Alíquotas Diversificadas

Código de Lançamento: 317771 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado – operação geradora de crédito acumulado pela aplicação de alíquotas diversificadas


Nota de Saída

Apuração da Cat83 - Ficha 6A


O Valor do Crédito Acumulado foi de R$ 5,90. Como chegar a este valor?

Quando  um insumo é requisitado na produção, ocorre a saída da ficha 1A e uma entrada na ficha 2A.

De acordo com o manual da Cat83,  quando ocorre a saída o valor de ICMS e Custo da Ficha 1A é obtido pela média mensal ponderada fixa.


Fórmula da média mensal ponderada fixa.


Custo unitário da saída =         Custo Inicial + Σ Custo das Entradas          

                                        Quantidade inicial + Σ Quantidade das Entradas

ICMS unitário da saída =           ICMS Inicial + Σ ICMS das Entradas            

                                        Quantidade inicial + Σ Quantidade das Entradas


Insumos utilizados para o produto Bolo de Fubá e o valor da Média Ponderada Fixa do Custo e ICMS de cada um dos Insumos:


Açúcar

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Farinha

Custo 

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 164.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 164.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,28

ICMS 

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 36.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 36.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,72


Fermento

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Fubá

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Leite 

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 184.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 184.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,69

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 40.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 40.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,81

Considerando que foi requisitado 100 unidades do "Leite" para fazer o produto "Bolo de Fubá", temos os seguintes valores:

Custo: R$ 3,69 * 100 = R$ 369,00

ICMS: R$ 0,81 * 100 = R$ 81,00


Margarina

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 184.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 184.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,69

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 40.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 40.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,81


Óleo

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54

Considerando que foi requisitado 100 unidades do "Óleo" para fazer o produto "Bolo de Fubá", temos os seguintes valores:


Ovos

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 41.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 41.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,82

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 9.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 9.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,18


Valores para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo de Fubá":

Custo: R$ 21,32 - Soma do custo unitário de cada Insumo detalhado anteriormente

ICMS: R$ 4,68   - Soma do ICMS unitário de cada Insumo detalhado anteriormente

Foi realizada uma saída com 5 unidades do produto "Bolo de Fubá"

Custo para 5 unidades: R$ 21,32 * 5 = R$ 106,60

ICMS para 5 Unidades: R$  4,68 * 5 = R$ 23,40

ICMS debitado na operação de saída com 5 Unidades: R$ 17,50


Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 23,40 – 17,50 = R$ 5,90


Ficha 6B - Redução de Base de Cálculo


Código de Lançamento: 317772 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado - operação geradora de crédito acumulado efetuada com redução de base de cálculo


Nota de Saída

Apuração da Cat83 - Ficha 6B

 O Valor do Crédito Acumulado foi de R$ 3,60 Como chegar a este valor?

Insumos utilizados para o produto Bolo de Prestigio e o valor da Média Ponderada Fixa do Custo e ICMS de cada um dos Insumos


Produto Acabado


Açúcar

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Farinha

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 164.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 164.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,28

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 36.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 36.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,72


Fermento

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Leite 

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 184.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 184.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,69

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 40.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 40.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,81


Margarina

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 184.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 184.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,69

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 40.500,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 40.500,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,81


Óleo

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 123.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 123.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 2,46

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 27.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 27.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,54


Ovos

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 41.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 41.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,82

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 9.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 9.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,18


Produto Intermediário


Coco Ralado

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 164.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 164.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 3,28

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 36.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 36.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,72


Leite Moça

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 205.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 205.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 4,10

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 45.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 45.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,90


Valores para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo Prestigio":

Custo: R$ 26,24 - Soma do custo unitário de cada Insumo detalhado anteriormente

ICMS: R$ 5,76   - Soma do ICMS unitário de cada Insumo detalhado anteriormente

Foi realizada uma saída com 5 unidades do produto "Bolo de Fubá"

Custo para 5 unidades: R$ 26,24 * 5 = R$ 131,2

ICMS para 5 Unidades: R$  5,76 * 5 = R$ 28,8

ICMS debitado na operação de saída com 5 Unidades: R$ 25,20

Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 28,8 – 25,20 = R$ 3,60


Ficha 6C - Exportação - Saída sem pagamento do Imposto

Código de Lançamento: 317773 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado – operação geradora de crédito acumulado - exportação



Nota de Saída


Complementos de Exportação


Apuração da Cat83 - Ficha 6C


O Valor do Crédito Acumulado foi de R$ 28,80 Como chegar a este valor?

De acordo com os cálculos demonstrados anteriormente, sabemos que para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo Prestigio" temos os seguintes valores

Custo: R$ 26,24 

ICMS: R$ 5,76   

Foi realizada uma saída com 5 unidades do produto "Bolo de Fubá"

Custo para 5 unidades: R$ 26,24 * 5 = R$ 131,2

ICMS para 5 Unidades: R$  5,76 * 5 = R$ 28,80

ICMS debitado na operação de saída com 5 Unidades: R$ 0,00

Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 28,80 – 0,00 = R$ 28,80


Ficha 6D - Zona Franca de Manaus - Saída sem pagamento do Imposto

Código de Lançamento: 317774 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado - operação geradora de crédito acumulado - ZFM


Nota de Saída

Apuração da Cat83 - Ficha 6D

O Valor do Crédito Acumulado foi de R$ 52,20 Como chegar a este valor?


De acordo com os cálculos demonstrados anteriormente, sabemos que para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo Prestigio" e do "Bolo de Fubá" temos os seguintes valores:


Bolo Prestigio

Custo: R$ 26,24 

ICMS: R$ 5,76  


Bolo de Fubá

Custo: R$ 21,32 

ICMS: R$ 4,68   

Foi realizada uma saída com 5 unidades de cada produto

Custo para 5 unidades: (R$ 26,24 + R$ 21,32) * 5 = R$ 237,80

ICMS para 5 Unidades: (R$  5,76 + R$ 4,68)  * 5 = R$ 52,20

ICMS debitado na operação de saída: R$ 0,00


Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 52,20 – 0,00 = R$ 52,20


Ficha 6E - Demais Casos - Saída sem pagamento do Imposto

Código de Lançamento: 317775 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado - operação geradora de crédito acumulado - outras saídas sem o pagamento do imposto


Nota de Saída

Apuração da Cat83 - Ficha 6E


O Valor do Crédito Acumulado foi de R$ 25,56 Como chegar a este valor?


De acordo com os cálculos demonstrados anteriormente, sabemos que para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo Prestigio" e do "Bolo de Fubá" temos os seguintes valores:

Bolo Prestigio

Custo: R$ 26,24 

ICMS: R$ 5,76  

Bolo de Fubá

Custo: R$ 21,32 

ICMS: R$ 4,68   

Foi realizada uma saída com 5 unidades de cada produto

Custo: (R$ 26,24 * 2) + (R$ 21,32 * 3) = R$ 116,44

ICMS:  (R$  5,76 * 2 ) + (R$  4,68 * 3)  = R$ 25,56

ICMS debitado na operação de saída: R$ 0,00

Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 25,56 – 0,00 = R$ 25,56


Ficha 6F - Operações não geradoras de Crédito Acumulado

Código de Lançamento: 317776 - Apuração do Custo e ICMS do produto acabado - operação não geradora de crédito acumulado


Nota de saída


Apuração da Cat83 - Ficha 6F


De acordo com os cálculos demonstrados anteriormente, sabemos que para se Produzir 1 Unidade do produto "Bolo Prestigio"  temos os seguintes valores:

Bolo Prestigio

Custo: R$ 26,24 

ICMS: R$ 5,76 

Foi realizada uma saída com 5 unidades de cada produto

Custo: R$ 26,24 * 5 = R$ 131,20

ICMS:  R$  5,76 * 5   = R$ 28,80

ICMS debitado na operação de saída: R$ 36,00

Crédito Acumulado de ICMS

ICMS obtido na fabricação do produto – ICMS debitado na saída = R$ 28,80 – R$ 36,00= R$ -7,20.

Veja que o valor ficou negativo, pois o Débito foi maior que o Crédito de ICMS, quanto ocorre esta situação será considerado na ficha 6F, independente do código de lançamento que estiver definido na Tes da NF de saída, caso fique negativo o sistema altera o código de lançamento da NF para 317776 e define coloca o valor na ficha 6F.


Exemplo 1B - Controle de Valores Agregados na Industrialização por outro Estabelecimento


Segundo o manual da Cat83 a finalidade da ficha 1B é acumular o custo e o respectivo ICMS do valor cobrado pelo estabelecimento industrializador relativo à industrialização efetuada por encomenda e distribuídos aos diferentes produtos resultantes por ocasião do retorno. O valor cobrado pelo industrializador compreende o serviço prestado e o do material empregado no processo industrial. Segue abaixo um exemplo de geração da ficha 1B.


Estrutura do Produto que será industrializado por encomenda


Vamos considerar que os produtos INSUMO1 e INSUMO2 são os produtos enviados na Industrialização efetuado por terceiros,

O produto 1B, será o serviço efetuado pela empresa que realizou o beneficiamento.


Nota de Remessa para Industrialização

Não foi utilizado código de lançamento, pois já será utilizado ao realizar a produção.


Nota de Retorno de Industrialização

Utilizado o código de lançamento apenas para o produto referente ao Serviço Prestado, que no caso é o código 701213 - Valor cobrado pelo industrializador referente ao serviço empregado no processo industrial.


Este código faz com que o serviço seja contemplado na ficha 1B


Ordem de Produção para a ficha 2B


Requisições 

Insumos enviados para serem utilizados na Industrialização.

Foi utilizado o código de lançamento 112221 - Alocação do custo da saída de insumos destinados à industrialização em outro estabelecimento - Ficha 1A para 2B



Requisição do serviço de beneficiamento

Foi utilizado o código de lançamento 122223 - Alocação do serviço cobrado pelo industrializador para produto em elaboração - Ficha 1B para 2B.


Julian

Apontamento de Produção


Foi utilizado o código 221142 - Transferência de produto semi elaborado industrializado em outro estabelecimento para estoque de materiais - Ficha 2B para 1A. Para este caso, como o produto 2B se trata de um pproduto intermediário, que será utilizado como Insumo em outra produção, então o apontamento foi feito para a ficha 1A, no entanto o produto poderia ter outro destino.



Demonstração do Fluxo e dos códigos de lançamento utilizados.


Apuração da Cat83




A apuração está zerada, pois não houve saídas


Relatório demonstrando que as Fichas 1B e 2B foram concluídas.



Geração do Arquivo




Arquivo Gerado com os registros 5060 e 5065.


5060: ABERTURA DA FICHA 1B

5065: MOVIMENTAÇÃO DE ITENS DA FICHA 1B




Exemplo 2B - Processo Produtivo - Industrialização em outro estabelecimento


Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. 


No exemplo a seguir, não teremos saldo inicial. Neste caso iremos comprar os produtos para depois envia-los para industrialização em outro estabelecimento.


Produtos Utilizados

Produto que será Industrializado em outro estabelecimento.


Insumos que serão enviados para serem utilizados na Industrialização.



Compra de Insumos


Na compra dos Insumos foi utilizado o código de lançamento 701111 que segundo o manual se refere a Entrada de Insumo por aquisição ou transferência. O código de lançamento é informado no cadastro da TES utilizada.



Nota de Remessa para Industrialização

Não foi utilizado código de lançamento, pois já será utilizado ao realizar a produção.


Ordem de Produção


Nota de Retorno de Industrialização

Sem utilizar código de Lançamento, pois os mesmos serão informados na requisição dos Insumos. Informando a Ordem de Produção.



Requisições 

Insumos enviados para serem utilizados na Industrialização.

Foi utilizado o código de lançamento 112221 - Alocação do custo da saída de insumos destinados à industrialização em outro estabelecimento - Ficha 1A para 2B




Apontamento de Produção

Foi utilizado o código 223151 - Transferência das unidades finalizadas de um produto industrializado em outro estabelecimento para estoque de produtos acabados - Ficha 2B para 3A.



Apuração 


Relatório demonstrando os movimentos


Geração do Arquivo

Arquivo Gerado




Validação





Exemplo 2C - Processo Produtivo - Industrialização para outro estabelecimento


Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. 

No exemplo a seguir, não teremos saldo inicial. Neste caso iremos receber os insumos que serão utilizados na produção para outro estabelecimento.


Produto que será fabricado

Insumos que serão utilizados



Recebimento dos Insumos

Utilizado o código de lançamento 701111 que se refere a Entrada de Insumo por aquisição ou transferência. O código foi definido na TES utilizada.


Estrutura de Produção


Ordem de Produção


Requisições dos Insumos

Foi utilizado o código de lançamento 112321 que se refere a  Requisição de estoque da Ficha 1A para industrialização de encomenda feita para outro estabelecimento - Ficha 1A para 2C




Apontamento de Produção

Utilizado o código de lançamento 233353 que se refere a Transferência do Custo e ICMS do Valor Agregado na industrialização para terceiros para a Ficha 3C



Saída do Produto 

Utilizado o código de lançamento 337772 referente a Apuração do Custo e ICMS na industrialização para outro estabelecimento - operação geradora de crédito acumulado efetuada com redução de base de cálculo. O código foi definido na TES utilizada.



Apuração

Relatório



Geração do Arquivo

Arquivo Texto



Validação


Exemplo 2F - Distribuição do Custo e ICMS do Insumo conjunto - Método do Preço de Saída


Segundo o manual da Cat83 a ficha 2F tem por finalidade receber o custo incorrido e o respectivo ICMS relativo a um determinado insumo conjunto transferido para a produção no período, num único processo, e distribuí-los aos diferentes co-produtos ou subprodutos resultantes com base no método do preço de saída conforme apurado na Ficha 4B “Apuração do Índice de Alocação do Custo e ICMS do Insumo Conjunto ao Co-Produto ou Subproduto Resultante”. Insumo conjunto é aquele insumo comum que a partir dele podem ser produzidos dois ou mais produtos, distintamente diferentes, dentro de um mesmo processo de produção. 

Trazendo este conceito para dentro do Protheus, a ficha 2F se encaixa no processo de Desmontagem que pode ser realizado através da rotina MATA242.

Para exemplificar utilizaremos 4 produtos:

1º - PROD INTEIRO que no caso, será o produto a ser desmontado.

2º - PROD PARTE1 que será parte do produto desmontado.

3º - PROD PARTE2 que será parte do produto desmontado.

4º - PROD PARTE3 que será parte do produto desmontado.


Ficha 4B


Precisamos definir o Preço Médio para os CoProdutos/Subprodutos citado através da rotina FISA107.


.



Códigos de lançamento

Antes de fazer qualquer coisa, precisamos configurar as regras de gravação dos códigos de lançamentos.


Código para o Produto Inteiro

Foi utilizado o código de lançamento 112621 que se refere a Requisição de insumo conjunto para produção de dois ou mais produtos dentro de um mesmo processo produtivo.


Código para as partes do produto desmontado.

Foi utilizado o código de lançamento 261142 que se refere a Transferência de co-produto ou subproduto para estoque de materiais - Ficha 2F para 1A.




Saldo Inicial

Para se desmontar o Produto Inteiro, ele precisa ter tido uma entrada, no caso foi realizado a compra do mesmo e também existia um saldo inicial na tabela CDU.

Foi utilizado na compra o código de lançamento 701111  que se refere a Entrada de Insumo por aquisição ou transferência.


Saldo na tabela CDU


Desmontagem


Códigos de Lançamentos gravados na SD3


Apuração da Cat83


Atenção não teve crédito acumulado, pois não foi realizado vendas que tivessem acumulo do crédito, por isso os valores a seguir estão zerados.




Relatório 



Arquivo 



Registros da ficha 2F

REGISTRO 5230: ABERTURA DE FICHA 2F

REGISTRO 5235: APURAÇÃO DO PERCENTUAL DE ALOCAÇÃO DE CUSTO DO PERÍODO FICHA 4B

REGISTRO 5240: MOVIMENTAÇÃO DOS ITENS NA FICHA 2F


Detalhes dos valores do Registro 5232:

Campo 1: Texto fixo contendo "5235"

Campo 2: Código do co-produto

Campo 3: Quantidade de Co-Produto resultante do Insumo conjunto no período.

Campo 4: Preço Médio de Saída do Co-Produto

Campo 5: Valor Projetado das Saídas de cada CoProduto * Quantidade

Parte1 - 100,00 * 3 = 300,00

Parte2 - 200,00 * 3 = 600,00

Parte4 - 300,00 * 3 = 900,00

Campo 6: Percentual de alocação do custo e ICMS do insumo-conjunto para o co-produto obtido na coluna 5 da Ficha 4B:  

Valor total dos três produtos resultantes: R$ 1800,00

Valor produto Parte1 / Valor Total dos Produtos Resultantes: 300/1800: 0,166667

Valor produto Parte2 / Valor Total dos Produtos Resultantes: 600/1800: 0,333333

Valor produto Parte3 / Valor Total dos Produtos Resultantes: 900/1800: 0,500000


Validação do arquivo


Arquivo Modelo


Exemplo 3B - Revenda


Para dar início ao processamento da CAT83, é necessário definir os valores iniciais de cada produto/ficha, de quantidade, valor de custo e ICMS, para que as fichas possam ser geradas. 


No exemplo a seguir, não teremos saldo inicial. Neste caso iremos comprar os produtos para depois fazer a venda.

Compra de Insumos.

É necessário utilizar uma TES com o código de lançamento adequado, no caso o código 703211 - Entrada de Mercadoria para Revenda por aquisição ou transferência

Quando  um produto é vendido, ocorre a saída da ficha 3B e uma entrada em uma das fichas do módulo 6.

6A -Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, I do RICMS (Alíquotas Diversificadas).
6B - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, II do RICMS (Redução da Base de Cálculo).
6C - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto- Exportação).
6D - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto - Zona Franca de Manaus).
6E - Demonstrativo das Operações Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS - Artigo 71, III do RICMS (Saídas sem o pagamento do Imposto - Demais Casos).
6F - Demonstrativo das Operações não Geradoras de Crédito Acumulado do ICMS.
6G - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte - Crédito Outorgado.
6H - Demonstrativo das Prestações de Serviço de Transporte - Combustível e Redespacho.


De acordo com o manual da Cat83,  quando ocorre a saída da ficha 3B o valor de ICMS e Custo  é obtido pela média mensal ponderada fixa.


Fórmula da média mensal ponderada fixa.


Custo unitário da saída =         Custo Inicial + Σ Custo das Entradas          
                                        Quantidade inicial + Σ Quantidade das Entradas

ICMS unitário da saída =           ICMS Inicial + Σ ICMS das Entradas            
                                        Quantidade inicial + Σ Quantidade das Entradas


Demonstração do cálculo para cada um dos produtos

Maionese

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 250.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 250.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 5,00

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 45.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 45.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,90


Suco de Limão

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 250.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 250.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 5,00

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 45.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 45.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,90


Suco de Uva

Custo

Saldo Inicial Custo: R$ 0,00

Somatório de Custo das Entradas: R$ 250.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

Custo unitário da saída =  (0 + R$ 250.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 5,00

ICMS

Saldo Inicial ICMS: R$ 0,00

Somatório de ICMS das Entradas: R$ 45.000,00

Quantidade Inicial: 0

Somatório da quantidade de Entradas: 50.000

ICMS unitário da saída = (0+ R$ 45.000,00) / (0 + 50.000) = R$ 0,90


Ficha 6A - Alíquotas Diversificadas

Código de Lançamento: 327771 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação geradora de crédito acumulado pela aplicação de alíquotas diversificadas

Nota de saída



Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 2 ) – (R$ 0,7 * 2) = R$ 0,40

Apuração da Cat83 - Ficha 6A


Ficha 6B - Redução de Base

Código de Lançamento: 327772 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação geradora de crédito acumulado efetuada com redução de base de cálculo


Nota de Saída


Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 5 ) – (R$ 0,728 * 5) = R$ 0,86

Apuração da Cat83 - Ficha 6B


Ficha 6C - Exportação

Código de Lançamento: 327773 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação geradora de crédito acumulado - exportação

Nota de saída



Complementos


Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 5 ) – (R$ 0 * 5) = R$ 4,50

Apuração da Cat83 - Ficha 6C


Ficha 6D - Zona Franca

Código de Lançamento: 327774 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação geradora de crédito acumulado - ZFM

 Nota de Saída


Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 2 ) – (R$ 0 * 2) = R$ 1,80

Apuração da Cat83 - Ficha 6D


Ficha 6E - Isenção - Demais Casos

Código de Lançamento: 327775 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação geradora de crédito acumulado - outras saídas sem o pagamento do imposto

Nota de Saída


Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 2 ) – (R$ 0 * 2) = R$ 1,80

Apuração da Cat83 - Ficha 6E


Ficha 6F - Operações não geradoras de Crédito Acumulado

Código de Lançamento: 327776 - Apuração do Custo e ICMS da mercadoria de revenda - operação não geradora de crédito acumulado

Nota de Saída


Crédito Acumulado 

ICMS obtido na compra do Produto – ICMS debitado na saída = (R$ 0,9 * 2 ) – (R$ 1,4 * 2) = R$ -1,00

Veja que o valor ficou negativo, pois o Débito foi maior que o Crédito de ICMS, quanto ocorre esta situação será considerado na ficha 6F, independente do código de lançamento que estiver definido na TES da NF de saída, caso fique negativo o sistema altera o código de lançamento da NF para 317776 e define coloca o valor na ficha 6F.




15. INFORMAÇÕES TÉCNICAS


RotinaDescrição
MATA010 Produtos
MATA020 Fornecedores
MATA030 Clientes
MATA080 Tipos de Entrada/Saída
MATA460 Documento de Saída
MATA103 Documento de Entrada
MATA016 Saldo de Crédito ICMS CAT83
MATA023Código de Lançamento CAT83
FISA108Apuração CAT83
MATA026 Amarração Ficha x Código Lcto.CAT83
MATA027 Cód. Enquadramento Legal CAT83
MATA910 Nota Fiscal Manual de Entrada
MATA920 Nota Fiscal Manual de Saída
FISA112Regras por Código Lançamento
FISA106Identificação Documento Interno
FISA107Rateios CAT83
FISA111Inventário Ficha 5G - CAT83
FISA110Ajustes Cod. Lançamentos



CAT83 – CAT83
CAT83R – Relatório CAT83 Analítico

Criação de Perguntas no arquivo SX1 - Cadastro de Perguntas:


Pergunte FSA103


Pergunte

Data Final:   

Grupo

FSA103

Ordem

1

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Data Final:   

Grupo

FSA103

Ordem

2

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Versão:   

Grupo

FSA103

Ordem

3

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Pergunte

Finalidade:   

Grupo

FSA103

Ordem

4

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

Diretório:   

Grupo

FSA103

Ordem

5

Tipo

Caracter

Tamanho

50

Pergunte

Arquivo:   

Grupo

FSA103

Ordem

6

Tipo

Caracter

Tamanho

50

Pergunte

Opcao Crd. Outorgado: 

Grupo

FSA103

Ordem

7

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

IE Gerador Crd.:

Grupo

FSA103

Ordem

8

Tipo

Caracter

Tamanho

12

Pergunte

Seleciona Filial

Grupo

FSA103

Ordem

9

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

Gera Inventário

Grupo

FSA103

Ordem

10

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

Gera todos Produtos

Grupo

FSA103

Ordem

11

Tipo

Caracter

Tamanho

1



Pergunte FSA108

Pergunte

Data Inicial:             

Grupo

FSA108  

Ordem

01

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Data Final:             

Grupo

FSA108  

Ordem

02

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Livro:          

Grupo

FSA108  

Ordem

03

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

Seleciona Filial?      

Grupo

FSA108  

Ordem

04

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Pergunte

Gera Inventario?    

Grupo

FSA108  

Ordem

05

Tipo

Caracter

Tamanho

1


Pergunte FISA110


Pergunte

Data Inicial:    

Grupo

FISA110

Ordem

01

Tipo

Data

Tamanho

8

HelpInforme a data Inicial para processamento dos códigos de lançamentos CAT83

Pergunte

Data Final:     

Grupo

FISA110

Ordem

02

Tipo

Data

Tamanho

8

HelpInforme a data final para processamento dos códigos de lançamentos CAT83.

Pergunte

Seleciona Filiais?     

Grupo

FISA110

Ordem

03

Tipo

Caracter

Tamanho

1

HelpSeleciona Filiais?
Opções1=Sim;2=Não

Pergunte

Grv Doc.Entrada?     

Grupo

FISA110

Ordem

04

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Help

Informe se processa registros de Documentos de Entradas (SD1)

Opções1=Sim;2=Não

Pergunte

Grv Doc.Saídas?     

Grupo

FISA110

Ordem

05

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Help

Informe se processa registros de Documentos de Saídas (SD2)

Opções1=Sim;2=Não

Pergunte

Sobrepõe?

Grupo

FISA110

Ordem

06

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Help 

Informe se processa registros de Documentos de Saídas (SD2).

Opções 

1=Sim;2=Não



Pergunte FISR100

Pergunte

Data Inicial

Grupo

FISR100

Ordem

1

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Data Final

Grupo

FISR100

Ordem

2

Tipo

Data

Tamanho

8

Pergunte

Tipo de Relatório

Grupo

FISR100

Ordem

3

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Opções

Sintético;
Analítico;
Resumo;
Fichas Compl.



Pergunte MTA016

Pergunta

Data Inicial:

Grupo

MTA016

Ordem

01

Tipo

D

Tamanho

08

Pergunta

Data Final:

Grupo

MTA016

Ordem

02

Tipo

D

Tamanho

08


Criação de Tabelas no arquivo SX2

Chave

Nome

Modo

PYME

CDUSaldos Iniciais - CAT83CE

CLP

Identificação do Participante CAT83

C

E

CLQ

Identificação da Nota CAT83

C

E

CLR

Tabela de Movimentação da CAT83

C

E

CLT

Rateios CAT83

C

E

CLU

CAT83 Ficha 5A

C

E

CLV

CAT83 Ficha 5G

C

E

CLW

CAT83 Ficha 5H

C

E

CLX

CAT83 Ficha 5I

C

E

CLZ

Tipo de Documento Interno CAT83

C

E

F01

Rateios-CAT83

C

E

F04

Cabeçalho Ficha CAT83

C

E

F06

Regras CAT83

C

E

F0H

Log Saldos - CAT83

CE

Criação de Campos no arquivo SX3


Tabela CCV - Código de Enquadramento Legal

Campo

CCV_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CCV_CODLEG

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Legal

Descrição

Cod.Enq.Legal

Help

Informe o código de enquadramento legal.

Campo

CCV_CODDES

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Desc.

Descrição

Código Descrição

Help

Código da descrição:
01=Inc.I-Op.Interest.aliq.7%;
02=Inc.I-Op.Interest.aliq.12%;
03=Inc.I-Op.Internas aliq.7%;
04=Inc.I-Op.Internas;
05=Inc.I-Outras;
06=Inc.II-Red.Base.Calc.;
07=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-Exp.;
08=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-Ex.Ind.;
09=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-ZF Man.;
10=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-Difer.;
11=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-Isenção;
12=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-ST;
13=Inc.III-Saíd.s/pagto imp.-Outras.

Campo

CCV_ANEXO

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Anexo

Descrição

Anexo

Help

Informe o Anexo

Campo

CCV_ARTIG

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Artigo

Descrição

Artigo

Help

Informe o Artigo.

Campo

CCV_INCIS

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Inciso

Descrição

Inciso

Help

Informe o inciso.

Campo

CCV_ALIN

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Alínea

Descrição

Alínea

Help

Informe a alínea.

Campo

CCV_PARAG

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Parágrafo

Descrição

Parágrafo

Help

Informe o parágrafo.

Campo

CCV_ITEM

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Item

Descrição

Item

Help

Informe o item.

Campo

CCV_LETRA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Letra

Descrição

Letra

Help

Informe a Letra.

Campo

CCV_OBSER

Tipo

Caracter

Tamanho

100

Decimal

0

Formato

@!

Título

Observação

Descrição

Observação

Help

Informe a observação


Tabela SB1 - Cadastro de Produtos


Campo

B1_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Cat83

Descrição

Código Lançamento CAT83

Help

Código do Lançamento padrão para CAT83


Tabela SC6 - Itens do Pedido de Vendas


Campo

C6_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Cat83

Descrição

Código Lançamento CAT83

Help

Código do Lançamento padrão para CAT83


Tabela SD1 - Itens do Documento de Entrada

Campo

D1_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Cat83

Descrição

Código Lançamento CAT83

Help

Código do Lançamento padrão para CAT83


Tabela SD2 - Itens do Documento de Saída

Campo

D2_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Cat83

Descrição

Código Lançamento CAT83

Help

Código do Lançamento padrão para CAT83


Tabela SF4 - Tipos de Entrada e Saída

Campo

F4_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod.Cat83

Descrição

Código Lançamento CAT83

Help

Código do Lançamento padrão para CAT83


Tabela CDU - Saldo Cat83

Campo

CDU_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CDU_PERIOD

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Decimal

0

Formato

@!

Título

Per(AAAAMM)

Descrição

Período de Apuração (AAAA)

Help

Informe o período de apuração no formato(AAAAMM)

Campo

CDU_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Ficha Cat83

Help

Informe a ficha Cat83 a que este saldo se refere

Campo

CDU_PRODUT

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Produto

Descrição

Produto

Help

Produto

Campo

CDU_QTDINI

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Sld. Qtd. In

Descrição

Saldo Inicial (Quantidade)

Help

Saldo (Quantidade) Inicial.

Campo

CDU_QTDFIM

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999 

Título

Sld. Qtd. Fi

Descrição

Saldo Final (Quantidade)

Help

Saldo (Quantidade) Final.

Campo

CDU_CUSINI

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Sld. Custo I

Descrição

Sld. Custo I

Help

Saldo Inicial de Custo.

Campo

CDU_VALCUS

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Sld Custo

Descrição

Sld Custo

Help

Informe o saldo de Custo do produto

Campo

CDU_ICMINI

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Sld. ICMS In

Descrição

Saldo Inicial de ICMS

Help

Saldo Inicial de ICMS

Campo

CDU_VALICM

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Sld ICMS

Descrição

Sld ICMS

Help

Informe o saldo de ICMS do produto


Tabela CLP - Identificação do Participante CAT83

Campo

CLP_FILIAL

Tipo

Caractere

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLP_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Processamento

Campo

CLP_IDPART

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id Part.

Descrição

Id Participante

Help

Id do Participante

Campo

CLP_FLPART

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial Part

Descrição

Filial Part

Help

Filial do Participante

Campo

CLP_COD

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Cod Part

Descrição

Código do participante

Help

Código do Participante

Campo

CLP_LOJA

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Loja Part

Descrição

Loja do Participante

Help

Loja do Participante

Campo

CLP_TPPART

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Tp Part.

Descrição

Tipo Participante

Opções

1=Fornecedor;2=Cliente;3=Transportadora

Help

Tipo do Participante


Tabela CLQ - Identificação da Nota CAT83

Campo

CLQ_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLQ_IDNF

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id Nf.

Descrição

Id Nota Fiscal

Help

Id da Nota Fiscal

Campo

CLQ_DATA

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Data

Descrição

Data da Movimentação

Help

Data da Movimentação

Campo

CLQ_TPDOC

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Tp Documento

Descrição

Tipo do Documento

Help

Tipo do Documento

Campo

CLQ_CFOP

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

CFOP

Descrição

CFOP da Operação

Help

CFOP da Operação

Campo

CLQ_TPMOV

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Tp Movimento

Descrição

Tipo de Movimento

Opções

S=Saída;E=Entrada

Help

Tipo da movimentação: S=Saída;E=Entrada

Campo

CLQ_TIPO

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Tipo da NF

Descrição

Tipo da NF

Help

Tipo da NF

Campo

CLQ_SERIE

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Série

Descrição

Série do Documento

Help

Série do Documento

Campo

CLQ_NRDOC

Tipo

Caracter

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Num Docto.

Descrição

Número do Documento

Help

Número do Documento

Campo

CLQ_ITEM

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Formato

@!

Título

Num. Item

Descrição

Número do Item

Help

Número do item do Documento

Campo

CLQ_DTORI

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Data Ori.

Descrição

Data Mov. Ori

Help

Data Mov. NF original

Campo

CLQ_TPDCOR

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Tp. NF Ori

Descrição

Tp. NF Ori

Help

Tp. NF Original

Campo

CLQ_SERORI

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Série Ori

Descrição

Série Doc Ori

Help

Série Doc Original

Campo

CLQ_DOCORI

Tipo

Caracter

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Item Orig.

Descrição

Número do Item Original

Help

Número do item do Documento Original


Tabela CLR - Identificação do Participante CAT83

Campo

CLR_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help


Campo

CLR_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Processamento

Campo

CLR_PROD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Cod. Produto

Descrição

Código do Produto

Help

Código do Produto

Campo

CLR_PRDMOV

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prod. Mov.

Descrição

Prod. Movimentado

Help

Prod. Movimentado nas fichas

Campo

CLR_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Identificação da Ficha

Help

Identificação do número da Ficha na CAT83

Campo

CLR_IDNF

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id NF

Descrição

Id da Nota Fiscal

Help

Id da Nota Fiscal

Campo

CLR_PART

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Cod Part.

Descrição

Cod Participante/Tomador

Help

Código do Participante ou do Tomador

Campo

CLR_CODREM

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Cod Part.

Descrição

Cod Participante/Tomador

Help

Código do Participante ou do Tomador

Campo

CLR_CODDST

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id Dest

Descrição

Id do Destinatário

Help

Código do Destinatário

Campo

CLR_NRLAN

Tipo

Numérico

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Num. Lancto.

Descrição

Número de Lançamento

Help

Número de lançamento

Campo

CLR_NRORD

Tipo

Numérico

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Num. Ordem

Descrição

Número da Ordem

Help

Número da ordem, identificando de forma unívoca a operação

Campo

CLR_HIST

Tipo

Caracter

Tamanho

50

Formato

@!

Título

Histórico

Descrição

Histórico da Movimentação

Help

Número da ordem, identificando de forma unívoca a operação

Campo

CLR_FILMOV

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial Orig.

Descrição

Filial de Origem'

Help

Filial de Origem do movimento

Campo

CLR_ARMAZ

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Armazém

Descrição

Armazém

Help

Armazém

Campo

CLR_NUMSEQ

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Sequencial

Descrição

Número Sequencial

Help

Número Sequencial para Rastreabilidade na SD3

Campo

CLR_UFINI

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

UF Origem

Descrição

UF de Origem

Help

UF de origem do serviço de transporte

Campo

CLR_UFDST

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

UF Destino

Descrição

UF de Destino

Help

UF de destino da Mercadoria

Campo

CLR_TPRD

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Tp. Requis.

Descrição

Tipo de Requisição

Help

Tipo de Requisição para Rastreabilidade na SD3

Campo

CLR_NRDI

Tipo

Caracter

Tamanho

12

Formato

@!

Título

Número da DI

Descrição

Número da DI

Help

Número da DI ou DSI

Campo

CLR_CODLAN

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Cod. Lanc.

Descrição

Código do Lançamento

Help

Código do Lançamento da CAT83

Campo

CLR_TABMOV

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Tab. Origem

Descrição

Tabela de Origem

Help

Tabela de Origem do Movimento

Campo

CLR_CODORI

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Cod. Origem

Descrição

Código da Ficha de Origem

Help

Código da Ficha de Origem Destino

Campo

CLR_UNID

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Unidade

Descrição

Unidade

Help

Unidade

Campo

CLR_ENQLEG

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Formato

@!

Título

Enq. Legal

Descrição

Enquad. Legal

Help

Código do Enquadramento Código do Enquadramento

Campo

CLR_DESPAC

Tipo

Caracter

Tamanho

12

Formato

@!

Título

Nro. Desp.

Descrição

Nro. Desp.

Help

Número do Despacho

Campo

CLR_COMOPE

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Comp. Oper.

Descrição

Comprovação Operação

Opções

1=Sim;2=Não

Help

Comprovação da operação

Campo

CLR_VEICUL

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Cod. Veic

Descrição

Código Veículo

Help

Código Veículo

Campo

CLR_KM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

KM Perc.

Descrição

KM Percorrido

Help

KM Percorrido

Campo

CLR_INDRAT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Índice Rat

Descrição

Índice Rateio

Help

Índice Rateio

Campo

CLR_FOCORR

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!


Título

Ficha Perda

Descrição

Ficha Perda

Help

Ficha onde ocorreu a perda

Campo

CLR_TPDOC

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Tp Documento

Descrição

Tipo do Documento

Help

Tipo do Documento

Campo

CLR_TPMOV

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Mov.entre Fichas

Descrição

Mov.entre Fichas

Opções

S=Saida;E=Entrada;F=Dev.Compra; G=Dev.Venda;D=Estorno(Ent);
H=Estorno(Sai)

Help

Movimentação entre Fichas

Campo

CLR_IDCAB

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id Cabec'

Descrição

Id do Cabeçalho

Help

Id do Cabeçalho da Ficha

Campo

CLR_ICMS

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Vl. ICMS

Descrição

Valor do ICMS

Help

Valor do ICMS

Campo

CLR_CUSTO

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Vl. CUSTO

Descrição

Valor do CUSTO

Help

Valor do CUSTO

Campo

CLR_UICMS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Unit ICMS

Descrição

Valor Unitário do ICMS

Help

Valor Unitário do ICMS

Campo

CLR_IPI

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Valor IPI

Descrição

Valor de IPI

Help

Valor de IPI

Campo

CLR_OUTROS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vl Outros

Descrição

Valor de Outros

Help

Valor de Outros Impostos

Campo

CLR_QTDE

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Quantidade

Descrição

Valor de Outros

Help

Quantidade da movimentação

Campo

CLR_QTDECP

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Coo Prod.

Descrição

Quantidade Coo Produto

Help

Quantidade Coo Produto

Campo

CLR_PERCCJ

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Perc. Custo

Descrição

Percentual Custo

Help

Percentual de Custo conjunto

Campo

CLR_SAIDA

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vl. Saída

Descrição

Valor de Saída

Help

Valor de Saída

Campo

CLR_VCROUT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred.Out.

Descrição

Crédito Outorgado

Help

Valor do Crédito Outorgado

Campo

CLR_VCRDSP

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred Desp

Descrição

Crédito Despesas

Help

Valor do Crédito Despesas Operacionais

Campo

CLR_VCRCOM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred Comun

Descrição

Crédito Comunicação

Help

Valor do Crédito de Serviço de Comunicação

Campo

CLR_ICMCMP

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

ICMS Comp

Descrição

ICMS Comprovado

Help

Valor do ICMS Comprovado

Campo

CLR_ICMSDE

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

ICMS Devido

Descrição

ICMS Devido

Help

Valor do ICMS Devido

Campo

CLR_VPRENG

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Tot Oper NG

Descrição

Total Operação Não Ger.

Help

Não Geradoras - Valor Total da Operação

Campo

CLR_ICMDEB

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

ICMS Debit

Descrição

ICMS Debitado

Help

Não Geradoras - Valor  ICMS Debitado p/ Prestador

Campo

CLR_VPREGE

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Tot Oper

Descrição

Total da Operação

Help

Geradoras - Valor Total da Operação

Campo

CLR_ICMST

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Tot Oper

Descrição

Total da Operação

Help

Geradoras - ICMS devido Contribuinte Substituto

Campo

CLR_VCROUT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred.Out Prp

Descrição

Crédito Outorgado Próprio

Help

Valor do Crédito Outorgado Prestações Próprias

Campo

CLR_CROUST

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred.Out ST

Descrição

Crédito Outorgado ST

Help

Valor do Crédito Outorgado Prestações com ST

Campo

CLR_VALBC

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Base Cálc.

Descrição

Base de Cálculo

Help

Valor de Base de Cálculo do Item

Campo

CLR_PCROUT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Perc. Out.

Descrição

Percentual Outorgado

Help

Percentual aplicável ao Crédito Outorgado

Campo

CLR_TOTICM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Tot. ICMS

Descrição

Total do ICMS

Help

Valor total do ICMS

Campo

CLR_CREDAC

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Cred. Acum.

Descrição

Crédito Acumulado

Help

Valor do Crédito Acumulado Gerado

Campo

CLR_ALIQ

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Alíquota

Descrição

Alíquota

Help

Alíquota

Campo

CLR_PERRAT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Perc. Rat.

Descrição

Percentual Rateio

Help

Percentual de Rateio.

Campo

CLR_ORIDES

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Orig./Dest.

Opções

O=Origem;D=Destino

Descrição

Origem/Destino

Help

Indica se informações são referente a origem ou destino nas fichas da CAT83. O=Origem D=Destino


Tabela CLT - Rateios - Cat83

Campo

CLT_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLT_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Processamento

Campo

CLT_PRDDST

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prod Dest

Descrição

Produto Destino

Help

Código do Produto de Destino

Campo

CLT_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Identificação da Ficha

Help

Identificação do número da Ficha na CAT83

Campo

CLT_PERRAT

Tipo

Numérico

Tamanho

6

Decimal

2

Formato

@E 999.99

Título

Perc. Rat.

Descrição

Percentual Rateio

Help

Percentual de Rateio.

Campo

CLT_VALCUS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vl. CUSTO

Descrição

Valor do CUSTO

Help

Valor do CUSTO

Campo

CLT_VALICM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vl. ICMS

Descrição

Valor do ICMS

Help

Valor do ICMS

Campo

CLT_INSUMO

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Insumo

Descrição

Código Insumo

Help

Código do Insumo

Campo

CLT_QTDE

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Quantidade

Descrição

Quantidade

Help

Quantidade da movimentação

Campo

CLT_PRCUNI

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Prec Med Uni

Descrição

Preço Unitário Médio

Help

Valor do Preço Unitário Médio

Campo

CLT_VLPRJS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Vl Projetado

Descrição

Valor Projetado

Help

Valor Projetado das Saídas

Campo

CLT_PEATIC

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Perc. Insu.

Descrição

Percentual Insumo

Help

Percentual de Atribuição do Insumo Conjunto


Tabela CLU - Ficha 5A - Cat83


Campo

CLU_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLU_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Processamento

Campo

CLU_PROD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prod Acabado

Descrição

Produto Acabado

Help

Produto acabado

Campo

CLU_PRDINS

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prod Insumo

Descrição

Produto Insum

Help

Produto Insumo

Campo

CLU_UNID

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Unidade

Descrição

Unidade

Help

Unidade

Campo

CLU_QUANT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Qtde. Prod.

Descrição

Qtde Produto Concluído

Help

Quantidade de Produto Concluído no Período

Campo

CLU_QTDINS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Qtde. Insumo

Descrição

Qtde Insumo utilizado

Help

Quantidade de Insumo utilizado no Período

Campo

CLU_QTDUNT

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Insumo Uni.

Descrição

Qtde Insumo Unidade

Help

Quantidade de Insumo utilizado por unidade de Produto

Campo

CLU_UNTCUS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Custo Unit

Descrição

Custo Unitário

Help

Valor unitário do Custo

Campo

CLU_VALCUS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Total Custo

Descrição

Custo Total do Insumo

Help

Valor do Custo Total do Insumo por unidade de Produto

Campo

CLU_UNTICM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

ICMS Unit

Descrição

ICMS Unitário

Help

Valor Unitário do ICMS do Insumo

Campo

CLU_VALICM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Total ICMS

Descrição

ICMS Total do Insumo

Help

Valor Total do ICMS do Insumo por unidade de Produto

Campo

CLU_PERDA

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Perda

Descrição

Perda Normal

Help

Perda Normal

Campo

CLU_GANHO

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Ganho

Descrição

Ganho Normal

Help

Ganho Normal



Tabela CLV - Ficha 5G - Cat83

Campo

CLV_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help


Campo

CLV_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Decimal

0

Formato


Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Movimentação

Campo

CLV_PROD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Prod. Elab.

Descrição

Produto em Elaboração

Help

Código do Produto em Elaboração

Campo

CLV_PRDINS

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Cod. Insumo

Descrição

Código do Insumo

Help

Código do Insumo

Campo

CLV_QUANT

Tipo

Caracter

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Qtd. Insumo

Descrição

Quantidade de Insumo

Help

Quantidade de Insumo

Campo

CLV_VALCUS

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

Custo Insumo

Descrição

Valor Custo do Insumo

Help

Valor do Custo do Insumo

Campo

CLV_VALICM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

2

Formato

@E 99,999,999,999.99

Título

ICMS Insumo

Descrição

Valor do ICMS do Insumo

Help

Valor do ICMS do Insumo


Tabela CLW - Ficha 5A - Cat083

Campo

CLW_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLW_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período da Movimentação

Campo

CLW_PROD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Cod. Produto

Descrição

Código do Produto

Help

Código do Produto

Campo

CLW_NRLAN

Tipo

Numérico

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Num. Lancto.

Descrição

Número de Lançamento

Help

Número de Lançamento

Campo

CLW_NRDOC

Tipo

Numérico

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Doc. Rem.

Descrição

Documento de Remessa

Help

Número do documento de remessa

Campo

CLW_SERIE

Tipo

Numérico

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Série

Descrição

Série do Documento de Remessa

Help

Série do Documento de Remessa

Campo

CLW_DTDCEX

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Dt Doc Exp

Descrição

Data Doc Exportador

Help

Data do Documento Fiscal do Exportador

Campo

CLW_NRDCEX

Tipo

Caracter

Tamanho

9

Formato

@!

Título

Doc. Exp

Descrição

Documento do Exportador

Help

Número do Documento do Exportador

Campo

CLW_NRDESP

Tipo

Caracter

Tamanho

12

Formato

@!

Título

Nro. Desp.

Descrição

Nro. Desp.

Help

Número da Declaração para Despacho de Exportação


Tabela CLZ- Tipo de Documento Interno CAT83

 

Campo

CLZ_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

CLZ_CODIGO

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@9

Título

Código

Descrição

Código Ident. Documento

Help

Código de Identificação de Documento referente as movimentações internas

Campo

CLZ_DESC

Tipo

Caracter

Tamanho

50

Formato

@!

Título

Descrição

Descrição

Descrição do Código

Help

Descrição do Código de Identificação do Documento

Campo

CLZ_TM

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@9

Título

TP Movimento

Descrição

Tipo de movimento

Help

Tipo de Movimentação Interna.

Campo

CLZ_CF

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Formato

@!

Título

Tipo RE/DE

Descrição

Tipo de Requisicao/devolu

Help

Tipo de Requisição e/ou Devolução.



Tabela F01 - Rateios - Cat083

Campo

F01_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

F01_PERIOD

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período de Processamento (MM/AAAA)

Campo

F01_PRODUT

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Produto

Descrição

Produto

Help

Código do Produto

Campo

F01_PERRAT

Tipo

Numérico

Tamanho

6

Formato

@E 999.99

Decimal

2

Título

Perc. Rat.

Descrição

Percentual Rateio

Help

Percentual de Rateio.

Campo

F01_PRCM

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Formato

@E 99,999,999,999.99

Decimal

2

Título

Prç. Médio

Descrição

Prç. Médio

Help

Preço Médio

Campo

F01_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Ficha

Opções

1=4A;2=4B;3=4C

Help

Indique a Ficha para qual a informação deverá ser considerada



Tabela F04 - Cabeçalhos Ficha Cat083

Campo

F04_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

F04_PERIOD

Tipo

Data

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Período

Descrição

Período da Movimentação

Help

Período da Movimentação

Campo

F04_PROD

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prod. Ficha

Descrição

Produto da Ficha

Help

Código do Produto

Campo

F04_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Identificação da Ficha

Help

Identificação do número da Ficha na CAT83

Campo

F04_ID

Tipo

Caracter

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Id Cabec

Descrição

Id do Cabeçalho

Help

Id do Cabeçalho da Ficha

Campo

F04_STATUS

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Status

Descrição

Status

Opções

1=Concluído;2=Não Concluído

Help

Status da Ficha

Campo

F04_PROC

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Processa

Descrição

Controle Processamento

Opções

1=Sim;2=Não

Help

Controle interno de Processamento da ficha

Campo

F04_FATORI

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Fator ICMS

Descrição

Fator cálculo ICMS

Help

Fator/Alíquota/MMPF para cálculo do ICMS

Campo

F04_FATORC

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Fator Custo

Descrição

Fator cálculo Custo

Help

Fator/Alíquota/MMPF para cálculo do Custo

Campo

F04_OBSER

Tipo

Caracter

Tamanho

60

Formato

@!

Título

Observação

Descrição

Observação da Ficha

Help

Observação/detalhe da Ficha

Campo

F04_QTDE

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

8

Formato

@E 99,999.99999999

Título

Quantidade

Descrição

Quantidade

Help

Quantidade referente ao produto do cabeçalho

Campo

F04_STATUS

Tipo

Caracter

Tamanho

1

Formato

@!

Título

Status

Descrição

Status

Opções

1=Concluído;2=Não Concluído

Help

Status da Ficha


Tabela F06 - Regras de Preenchimento

 

Campo

F06_FILIAL

Tipo

Caractere

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

F06_REGRA

Tipo

Caractere

Tamanho

2

Formato

@!

Título

Hipótese

Descrição

Hipótese

Help

Este campo define a regra de movimentação

Campo

F06_PRODEL

Tipo

Caractere

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Prd.Elaborado

Descrição

Prd.Elaborado

Help

Neste campo deve ser informado o produto que será elaborado.

Campo

F06_DPRDEL

Tipo

Caractere

Tamanho

60

Formato

@!

Título

Desc.Prd.Elaborado

Descrição

Desc.Prd.Elaborado

Help

Neste caso será demonstrado a descrição do produto elaborado.

Campo

F06_CODINS

Tipo

Caractere

Tamanho

15

Formato

@!

Título

Cód.Insumo

Descrição

Cód.Insumo

Help

Neste campo será informado o código do Insumo.

Campo

F06_DINSUM

Tipo

Caractere

Tamanho

60

Formato

@!

Título

Desc.Insumo

Descrição

Desc.Insumo

Help

Neste campo será informado o código do Insumo.

Campo

F06_CODLAN

Tipo

Caractere

Tamanho

6

Formato

@!

Título

Cod. Lanc.

Descrição

Código do Lançamento

Help

Código do Lançamento da CAT83.


Tabela F0H - Log de Saldos

 

Campo

F0H_FILIAL

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Formato

@!

Título

Filial

Descrição

Filial do Sistema

Help

Filial do Sistema

Campo

F0H_ID    

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Chave

Descrição

Chave

Help

Chave do Registro

Campo

F0H_TABORI

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Tab.Ori

Descrição

Tabela Original

Help

Tabela que originou os dados

Campo

F0H_RECTAB

Tipo

Caracter

Tamanho

10

Decimal

0

Formato

@!

Título

Recno Ori

Descrição

Recno Ori

Help

Recno da tabela que originou os dados

Campo

F0H_FICHA

Tipo

Caracter

Tamanho

2

Decimal

0

Formato

@!

Título

Ficha

Descrição

Ficha

Help

Ficha

Campo

F0H_NF    

Tipo

Caracter

Tamanho

9

Decimal

0

Formato

@!

Título

Num Docto

Descrição

Numero do Documento

Help

Numero do Documento

Campo

F0H_SERIE

Tipo

Caracter

Tamanho

3

Decimal

0

Formato

@!

Título

Série

Descrição

Série do Documento

Help

Série do Documento

Campo

F0H_DATA

Tipo

Caracter

Tamanho

8

Decimal

0

Formato

@!

Título

Data

Descrição

Data de Emissão

Help

Data de Emissão

Campo

F0H_FORNEC

Tipo

Caracter

Tamanho

30

Decimal

0

Formato

@!

Título

Fornecedor

Descrição

Fornecedor da NF

Help

Fornecedor da NF

Campo

F0H_ITEM  

Tipo

Caracter

Tamanho

4

Decimal

0

Formato

@!

Título

Num. Item

Descrição

Número do Item

Help

Número do item do Documento

Campo

F0H_PRODUT

Tipo

Caracter

Tamanho

15

Decimal

0

Formato

@!

Título

Produto

Descrição

Produto

Help

Código do Produto

Campo

F0H_QTD

Tipo

Numérico

Tamanho

14

Decimal

6

Formato

@E 9,999,999.999999

Título

Quantidade

Descrição

Quantidade

Help

Quantidade encontrada na Busca

Campo

F0H_ICMS  

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Vl. ICMS

Descrição

Valor do ICMS

Help

Valor do ICMS encontrado

Campo

F0H_CUSTO

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Vl. CUSTO

Descrição

Valor do CUSTO

Help

Valor do CUSTO encontrado

Campo

F0H_CUSOLD

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Custo Ant.

Descrição

Valor do CUSTO Ant.

Help

Valor do CUSTO Antes da alteração

Campo

F0H_CUSNEW

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Custo

Descrição

Novo Vl. Custo

Help

Valor do Custo

Campo

F0H_ICMOLD

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

ICMS Ant.

Descrição

Valor do ICMS Ant.

Help

Valor do ICMS Antes da alteração

Campo

F0H_ICMNEW

Tipo

Numérico

Tamanho

18

Decimal

6

Formato

@E 99,999,999,999.999999

Título

Vl. ICMS    

Descrição

Novo Vl. ICMS                                    

Help

Novo Vl. do ICMS   

Campo

F0H_LGNOME

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Log Nome

Descrição

Log Nome

Help

Log de Alteração - Nome

Campo

F0H_LGDATA

Tipo

Caracter

Tamanho

20

Decimal

0

Formato

@!

Título

Log Data

Descrição

Log Data

Help

Log de Alteração - Data


Parâmetros criados na SX6


Nome da Variável

MV_CAT8309

Tipo

Caracter

Descrição

Utiliza portaria CAT83

Valor Padrão

.T.

ObservaçãoParâmetro criado para habilitar a utilização da CAT83.

Caso esteja preenchido com .T., o campo código de lançamento (refere-se aos códigos da tabela 6.1 - Tabela de Codificação dos Lançamentos do Manual de Orientação de Formação do Arquivo Digital CAT83) será habilitado nas rotinas de notas fiscais e movimentação de estoque.

Nome

MV_ELCAT83

Tipo

Caracter

Descrição

Define o cód. do enquadramento legal da operação, por estado, conforme a tabela CCV.  

Valor Padrão

SP0001/MG0002/SC0003
Observação

Deverá ser informado a sigla do estado + o código do enquadramento conforme cadastro na tabela CCV, sem os espaços. 

Exemplo: SP0001MG0002SC0003

Nome

MV_DPCAT83

Tipo

Numérico

Descrição

Define como será a descrição do produto no registro 0200 da Cat83.

Opções: 0-D1_DESC;1-B1_COD+B1_DESC;2-B1_DESC+B1_COD

Valor Padrão

0

 

Nome

MV_LOGFAC

Tipo

Lógico

Descrição

Define se grava os dados dos cadastros considerados para formar o valor sugerido pelo facilitador, referente a rotina MATA016.

Valor Padrão

.F.

Nome da Variável

MV_ENECT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento de Energia Elétrica nas fichas da CAT083.

Valor Padrão

ENECAT083

Nome da Variável

MV_1BCT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento da ficha 1Bda CAT83.

Valor Padrão

1BCAT083

Nome da Variável

MV_1ECT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento da ficha 1E da CAT83.

Valor Padrão

1ECAT083

Nome da Variável

MV_2DCT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento da ficha 2D da CAT83.

Valor Padrão

2DCAT083

Nome da Variável

MV_COMCT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento do Controle de Serviço de Comunicações da CAT83

Valor Padrão

COMCAT083

Nome da Variável

MV_GGFCT83

Tipo

Caracter

Descrição

Código de produto genérico para processamento do Gastos Gerais de Fabricação nas fichas da CAT083.

Valor Padrão

GGFCAT083

Atenção

Os produtos definidos nos parâmetros MV_1BCT83, MV_1ECT83, MV_2DCT83, MV_COMCT83 e MV_GGFCT83 precisam estar cadastrados na tabela SB1

Nome da Variável

MV_UTENC83

Tipo

Caracter

Descrição

Utilização da Energia Elétrica no processamento da CAT83. 1-Requisições realizadas, 2-GGF, 3-Transporte

Valor Padrão

2

Nome da Variável

MV_CAT8301

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o código de movimentação e descrição para operações automáticas da ficha 1E para 2D Estas informações serão geradas no registro 0400

Valor Padrão

Vazio

Nome da Variável

MV_CAT8302

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o código de movimentação e descrição para operações automáticas da ficha 1C para 2D Estas informações serão geradas no registro 0400

Valor Padrão

Vazio

Nome da Variável

MV_CAT8303

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o código de movimentação e descrição para operações automáticas da ficha 1C para 2E Estas informações serão geradas no registro 0400

Valor Padrão

Vazio

Nome da Variável

MV_CAT8304

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o código de movimentação e descrição para saídas automáticas da ficha 2E. Estas informações serão geradas no registro 0400

Valor Padrão

Vazio

Nome da Variável

MV_CAT8305

Tipo

Caracter

Descrição

Informe o código de movimentação e descrição para entradas na Ficha 5B. Estas informações serão geradas no registro 0400 

Valor Padrão

Vazio

Importante

Os parâmetros MV_CAT8301, MV_CAT8302, MV_CAT8303, MV_CAT8304 e MV_CAT8305 deverão ser preenchidos com código de 3 dígitos e a descrição separados por ponto e vírgula ( ; ).

Exemplo:   888;Descrição teste

Nome da Variável

MV_RTCAT83

Tipo

Lógico

Descrição

Define se os rateios da Cat83 serão definidos e gravados automaticamente ou se o usuário irá definir manualmente. 

Valor Padrão

.F.

 

Nome da Variável

MV_REQAUT

Tipo

Caracter

Descrição

Verifica se o sistema deve ou  não  gerar requisições automáticas (baseado no empenho) na produção.

A -> Gera automático, D -> Digita requisições.     

Valor

Deve estar como A.

Importante

Para o processamento da CAT83 é imprescindível que o parâmetro MV_REQAUT esteja com valor A. Este parâmetro já existia antes da criação da CAT83.

Nome da Variável

MV_LIMSLDF

Tipo

Numérico

Descrição

Informe a variação percentual, que definirá um limite para zerar saldos finais na tabela CDU.

Valor Padrão

0.001

Importante

A variação percentual expressa a diferença entre ambos valores, na forma de uma porcentagem relativa ao primeiro valor. Em casos genéricos, nos quais V1 representa um valor anterior ou inicial e V2 representa o posterior ou final, a variação percentual pode ser encontrada através da equação ((V2-V1)/V1 × 100).

Este percentual será utilizado caso o saldo final de um produto/ficha fique com valor fracionado, pois devido a quantidade de casas decimais utilizadas e diversos cálculos, podem ocorrer pequenas variações nos valores.

Exemplo:

V1 - Total de Entradas: R$ 540,998249

V2 - Total de Saídas:    R$ 540,99826

Diferença entre Entradas e Saídas: -0,000011

Aplicando a fórmula: ((V2-V1)/V1 × 100) = ((540,99826-540,998249)/540,998249 × 100) = 0,00000203

Conforme exemplo demonstrado, será efetuada a seguinte verificação:  Se o resultado da fórmula for menor ou igual ao valor definido no parâmetro, o saldo será zerado, caso contrário o valor zerá gravado como saldo final na tabela CDU.

Consulta Padrão - SXB


PesquisaCCV1
AliasCCV

Tipo

Caracter

Seqüência

01

Coluna

CCV_CODLEG

Descrição

Cod.Enquad.Legal
ContémCCV->CCV_CODLEG

 

Índices - SIX


ÍndiceCCV
Ordem1

Chave

CCV_FILIAL+CCV_CODLEG

Descrição

Cod.Legal

Propriedade

S