01. VISÃO GERAL

Esta documentação visa apresentar como realizar as configurações para segmentação de dados dentro dos dispositivos para explorá-lo de forma mais eficiente e que possibilite a melhor experiência aos usuários.  

O Clock-in possui produtos que possuem características especificas conforme a necessidade dos clientes. Os dispositivos móveis tem evoluído a cada dia com tecnologias cada vez mais avançadas, mas temos que levar em consideração que possuem limitações de hardware (disco, processador, memória) e conectividade (wi-fi ou 4G) quando comparados com notebooks e desktops. Desta forma, definir a melhor configuração do Clock-in para explorá-lo da melhor forma é primordial para uma melhor experiência aos funcionários. 

A configuração envolve os seguintes passos:

  • Dispositivos que serão de uso individual e coletivo 
  • Avaliação de como realizar a segregação de informações na estrutura de dispositivos da organização. Esta avalição requer definição de uma regra de restrição da lista de funcionários dentro do dispositivo e o parâmetro separador de imagens. Por exemplo, pode ser utilizada as informações de filial, estado, seção e grupo de seção para realizar essas configurações.

02. DISPOSITIVOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS 

Independente da versão do aplicativo é importante ter uma visão clara sobre a utilização de cada dispositivo, seja ela individual ou coletivo para definir a melhor estratégia de configuração: 

  • Individual:  o aplicativo neste dispositivo será utilizado para a marcações de ponto somente pelo usuário logado o que é determinado pela funcionalidade Self Clock-in.
  • Coletiva: o aplicativo neste dispositivo será utilizado para a marcação de ponto do usuário logado (Self Clock-in) e os funcionários que fazem parte das listagem de funcionário e imagens daquele dispositivo (Team Clock-in). 

03. CONFIGURAÇÃO DATA ACCESS LEVEL

Para a segmentação de dados para dispositivos individuais pode-se configurar o Data Access Level para que somente o usuário que efetuam login no dispositivo seja considerado na lista de funcionários do dispositivos. Para isso é necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acessar o DATA ACCESS LEVEL através da opção Tenant Admin no botão ícone do Acesso do Usuário no canto superior direito da Plataforma.
  • Passo 2: Criar um grupo de acesso os usuários que tiverem relacionados a esse dispositivo ao logar a carga da lista será efetuada somente com o funcionário relacionado ao usuário logado. Ex: grupo funcionario
  • Passo 3: Selecionar o Datas Model "Employee", 
  • Passo 4: Incluir as Actions que esse funcionário irá realizar (lembrando que  a regra que está sendo criada para o funcionário vale também para o acesso as informações no Backoffice)
  • Passo 5: Incluir  as Access Rules para que ocorra o Filtro. Ex: "Person ID " "Equals" "Logged User" "Person Id" 

Para a segmentação de dados para dispositivos coletivos  pode-se configurar o Data Access Leval para que somente os usuário que loga e os funcionários que realizam as marcações naquele dispositivo serão carregados na lista de funcionários:. Para isso é necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acessar o DATA ACCESS LEVEL através da opção Tenant Admin no botão ícone do Acesso do Usuário no canto superior direito da Plataforma.
  • Passo 2: Criar um grupo de acesso os usuários que tiverem relacionados a esse dispositivo ao logar a carga da lista será efetuada somente com o funcionário relacionado ao usuário logado. Ex: funcfilial
  • Passo 3: Selecionar o Datas Model "Employee", 
  • Passo 4: Incluir as Actions que esse funcionário irá realizar (lembrando que  a regra que está sendo criada para o funcionário vale também para o acesso as informações no Backoffice)
  • Passo 5: Incluir  as Access Rules para que ocorra o Filtro. "Tax ID" "Equals" "Logged User" "Tax ID"

04. CONFIGURAÇÃO DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos individuais é necessário que a configuração para geração automática de Usuários seja feita para que ao integrar o funcionário do ERP para o Clock-in o usuário desse funcionário já seja criado automaticamente.  Para maiores informações acessar a documentação 4. Dicas utilização Clock-In item 2 sobre a criação de usuários.

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos coletivos, quando se trata de tablet onde não existe a necessidade de o usuário logado efetuar as marcações, a regra de criação automática de usuários não se aplica. Neste caso será necessário realizar o cadastro de usuário manualmente. Para maiores detalhes consultar a documentação  Como criar usuário para acesso aos aplicativos do Clock In.

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos coletivos onde existe a necessidade do usuário logado efetuar a marcação, é necessário que a configuração para geração automática de Usuários seja feita para que ao integrar o funcionário do ERP para o Clock-in o user desse funcionário já seja criado automaticamente. Para maiores detalhes consultar a documentação  Como criar usuário para acesso aos aplicativos do Clock In.

Observar qual será o campo usado para a segmentação de dados dentro do usuário e esse campo deverá ser incluído no mapeamento. Exemplo, se o campo considerado para restringir acesso no Employee foi o Tax ID, na User deverá ter um mapeamento que irá buscar a Filial do Funcionário e atualizar no campo TAX ID do User. Para mais informações acessar Configurando Data Access Level (Privacidade de Dados).

05. CONFIGURAÇÃO SEPARADOR DE IMAGENS 

Para realizar a segmentação do arquivo de imagens o primeiro passo é verificar qual informação será usada para a segmentação dentro do Clockin. Essas informações é possível visualizar na Carol (Explore > Employee ) - As informações são trazidas pelos ERPs são as seguintes:

Protheus: 

  • Group Section Code - código da Filial  
  • Section Code - não é atualizado
  • State - não é atualizado

Datasul:

  • Group Section Code - não é atualizado
  • Section Code - não é atualizado
  • State - não é atualizado

RM:

  • Group Section Code - código sessão
  • Section Code - código sessão
  • State - estado

Para completar a segmentação de informações dentro do dispositivo é necessário parametrizar qual será o separador usado para gerar hashes quebrados pelo separados para que tenha um volume menor de imagens. Para isso é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Passo 1: Para que a segmentação de imagens esteja consistente  é necessário que seja utilizado o mesmo campo usado para restringir a lista de funcionários para a separação dos dados. Desta forma se foi definido o TAX ID no Data Access Level este mesmo campo deverá ser usado para segregar as imagens.
  • Passo 2: Acessar o Settings do Backoffice e informar no campo Atributo separador arquivo de imagens com o nome do campo na Plataforma Carol, se o campo for o TAX ID o nome do campo na Plataforma Carol é "mdmtaxid" (é possível consultar essa informação no Explore do DM na Plataforma). Segue exemplo de informação a ser cadastrada no campo:
    • Group Section Code - informar groupedsectioncode
    • Section Code - informar sectioncode
    • State - informar mdmstate
  • Passo 3: Garantir que o campo está sendo preenchido tem conteúdo tanto no Funcionário quanto no Usuário ( a consulta poderá ser feita acessando a plataforma e  o DM Employee e DM User após as integrações).
  • Passo 4: Realizar a geração do hashes. Após a conclusão da geração, consultar o DM Hashes no Explorer da Plataforma e verificar se os hashes foram gerados com separação pelo campo informado (grouping fields).  
  • Passo 5: Efetuar logoff e novo login no dispositivo irá carregar os novos hashes. A informação da quantidade de hashes pode ser consultada no aplicativo na tela de configurações. 


  • Sem rótulos