CONTEÚDO



01. VISÃO GERAL

Esta documentação visa apresentar como realizar as configurações para segmentação de dados dentro dos dispositivos para explorá-lo de forma mais eficiente e que possibilite a melhor experiência aos usuários.  

O Clock-in possui produtos que possuem características especificas para necessidade. Para as versões de dispositivos (Celular ou Tablet) é realizado uma conexão com a Plataforma Carol para a integração de dados dos funcionários, arquivo de imagens e de marcações o que permite a sua funcionalidade em modo Offline. Os dispositivos móveis tem evoluído a cada dia com tecnologias cada vez mais avançadas, mas temos que levar em consideração que possuem limitações de hardware (disco, processador, memória) e conectividade (wi-fi ou 4G) quando comparados com notebooks e desktops. Desta forma, definir a melhor configuração do Clock-in para explorá-lo da melhor forma é primordial para uma melhor experiência aos funcionários. 

A configuração envolve os seguintes passos:

  • Dispositivos que serão de uso individual e coletivo 
  • Avaliação de como realizar a segregação de informações na estrutura de dispositivos da organização. Esta avalição requer definição de uma regra de restrição da lista de funcionários dentro do dispositivo e o parâmetro separador de imagens. Por exemplo, pode ser utilizada as informações de filial, estado, seção e grupo de seção para realizar essas configurações.

02. DISPOSITIVOS INDIVIDUAIS E COLETIVOS 

Independente da versão do aplicativo é importante ter uma visão clara sobre a utilização de cada dispositivo, seja ela individual ou coletivo para definir a melhor estratégia de configuração: 

  • Individual:  o aplicativo neste dispositivo será utilizado para a marcações de ponto somente pelo usuário logado o que é determinado pela funcionalidade Self Clock-in.
  • Coletiva: o aplicativo neste dispositivo será utilizado para a marcação de ponto do usuário logado (Self Clock-in) e os funcionários que fazem parte das listagem de funcionário e imagens daquele dispositivo (Team Clock-in). 

03. CONFIGURAÇÃO DATA ACCESS LEVEL

Para a segmentação de dados para dispositivos individuais pode-se configurar o Data Access Level para que somente o usuário que loga no dispositivo seja considerado na lista de funcionários do dispositivos. Para isso é necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acessar o DATA ACCESS LEVEL através da opção Tenant Admin no botão ícone do Acesso do Usuário no canto superior direito da Plataforma.
  • Passo 2: Criar um grupo de acesso os usuários que tiverem relacionados a esse dispositivo ao logar a carga da lista será efetuada somente com o funcionário relacionado ao usuário logado. Ex: grupo funcionario
  • Passo 3: Selecionar o Datas Model "Employee", 
  • Passo 4: Incluir as Actions que esse funcionário irá realizar (lembrando que  a regra que está sendo criada para o funcionário vale também para o acesso as informações no Backoffice)
  • Passo 5: Incluir  as Access Rules para que ocorra o Filtro. Ex: "Person ID " "Equals" "Logged User" "Person Id" 

Para a segmentação de dados para dispositivos coletivos  pode-se configurar o Data Access Leval para que somente os usuário que loga e os funcionários que realizam as marcações naquele dispositivo serão carregados na lista de funcionários:. Para isso é necessário seguir os seguintes passos:

  • Passo 1: Acessar o DATA ACCESS LEVEL através da opção Tenant Admin no botão ícone do Acesso do Usuário no canto superior direito da Plataforma.
  • Passo 2: Criar um grupo de acesso os usuários que tiverem relacionados a esse dispositivo ao logar a carga da lista será efetuada somente com o funcionário relacionado ao usuário logado. Ex: funcfilial
  • Passo 3: Selecionar o Datas Model "Employee", 
  • Passo 4: Incluir as Actions que esse funcionário irá realizar (lembrando que  a regra que está sendo criada para o funcionário vale também para o acesso as informações no Backoffice)
  • Passo 5: Incluir  as Access Rules para que ocorra o Filtro. "Tax ID" "Equals" "Logged User" "Tax ID"

04. CONFIGURAÇÃO DE GERAÇÃO AUTOMÁTICA DE USUÁRIO

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos individuais é necessário que a configuração para geração automática de Usuários seja feita para que ao integrar o funcionário do ERP para o Clock-in o user desse funcionário já seja criado automaticamente.  Para maiores informações acessar a documentação 4. Dicas utilização Clock-In item 2 sobre a criação de usuários.

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos coletivos quando se trata de tablet (Kiosk ou Mobile) onde não existe a necessidade de o usuário logado efetuar as marcações, a regra de criação automática de usuários não se aplica. Neste caso será necessário realizar o cadastro de usuário manualmente. Para maiores detalhes consultar a documentação  Como criar usuário para acesso aos aplicativos do Clock In.

Para o caso de segmentação de dados para dispositivos coletivos onde existe a necessidade do usuário logado efetuar a marcação, é necessário que a configuração para geração automática de Usuários seja feita para que ao integrar o funcionário do ERP para o Clock-in o user desse funcionário já seja criado automaticamente. Para maiores detalhes consultar a documentação  Como criar usuário para acesso aos aplicativos do Clock In.

Observar qual será o campo usado para a segmentação de dados dentro do usuário e esse campo deverá ser incluído no mapeamento. Exemplo, se o campo considerado para restringuir acesso no Employee foi o Tax ID, na User deverá ter um mapeamento que irá buscar a Filial do FUncionário e atualizar no campo TAX ID do User. Pois dessa forma o usuário quando

Configurando Data Access Level (Privacidade de Dados)

05. CONFIGURAÇÃO SEPARADOR DE IMAGENS 

Para completar a segmentação de informações dentro do dispositivo é necessário parametrizar qual será o separador usado para quebrar a geração do arquivo de Imagens para que tenha um volume menor de imagens. Para isso é necessário seguir os seguintes passos: 

  • Passo 1: Para que a segmentação de imagens esteja consistente com a listagem de funcionários do dispositivos é necessário que seja utilizado o mesmo campo usado para restringir a lista de funcionários para a separação do arquivo de imagens. Desta forma se foi definido o TAX ID no Data Access Level este mesmo campo deverá ser usado para segregar as imagens.
  • Passo 2: Acessar o Settings do Backoffice e informar no campo Atributo separador arquivo de imagens com o nome do campo na Plataforma Carol, se o campo for o TAX ID o nome do campo na Plataforma Carol é "mdmtaxid" (é possível consultar essa informação no Explore do DM na Plataforma).
  • Passo 3: Garantir que o campo está sendo preenchido tanto no DM Employee quanto no DM User após as integrações.
  • Passo 4: Realizar a geração do arquivo DAT. Após a conclusão da geração, consultar o Storage no Backoffice e verificar se os arquivos foram gerados com as seguintes nomenclaturas:
    • <nome do campo informado no separador>_<código_do_separador>_face_encodings.zip - arquivo zip contendo o arquivo de imagens criptografado quebrado pelo separador informado no Settings
    • <nome do campo informado no separador>_<código_do_separador>_face_names.zip - arquivo zip contendo os cpf e nomes dos funcionários que possuem imagens no arquivo encodings,  quebrado pelo separador informado no Settings
  • Efetuar logoff e novo login no dispositivo irá carregar o novo arquivo de dados - é possível consultar na tela de configurações, um pouco acima do botão "Sincronizar Funcionários"




  • Sem rótulos