Árvore de páginas

CONTEÚDO

01. VISÃO GERAL

Disponível na rotina Instruções Normativas (MATA950), a Declaração Eletrônica de Serviços da Prefeitura de São Paulo, para todas as empresas e pessoas físicas que se enquadrarem no decreto nº 42.836 de 07.02.2003.

Conforme o layout do manual de importação contido no programa da DES fornecido pela Prefeitura de São Paulo, foram desenvolvidos os seguintes itens:

a) Importação das notas fiscais emitidas (DES_NFS.INI).

b) Importação de documentos relativos a serviços tomados (DES_NFE.INI).

02. PROCEDIMENTOS PARA CONFIGURAÇÃO

1. Copie os arquivos de configuração DES_NFE.INI e DES_NFS.INI para o diretório correspondente ao \SYSTEM.

2. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastros / Parâmetros (CFGX017). Crie/configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Nome

MV_EXECSP

Tipo

Caractere

Descrição

Identifica na DES se o serviço foi executado em São Paulo, independente do município do cliente.

Conteúdo

S – para serviços sempre executados em São Paulo;
N – para analisar o município do cliente na nota fiscal.

Exemplo

N

Importante

Caso o conteúdo deste parâmetro seja S, independente do município do cliente, o arquivo sempre será gerado com a situação T (tributada no município de São Paulo).
Caso o conteúdo deste parâmetro seja N, o sistema analisa as informações da nota fiscal de saída para compor o campo de situação, ou seja:

  • Se o ICMS for tributado e o município do cliente for São Paulo, a situação será “T” (tributada no município de São Paulo);
  • Se o ICMS for tributado e o município do cliente for diferente de São Paulo, a situação será “F” (tributada fora do município de São Paulo).


Caso o ICMS não seja tributado, a situação será I (isenta).

Nome

MV_F3RECIS

Tipo

Lógico

Descrição

Identifica se o tratamento do ISS Retido deve ser efetuado pelo Cadastro de Clientes (A1_RECISS) ou pelo Livro Fiscal (F3_RECISS).

Conteúdo

T = Tratamento pelo Livro Fiscal;
F = Tratamento pelo Cadastro de Clientes.

Exemplo

F

Importante

Este tratamento deve ser utilizado quando o controle do ISS Retido não é efetuado pelo Cadastro de Clientes e sim no momento da geração das notas fiscais de saída, por meio dos pedidos de venda. Nestes casos, a indicação de retenção ou não do ISS no documento é feita no cadastro do pedido, independente do cadastro do cliente. Quando a indicação de retenção ou não do ISS no documento é feita no cadastro do pedido, independente do cadastro do cliente, o parâmetro, obrigatoriamente, deve ser preenchido com T.
Para mais informações sobre o processo de retenção de ISS, consulte o boletim técnico “RECISS”, utilizado para o tratamento em diversos meios magnéticos. 

Nome

MV_ESPECIE

Tipo

Caractere

Descrição

Define a série a ser utilizada no arquivo para a espécie da nota.

Conteúdo


Exemplo

NFS=A

Importante

Se a nota fiscal de entrada emitida for diferente das séries aceitas deve-se usar este parâmetro para indicar qual série deve ser usada para a espécie da nota.

03. PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO


1. No módulo Livros Fiscais (SIGAFIS), opção Miscelânea/Arq. Magnéticos/Instr. Normativas (MATA950), configure os parâmetros da rotina, conforme indicado a seguir:

2. Acesse o módulo Livros Fiscais (SIGAFIS), opção Miscelânea/Arq. Magnéticos/Instr. Normativas (MATA950) e configure os parâmetros da rotina, conforme indicado a seguir:

Data Inicial

Informe a data de início do período a ser processado.

Data Final

Informe a data final do período a ser processado.

Instr. Normativa?

Informe o nome do arquivo de configuração, sem a extensão .INI. Para este meio magnético, informe:      

    • DES_NFS - para gerar documentos de saídas;
    • DES_NFE - para gerar documentos de entradas.

Arq. Destino?

Informe o nome do arquivo de destino.
Exemplo:

    • DESNFS.TXT para gerar documentos de saídas;
    • DESNFE.TXT para gerar documentos de entradas.

Diretório Destino?

Informe o nome do diretório em que será gravado o arquivo texto gerado a partir da apuração.

Exemplo: C:\TXT\.

Seleciona Filiais?

Informe se deseja selecionar as filias que serão processadas. Ao informar Não, apenas a filial corrente será considerada; ao informar Sim, o sistema apresenta uma tela para seleção das filiais a serem consideradas.

3. Confira os parâmetros e confirme.

04. TIPOS DE REGISTROS GERADOS

A DES-SP gera as informações de entrada e saída em arquivos distintos, através do arquivo de configuração (.INI) escolhido no momento do processamento da Instrução Normativa:

Notas fiscais emitidas – DES_NFS.INI

São processados todos os documentos emitidos no período, com CFOPs iniciados por 5, 6 ou 7, desde que o código do serviço esteja preenchido. Não são processadas as notas fiscais referentes a cupom fiscal.

Caso o tomador do serviço tenha o mesmo CNPJ do declarante, no arquivo gerado, o campo referente ao CNPJ/CPF do tomador será informado com a descrição MESMO CNPJ/CPF.

Caso o tomador do serviço não esteja inscrito no CNPJ/CPF no arquivo gerado, o campo referente ao CNPJ/CPF do tomador será informado com a descrição NÃO POSSUI.

Documentos relativos a serviços tomados – DES_NFE.INI

São processados todos os documentos relativos a serviços tomados no período, com CFOPs iniciados por 1, 2 ou 3 e do tipo S (serviços).

Somente são processadas as notas fiscais emitidas no padrão anterior a Nota Fiscal Eletrônica de São Paulo, ou seja, caso a nota fiscal de serviço tomado possua os campos referentes à Nota Fiscal Eletrônica preenchidos, este documento não será processado.

Caso o prestador do serviço tenha o mesmo CNPJ do declarante, no arquivo gerado, o campo referente ao CNPJ/CPF do prestador será informado com a descrição MESMO CNPJ/CPF.

Importante

O campo CNPJ ou CPF do Tomador / CNPJ ou CPF do Prestador não é obrigatório quando o município do prestador/tomador for exterior. Quem verifica se o tomador/prestador do serviço tem o mesmo CNPJ/CPF do declarante é a tabela de empresas (SM0).

05. POSSÍVEIS MENSAGENS DE INCONSISTÊNCIAS E TRATAMENTOS

Valor do ISS retido é maior que o valor a ser recolhido

Isto ocorre quando o valor do ISS recolhido pelo tomador de serviço (A1_RECISS = 1) for arredondado ou truncado, ou seja, o produto entre a base de cálculo e alíquota do ISS é uma dízima periódica.
O software da DES não calcula a alíquota utilizada e emite este aviso durante a importação. A solução encontrada foi digitar a alíquota manualmente no software da DES. Esta ocorrência foi encaminhada à Prefeitura de São Paulo.


Corrupt index

Esta mensagem foi apresentada quando utilizada a base de dados de grande volume para teste. Identificamos que isto ocorre devido ao grande número de notas a serem importadas.
A solução encontrada foi a reinstalação do software da DES e a importação dos dados gerados por decêndio, permitindo uma divisão da base de dados.


Nota fiscal duplicada

Esta mensagem foi apresentada em nossos testes, quando utilizamos uma nota fiscal com mais de um Código de Serviço. Em contato com a Prefeitura de São Paulo, fomos informados de que uma nota fiscal não pode ter mais de um Código de Serviço e, caso isto ocorra, o recolhimento do imposto não pode ser efetuado pela DES.


Código de recolhimento do documento recebido inválido

Esta mensagem ocorre quando o Código do Serviço de Recolhimento do ISS (F3_CODISS na tabela de Livros Fiscais e B1_CODISS na tabela de Produtos) não é um código válido na tabela de Serviços do programa da DES 1.3. Nesse caso, é necessário atualizar a tabela de Códigos de Serviços do sistema. Isso pode ser feito através do ambiente Configurador: no Cadastro de Tabelas Genéricas, localizar a tabela “60” e editar os itens dessa tabela, incluindo os serviços prestados pela empresa, verificando se são serviços válidos para o programa da DES/SP 1.3. As notas fiscais que serão incluídas para que sejam importadas, devem ser referentes a esses serviços válidos.

06. INFORMAÇÕES ADICIONAIS

A quem se destina

Pessoas jurídicas prestadoras de serviço estabelecidas no Município de São Paulo;
Pessoas jurídicas, constituídas na forma de Sociedade de Profissionais conforme art. 15, §1° da Lei 13.701/2003, prestadoras de serviço estabelecidas no Município de São Paulo;
Demais pessoas jurídicas estabelecidas no Município de São Paulo, obrigadas ou não à inscrição no Cadastro de Contribuintes Mobiliários – CCM;
Pessoas físicas prestadoras de serviço estabelecidas no Município de São Paulo.

Objetivo

Escriturar os documentos fiscais emitidos (notas fiscais de serviço, notas fiscais faturas de serviço, cupom fiscal, etc.) e também os documentos recebidos relativos a serviços tomados de terceiros. O declarante deve usar a DES para gerar as declarações eletrônicas e transmiti-las pela Internet.

Prazo de entrega

A partir da incidência de janeiro de 2004, as declarações deverão ser entregues até o último dia do segundo mês seguinte ao mês de incidência.

CompetênciaMunicipal – São Paulo – SP

Aplicativo disponibilizado pelo fisco

DES

Versão do aplicativo contemplado pelo
Sistema

1.6

Onde encontrar

http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/financas/servicos/des/

07. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Tabelas Utilizadas

SA1 – Cadastro de Clientes;
SA2 – Cadastro de Fornecedores;
SF1 – Cabeçalho das Notas Fiscais de Entrada;
SF2 – Cabeçalho das Notas Fiscais de Saída;
SF3 – Livros Fiscais;
SM0 – Empresas.

Função Envolvidas

MATA950 - Instruções Normativas

Sistemas Operacionais

Windows®/Linux®