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DASHBOARD - CLIENTE - VISÃO 360 


Público
  • Gerente
  • Vendedor
Informações Analisadas
  • Cliente
  • Ativos
  • Atividades
  • Oportunidades
  • Faturamento
  • Financeiro

Para acessar o Dashboard - Área de Trabalho, selecione: Módulo Analytics Studio, sub-módulo Cliente - Visão 360. 

AÇÕES GERAIS 


FILTROS

SALVAR COMO: é utilizado quando já se tem um dashboard salvo e deseja salvar as alterações para criar um novo dashboard.

Você pode descrever um novo nome ao seu novo dashboard para que seja mais fácil localizá-lo depois.

Para salvar seu novo dashboard, clique no ícone "Criar Dashboard". Para encontrá-lo basta ir no rol de dashboards salvos e realizar as alterações desejadas.

MENU 3 PONTINHOS: No ícone de 3 pontinhos, é possível realizar 2 ações, sendo elas: exportar para PDF e Agendar envio por e-mail.

O exportar para pdf é uma maneira de compartilhar ou imprimir relatórios referente aos dados dos indicadores extraídos dos dashboards.

Na opção agendar envio por e-mail, é possível você programar um e-mail, para o recebimento dos dashboards. Para agendar o envio do e-mail, siga o passo a passo abaixo:

1. Clique no ícone de 3 pontinhos e depois clique em agendar envio de e-mail;

2. Clique em adicionar agendamento. Após isso abrirá uma tela com as informações sobre o agendamento. Você poderá marcar os contatos para o qual quer enviar as informações, definir uma mensagem e adicionar os anexos. Também pode definir o dia e horário da primeira ocorrência e depois programar as repetições, seja ela diárias, semanais, mensais ou você pode personalizar, de acordo com a sua necessidade. Após completas as informações, clique em Salvar e seu e-mail será programado.

ÍCONE PONTO DE INTERROGAÇÃO: Clicando no ícone de ponto de interrogação, você terá uma explicação sobre o que é o indicador.

BOTÃO SININHO: o usuário poderá programar o envio de e-mails de acordo com as informações do indicador.

SEÇÕES


Com o objetivo de trazer uma visão 360 de cada um dos clientes individualmente, o dashboard apresenta cinco seções para agrupar informações relevantes sobre cada conta.

SEÇÃO - Informações cadastrais


Traz dados referentes ao cadastro do cliente, como os seus endereços e os ativos vinculados.

◉ Cliente desde:  

   

Representa a data de criação do registro do cliente no CRM, permitindo avaliar o tempo de relacionamento mantido com a conta.

   

Pergunta de Negócio

Há quanto tempo a minha empresa mantem relacionamento com o cliente?

◉ Última atualização cadastral:

 

Indica quando foi realizada a última alteração no cadastro do cliente, seja em relação a endereço, telefone ou algum outro ajuste que, eventualmente, seja necessário.  

 

A atualização dos cadastros é importante para garantir que será possível, por exemplo, entrar em contato com o cliente sempre que for necessário.

   

Pergunta de Negócio

O cadastro do cliente tem sido mantido atualizado?

◉ Contatos de pessoa:

     

O indicador mostra a quantidade de contatos vinculada ao cliente. Ao clicar sobre o número, é aberta a tabela # Contatos no cliente [Drill], na qual é possível visualizar o nome, cargo/posição, telefone e e-mail de cada um dos contatos.

 

Pergunta de Negócio

Quem são as pessoas de referência para contato com o cliente?

◉ Endereços:

   

O indicador mostra a quantidade de endereços vinculada ao cliente. Ao clicar sobre o número, é aberta a tabela # Endereços do cliente [Drill], na qual é possível visualizar a descrição do endereço, o endereço, número, cidade, estado e CEP.

 

Pergunta de Negócio

Quais são os endereços para contato com o cliente?

◉ Ativos:  

   

O indicador apresenta a quantidade de ativos vinculados ao cadastro do cliente, incluindo, por exemplo, equipamentos que ele eventualmente possua. Ao clicar sobre o número, a tabela # Ativos do cliente [Drill] é aberta e permite visualizar a descrição e o tipo do ativo.

 

Pergunta de Negócio

Quais são os ativos do cliente?

◉ Clientes vinculados (Conta pai):

   

Mostra se o cliente está vinculado a alguma conta pai e, ao clicar sobre o número, é possível identificar quais são as contas vinculadas, qual o tipo de pessoa dessas contas, qual o seu endereço e qual o seu segmento de negócio.

 

Pergunta de Negócio

O cliente está vinculado a algum grupo empresarial?

SEÇÃO - Ações de relacionamento 


Esta seção inclui dados de atividades concluídas ou em andamento.

◉ Atividades concluídas com sucesso no período:

   

O indicador exibe a quantidade de atividades criadas para o cliente e concluídas com sucesso, dentro do período informado no filtro.

   

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Atividades concluídas c/ sucesso [Drill], na qual será possível visualizar a descrição das atividades, origem, prioridade, tipo, data de início e data de conclusão.  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada atividade na tabela, seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Da mesma forma, ao clicar sobre a origem de uma atividade, o cadastro completo dessa origem será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Pergunta de Negócio

Estou mantendo um bom relacionamento com o meu cliente?

◉ Duração média atividades concluídas com sucesso:

   

O indicador mostra o tempo médio de duração das atividades criadas para o cliente que foram concluídas com sucesso, dentro do período informado no filtro.  

 

Para isso, o tempo de duração de cada atividade concluída com sucesso é calculado e, só então, a média simples entre os tempos é calculada.

 

Pergunta de Negócio

Quanto tempo foi necessário, em média, para concluir as atividades com sucesso?

◉ Intervalo médio entre atividades concluídas com sucesso:

   

O indicador exibe o tempo médio entre a conclusão de uma determinada atividade e o início da próxima.  

 

Para isso, a data de conclusão da atividade mais antiga é subtraída da data de conclusão da atividade mais recente. Após a obtenção desse intervalo de dias, o valor é dividido pela quantidade de atividades que foram concluídas com sucesso.

 

Pergunta de Negócio

Com que frequência ocorrem as interações com o meu cliente?

◉ Atividades atrasadas:  

   

Exibe a quantidade de atividades do cliente que estão abertas, e que possuem data prevista para conclusão inferior à data corrente.

     

Ao clicar sobre o número, é possível visualizar quais são as atividades, assim como os detalhes relacionados a elas, dentro da tabela Minhas atividades atrasadas [Drill].  

   

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada atividade na tabela, seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Da mesma forma, ao clicar sobre a origem de uma atividade, o cadastro completo dessa origem será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Pergunta de Negócio

As atividades com o cliente tem sido concluídas dentro do prazo?

◉ Atividades abertas no prazo:  

   

Exibe a quantidade de atividades do cliente que estão abertas, e que possuem data prevista para conclusão posterior à data corrente.

 

Ao clicar sobre o número, é possível visualizar quais são as atividades, assim como os detalhes relacionados a elas, dentro da tabela Atividades sem atraso [Drill].  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada atividade na tabela, seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Da mesma forma, ao clicar sobre a origem de uma atividade, o cadastro completo dessa origem será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Pergunta de Negócio

Quais são as próximas atividades previstas com o cliente?

◉ Próxima atividade:

   

O indicador traz a data prevista para início da próxima atividade agendada para o cliente, a fim de facilitar a programação para execução da agenda.

 

Pergunta de Negócio

Quando inicia a próxima atividade prevista com o cliente?

SEÇÃO - Oportunidades


Aqui são trazidas informações sobre as oportunidades do cliente, tanto aquelas que foram concluídas no período, quanto aquelas que ainda estão em andamento.

◉ Oportunidades ganhas:

   

Demonstra a quantidade de oportunidades do cliente que foram ganhas no período informado no filtro.  

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Oportunidades ganhas [Drill], na qual será possível visualizar a descrição, tipo e os itens de cada oportunidade.  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume dos itens em negociação por cliente?

Por quê estou ganhando oportunidades com este cliente?

◉ Valor das oport. ganhas:

   

O indicador traz a soma do campo valor total das oportunidades ganhas no período informado no filtro.  

 

Clicando sobre o valor, será aberta a tabela $ Receita total da oportunidade ganha (Total) [Drill], na qual será possível visualizar as oportunidades em detalhes.

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor das oportunidades ganhas por cliente?

◉ Oportunidades perdidas:  

 

Demonstra a quantidade de oportunidades do cliente que foram perdidas no período informado no filtro.  

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela # Oportunidades perdidas [Drill], na qual será possível visualizar a descrição, tipo e os itens de cada oportunidade.

   

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Pergunta de Negócio

Qual o volume de oportunidades perdidas por cliente?

Por quê estou perdendo oportunidades com este cliente?

◉ Valor das oport. perdidas:

 

O indicador traz a soma do campo valor total das oportunidades perdidas no período informado no filtro.

   

Clicando sobre o valor, será aberta a tabela $ Receita total da oportunidade perdida (Total) [Drill], na qual será possível visualizar as oportunidades em detalhes.  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Pergunta de Negócio

Qual o valor das oportunidades perdidas por cliente?

◉ Oportunidades abertas:  

   

Contagem das oportunidades que estão em progresso para o cliente, dentro do período informado no filtro.  

 

Clicando sobre o número, será aberta a tabela # Oportunidades em progresso [Drill], possibilitando a visualização das oportunidades que compõem o valor.  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume de oportunidades em progresso por cliente?

◉ Valor das oport. abertas:

 

Soma do campo valor total das oportunidades que estão em progresso para o cliente, dentro do período informado no filtro.

 

Clicando sobre o número, será aberta a tabela $ Receita total da oportunidade aberta (Total) [Drill], possibilitando a visualização das oportunidades que compõem o valor.  

 

Ao clicar sobre a descrição de uma determinada oportunidade na tabela, o seu cadastro completo será aberto em uma nova aba do CRM.

   

Pergunta de Negócio

Qual o valor total das oportunidades que estão em progresso por cliente?

◉ Valores de receita por tipo:

 

O indicador apresenta a soma dos valores das oportunidades que estão em progresso, no período informado no filtro, agrupados pelo tipo de receita:  

 

Valor total: soma do valor do campo valor total das oportunidades;

 

Valor único: soma do valor do campo valor único total das oportunidades;

 

Valor recorrente: soma do valor do campo valor recorrente total das oportunidades.  

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor das oportunidades do cliente por tipo de receita?

◉ Produtos e Serviços:  

 

Soma da quantidade/volume de itens das oportunidades que estão em progresso para o cliente, no período informado no filtro, agrupada pela descrição do item e pela coluna que identifica se o item é um produto ou serviço.

 

Pergunta de Negócio

Qual o volume dos itens em negociação por cliente?

SEÇÃO - Faturamentos e Devoluções (ERP)


Esta seção inclui dados de faturamento do ERP, possibilitando a avaliação das negociações realizadas com o cliente que realmente foram convertidas em vendas.

 

Contagem das notas fiscais de faturamento emitidas para o cliente no ERP, durante o período informado no filtro.

 

Ao clicar sobre o valor, será aberta a tabela Faturamento visão 360 cliente [Drill], na qual será possível visualizar o número de cada NF, a sua condição de pagamento e o valor bruto.

 

Ainda na tabela, ao clicar sobre o número das NF, será aberta uma nova tabela chamada Faturamento visão 360 cliente [Drill], em que será possível visualizar os produtos daquela NF, valor bruto faturado e condição de pagamento do item.  

 

Ao clicar sobre os números das NF, será possível analisar os valores por produto e serviço.

 

◉ Notas fiscais (NFs) emitidas

Contagem das notas fiscais de faturamento emitidas para o cliente no ERP, durante o período informado no filtro.

Ao clicar sobre o valor, será aberta a tabela Faturamento visão 360 cliente [Drill], na qual será possível visualizar o número de cada NF, a sua condição de pagamento e o valor bruto.

Ainda na tabela, ao clicar sobre o número das NF, será aberta uma nova tabela chamada Faturamento visão 360 cliente [Drill], em que será possível visualizar os produtos daquela NF, valor bruto faturado e condição de pagamento do item.

Ao clicar sobre os números das NF, será possível analisar os valores por produto e serviço.  

Pergunta de Negócio

Qual o volume de NF de faturamento emitidas por cliente?

◉ Total faturado (NFs)

 

Soma do valor bruto das notas fiscais de faturamento emitidas para o cliente no ERP, durante o período informado no filtro.

Ao clicar sobre o valor, será aberta a tabela Faturamento visão 360 cliente [Drill], na qual será possível visualizar o número de cada NF, a sua condição de pagamento e o valor bruto.

Ainda na tabela, ao clicar sobre o número das NF, será aberta uma nova tabela chamada Faturamento visão 360 cliente [Drill], em que será possível visualizar os produtos daquela NF, valor bruto faturado e condição de pagamento do item.

Pergunta de Negócio

Qual o valor bruto faturado por cliente no período?

◉ Ticket médio (NFs)

   

O indicador apresenta o valor médio de cada NF faturada para o cliente, sendo o resultado da soma do valor líquido total faturado para o cliente, no período informado no filtro, dividido pela quantidade de NF emitidas no mesmo período.

   

Pergunta de Negócio

Qual o ticket médio das vendas por cliente?

◉ Intervalo médio entre faturamentos

 

A média tem como objetivo demonstrar a frequência com que são realizados faturamentos para o cliente. Para isso, a data de emissão da NF mais antiga é subtraída da data de emissão da NF mais recente. O intervalo obtido é então divido pela quantidade de NF emitidas no período.

 

Pergunta de Negócio

Qual a frequência de faturamento por cliente?

◉ Valor de pedidos faturados não entregues

   

Representa o valor bruto dos pedidos de venda que já foram faturados, mas que ainda não foram entregues.

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Pedidos faturados ERP e não entregue no período [Drill], na qual será possível visualizar os pedidos de venda que ainda não possuem NF emitida. Além do número do pedido, podem ser visualizadas informações da conta, origem do pedido (ERP, CRM) e valor dos itens dos pedidos.

 

Pergunta de Negócio

Quais pedidos já foram faturados e ainda não foram entregues ao cliente?

◉ Total devolvido

 

O indicador representa o valor líquido das notas fiscais de devolução de venda, de acordo com as CFOPs de devolução de venda definidas no ERP.

 

Esta informação permite o acompanhamento das devoluções, possibilitando a realização de um comparativo com o valor total faturado.  

 

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Devolução ERP no período [Drill], na qual será possível visualizar as notas fiscais faturadas, além dos valores devolvidos. Além dos números das NF, estão disponíveis também as informações do cliente, condição de pagamento, valor bruto do faturamento, valor dos impostos sobre o faturamento, valor líquido do faturamento e valor líquido devolvido.

 

Pergunta de Negócio

Como estão as devoluções em relação ao faturamento realizado por cliente no período?




SEÇÃO - Títulos financeiros e limite de crédito (ERP)


São exibidos dados referentes aos títulos emitidos para o cliente, assim como ao limite de crédito concedido e disponível para uso pelo cliente.

◉ Títulos recebidos no período

O indicador traz a soma do valor total recebido do cliente no período informado no filtro, possibilitando um comparativo com os valores faturados no mesmo período.

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Recebimentos baixados [Drill], fornecendo uma visão de cada título, número da parcela, tipo do título, situação e valor recebido/baixado.  

Pergunta de Negócio

Qual o valor recebido por cliente no período?

◉ Limite de crédito concedido (LCC)  

 

O indicador apresenta o valor do limite de crédito concedido para o cliente no período.

Pergunta de Negócio

Qual o valor do limite de crédito concedido por cliente?

◉ Títulos a vencer (TV)

 

Soma dos valores dos títulos financeiros do cliente, cuja data de vencimento é maior ou igual à data corrente.

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Recebimentos em aberto, sem atraso [Drill], possibilitando uma análise mais detalhada de cada título.  

Pergunta de Negócio

Qual o valor dos títulos a vencer por cliente?

◉ Títulos vencidos atrasados (TA)  

 

Soma dos valores dos títulos financeiros do cliente que estão em aberto, cuja data de vencimento é inferior à data corrente.

Ao clicar sobre o número, será aberta a tabela $ Recebimentos em aberto, com atraso [Drill], possibilitando uma análise mais detalhada de cada título.

Pergunta de Negócio

Qual o valor dos títulos atrasados por cliente?

◉ Limite de crédito utilizado LCU (TV+TA)

O limite de crédito utilizado é a soma dos valores dos títulos vencidos e dos títulos a receber emitidos para o cliente.

 

Pergunta de Negócio

Qual o valor do limite de crédito utilizado por cliente?

◉ Limite de crédito disponível LCD (LCC-LCU)

O indicador apresenta o valor do limite de crédito utilizado pelo cliente no período, sendo ele o resultado da subtração dos valores dos títulos financeiros do cliente, do limite de crédito concedido.  

Pergunta de Negócio

Qual o valor do limite de crédito disponível por cliente?









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Responsáveis pelo conteúdo

Autor 

Product Owner 
Daniely Paz/Quezia





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