Eventos contemplados
- S-2500 – Processo Trabalhista
- S-2501 – Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
- S-3500 – Exclusão de Eventos – Processo Trabalhista
Premissas
- Ter aplicado Pacote Correções e Dicionário Diferencial eSocial, disponível em nossa página centralizadora
- Registrar as informações decorrentes de processos trabalhistas, através do Cadastro de Processos (APTA100), no módulo SIGAGPE
- Conforme definição do eSocial os eventos do Processo Trabalhista estão disponíveis apenas na versão S-1.2
- Necessário habilitação do serviço REST.
- Aplicar pacote Centralizador TAF
- Aplicar pacote Centralizador eSocial
Importante!
- O Processo vinculado ao Cadastro de Processos do modulo SIGAGPE (APTA100)
- Não haverá validação com outros eventos do eSocial, por exemplo: Folha e SST.
- Não possui regra de negócio específica.
- Não possui integração com Folha, SST e Financeiro.
- Foi disponibilizado no TAF o cadastro desses eventos também, disponível para clientes TAF FULL.
- Preenchimento dos campos de acordo com o Leiaute do eSocial, para que os eventos não sejam rejeitados.
Objetivo
Permitir o cadastro do resultado do processo trabalhista que foi concluído a partir de 06/11/2023 em diante.
Espaço Legislação
A área espaço legislação da TOTVS é destinada a apresentar todas as novidades e atualizações da legislação fiscal e tributária brasileira. Temos também um espaço no YouTube com os eventos realizados.
Aproveite e se inscreva para receber os comunicados.
Como Funciona
Procedimento para Configuração:
1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambientes / Cadastro / Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu conforme instruções a seguir:
Menu | SubMenu | Nome da Rotina | Programa | Módulo | Tipo |
---|---|---|---|---|---|
Gestão de Pessoal | Atualizações\Processos Trabalhistas\Processos | Dados do eSocial | TAFA552D | Gestão de Pessoal | Função Protheus |
Gestão de Pessoal | Atualizações\Processos Trabalhistas\Processos | Eventos Processos Trabalhistas | GPEM038 | Gestão de Pessoal | Função Protheus |
* A rotina APTA101 foi substituída pela rotina TAFA552D e não deve ser utilizada no menu.
Ao clicar no menu Atualizações > Processos Trabalhistas > Processos > Dados eSocial será exibida a tela abaixo:
Apresentando os processos previamente cadastrados através do módulo SIGAGPE, cadastro de processos (APTA100)
Importante
O botão Incluir Processos não deve ser utilizado
Caso o botão seja selecionado, será apresentado a seguinte mensagem
A primeira tela é o Filtro, que exibe o processo que já teve o resultado incluído através da rotina (APTA100). Para buscar um Processo ou Trabalhador específico basta informar o número nos campos correspondentes e clicar na lupa ().
Para manutenção dos dados do processo, selecionar a opção Editar conforme abaixo:
Aba Identificação do processo
Esta aba permite a digitação dos grupos abaixo:
- ideResp: Identificação do contribuinte, caso tenha havido imposição de responsabilidade indireta;
- infoProcesso: Informações do processo judicial ou de demanda submetida à CCP ou ao NINTER;
- dadosCompl: Informações complementares do processo ou da demanda;
- infoProcJud: Informações complementares do processo judicial;
- infoCCP: Informações complementares da demanda submetida à CCP ou ao NINTER.
Aba Identificação do trabalhador
Esta aba permite a digitação dos grupos abaixo:
- ideTrab: Informações do trabalhador.
Aba Contrato de trabalho
Esta aba permite a digitação dos grupos abaixo, após clicar em + Incluir contrato de trabalho:
- infoContr: Informações do contrato de trabalho;
- infoCompl: Informações complementares do contrato de trabalho;
- remuneracao: Informações da remuneração e periodicidade de pagamento.
- infoVinc: Informações sobre o vínculo trabalhista;
- duracao: Duração do contrato de trabalho;
- observacoes: Observações do contrato de trabalho;
- sucessaoVinc: Grupo de informações da sucessão de vínculo trabalhista/estatutário;
- infoDeslig: Informações do desligamento
- infoTerm: Informações de término de TSVE.
- mudCategAtiv: Informação do novo código de categoria e/ou da nova natureza da atividade.
- unicContr: Informações dos vínculos/contratos incorporados;
- ideEstab: Identificação do estabelecimento;
- infoVlr: Informações dos períodos e valores;
- abono: Identificação do(s) ano(s)-base em que houve indenização substitutiva de abono salarial (novo);
- idePeriodo: Identificação do período ao qual se referem as bases de cálculo;
- baseCalculo: Bases de cálculo de contribuição previdenciária e FGTS;
- infoAgNocivo: Grau de exposição a agentes nocivos;
- infoFGTS: Informações referentes a bases de cálculo de FGTS para geração de guia;
- baseMudCateg: Bases de cálculo já declaradas em GFIP, no caso de reconhecimento de mudança de código de categoria.
- baseCalculo: Bases de cálculo de contribuição previdenciária e FGTS;
- infoCompl: Informações complementares do contrato de trabalho;
Para que o botão SALVAR fique habilitado é necessário que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos em todas as abas exibidas.
Quando um campo for obrigatório ele não exibirá a palavra (opcional) porém pelo leiaute do eSocial alguns campos são definidos como opcionais, no entanto passam a ser obrigatórios dependendo das informações digitadas em outros campos. Esta regra pode ser visualizada através da documentação técnica disponibilizada pelo eSocial.
A geração do XML será executado através da rotina de Geração de Processos Trabalhistas (GPEM038) no módulo SIGAGPE: S-2500 Processo Trabalhista
Após a inclusão das informações no evento S-2500, deve incluir o S-2501, caso exista.
A primeira tela é o Filtro, que exibe o processo que já teve o tributo incluído através desta tela. Para buscar um Processo ou Mês/Ano de pagamento específico basta informar o número nos campos correspondentes e clicar na lupa ().
Se for o primeiro cadastro, deve-se clicar no botão + Incluir tributo. Na tela exibida, deve-se inserir o número do processo (cadastrado no S-2500) que terá a inclusão dos tributos, e clicar na lupa () para que a relação de trabalhadores que estão no mesmo processo, caso exista mais de um, sejam exibidos:
Esta área permite a visualização dos grupos abaixo:
- ideProc: Identificação do processo;
- ideTrab: Identificação do trabalhador.
O tributo, caso exista, deve ser informado por trabalhador, para isso basta clicar no Editar para que seja possível a inclusão dos grupos abaixo:
Esta aba permite a digitação dos grupos abaixo:
- calcTrib: Identificação do período e da base de cálculo dos tributos;
- infoCRContrib: Informações das contribuições sociais.
- infoCRIRRF: Informações de IRRF.
- infoIR: Informações complementares, vinculadas ao infoCRIRRF/tpCR, relacionadas a rendimentos tributáveis e a deduções e/ou isenções de acordo com a legislação aplicada ao imposto de renda (novo);
- infoIRRA: Informações complementares de RRA (novo);
- dedDepen: Dedução do rendimento tributável relativa a dependentes (novo);
- penAlim: Informação dos beneficiários da pensão alimentícia (novo);
- infoProcRet: Informações de processos relacionados a não retenção de tributos ou a depósitos judiciais (novo);
- infoValores: Informações de valores relacionados a não retenção de tributos ou a depósitos judiciais (novo) ;
- dedSusp: Detalhamento das deduções com exigibilidade suspensa (novo)
- benefPen: Informação das deduções suspensas por dependentes e beneficiários da pensão alimentícia (novo) .
- dedSusp: Detalhamento das deduções com exigibilidade suspensa (novo)
- infoValores: Informações de valores relacionados a não retenção de tributos ou a depósitos judiciais (novo) ;
- infoIRComplem: Informações relacionadas à retenção na fonte, aos rendimentos tributáveis e não tributáveis, deduções e/ou isenções, etc., de acordo com a legislação aplicada ao imposto de renda (novo);
- infoDep: Informações de dependentes não cadastrados pelo S-2200/S-2205/S-2300 (novo).
Para que o botão SALVAR fique habilitado é necessário que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos em todas as abas exibidas. Quando um campo for obrigatório ele não exibirá a palavra (opcional). Porém, pelo leiaute do eSocial alguns campos são definidos como opcionais, porém passam a ser obrigatórios dependendo das informações digitadas em outros campos. Esta regra pode ser visualizada através da documentação técnica disponibilizada pelo eSocial.
A geração do XML será executado através da rotina de Geração de Processos Trabalhistas (GPEM038) no módulo SIGAGPE: S-2501 Informações dos Tributos Decorrentes de Processo Trabalhista
Regra da exclusão, conforme definição do eSocial:
A exclusão de um evento S-2500 não pode ser efetuada se houver um evento S-2501 que faça referência a ele. Ou seja, para a exclusão do evento S-2500 deve-se excluir, primeiramente, o(s) evento(s) S-2501 a ele vinculado(s).
A geração do XML será executado através da rotina de Geração de Processos Trabalhistas (GPEM038) no módulo SIGAGPE: S-3500 - Exclusão de Eventos - Processos Trabalhistas