Árvore de páginas

Dúvida

Quando o Fluig está integrado ao Identity, a autenticação é feita primeiramente no Identity e somente depois no Fluig. No entanto, quanto se trata do Azure AD é o Identity que recebe requisições de login SSO vindas do aplicativo SAML da Microsoft Azure. Como não existe um "meio de campo" para que a IDE Eclipse entenda que a requisição de autenticação está vindo do Microsoft Azure, não é possível logar. Dessa forma, como contornar essa situação e acessar o Fluig Studio na IDE Eclipse utilizando o Azure AD integrado ao Identity?


Solução

01. Na prática, a integração com o Azure AD não limita a autenticação ser feita apenas pelo Azure AD. Ou seja, ainda é possível ter usuários logando diretamente no Identity através da senha pessoal e, consequentemente, o login do Fluig Studio funcionará normalmente. Para habilitar o uso da senha pessoal no contexto, é necessário:

    • Acessar o Identity com um usuário administrador e acionar o botão.

    • Na opção Segurança, acione o botão "Acessar Configuração".

    • No menu de ações acionar as Credenciais do usuário e marcar a opção "Habilitar senha pessoal".

    Alerta

    Caso o administrador do Identity opte por desativar a senha pessoal no contexto, essa ação é aplicada apenas aos usuários comuns. Os usuários administradores do Identity sempre conseguirão logar utilizando a senha pessoal. Nesse cenário, o usuário utilizado no Fluig Studio precisará ser administrador do Identity.


    02. Após habilitar o uso da senha pessoal no contexto, o administrador poderá cadastrar um usuário diretamente no Identity com senha temporária ou e-mail de convite. Esse usuário não terá ligação com o Azure AD e poderá acessar o Fluig Studio na IDE Eclipse normalmente. Ver documentação:


    03. No caso de usuários criados a partir do Azure AD, para criar a senha pessoal, esses usuários deverão:

      • Acessar a tela de login do Identity.
      • Acionar a opção "Esqueci a senha" e digitar o e-mail.
      • Um e-mail de reset de senha será enviado para esse usuário.
      • Ao definir uma senha através do e-mail recebido, o usuário criará a senha pessoal.
      • A senha pessoal é diferente da senha do Azure AD, assim, o usuário poderá logar na IDE Eclipse e o plugin Fluig Studio validará a autenticação do usuário normalmente.


      Saiba mais em: