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Release 12.1.2410

Este documento contém as funcionalidades do Painel de Apuração - IPI que está disponível a partir do release 12.1.2410. Para releases anteriores, recomendamos a documentação disponível em: APUIPI - Apuração de IPI - Fiscal - P12

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

12.1.2410

Ocorrência:

Apuração - IPI - Gravação

Visão geral

A apuração de tributos dos documentos fiscais integrados ao TAF por meio da Integração Smart Schedule permite demonstrar os valores devidos ou creditados. Esse processo garante que todas as informações fiscais sejam tratadas de forma eficiente e conforme as regulamentações vigentes, facilitando o cumprimento das obrigações tributárias.

Pré-requisito

Para executar a apuração, é necessário que a Integração Smart Schedule esteja configurada e que os documentos fiscais a serem apurados, estejam sendo integrados corretamente.

Também é necessário que haja documentos fiscais com tributos a serem apurados lançados nas tabelas do TAF através da Integração Schedule.

Para saber como configurar a Integração Smart Schedule, acesse a documentação abaixo:

Em que momento a apuração é gerada

Para saber com será o processo da apuração, acesse o tópico Painel de Apuração - IPI - Apuração.

Para saber com será gerada a apuração, acesse o tópico De que forma será gerada a apuração.

De que forma será gerada a apuração

Após a integração do documento fiscal, o mesmo fica disponível no TAF, a partir disso, é possível executar a apuração para o período em que o documento fiscal foi incluído.

Documentos fiscais existentes no período apurado

Qando existem documentos fiscais no período apurado, os detalhes da apuração apresenta os valores apurados.

Documentos fiscais inexistentes no período apurado

Quando não existem documentos fiscais integrados no período apurado, a apuração apresenta uma mensagem informando esta ocorrência.

Ajuste da apuração

É possível incluir, alterar e excluir ajustes na apuração realizada através do menu de ações:

Período de apuração

Fechamento do período

Após realizar a apuração do período acesse o detalhamento e clique em "Fechar período". Após finalizar o fechamento, um título a pagar com os valores dos débitos apurados, será gerado diretamente no ERP, e suas informações básicas ficam disponíveis para serem visualizadas no péríodo.

Reabertura do período

Após realizar o fechamento do período apurado, é possível reabri-lo desde que o título gerado no fechamento não esteja baixado, caso já esteja baixado, é necessário estornar a baixa do título para que seja possível a reabertura do período.

Contábil

Geração de lançamentos contábeis

Após realizar o fechamento do período apurado, é possível gerar os lançamentos contábeis da apuração no ERP.

Relatórios

Relatórios de conferência

Para mais detalhes sobre o Relatório de conferência da apuração, consulte a documentação Painel de Apuração - IPI - Smart View (Conferência).

Tabelas envolvidas

Aqui estão listadas todas as tabelas que são consideradas no processo de apuração:

Tabelas consideradas na apuração

TABELADESCRIÇÃOOWNER
C0YCADASTRO DE CFOP              ERP
C1BAJUSTES DA APURAÇÃO DO IPI    ERP
C20CAPA DOCUMENTO FISCAL         TAF
C2FTRIBUTOS CAPA DOCUMENTO FISCALERP
CWWAJUSTES DOCUMENTOS FISCAIS IPITAF
CZNAPURACAO DO IPI               TAF
V13PERÍODOS DE APURAÇÃO IPI      TAF
V8ZAPURACAO DE TRIBUTOS          TAF

Tabelas que armazenam os valores apurados

TABELADESCRIÇÃOOWNER
V8WMOVIMENTOS DA APURACAO DE IPITAF
CZNAPURACAO DO IPITAF

Tabelas que armazenam os ajustes da apuração

TABELADESCRIÇÃOOWNER
V8ZAPURACAO DE TRIBUTOS          TAF

Demais informações

Para mais informações sobre o processo de integração dos documentos fiscais, acesse as documentações abaixo: